Iniciar sessão ou registar-se
    • PEDR0
    • 19 setembro 2014 editado

# 1

bom dia!

estou há uns tempos com o objectivo de construir uma lâmpada led mas em vez de alimentada directamente com 220v, com poucos, usando o interior de uma lâmpada economizadora para inserir um circuito de transformador de telemóvel que por sua vez irá alimentar o ou os leds colados num dissipador para dissipar o calor tipico que o led emite e consequentemente aumentando o seu tempo de vida util. Vi na net, neste site: http://www.instructables.com/id/How-to-make-cheap-but-very-powerful-LED-bulbs/?ALLSTEPS

A grande questão é que estou a zeros em conhecimentos técnicos electronicos e electricos, e se a tensão, que é a voltagem, na rede parece que ronda os 220 ha anos atrás, entretanto passou para 240 mas nada influencia nos electrodomesticos, mas depois há amperagem.
    Ora adquiri um unico led gigante de 10w que diz ter 1100lumens, funciona com 9-11v e 1050ma.

eu os volts, com o transformador regulavel ou de telemóvel, consigo assegurar (ou 2 em paralelo) , agora os amp ou miliamps, nao faço ideia para que sirvam e o que podera acontecer se forem fornecidos em excesso ou a menos, por outro lado nao sei se um multimetro ou amperimetro, me conseguiria informar o que preciso.

o objectivo é mesmo poder experimentar o led sem o queimar, usando as especificacoes dele.

entretanto no tal site, percebi que com resistencias com determinados ohm, q parece ser a unidade de medida da resistenica, se consegue por um lado aumentar os mAh por outro reduzir a voltagem..

estou a pensar em fazer um curso, porque gostava mesmo de perceber, soldar, aprender, inventar, mas em segurança, para mim e para as próprias experiencias, porque se estiver sempre a rebentar material tambem nao convem..

alguem me ajuda?

obg.
  1.  # 2

Muito sinceramente essa situação tem tudo para mandar o Led que adquiriu á vida... Se não percebe nada de electricidade muito menos de electrónica porque se quer meter a inventar. Não ficava mais barato comprar já o led pronto?
    Mas assim muito basicamente, necessita de um transformador de 9 a 11V que lhê forneça 1,1A ou 1100mA ou mais, porque o transformador só fornece a corrente que o led precisar.
  2.  # 3

por acaso nao fica mais barato, isto bem feito pode gerar uma lâmpada de casquilo de poucos cêntimos, e se ha uns meses as lampadas rondavam uns 15/20eur cada, em leroys e outras lojas, agora realmente estão mais baratas mas ainda assim têm um mercado para conquistar vastíssimo, o pingo doce nem 1 tem, por exemplo (da minha zona).

os leds são cêntimos, os fios são gratis, o transoformador é grátis (geralmente homens guardam transformadores de telemóveis antigos) o dissipador, gratis, ou no pc velho, ou em sucatas, placas graficas avariadas, etc, o casquilho, gratis pois nao pretende que se compre uma lampada, mas que se use uma ja fundida, depois massa termica para as quantidades que sao, fica quase gratis, soldadura, e electricidade da soldadura, e já está.. (posto assim é simples :D ).

os mah é a corrente, e a voltagem a tensão, é isso? entao este led precisa de 1,1A logo nem sequer ligará ou poderá queimar se o transformador nao tiver (no minimo) esse valor?

para finalizar, em resposta à sua abordagem inicial, eu sei que muita gente é assim, compra e paga para não ter trabalho, não perder tempo, e não correr riscos de sequer descruzar braços, eu não consigo ser assim, saber é poder, e se fizer as coisas apalpando caminho antes em vez de me atirar de cabeça sem pensar, vou obviamente obter resultados mais positivos.

