Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola a todos e obrigado pelo interesse...Vou tentar ser sucinto, mas poderá ser dificil!

    Por motivos que se prendem com a reducao de custos da construcao, gostaria de obter por parte do pessoal de arquitectura uma solucao viavél para o espaço que apresento na imagem. A parede de 30 tem também o formato da lage superior.

    De acordo com a Engenharia, poderei modificar os pilares da zona do terraço um pouco, 20 a 40 cm, caso seja necessario modificar aquele espaço (saliente)!

    Assim pedia ajuda, uma segunda opiniao, aos membros deste forum para "encaixar" naquele espaço o seguinte!

    1-Dois quartos com roupeiros embutidos, e um minimo de 3,20x3,40 de espaço livre. (Se der para esticar ate 3,20x3,50 ou 3,20x3,60 melhor, mas será dificil)

    2-Um WC para estes dois quartos, com bide, sanita e se possivél dois lavatorios, ou entao um duplo. Pode ser banheira ou cabine de duche pq posso meter banheira no WC suite para cumprir a legalidade do RGEU, mas preferia banheira neste.

    3-Depois um terceiro quarto que se pretende ser quarto de visitas, pode ser mais pequeno, mas deverá ter wc interior. Gostaria que fosse uma suite autonoma com duche, sanita e lavatorio.

    ATENCAO ao importante pormenor de EU NAO TER que cumprir com as acessibilidades. Isto é nos Açores e o projecto deu entrada antes das acessibilidades serem exigidas.

    Podemos aumentar uma fatia de 20, 30, ou 40 cm se tal for necessário...

    Segue a imagem com os dados!

    Consciente de estar a pedir de borla aquilo que os arquitectos têm para vender, quero deixar desde já um muito grande O B R I G A D O!
      ajuda_forum_2.JPG
  2.  # 2

    A imagem que fica visivel estará correcta? Só vejo uma divisão e o inicio dum corredor que deve ter escadas...
  3.  # 3

    Colocado por: raquel.jmaA imagem que fica visivel estará correcta? Só vejo uma divisão e o inicio dum corredor que deve ter escadas...


    Sim esta correcta! Eu apaguei tudo, só deixei as medidas e as paredes exteriores para nao influenciar possiveis solucoes propostas!

    Aquele é o espaço total e depois é necessario encaixar as divisoes lá dentro....
  4.  # 4

    Nada...?
  5.  # 5

    .. vou ser sarcástico...
    Porque é que a Engenharia não lhe resolve o problema de Arquitectura?!?!
    Quem é o autor do Projecto de Arquitectura? O tecnico que pense e resolva o assunto. Não lhe pagou para isso!!!

    PS: é dificil e nem o vou fazer (desenvolver um projecto de raiz), sem dados objectivos sobre o programa, condicionantes, servidão de vistas e outros assuntos...
  6.  # 6

    rjafonso

    Torna-se um pouco dificil dar algumas sugestões com a informação que apresenta, ou seja: não conhecemos o que está aprovado assim como quais as frenetrações ( janelas que estão aprovadas nos alçados do projecto aprovado), a envolvente a ter em conta assim como a orientação solar do local.
    De qualquer maneira digo-lhe desde já que este espaço para 3 quartos e duas I.S. é "apertado".
    • Jonh
    • 12 março 2009 editado

     # 7

    Bem...isto parece um puzzle...seria melhor voce apresentar um desenho e partirmos para a critica apartir daí...

    Diga-nos tambem a orientação do terreno.
  7.  # 8

    Ola e obrigado pelos comentários...

    Eu preferia apenas apresentar a "area" disponivél e obter novas solucoes para esta parte da casa.

    Gostaria também de dizer que as plantas RC e Piso 1 foram "reduzidas", e todos os tecnicos estao envolvidos, no entanto trata-se de pedir aqui uma Segunda Opiniao!

    Vou ter que dar entrada com novo projecto de arquitectura, e tentar "aproveitar" as restantes especialidades, após devidas correcoes nas diferenças como é obvio... p.ex. localizacoes de sanitarios, tomadas, etc etc etc... Relembro que nao estou ao abrigo das acessibilidades...

    Digamos que aquela medida de 7m pode ir até aos 8m, isto porque o espaço é apertado!

    Terreno é plano, e a casa esta virada para sul. Queria apenas solucoes para distribuicao das divisoes, sendo que depois os restantes pormenores logo seriam ajustados...

