Colocado por: mafgodPotência do forno?
Potência contratada?
Colocado por: susy123A potencia contratada é 3,45, o forno tem uma potencia de 3300.Ou seja, tem disponível apenas 150W, o que é pouco mais do que nada.
Colocado por: jorgealvesse o disjuntor da EDP for diferencial, é uma passagem á massa do forno ou da instalação eléctrica que alimenta o mesmo.
Colocado por: susy123
Desculpe, não entendi.
Colocado por: fiat_uno
O jorgealves perguntou se o que dispara é aquele disjuntor da EDP grande, que tem uns selos, geralmente colocado perto do contador ou na porta de casa. Em princípio é de tipo diferencial (se não for, deve dizer na caixa "disjuntor não diferencial"). O mais provável é ser mesmo uma avaria no forno (passagem à terra). Não volte a ligar o forno e chame alguém para reparar isso. Até poderá ser humidade nas ligações do forno, ou mesmo o calor ter derretido parte do isolamento.
Se funcionou bem durante dois anos, esqueça os comentários que lhe dizem que a potência contratada é insuficiente.Concordam com este comentário:jorgealves
Colocado por: susy123
Sim o que dispara é o disjuntor da EDP, que está á entrada da porta principal. Isto já aconteceu antes, e sem qualquer razão o forno voltou a funcionar. Agora voltou a acontecer o mesmo.
Colocado por: ramos1999Por amor de deus chamar um tecnico,então se so tem 150w disponiveis,onde è que esta a duvida?eu mesmo tenho esses 3.45 e não posso ligar o forno e 3 lampadas ao mesmo tempo que dispara!tem que pedir no minimo os 4 para aumentar a potencia!
Colocado por: fiat_uno
oh homem não arranje confusão
3,45 kVA = 3450 VA = (aprox. 3450 W) = 15 A a 230 V
Colocado por: fiat_unoPode acontecer um disparo do disjuntor, mas seria ao fim de algum tempo e se houvessem outros equipamentos ligados. Além de que as curvas de disparo dos disjuntores garantem que o disparo só acontece passado algum tempo e para uma potência tomada (significativamente) superior ao regulado (15A), pelo que a "margem" efectiva é superior aos tais 150W. Nunca iria causar um disparo de forma instantânea.
Se funcionou sempre bem até agora e se o disparo é instantâneo, significa um curto-circuito ou (mais provável) um defeito de isolamento.
Colocado por: fiat_uno1º - "quase instantaneamente" não é imediatamente
2º - "mal passa a potência contratada" é diferente de não chegar sequer à potência contratada
3º - se funciona assim há anos e nunca houve problemas, porque é que vamos procurar a causa menos provável?
4º - a susy123 que verifique a resistência de isolamento do forno e depois logo se vê se estou "erradissiiiiiiimo"