Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.

    Estou em vias de começar a construir uma moradia, porém agora na fase das decisões levantou-se-me uma dúvida que talvez me possam ajudar a esclarecer aqui no fórum.

    Sendo uma moradia térrea com aproveitamento de sótão e uma área a volta de 190m2 e com aquecimento de PRH, a ideia que já está estabelecida é a de fazer o isolamento pelo exterior usando ETICS c/ EPS. Relativamente ao resto, foram-me sugeridas as seguinte opções:
    - ETICS de 4cm c/ bloco térmico
    - ETICS de maior espessura (6 ou 8cm) c/ bloco de betão e com a opção de colocar por dentro da habitação pladur e lã de rocha para para facilitar a passagem de tubos sem abrir roços nas paredes e ao mesmo tempo melhorar a acústica.

    Relativamente aos prós e contras, supostamente as vantagens da primeira opção é o facto de se conseguir um bom isolamento térmico e acústico e as desvantagens é o facto do bloco térmico ser bastante mais caro que o normal.
    Para a segunda opção a vantagem é que pelo mesmo preço que a primeira consegue-se colocar uma maior espessura de isolamento em ETICS, mas se calhar a inércia térmica da casa (armazenamento de calor nos blocos de betão) diminui bastante com a lã rocha pelo interior.

    Perdoem-me os entendidos se disse alguma barbaridade acima mas gostaria de saber as vossas opiniões sobre esta matéria.
  2.  # 2

    Então para uma solução com PRH, o isolamente de bloco de betão + etics pelo exterior e a lã de rocha pelo interior acaba por ser a melhor solução sem nenhuma desvantagem aparente. Muito obrigado pelo esclarecimento.

    Já agora, concordam com a solução de usar um piso cerâmico na zona de sala+cozinha, e madeira/flutuante na zona dos quartos? Será uma solução mais equilibrada e acertada para tentar rentabilizar o PRH do que usar madeira em tudo?
  3.  # 3

    Obrigado ETICS.
    Acho que realmente prefiro tudo em madeira, dá outro conforto visual (apesar de já haver cerâmica que imita muito bem a madeira) e o chão não fica tão frio quando o piso radiante está desligado. Só tinha era receio que me aumentasse bastante a conta da electricidade e não aquecesse tanto a casa. Porém ainda me ficou a dúvida se o arrefecimento mais rápido devido à menor inércia térmica associada ao isolamento interior é desejável num sistema de piso radiante já que supostamente vai fazer com que o termoestato seja activado mais vezes e tenha um maior consumo, ou estarei enganado?

    Também queria referir que na parte de cima da casa, tenho uma zona de 40m2 que estou a pensar usar para fazer um salão de jogos e um escritório. Como o uso vai ser mais pontual e não tão frequente como no resto da casa, será aconselhável a instalação de piso radiante nesta zona? Ou será preferível investir noutro género de aquecimento mais rápido tipo radiadores, ou ventilo-convectores?
  4.  # 4

    Colocado por: Anonimo18072022AEmpiricamente não me parece que as 2 soluções sejam semelhantes do ponto de vista térmico já que bloco térmico + 4cm EPS e bloco betão + 6cm de EPS são quase equivalentes e ainda falta adicionar o isolamento interior que refere para a segunda opção.


    4cm de EPS com bloco térmico é "quase" para cumprir à risca os regulamentos. O EPS não é a melhor opção acústica mas sim a lã de rocha, que também pode ponderar isolar pelo exterior (mais caro é certo).


    E a acústica. A lã de rocha é um bom isolamento acústico além de térmico.


