Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    Sou um regular "cliente" de uma clínica dentária de Coimbra e que cujo médico que me atende é bastante conhecido na cidade. De três em três meses "visito-o". De referir que não tenho qualquer seguro de saúde ou ADSE ou equivalentes. Pago 45-60 euros por consulta

    O que não compreendo é que escovo os dentes 3 ou 4 vezes por dia, em conjunto com o fio dental, tenho cuidado com a alimentação, e mesmo assim há sempre uma nova cárie a aparecer, seja num dente que já anteriormente tratado ou então num dente sem qualquer reconstrução.

    Mais, tenho uma consulta marcada para dentro de alguns dias para tratamento de uma cárie detectada na anterior consulta, há dois meses, e que cujo dente tinha sido tratado e reconstruído há cerca de 8-10 meses. Adicionalmente, verifiquei entretanto que surgiu uma cárie (um buraquinho profundo e sensação de frio no dente) precisamente na massa de reconstrução aplicada precisamente na última consulta, há dois meses....

    Ou seja, ou eu tenho muito azar :evil:, ou então alguma coisa está "estranha". Será que os materiais estomatológicos utilizados são de fraca qualidade? Como o saber?

    Obrigado
  2.  # 2

    Este forum é muito lido, pelo que deve haver por aqui dentistas capazes de comentar bem. Por mim parece-me que há agora umas resinas usadas nas restaurações que só duram 10 anos no máximo...

    Colocado por: paulomsViva,

    Sou um regular "cliente" de uma clínica dentária de Coimbra e que cujo médico que me atende é bastante conhecido na cidade. De três em três meses "visito-o". De referir que não tenho qualquer seguro de saúde ou ADSE ou equivalentes. Pago 45-60 euros por consulta

    O que não compreendo é que escovo os dentes 3 ou 4 vezes por dia, em conjunto com o fio dental, tenho cuidado com a alimentação, e mesmo assim há sempre uma nova cárie a aparecer, seja num dente que já anteriormente tratado ou então num dente sem qualquer reconstrução.

    Mais, tenho uma consulta marcada para dentro de alguns dias para tratamento de uma cárie detectada na anterior consulta, há dois meses, e que cujo dente tinha sido tratado e reconstruído há cerca de 8-10 meses. Adicionalmente, verifiquei entretanto que surgiu uma cárie (um buraquinho profundo e sensação de frio no dente) precisamente na massa de reconstrução aplicada precisamente na última consulta, há dois meses....

    Ou seja, ou eu tenho muito azar :evil:, ou então alguma coisa está "estranha". Será que os materiais estomatológicos utilizados são de fraca qualidade? Como o saber?

    Obrigado
  3.  # 3

    Mude de dentista. Eu estaria arruinado se tivesse que ir ao dentista de 6 em 6 meses. Vou de 18 em 18 e geralmente é só fazer uma limpeza. Há mais de 8 anos que não tenho nenhuma cárie ou problemas com os dentes e ainda cá estão todos.
    Concordam com este comentário: sergyio
  4.  # 4

    Se vai com tanta frequência ao dentista, se calhar, convinha ter um seguro dental. São acessíveis e obtém descontos nas consultas. As limpezas são grátis.

    Eu também mudaria de dentista pois se tem tanto cuidado com a higiene oral e forma tantas cáries, é estranho. Eu já fiz duas reconstituições mas duram muitos anos.
  5.  # 5

    Colocado por: SabrinaSão acessívei


    onde? em q planeya vive?
  6.  # 6

    O Planeta é cá, no planeta Terra, enquanto for habitável... onde? Na Allianz e na Lusitânia (são as companhias que conheço, mas acredito que o seguro dental seja idêntico em todas).

    Um seguro dental custa 5,50€ por mês paramonte, e obtém descontos nas consultas e, por exemplo, limpezas a mais alguns serviços, como extrair, não têm co-pagamentos. Este é o seguro dental da Allianz e na Lusitânia é um pouco mais penso que 7,00€ por mês. Não têm período de carência e depois de fazer o tratamento anula o seguro, se quiser, pois pode pagar mensalmente.

    No da Allianz faz hoje o seguro e hoje mesmo pode ir ao dentista. No da Lusitânia, faz hoje o seguro e pode ir ao dentista no 1º dia do mês seguinte.
    Não acho caro o obtém desconto nas consultas.

    E mais... tem a vantagem de quando vai ao dentista já saber o que vai pagar pois as companhias têm a lista de co-pagamentos disponível para o cliente saber quanto vai gastar nos tratamentos que fizer...