    Vou "actualizar" a imagem....
  8.  # 9

    Se for aos 8 m de largura consegue, respeitando os vãos existentes:
    - 1 quarto com 3,00 x 3,20 com roupeiro de 3,00 x 0,60
    - 1 quarto com 3,55 x 3,30 com roupeiro de 1,57 x 0,60
    - 1 quarto de banho 2,10 x 2,70 a servir estes quartos com banheira, lavatório duplo, sanita e bidé
    - 1 suite com 3,55 x 3,30 com roupeiro de 1,57 x 0,60 e quarto de banho 2,10 x 2,50 com sanita, lavatório e base de chuveiro 0,90

    Penso que as condicionantes impostas pela forma e dimensões do espaço disponível não permitem grandes variantes, mas deve ter em atenção outras condições que se podem pôr, nomeadamente no que diz respeito à rede de saneamento e respectiva ventilação. Sem ver o que existe no piso superior não é possível opinar. Por esta por outras razões deve ser o autor do projecto a avaliar.

    PS1: Não sei enviar imagens, mas se quiser indique mail.

    cumprimentos

    José cardoso
    PS2: Por erro meu enviei um post incompleto que não sei como eliminar. Se alguém souber e puder, agradeço.
  9.  # 10

    Viva...

    Mais uma vez agradeço a atencao. Quero esclarecer que o autor do projecto tem sido incansavél... é que nem sequer está em causa. Trata-se apenas de obter uma segunda opiniao, por parte de quem está por fora, que poderá trazer alguma solucao inesperada. Eu tenho uma solucao proposta pelo autor, simplesmente nao estou 100% satisfeito com ela e gostaria, como ja referi, de outras sugestoes!

    Caro José Cardoso, penso que consegui "visualizar" a sua proposta, no entanto sussurei-lhe o meu email para poder enviar os dados.
    Um G R A N D E O B R I G A D O pela sua disponibilidade e atencao a este assunto.

    Entretanto estive a tentar "engendrar" um esquema, no entanto por falta de conhecimento tecnicos, e por falta de jeito, peço desculpa caso ofenda alguma susceptibilidade... Trata-se apenas dum esquema de distribuicao, e assim a olho nu, porque nao tenho as ferramentas adequadas, parece-me que se conseguia encaixar tudo "esticando" até aos 7,15m o que seria excelente! Esteticamente e em "planta" parece horrivel, mas tenho a certeza que nas mão habeis de um arquitecto este esquema fosse viavél de realizar.

    Esqueci-me de referir que GOSTARIA que esta suite autonoma (quarto de visitas), fosse o quarto do terraço.

    A suite principal fica noutro local da casa e ja esta "solucionada".
      ajuda_forum_32.JPG
  10.  # 11

    O quarto de visitas gostaria que fosse um quarto com area disponivél inferior, algo genero 3,20 por 3,00 de area livre, ao passo que os restantes quartos gostaria que fossem 3,20x3,40 ou ate mesmo 3,20x3,60.


    Segue agora outro esquema em que o quarto de visitas (suite autonoma) nao seria o quarto do terraço...
      ajuda_forum_4.JPG
  11.  # 12

    Pronto caros membros, gostaria ouvir de vossa justiça...entretanto vou aguardar pelos dados do caro membro José Cardoso!
  12.  # 13

    rjafonso

    O meu juizo vai valer o que vale mas vou dizer o que me vai na alma e talvez até por outros tópicos parecidos com este:

    eu como arquitecto devo dizer que reprovo esta forma de "afinar" um projecto pois como "amante" da boa arquitectura ( leia-se : bem desenhada, pensada ) acho que sem estar informado de todos os parametros á volta do mesmo, é constrangedor e torna-se até doloroso estar a opinar sobre uma planta nestes moldes.
    Acho mesmo que se devia sentar com o seu projectista e com ele, conhecendo todas as condicionantes da questão ( coisa que nós não conhecemos), queimarem umas horitas a esmiuçar o assunto pondo tudo na mesa.
    Acredite que em projectos meus só com casos destes, trabalhei uma planta horas e horas a fio até conseguir um bom resultado que se coaduna-se com o todo.
    em todo o caso boa sorte.
  13.  # 14

    Caro marco1

    eu compreendo, concordo consigo, e faz todo o sentido o que diz... mas repare que debatemos apenas uma pequena parte de toda a arquitectura. Ja debati com o meu projectista, mas como eu disse anteriormente, por vezes quem está por fora vê com outros olhos, e pode surgir algo inesperado que valorize o todo! O seu juizo é correcto... e obviamente arquitectura é uma forma de arte e nem todos nascemos para artistas, dai eu ter solicitado aqui alguma ajuda...

    Obrigado pelo seu comentario que permitiu esclarecer tb um pouco a criacao deste meu topico
  14.  # 15

    Viva... e mais uma vez obrigado pelo interesse no tópico!

    Estive a pensar sobre o assunto, e introduzindo uma ligeira modificacao na porta do quarto, e ao levar o roupeiro para a frente "parece-me" que fica mais agradavél!