Obrigado.
  3.  # 4

Colocado por: PEDR0para finalizar, em resposta à sua abordagem inicial, eu sei que muita gente é assim, compra e paga para não ter trabalho, não perder tempo, e não correr riscos de sequer descruzar braços, eu não consigo ser assim, saber é poder, e se fizer as coisas apalpando caminho antes em vez de me atirar de cabeça sem pensar, vou obviamente obter resultados mais positivos.
    Acho que as pessoas realmente devem ser pro-activas e se têm a possibilidade de fazer em vez de comprar ou mandar fazer, nem devem olhar para trás. Agora a situação que me descreve é um bocado diferente, pois normalmente as lâmpadas leds são desenvolvidas para "caber" em locais onde estão lâmpadas normais, isso tem que ser muito bem estudado de modo á electrónica de potencia se adaptar á forma e potência do consumo sem sobreaquecer, isto tudo para poupar 10 ou 15 euros... :) , não é uma questão de não ter trabalho como disse é mesmo de não valer a pena. Se fosse uma lâmpada que custasse 50 ou 100€ aí se calhar já era outra coisa.
    Mas se a sua ideia é inventar e mexer um bocado com electricidade e electrónica, faça um curso e meta-se a bulir ...
  4.  # 5

antes de tudo, cuidado...1100 lumens num led é muito e pode causar cegueira temporaria, essa potencia em led é tao ou mais perigosa que olhar diretamente para o sol no verao sem oculos.

agora o resto.

necessita apenas de um alimentador em condiçoes que debite pelo pelos uns 15W.
    sugiro um alimentador comum , de especificaçoes 12V e 2A.

em serie com o LED insira dois diodos retificadores de potencia ( SB560 ou similar ), isto para quê? cada diodo vai causar uma queda de tensao de cerca de 0.5V, com 2 em serie terá a alimentaçao ao LED em aproximadamente 11V.

uma coisa é o que o LED puxa ( 1050 ma ) outra é o que o alimentador pode debitar ( no caso acima sugeri 2000 ma ou 2A )

basicamente é isto, e boa sorte
  5.  # 6

Colocado por: PEDR0os leds são cêntimos, os fios são gratis, o transoformador é grátis (geralmente homens guardam transformadores de telemóveis antigos) o dissipador, gratis, ou no pc velho, ou em sucatas, placas graficas avariadas, etc, o casquilho, gratis pois nao pretende que se compre uma lampada, mas que se use uma ja fundida, depois massa termica para as quantidades que sao, fica quase gratis, soldadura, e electricidade da soldadura, e já está.. (posto assim é simples :D ).

A sua conclusão entre parêntesis é a mais sensata no meio de tudo.
    Pode começar como diz mas fica com um pequeno "caixote" pendurado no casquilho. A fase a seguir é reduzir tudo de forma a caber na forma standard da lâmpada. Força!
    • ceac
    • 19 setembro 2014

# 7

Colocado por: PEDR0por acaso nao fica mais barato, isto bem feito pode gerar uma lâmpada de casquilo de poucos cêntimos, e se ha uns meses as lampadas rondavam uns 15/20eur cada, em leroys e outras lojas, agora realmente estão mais baratas mas ainda assim têm um mercado para conquistar vastíssimo, o pingo doce nem 1 tem, por exemplo (da minha zona).

os leds são cêntimos, os fios são gratis, o transoformador é grátis (geralmente homens guardam transformadores de telemóveis antigos) o dissipador, gratis, ou no pc velho, ou em sucatas, placas graficas avariadas, etc, o casquilho, gratis pois nao pretende que se compre uma lampada, mas que se use uma ja fundida, depois massa termica para as quantidades que sao, fica quase gratis, soldadura, e electricidade da soldadura, e já está.. (posto assim é simples :D ).

os mah é a corrente, e a voltagem a tensão, é isso? entao este led precisa de 1,1A logo nem sequer ligará ou poderá queimar se o transformador nao tiver (no minimo) esse valor?

para finalizar, em resposta à sua abordagem inicial, eu sei que muita gente é assim, compra e paga para não ter trabalho, não perder tempo, e não correr riscos de sequer descruzar braços, eu não consigo ser assim, saber é poder, e se fizer as coisas apalpando caminho antes em vez de me atirar de cabeça sem pensar, vou obviamente obter resultados mais positivos.

Obrigado.