    A limitação que o cliente poderá ter (se se pode chamar limitação) é ir às clínicas convencionadas pelas companhias que, nas cidades grandes, são inúmeras.
  7.  # 7

    Colocado por: paulomsAdicionalmente, verifiquei entretanto que surgiu uma cárie (um buraquinho profundo e sensação de frio no dente) precisamente na massa de reconstrução aplicada precisamente na última consulta, há dois meses....


    Os serviços de estomatologia também tem garantia.
    Onde costumo ir, em lisboa, se me queixar de algum dente tratado recentemente verificam e corrigem o erro.

    Quanto ao ir com frequência ao dentista, nem todas as pessoas tem a mesma genética.

    Já agora aconselhava, como a Sabrina diz, fazer um seguro dentário, mudar de dentista e considerar pedir conselhos ao novo dentista.
    Concordam com este comentário: Sabrina
  8.  # 8

    Colocado por: SabrinaNo da Allianz faz hoje o seguro e hoje mesmo pode ir ao dentista. No da Lusitânia


    Conheço ambos os seguros e não me interessaram primeiro porque as exclusões são mais q muitas (excluem implamtes, e muitos outros tratamentos importnates) e depois o que se obtêm são descontos, tirando as coisas muito básicas como as limpezas.

    Depois e sobretudo porque em ambos os seguros só posso ir a uma lista de dentistas pré-definida.

    Eu escolho os meus dentistas que são bons e esses não estão nestas listas. Para fazer um seguro dental em que possa ir a qualquer dentista, esses sim posso garantair q não custam 5 euros por mês.
  9.  # 9

    Paramonte,

    Se abrir a Tabela de Actos Médicos e Co-Pagamentos, que foi o que eu fiz agora, verifica que está errado ao afirmar que excluem a Implantologia Oral (está no ponto 13 da tabela), verifica também que está errado ao afirmar que as "exclusões são mais do que muitas" pois nesta tabela verá a quantidade de serviços que são contemplados, desde Cirurgia Oral; Ortodontia; Implantologia Oral; Dentisteria Operatória; Endodontia; Periodontologia; Medicina Dentária Preventiva; Imagiologia,Oclusão / Disfunções Temporo-Mandibulares (DTM) etc, etc,

    Consulte a tabela e depois venha cá dizer quais os serviços que são excluídos.

    Se fizer uma pesquisa por zonas no site da Allianz ou de outra qualquer companhia verá que a sua clínica tem parceria com esta companhia, pois como disse são inúmeras.

    Este seguro, sim custa 5,50€ por mês e obtém descontos muito, muito consideráveis e não só nas limpezas tal como diz mas em todos os serviços. Consulte a tabela que referi em cima e veja os preços ( a tabela está no site da companhia).

    Portanto, tirou ilações sem conhecimento de como o seguro dental funciona.
  10.  # 10

    Quantos implantes posso fazer?

    Posso escolher qualquer dentista?
  11.  # 11

    Pode fazer os implantes que quiser e bem entender. A seguradora nada tem a ver com isso e nem os desconto são em função da quantidade.

    As seguradoras têm a tabela de preços e o cliente só paga esse valor independentemente de ir ao dentista em Lisboa como em Freixo de Espada á Cinta. Por exemplo, eu fiz duas reconstituições com duas faces. O meu dentista cobra 40,00 por cada consulta mas com o seguro paguei 32,00 porque é o valor que está na tabela de co-pagamentos para este serviço. Aproveitei e fiz uma limpeza que foi grátis. Obtive um desconto de 8,00 em cada consulta e não paguei os 40,00 da limpeza. Depois anulei o seguro. isto em pequenos serviços d epouco dinheiro. Faça as contas e veja o desconto que obtive.

    Consulte a tabela no ponto 13 para saber os implantes que pode fazer, está lá tudo, desde Estudo de reabilitação sobre implantes (inclui férula de localização de pontos, férula cirúrgica de resina e modelado em cera); Consultas de revisão em Implantologia (*) S/C sempre que não se realizem tratamentos com co-pagamento; Mantimento e reajuste anual de próteses sobre implantes; Cirurgia para colocação de implante (por implante)
    (inclui aditamentos protésicos) Coroa implantosuportada (por unidade) Peças implantosuportadas com sistema de barra
    (cada arcada); Prótese mucosuportada com sistema de bolas (cada arcada); Prótese Híbrida;Coroa provisória sobre implante;Coroa provisória sobre implante de carga imediata; Implante de carga imediata (por implante; Aditamento protésicos sobre implante de carga imediata;Reposição de sistemas de retenção (teflon / cavalitos / fêmeas; Suplemento metal precioso ou semi-precioso(por elemento)Enxerto ósseo...

    Cansei-me de fazer copy e paste.

    Está tudo na tabela bem como os preços que vai pagar. É só consultar.

    As companhias trabalham com muitas e as melhores clínicas.
  12.  # 12

    Colocado por: Sabrinameu dentista cobra 40,00 por cada consulta mas com o seguro paguei 32,00 porque é o valor que está na tabela


    Tudo dito!