    Isolar pelo exterior e pelo interior, na minha opinião reúne o melhor dos 2 sistemas: isolamento pelo exterior e pelo interior.
    Continua a ter a inércia associada ao isolamento pelo exterior mas também tem a vantagem de maior rapidez de aquecimento/arrefecimento associada ao isolamento pelo interior.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Tgarry
    Estas pessoas agradeceram este comentário:andrems



    Agora fiquei confuso, entao mas ao isolar pelo interior e exterior nao se esta a quase " neutralizar" o efeito proporcionado pelo isolamento exterior?
    se uma das grandes vantagens associadas ao ETICS é mesmo a elevada inercia termica essa mesma inercia nao sera anulada pelo isolamento interior que cumprindo a sua funçao dificulta a absorçao da temperatura e consequente libertaçao por parte das paredes?
    Nao sei se disse alguma asneira, mas partilho da mesma dúvida que o membro andrems colocou...
  5.  # 5

    Colocado por: DR1982


    Agora fiquei confuso, entao mas ao isolar pelo interior e exterior nao se esta a quase " neutralizar" o efeito proporcionado pelo isolamento exterior?
    se uma das grandes vantagens associadas ao ETICS é mesmo a elevada inercia termica essa mesma inercia nao sera anulada pelo isolamento interior que cumprindo a sua funçao dificulta a absorçao da temperatura e consequente libertaçao por parte das paredes?
    Nao sei se disse alguma asneira, mas partilho da mesma dúvida que o membro andrems colocou...


    O etics como qualquer isolamento não tem nada a ver com a inércia, mas sim com a protecção térmica da estrutura e consequentemente da casa.
    O etics tem a vantagem (entre outras) de se fazer a impermeabilização.
  6.  # 6

    Colocado por: pacelO etics como qualquer isolamento não tem nada a ver com a inércia


    Isso não é verdade, pelo contrário. O isolamento tem tudo que ver com a inércia térmica, pois a inércia térmica é calculada através do somatório de todos os componentes da parede que possam reter calor até ao isolamento térmico (este sim, com pouca condutividade apresenta-se como barreira à transmissão térmica, e por conseguinte, garante o armazenamento do calor nas camadas anteriores).

    Quanto à solução de ter o isolamento pelo interior e exterior simultaneamente, apesar de à partida não concordar com o que foi dito pelo ETICS, estou interessado na discussão, pois gostaria de perceber quais os resultados prácticos (se efectivamente já houve experiência nessa solução) de uma solução semelhante com PRH.
  7.  # 7

    Colocado por: powerenergie

    Isso não é verdade, pelo contrário. O isolamento tem tudo que ver com a inércia térmica, pois a inércia térmica é calculada através do somatório de todos os componentes da parede que possam reter calor até ao isolamento térmico (este sim, com pouca condutividade apresenta-se como barreira à transmissão térmica, e por conseguinte, garante o armazenamento do calor nas camadas anteriores).

    Quanto à solução de ter o isolamento pelo interior e exterior simultaneamente, apesar de à partida não concordar com o que foi dito pelo ETICS, estou interessado na discussão, pois gostaria de perceber quais os resultados prácticos (se efectivamente já houve experiência nessa solução) de uma solução semelhante com PRH.


    Bom dia powerenergie,

    Esta parte do seu comentário "O isolamento tem tudo que ver com a inércia térmica" não está correta, o que tem a ver com a inércia térmica é a "massa".
    Colocando a situação de uma outra forma e seguindo aquilo que disse então seria igual ter:

    - 10 cm de isolamento colocados pelo interior
    - 10 cm de isolamento colocados pelo exterior

    Quando o isolamento é colocado pelo interior temos uma inércia fraca, pois não temos nenhuma "massa" já que a alvenaria se encontra do lado exterior
    Quando o isolamento é colocado pelo exterior temos uma inércia forte, pois temos a alvenaria (a tal "massa") do lado interior.


    Relativamente à questão de aplicar os dois tipos de isolamento, creio que não podemos pensar que um são o complemento do outro, pois ambos os sistemas, quer o sistema de isolamento pelo interior, quer o sistema de isolamento pelo exterior funcionam bem sozinhos. Tudo parte daquilo que o cliente pretende e das condicionantes específicas que por vezes estão aliadas a certas situações.