O seu não sei... mas o meu tempo para fazer uma lâmpada dessas vale mais que os 10 euro que pretende poupar.

Mais, 1A é o suficiente para o matar... e nem sequer é uma morte agradável. É tudo muito bonito, mas eu não sei nadar não me atiro ao mar... você sabendo que 1A é o suficiente para o matar ainda se quer pôr nestes bricolages?

Pequeno pormenor, já pesquisou por transformadores/rectificadores dessa potência para ver o custo? Os carregadores de telemóveis, além de não debitarem 2A, também não usam 12V... Isto é tudo muito bonito... mas é para quem sabe. Se não sabe de electricidade, aprenda (não precisa de aprender imenso para perceber a asneira que é meter-se a fazer isto) e depois com conhecimentos que chegue implemente este projecto.

Outra coisa... a sua vida é da sua responsabilidade, mas está preparado para no caso do seu projecto dar para o torto viver com as consequências de alguém que lhe é querido ficar "agarrado" a essa lâmpada?
  6.  # 8

Ninguém morre com 12V...
  7.  # 9

Colocado por: ClioIINinguém morre com 12V...
    POis não mas com 230V já é outra história, ninguém tem em casa 12v na tomada, só se for uma roulote :) .
    • ceac
    • 19 setembro 2014

# 10

Ninguém more com 5000V...

O que importa é a corrente que passa e não a tensão que provoca a mesma. Se quem percebe do assunto apanha choques, fará quem não entende...

Mais, como o propósito é poupar, certamente que a fonte escolhida vai ser a mais barata e certamente sem grande coisa em termos de protecção. Ou também é dos anjinhos que acha que as marcas de telemóveis anda a roubar os clientes por venderem carregadores a 5 ou 10 vezes o preço dos chineses?
  8.  # 11

Colocado por: ceacO que importa é a corrente que passa e não a tensão que provoca a mesma.

Em rigor. o que importa é a energia (tensão x corrente x tempo). Se for muito curto, mesmo um choque de elevada tensão e corrente (exemplo: electricidade estática) não faz dano nenhum.

A corrente de um choque depende da tensão do corpo humano, tomando-se como pior caso aí uma dezena de kiloohm. 12V dá uma corrente no corpo de 1.2mA, nem se sente...

Quanto à protecção da fonte 220V para 12V, por muito fracas que sejam, têm isolamento do secundário para o primário.
    • ceac
    • 19 setembro 2014 editado

# 12

Colocado por: ClioII

Em rigor. o que importa é a energia (tensão x corrente x tempo). Se for muito curto, mesmo um choque de elevada tensão e corrente (exemplo: electricidade estática) não faz dano nenhum.

A corrente de um choque depende da tensão do corpo humano, tomando-se como pior caso aí uma dezena de kiloohm. 12V dá uma corrente no corpo de 1.2mA, nem se sente...

Quanto à protecção da fonte 220V para 12V, por muito fracas que sejam, têm isolamento do secundário para o primário.

A electricidade estática tem uma tensão elevada, mas a corrente (ou energia, se preferir) é baixa e como tal o choque não se sente.
    Se a corrente for alta, não importa a duração do choque, vai causar dano. Se a corrente for baixa pode provocar um ataque cardíaco na mesma dependendo do caminho por onde passa.

De resto, alguém que confunde tensão com resistência não devia vir para aqui mandar postas de pescada. Diga-se... se estiver suado ou molhado, a resistência do seu corpo também é "aí" uma dezena de kiloohm?

Está a assumir que existe um transformador como deve ser. Pesquise na net por carregadores falsos da Apple para ver as surpresas que pode ter com um desses.

Contabilizando tudo, a probabilidade de algo muito mau acontecer é baixa... mas não é por isso que devemos incentivar a cowboyadas com a electricidade.
  9.  # 13

Colocado por: ceac mas a corrente (ou energia, se preferir)

Colocado por: ceacDe resto, alguém que confunde tensão com resistência não devia vir para aqui mandar postas de pescada.