    E já agora posso ir a qualquer dentista?
  13.  # 13

    Sabrina, essas modalidades não têm nada a ver com seguros de saúde/estomatologia.

    São cartões de saúde/estomatologia que dão acesso a um conjunto de actos médicos com desconto.

    Nem um seguro custaria isso por mês, nem pagaria o que paga com esses cartões de saúde/estomatologia.

    Atenção que não estou a dizer que são uma má opção. Pelo contrário. Mas convém distinguir os produtos e não induzir em erro as pessoas.
    Concordam com este comentário: mmgreg
  14.  # 14

    Do site da Allianz são estes os co-pagamentos para o seguro Dental deles ou seja, o valor que cabe a cada Pessoa Segura pagar quando recorre aos prestadores de cuidados de saúde :

    ou seja, o valor que cabe a cada Pessoa Segura pagar quando recorre aos prestadores de cuidados de saúde

    Só um exemplo:

    Restauração direta d nitiva em amálgama de uma face 21,00 €
    A3.01.01.02 Restauração direta d nitiva em amálgama de duas faces 25,00 €
    A3.01.01.03 Restauração direta d nitiva em amálgama de três faces 30,00 €
    A3.01.01.04 Restauração direta d nitiva em amálgama de quatro faces 30,00 €
    A3.01.01.05 Restauração direta d nitiva em amálgama de cinco faces 35,00 €
    A3.01.02.DD Restauração direta de nitiva em resina composta (DD=Nº de Faces)
    A3.01.02.01 Restauração direta d nitiva em resina composta de uma face 23,00 €
    A3.01.02.02 Restauração direta d nitiva em resina composta de duas faces 31,00 €
    A3.01.02.03 Restauração direta d nitiva em resina composta de três faces 36,00 €
    A3.01.02.04 Restauração direta d nitiva em resina composta de quatro faces 36,00 €
    A3.01.02.05 Restauração direta d nitiva em resina composta de cinco faces 40,00 €
    A3.01.03.DD Restauração direta de nitiva em cimento de ionómero de vidro modi cado (DD=Nº de Faces)
    A3.01.03.01 Restauração direta d nitiva em cimento de ionómero de vidro modi cado de uma face 20,00 €
    A3.01.03.02 Restauração direta d nitiva em cimento de ionómero de vidro modi cado de duas faces 23,00 €
    A3.01.03.03 Restauração direta d nitiva em cimento de ionómero de vidro modi cado de três faces 25,00 €
    A3.01.03.04 Restauração direta d nitiva em cimento de ionómero de vidro modi cado de quatro faces 25,00 €
    A3.01.03.05 Restauração direta d nitiva em cimento de ionómero de vidro modi cado de cinco faces 30,00 €

    E mais isto é na rede de dentistas deles! Fora disso nada!
  15.  # 15

    Goliver,

    Eu já tive este seguro dental e achei conveninte porque paguei menos do que pagaria sem ele e isto é o que interessa ao cliente, ou não?

    Mas porque acha que induzo as pessoas em erro com os termos que utilizo? Eu nunca disse que era um seguro de saúde mas sim um seguro dental. A prória companhia denomina este seguro como "O Allianz Saúde Dental" http://www.allianz.pt/particulares/saude/allianz-saude-dental ou http://www.allianz.pt/drvg07sf/AZP%20Portal%20Allianz/Particulares/solucoes_pessoais/Allianz_Saude_2013/Dental/710.pdf

    Nunca escrevi que se tratava de um seguro de saúde. O seguro de saúde tem outras coberturas, é outra coisa e bem mais caro.

    Paramonte, compare esse preços que exemplificou com os preços que as clínicas praticam e depois veja se há benefício com o seguro dental. É óbvio que é nas clínicas convencionadas que são muitas tal como acontece com os seguros dos carros, os cliente tem que levar o carro à seguradora convencionada.

    Eu falo enquanto cliente e como já tive este seguro, lembrei-me de o recomendar ao autor do tópico. O paramonte exemplificou os actos médicos mais baratos mas se formos por exemplo para Ortodontia, este seguro ainda compensa mais porque é um acto médico mais caro. A minha sobrinha teve que utilizar aparelho e com o seguro os aparelhos ficaram quase a metade do preço.

