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  1.  # 1

    Boa noite,

    Gostaria de me acautelar de um possível acto de má-fé do meu senhorio e gostaria de ouvir as vossas opiniões sobre o assunto.

    Após vários contactos telefónicos e verbais notei que ao meu senhorio não lhe interessa resolver ou assumir as responsabilidades que lhe são incutidas. São já vários os casos e não vale a pena especificá-los por aqui. Deixo-vos algumas perguntas:

    a) Após um contacto verbal assumiu que eu poderia abater na próxima renda o valor de uma obra urgente (canalização) que entretanto efectuei. Qual a melhor forma de me acautelar do não pagamento integral da renda? Carta registada com AR a comunicar a realização da obra e outra posterior a comunicar o valor total a abater na renda?

    b) Derivado à repetição de infiltrações no mesmo local e com prejuízo na minha fracção, inquilino e senhorio (o mesmo) do andar de cima não se entendem nem fazem entender quanto à responsabilidade. Como actuo se ninguém atende o telefone? Tiro fotos, pinto e abato o valor na próxima renda descrevendo tudo em carta registada com AR?

    c) Li que os termos de responsabilidade (gás e electricidade) são deveres do senhorio. Derivado à falta de comunicação verbal possível pode-se recorrer à apresentação destas despesas via carta e posterior abatimento?

    Não é possível mais a comunicação verbal / telefónica com o senhorio e conto acautelar-me dos meus direitos através de uma forma segura de comunicação.

    Antecipadamente grata das vossas opiniões e respostas,
    Raquel
  2.  # 2

    Peço encarecidamente por qualquer partilha de experiência sobre o assunto acima referido.
  3.  # 3

    Se a comunicação é assim difícil, trate tudo por carta registada. É caro mas tem que ser assim para acautelar disputas.

    Se pondera deixar o apartamento, faça-lho saber com o justificativo dos seus problemas decorrentes da inércia do senhorio.
  4.  # 4

    Obrigado pela opinião.

    Acham que qualquer obra urgente pode ser realizada, comunicada via carta e depois abatida na mensalidade?

    E quanto aos termos de responsabilidade? Alguém já tratou disso?

    Obrigado
  5.  # 5

    Derivado à repetição de infiltrações no mesmo local e com prejuízo na minha fracção, inquilino e senhorio (o mesmo) do andar de cima não se entendem nem fazem entender quanto à responsabilidade.

    O seu senhorio se calhar tem problemas para entrar em contacto com o do andar superior, que segundo entendi, será o responsável pelas infiltrações.
    Diga ao seu senhorio para chamar a companhia de seguros dele para saberem quem é o responsável e qual a origem das infiltrações.
    Eu tenho um caso de infiltração num apartamento que foi renovado e a origem está em fissuras nas partes comuns, que os outros, não querem reparar, porque não estão ainda a ser lesados, mas que tive que meter em justiça, para poder algum dia resolver o problema.
    Neste caso, a culpa não é do senhorio, que todos os anos, depois do inverno, tem que reparar e que lhe está já a ficar muito dispendioso, visto as rendas não compensarem muito, mas sim de factores independentes à sua vontade.
  6.  # 6

    Boa noite,

    Esta situação acima descrita não se resolveu através do senhorio, foi tratada entre mim e o arrendatário do piso de cima.

    Além disso junta-se às constantes faltas de comunicação do senhorio os seguintes factos:
    - nunca ter disponibilizado recibos;
    - ter descoberto posteriormente que a canalização está toda em chumbo o que levou à construção de um sistema de canalização exterior que nunca foi eficaz devido à distância do esquentador e wc;
    - o facto de nunca ter respondido às responsabilidades do condomínio;

    A comunicação é inexistente. O senhorio claramente omitiu o facto da canalização deficiente e contava que realizássemos a total substituição de canalização. Aprendemos imenso com este processo mas gostaríamos de denunciar o contrato.

    O problema é que não atingimos ainda o 1/3 do contrato. Derivado a isto existe alguma hipotese de denunciar o contrato antes do 1/3 sem pagar o restante?

    Obrigado
  7.  # 7

    Olá.

    Atenção que não tenho a certeza das leis suportadas pelo que vou dizer, mas tenho conhecimento de um casal que tinha problemas em casa e o senhorio não queria resolve-los. Foi feito os pedidos para realizar as obras por carta registada e alegou que devido aos problemas relatados, iria deixar de pagar as rendas até ser feito as correcções necessárias para tornar o apartamento habitável.

    Mas era do seu melhor interesse contactar um advogado e esclarecer esta situação, pk é bem possível denunciar contrato em qualquer altura se conseguir provar as "deficiências" da casa.

    Boa sorte.
  8.  # 8

    Pode denunciar o contrato avisando (com carta registada) com um prazo de 3 meses.
    Quanto às obras essas são benfeitorias necessárias e pode abater na renda ou ser indemnizada no final do contrato. Contudo, é preferível contactar um advogado para a defender.
 
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