    A olho nu, parece-me que fico com quartos de 3,20x3,45, considerando 2m no WC (interior) e ainda 0,30m para paredes.

    Só nao consigo avaliar se é possivél meter nestes WCs as loicas pretendidas, e se do ponto de vista de arquitectura, se é uma solucao "aceitavél".

    wc1:
    lavatorio pequeno
    sanita
    base duche pequena

    O wc 1 poderia nem levar porta... ou a da entrada do quarto ser de correr p.ex.

    wc2:
    se possivél lavatorio duplo (senao um simples mas com uma bancada um pouco mais larga)
    banheira
    sanita
    bidé


    Comentarios?
      ajuda_forum_5.JPG
  15.  # 16

    rj afonso:
    por vários motivos resolvi publicar aqui o desenho. Aqui vai
    • A123
    • 13 março 2009

     # 17

    parabens acho que conseguiu;)
  16.  # 18

    Caro José Cardoso...

    Antes de mais obrigado pela sua atenção e tempo dispendido!

    A solucao que apresenta tem algumas semelhanças com a proposta do meu projectista. Apesar de diferente tem a mesma "natureza" no que toca aos WCs costas com costas, e também na parte da circulacao! O Q1 é tal e qual, assim como a circulacao!

    Existem claras vantagens no WCs costas com costas no que toca a tubagens, ventilacao, e utilizar uma parede comum.
    Existe a desvantagem de obrigar a pessoa do Q2 a circular mais!

    O que eu gostaria se calhar nem é possivél, mas aqui vai!

    1-Em primeiro lugar, aquela medida que indico poder variar entre 7 e 8m, fosse o mais proximo possivél dos 7m !

    2-Que os WCs tivessem as loiças que me apresentou (podendo ser mais pequenas algumas delas)

    3-Gostaria MUITO que o Q1 fosse um quarto "autonomo"! A razao de ser desta preferencia é muito pessoal, poderia escrever linhas e linhas acerca disso! O ideal mesmo é o Q1 e nenhum dos outros.

    Peço desculpa por modificar a imagem, mas é para me fazer explicar melhor. A planta de cima é a sua e apenas numerei os quartos. A de baixo é aquilo que eu gostaria de conseguir ter! Falta encaixar roupeiros, aproveitar melhor a zona entre os quartos, etc etc etc...

    Acha que vai ficar mal?
    Acha que nao é viavél!
    Acha que existe outra solucao mais "limpa e agradavél"?

    P.Ex. eu pessoalmente acho que aquele espaço entre os WCs podia ter ali um espelho na parede, um banco, um tapete, um candeeiro ... e podia servir para complementar os quartos!

    A sua ajuda foi preciosa porque assim fico com umas nocoes de outras medidas e vou tentar encaixar tudo à moda antiga... papel, lapis, regua e borracha!

    Fica a imagem, e se houver mais sugestoes melhor... digam de vossa justiça!

    EDIT: Os vaos das janelas podem-se deslocar, nao têm que ficar como na planta que apresento no inicio!
      ajuda_forum_6.JPG
  17.  # 19

    rjafonso:

    De início pensei que a escada arrancava dali, e por isso existe aquele espaço à entrada do quarto 3. Se não é assim, a sua solução tem mais lógica, ainda que possa ser melhorada.

    Cumps

    José Cardoso
  18.  # 20

    Ola e obrigado pelo interesse...

    Vou-lhe ser sincero e dizer que para mim tem toda a logica, no entanto o meu projectista tem outro entendimento para a resolucao do assunto, que como lhe disse era muito ao genero da sua proposta!

    a escada arranca no piso inferior! A porta ao fim do corredor é para sair para o terraco á volta do Q1.

    é justamente essa melhoria que eu procuro, de forma a rentabilizar os espaços, a disposicao das loicas e dos roupeiros, mas como disse nao tenho conhecimentos técnicos (medidas, legislacao), nem artisticos, nem ferramentas computacionais...

    O ideal era reduzir a tal medida para os 7m, 7m e pouco... relembro que nao preciso cumprir as acessibilidades, portanto alguns espaços poderão ser mais apertados! Os vãos das janelas podem ser desviados se for necessario ...A porta do final do corredor talvez possa abrir para fora, e algumas portas poderao ser de correr...

    O WC do Q1 tem que ser pequeno, o outro WC gostava que tivesse um toque mais contemporaneo... talvez uma divisória em vidro fosco...aquelas paredes que apresentou penso que conseguem essa modernidade, claro que depois tudo vai depender das loicas torneiras etc etc...

    O meu irmaozito mais novo tem umas luzes de acad, e esta a dar-me uma ajuda... se conseguir-mos concretizar um desenho depois meto aqui!

    Cmpts a todos e obrigado
 
0.0218 seg. NEW