    O Paramonte não encontra benefícios porque se calhar nunca o teve. Estes seguros são óptimos para quem tem que gastar algum dinheiro no dentista porque tem descontos e o seguro é acessível. Eu fiz duas reconstituições, paguei 32,00 por cada uma se não pagaria 40. Depois fiz uma limpeza, não paguei nada se não pagaria 40,00€.
    •  
      FD
    • 13 outubro 2014

     # 16

    Bem, respondendo ao que autor da discussão pergunta: sim, existem materiais bons e materiais assim assim, como em todos os produtos.
    Já tive essa prova algumas vezes.
    Já fiz essa pergunta quase directamente a um dentista e recebi uma resposta afirmativa.
    Já recebi essa informação pelo pai/sócio de um dentista.
    Já pude comprovar essa questão pessoalmente - o que foi feito num dentista que durou meses, noutro durou anos.
    Também já me disseram que alguns dos materiais têm um tempo de vida útil muito curto, ou seja, assim que uma embalagem é aberta tem que ser usada num prazo de dias.
    Ora, se há uma pressão de preço, se essa embalagem está aberta e ainda com bastante material, mesmo que tenha passado o prazo, o que é que acham que vai acontecer?

    Quanto aos seguros: atenção que alguns dentistas diferenciam os doentes com seguro daqueles que pagam em dinheiro. Não digo que sejam todos, muitos ou poucos mas, a prática existe.
    Algumas seguradoras pagam tarde, algumas seguradoras obrigam a descontos significativos, esses custos, esses "prejuízos", têm que ser colmatados e a forma que alguns dentistas encontram é de dar o material de refugo aos segurados e o material de primeira aos clientes de dinheiro.

    Eu tenho um seguro de saúde com estomatologia incluída. O que faço é, em vez de ir à rede convencionada, vou ao que acho que é o melhor, pago em dinheiro e envio o recibo para a seguradora para ser reembolsado em parte.
    Na rede convencionada só pago o co-pagamento, normalmente um valor fixo de 10€.
    Num qualquer dentista, a seguradora paga-me, penso que, 70% da despesa.
    Perco algum dinheiro mas, tenho mais garantias e fico mais confiante de que o dentista não usa o material mais barato...

    Por outro lado, a genética é importante e há pessoas com dentes mais fortes que os outros. Não esquecer também que alguns medicamentos podem influenciar a saúde dos dentes (mesmo tomados em criança).
    Se não está satisfeito com o dentista, deve mudar. Às vezes, a fama é só isso, fama - comprovado, não é dizer por dizer.
    Concordam com este comentário: Sabrina
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
  16.  # 17

    Sabrina, provavelmente não fui suficientemente claro no que disse.

    Uma coisa são SEGUROS de saúde ou de estomatologia. Outra coisa são CARTÕES de saúde ou de estomatologia. Nota: eu escrevi precisamente saúde/estomatologia porque existem ambos conjuntamente como tb existem separadamente.

    São produtos distintos e o que eu disse foi que o Allianz Dental não é equiparado a um SEGURO em que existe franquia e comparticipações muito mais favoráveis, mas sim a um CARTÃO que dá descontos fixos. Provavelmente nem lhe dá direito a uma declaração para efeitos de IRS sobre as mensalidades pagas. Realço o provavelmente.

    Igual ao da Allianz existem outros como o da Saúde Prime e o da Victoria (ambos da rede Future Healthcare, talvez a mais completa do ramo). Tanto na vertente estomatologia como na vertente saúde.
  17.  # 18

    Colocado por: FDNum qualquer dentista, a seguradora paga-me, penso que, 70% da despesa.


    FD : que seguro é esse, parece-me muito bpom, 70% e em qualqter dentista!!
    •  
      FD
    • 14 outubro 2014 editado

     # 19

    Colocado por: ParamonteFD : que seguro é esse, parece-me muito bpom, 70% e em qualqter dentista!!

    É da Multicare - é a empresa da minha mulher que "oferece", co-pagamos cerca de 30€~40€/mês (não sei quanto paga a empresa...).
  18.  # 20

    Colocado por: FD
    É da Multicare - é a empresa da minha mulher que "oferece", co-pagamos cerca de 30€~40€/mês (não sei quanto paga a empresa...).


    Ora aí está uma boa empresa para trabalhar...pelo seguro que a minha empresa "oferece" co-pagamos 300 euros/mês (não sei quanto recebe a empresa...).

    Voltando ao assunto, o que não aconselho (dito por vários dentistas amigos) são os tratamentos low cost - para ter esses preços, além de pagarem uma miséria aos dentistas, naturalmente que os materiais não podem ser de topo. Mas um consultório topo de gama numa zona exclusiva tb pode poupar no que não se vê para poder investir no que enche o olho...
    De qualquer forma, os materiais de restauro atuais duram muito menos que os antigos, porque certos compostos (o famoso "chumbo") foram substituídos por questões de segurança (ou de marketing, quem sabe). Tenho bastantes problemas dentários e se os primeiros restauros que fiz duraram 20 anos (bem mais do que me tinham avisado), os substitutos nem um terço...
 
0.0214 seg. NEW