Eu não confundo tensão com resistência (onde viu tal disparate?!?) mas pelos vistos você confunde corrente com energia (escrito com todas as letras). Por falar em não mandar postas de pescada...
    • ceac
    • 19 setembro 2014

# 14

Eu não confundo tensão com resistência (onde viu tal disparate?!?) mas pelos vistos você confunde corrente com energia (escrito com todas as letras). Por falar em não mandar postas de pescada...

Aqui... Pelos vistos a tensão é medida em kOhm.
    A corrente de um choque depende da tensão do corpo humano, tomando-se como pior caso aí uma dezena de kiloohm.

A corrente é o quê? Ursinhos e unicórnios?
  10.  # 15

Colocado por: ceacA electricidade estática tem uma tensão elevada, mas a corrente (ou energia, se preferir) é baixa e como tal o choque não se sente.

Não se sente?
    Há épocas em que levo com cada esticão quando saio do carro que até tenho medo.
    Concordam com este comentário: jorgealves, Bricoleiro
  11.  # 16

Colocado por: PEDR0alguem me ajuda?

isso é um circuito tão básico que se faz de olhos fechados enquanto se bebe uma cervejola a saltar á corda,

se não domina a área aconselho primeiro a fazer experiências virtuais e somente depois passar a praticas,
    pode começar por aqui:

electrodoid para android(http://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/electrodroid-2-0-electrnica-no-android/), é do mais simples que existe,

depois pode evoluir para multisym (http://www.ni.com/multisim/try/pt/) que já dá para brincadeiras a serio,

somente depois dos resultados serem os esperados é que pode estragar o seu led com essas fontes comutadas que podem dar uma estalada valente.
  12.  # 17

Colocado por: ceac

Aqui... Pelos vistos a tensão é medida em kOhm.

Tem razão, foi gralha e engano meu. É evidente que queria escrever resistência.
  13.  # 18

Colocado por: ceacA corrente é o quê? Ursinhos e unicórnios?

Corrente é carga eléctrica por unidade de tempo.

Energia é a corrente, é... depois de multiplicada pela tensão e multiplicada pelo tempo. :)

Ursinhos é para a minha filha dormir. Unicórnios nunca vi nenhum ao vivo, mas ficam bestiais nas fotos.
  14.  # 19

Para mim corrente eléctrica é o fluxo de partículas que carregam energia a passar num fio ou cabo.
  15.  # 20

Corrente é carga eléctrica por unidade de tempo.

Energia é a corrente, é... depois de multiplicada pela tensão e multiplicada pelo tempo. :)

Ursinhos é para a minha filha dormir. Unicórnios nunca vi nenhum ao vivo, mas ficam bestiais nas fotos.

Sugiro ao forista em questao que pelo menos consulte a Wikipedia, ou entao fazer uma formaçao basica antes de dizer barbaridades e confundir outros foristas.

mas respondendo ao topico em questao.

O corpo humano quando relaxado e a pele "seca" pode apresentar uma resistência de cerca de 500kohm o que neste caso permite tocar na "fase" (220v) sem qualquer problema.

resistência do corpo humano abaixo do valor acima referido ja sao sentidos choque eletricos, sendo os efeitos dependentes da tal resistência.

Ha 5 conceitos muito importantes: Tensao , Corrente , Resistência , Potencia e Energia, outros conceitos nao sao aqui necessarios.

O que efectivamente conta para a morte de uma pessoa é a energia absorvida pelo corpo, a qual é obtida pela Potencia X Tempo.

Ja agora por experiência própria, os choques que infelizmente apanho decorrentes do meu trabalho, sao os das descargas de condensadores de fontes comutadas, quanto nestes estao cerca de 390V, num condensador de pelo menos 100uF, nao queiram apanhar choques destes, deixam mesmo marcas de queimaduras alguns dias. Felizmente estas descargas normalmente ficam se pelos meus dedos (coitados).

Para finalisar, muito cuidado ao trabalhar com circuitos eletricos. deixo aqui uns links que acho uteis para o topico.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Corrente_el%C3%A9trica

http://www.mundoeducacao.com/fisica/os-efeitos-corrente-eletrica-no-corpo-humano.htm

0.0221 seg. NEW