    Como o utilizador ETICS referiu e muito bem:
    "A questão da vantagem do isolamento pelo interior é que diminui ainda mais a necessidade de "aquecer/arrefecer" a "massa" associadas às paredes se não tivesse isolamento. Tendo o isolamento pelo interior consegue com maior rapidez aquecer/arrefecer o meio ambiente. Este aspeto é particularmente interessante para locais não permanente habitados"
    Estas são as tais condicionantes especificas que referi anteriormente.
    Concordam com este comentário: Anonimo18072022B
  8.  # 8

    Colocado por: Atlas PortugalEsta parte do seu comentário "O isolamento tem tudo que ver com a inércia térmica" não está correta, o que tem a ver com a inércia térmica é a "massa".
    Colocando a situação de uma outra forma e seguindo aquilo que disse então seria igual ter:

    - 10 cm de isolamento colocados pelo interior
    - 10 cm de isolamento colocados pelo exterior

    Quando o isolamento é colocado pelo interior temos uma inércia fraca, pois não temos nenhuma "massa" já que a alvenaria se encontra do lado exterior
    Quando o isolamento é colocado pelo exterior temos uma inércia forte, pois temos a alvenaria (a tal "massa") do lado interior.


    Podíamos estar aqui a discutir semântica, pois acho que aquilo que escreveu tem muitos erros conceptuais, mas em termos prácticos dissemos o mesmo.
    O que eu escrevi não representa o exemplo que deu. O que eu escrevi representa que:

    se tiver os 10 cm de isolamento pelo exterior irá ter a acumulação do calor no reboco e tijolo (exemplo de uma parede com 1cm reboco+ 15cm tijolo+ 10cm isolamento+ 1cm reboco para simplificar)

    se tiver os 10 cm de isolamento pelo interior (reboco + isolamento + tijolo +reboco) irá ter a acumulação do calor apenas no reboco de 1cm.

    Logo, ignorando as propriedades de cada um dos materiais, que estão a armazenar calor, tem, penso que é facilmente perceptível que os 16cm de material a acumular calor armazenam muito mais energia do que apenas 1cm de material. Isto porque o isolamento funciona como barreira para a transmissão do calor, levando-o a ficar armazenado nas camadas imediatamente anteriores (obviamente que há transmissão pelo isolamento, mas é sempre mais reduzida), daí eu dizer que o isolamento tem tudo que ver com a inércia térmica, não por contribuir para a inércia em si mas por, através do seu posicionamento na envolvente, definir a inércia térmica dessa mesma envolvente.



    Colocado por: Anonimo18072022Avai continuar a ter inércia já que a energia que "passar" pelo isolamento pelo interior continuará a ser "retida".


    O PRH trabalha bem com a inércia, e teoricamente não se deveria isolar pelo interior, mas pelo que percebi o ETICS e o Atlas são pessoas entendidas nos sistemas de isolamentoo, e é precisamente aí que está o meu interesse... em obter algum feedback da vossa parte.
  9.  # 9

    Colocado por: powerenergieO que eu escrevi não representa o exemplo que deu. O que eu escrevi representa que:

    se tiver os 10 cm de isolamento pelo exterior irá ter a acumulação do calor no reboco e tijolo (exemplo de uma parede com 1cm reboco+ 15cm tijolo+ 10cm isolamento+ 1cm reboco para simplificar)

    se tiver os 10 cm de isolamento pelo interior (reboco + isolamento + tijolo +reboco) irá ter a acumulação do calor apenas no reboco de 1cm.


    Colocado por: powerenergieIsto porque o isolamento funciona como barreira para a transmissão do calor, levando-o a ficar armazenado nas camadas imediatamente anteriores (obviamente que há transmissão pelo isolamento, mas é sempre mais reduzida), daí eu dizer que o isolamento tem tudo que ver com a inércia térmica, não por contribuir para a inércia em si mas por, através do seu posicionamento na envolvente, definir a inércia térmica dessa mesma envolvente.


    Nesta sua parte do seu comentário está tudo dito, o que interessa para a inércia é o local do posicionamento desse mesmo isolamento.
  10.  # 10

    Colocado por: powerenergie

    Isso não é verdade, pelo contrário. O isolamento tem tudo que ver com a inércia térmica, pois a inércia térmica é calculada através do somatório de todos os componentes da parede que possam reter calor até ao isolamento térmico (este sim, com pouca condutividade apresenta-se como barreira à transmissão térmica, e por conseguinte, garante o armazenamento do calor nas camadas anteriores).

