Colocado por: euO que faz sentido é que a energia elétrica vinda dos painéis fotovoltaicos seja usada para (ajudar) alimentar eletricamente a bomba de calor.na teoria sim, na pratica não pois os inversores do fotovoltaico colidem com o inversor da bomba de calor pelo que é somente por resistência eléctrica e daí ser somente para aquecimento.
Colocado por: SkinkxE se não estou em erro, esta gama HPSU tem modelos bivalentes, que permitem ainda a associação duma terceira fonte de calor (bomba de calor + solar + alternativa), que pode ser uma caldeira a gás ou biomassa, devidamente articulada com esta instalação. Por aquilo que pesquisei, é uma solução que, de fábrica, já vem preparada para associação e optimização de várias fontes de energia "verdes".correcto a versão EHSXB permite 3 ou mais fontes térmicas diferentes em simultaneo ou permite solar pressurizado, eu uso esta versão para conjugar com os tubos de vacuo.
Colocado por: jorgealvescorrecto a versão EHSXB permite 3 ou mais fontes térmicas diferentes em simultaneo ou permite solar pressurizado, eu uso esta versão para conjugar com os tubos de vacuo.
Colocado por: Skinkxmas tambem pode usar o drain back para ligar a lenha e o pressurizado ligar o solar!!
Eu preferia usar o solar drain-back e guardar o permutador extra para ligar a um sistema a lenha, mas isto sou eu, que conheço o meu perfil e que sei que arranjo lenha a 0.00 €/kWh, pelo que até prolongava o ciclo de vida da máquina e conseguia meter essa brincadeira a fazer AQS e aquecimento através de lenha, com separação automática de circuitos... :-)
Colocado por: SkinkxEu preferia usar o solar drain-back e guardar o permutador extra para ligar a um sistema a lenha, mas isto sou eu, que conheço o meu perfil e que sei que arranjo lenha a 0.00 €/kWh, pelo que até prolongava o ciclo de vida da máquina e conseguia meter essa brincadeira a fazer AQS e aquecimento através de lenha, com separação automática de circuitosé outra das muitas hipoteses, sempre com gestão inteligente de energia e altamente eficiente.
Colocado por: Sergio Rodriguesmas tambem pode usar o drain back para ligar a lenhadirectamemnte não é boa ideia pois não esta preparada para as altas temperaturas de pico da lenha
Colocado por: Skinkxatençao á potencia do sistema a lenha, maximo 8kw ligados ao deposito
Eu preferia usar o solar drain-back e guardar o permutador extra para ligar a um sistema a lenha, mas isto sou eu, que conheço o meu perfil e que sei que arranjo lenha a 0.00 €/kWh, pelo que até prolongava o ciclo de vida da máquina e conseguia meter essa brincadeira a fazer AQS e aquecimento através de lenha, com separação automática de circuitos... :-)
Colocado por: jorgealvesdirectamemnte não é boa ideia pois não esta preparada para as altas temperaturas de pico da lenha
se for instalado um pequeno deposito auxiliar por exemplo com 50 litros já dá e funciona em vaso aberto (que eu não gosto nada)
Colocado por: Home sweet homeOs fotovoltaicos são dedicados apenas à bomba de calor? Não são integrados na instalação electrica do edifício? Estes fotovoltaicos entram nas contas do limite de 1500W (para apenas fazer comunicação à EDP de instalação de fotovoltaicos para auto-consumo)?injectam na rede geral que alimenta tudo.
Colocado por: Sergio Rodriguesatençao á potencia do sistema a lenha, maximo 8kw ligados ao deposito
Colocado por: SkinkxPor aquilo que li no catálogo, mesmo no permutador do solar pressurizado a marca recomendava potências de biomassa instaladas inferiores a 8 kW, por isso seria sempre um depósito de inércia a montante, que ligava posteriormente ao permutador "bivalente" da máquina.correcto.
Colocado por: SkinkxFalta-me no entanto recolher mais informação sobre o funcionamento dos VC e comparação com AC para perceber se esta máquina é mesmo aquilo que o médico receitouvc´s é a coisa mais basica que existe, não passa de um permutador agua\ar com um ventilador.
Colocado por: falcon16mas essa potência está relacionada directamente com as temperaturas provenientes do sistema a lenha?potencia é uma coisa e temperaturas são outra, mas existe uma relação indirecta entre elas ou mais concretamente com o diferencial de temperatura e não tanto com a temperatura mais elevada.
Colocado por: jorgealvescorrecto.
vc´s é a coisa mais basica que existe, não passa de um permutador agua\ar com um ventilador.
Colocado por: Sergio Rodriguese um refrescamento radiante??
Colocado por: jorgealvespotencia é uma coisa e temperaturas são outra, mas existe uma relação indirecta entre elas ou mais concretamente com o diferencial de temperatura e não tanto com a temperatura mais elevada.
Colocado por: falcon16
Segundo o que tenha pesquisado qualquer recuperador de calor a lenha tem uma potencia nominal de 20kW, como se vai conseguir desmultiplicar essa potencia para um sistema destes (EHSXB) ?
Colocado por: Sergio Rodriguesum deposito pelo meio