    Quanto à solução de ter o isolamento pelo interior e exterior simultaneamente, apesar de à partida não concordar com o que foi dito pelo ETICS, estou interessado na discussão, pois gostaria de perceber quais os resultados prácticos (se efectivamente já houve experiência nessa solução) de uma solução semelhante com PRH.


    Mas calor retido de onde? De fora?
  11.  # 11

    Desculpe lá! Desde quando o prh trabalha bem com a inercia.

    Se trabalha tão bem a tal "inércia" porque esta não está contemplada nas casas passivas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ajsa
  12.  # 12

    Colocado por: pacelMas calor retido de onde? De fora?


    Calor produzido no interior da casa e acumulado nas camadas da parede interior até ao isolamento.

    Colocado por: pacelDesculpe lá! Desde quando o prh trabalha bem com a inercia.

    Se trabalha tão bem a tal "inércia" porque esta não está contemplada nas casas passivas?


    O PRH é uma solução activa, logo não poderá ser aplicada numa casa que funciona sob o conceito passivo.
  13.  # 13

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Repare que não existe a necessidade absoluta de isolar pelo exterior e pelo interior. Era apenas uma abordagem tendo em conta o que se tinha vindo a discutir no tópico.
    Não vai "neutralizar" o efeito proporcionado pelo isolamento pelo exterior: vai continuar a ter o efeito da redução da energia perdida, vai continuar a ter a correção das pontes térmicas, vai continuar a ter inércia já que a energia que "passar" pelo isolamento pelo interior continuará a ser "retida".


    Eu compreendi que nao quiz dizer que havia necessidade absoluta de utilizar os dois isolamentos,nao foi isso que quiz dizer, talvez me tenha expressado mal...
    Quanto a questao da inercia termica é que continuo um pouco a deriva, pois segundo tenho entendido a vantagem de ter uma grande inercia termica esta no facto das paredes(massa) absorverem a temperatura e posteriormente libertar a mesma!
    Como tal, no meu entender o isolamento pelo interior ira dificultar essa açao...
    Entendo o que diz quando a temperatura perdida pelo isolamento interior sera retida nas paredes pela existencia do ETICS, faz sentido, mas certamente a temperatura que as paredes vao acumular/ libertar sera minima face a que seria acumulada/libertada sem o isolamento pelo interior certo? nao seria preferivel para quem busca ETiCS e paredes em gesso acartonado utilizar algum outro tipo de material sem ser isolante termico em vez de lã mineral ou eps?
  14.  # 14

    Colocado por: powerenergie

    Calor produzido no interior da casa e acumulado nas camadas da parede interior até ao isolamento.



    O PRH é uma solução activa, logo não poderá ser aplicada numa casa que funciona sob o conceito passivo.


    Olhe que não!
    O prh de acordo com os senhores das associações passiv house pode ser aplicado.

    O que não falam é em inércia.
  15.  # 15

    Colocado por: pacelO prh de acordo com os senhores das associações passiv house pode ser aplicado.


    Se pudesse indicar-me esse link teria todo o gosto em ler sobre isso.
  16.  # 16

    Colocado por: powerenergie

    Se pudesse indicar-me esse link teria todo o gosto em ler sobre isso.


    Até lhe dou o contacto do engenheiro.
  17.  # 17

    Só precisava mesmo era do link, pois como lhe disse, tenho algum interesse em ler sobre esses conceitos.
  18.  # 18

    pacel

    um PRH funciona com que energia??
  19.  # 19

    Colocado por: marco1pacel

    um PRH funciona com que energia??


    Água aquecida para aquecer, arrefecida para refrigerar.
  20.  # 20

    Colocado por: powerenergieSó precisava mesmo era do link, pois como lhe disse, tenho algum interesse em ler sobre esses conceitos.


    Aquilo que sei é que quero:
    Construir mediante esse conceito
    Quero prh

    Entrei em contacto com a associação em Portugal
    Deram-me contactos de arquitectos certificados
    ...
    Reuniao entre os 3 foi-me dito que sim e a marca e sistema mais indicados.
 
0.0241 seg. NEW