Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

Estive a pesquisar este tema no forum e julgo que a discussão mais recente já tem um ano.
    A minha questão é esta:

Pretende-se remover 370m2 de placas de fibrocimento de uma cobertura de um estacionamento, no distrito do Porto.
    Sendo uma instalação exterior, de rés-do-chão, qual a forma mais barata e legal de remover as placas?
    Na pesquisa que fiz, encontrei as seguintes abordagens:

1) Contratar uma empresa especializada e pagar algo entre 7.000 e 12.000euros
    2) Preparar um plano de trabalhos, arranjar o equipamento previsto no plano, retirar de acordo com o plano, usando pessoal contratado não especializado, embalar e entregar em aterro autorizado

Caso a segunda opção seja legal e manifestamente mais barata do que a primeira, algúem conhece quem faça estes serviços?
    Alguém tem um plano de trabalhos recente que possa partilhar?
    Obrigado
  2.  # 2

A 2ª opção não é legal.
    Apenas empresas certificadas estão autorizadas a fazer este tipo de trabalho.
    Este é a resposta enquanto Técnico de segurança, mas imagino que não seria isto que queria ouvir, pelo que lá vai:
    A 2ª opção parece-me correta e qualquer empreiteiro lhe faz isso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogouveia
  3.  # 3

Colocado por: zedasilva
    1. A 2ª opção parece-me correta e qualquer empreiteiro lhe faz isso

Atenção que deve ser necessário que a câmara tenha conhecimento e podem exigir documentação comprovativa de entrega no aterro por uma empresa especializada. Depois não há comprovativo, há multas.
  4.  # 4

valtores
    Concordo plenamente consigo, imagino que o nuno tenha licença para alteração da cobertura, provavelmente até tem um Plano de Prevenção e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição, vasta que nesse plano se omita a existência das malfadadas placas e se cumpra todo o articulado do Plano
    Concordam com este comentário: valtores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogouveia
  5.  # 5

De uma leitura rápida da legislação, julgo que apenas para os edifícios públicos é necessário que seja uma empresa certificada a fazer o serviço (ver artº 8º da lei 2/2011). Em obras particulres, a legislação refere apenas "a entidade", enquadrando o assunto no âmbito de uma empreitada geral, com ou sem subcontratação da empresa especializada (Port.40/2014); obriga, isso sim, a uma série de requisitos (claro que desproporcionados face à relativa perigosidade do assunto, mas enfim...). Não é nada que não se possa fazer com um empreiteiro interessado em executar o assunto. Vou ler mais para ver se confirmo melhor esta opinião.
  6.  # 6

Colocado por: nunogouveiaDe uma leitura rápida da legislação, julgo que apenas para os edifícios públicos é necessário que seja uma empresa certificada a fazer o serviço (ver artº 8º da lei 2/2011). Em obras particulres, a legislação refere apenas "a entidade", enquadrando o assunto no âmbito de uma empreitada geral, com ou sem subcontratação da empresa especializada (Port.40/2014); obriga, isso sim, a uma série de requisitos (claro que desproporcionados face à relativa perigosidade do assunto, mas enfim...). Não é nada que não se possa fazer com um empreiteiro interessado em executar o assunto. Vou ler mais para ver se confirmo melhor esta opinião.

eu vou ter que fazer umas pequenas demolições no meu projecto, e pelo que os entendidos que contactei para fazer a demolição me disseram, tem que ser empresa especializada a remover as placas de fibrocimento (com fatos proprios, incluindo documentação fotografica do trabalho, comprovativo de entrega no aterro, etc). A câmara no final do projecto pode exigir essa documentação. Agora mais que isso tambem não sei.
  7.  # 7

Claro que a empresa dita certificada diz que tem de ser uma empresa certificada, mas o que conta é o que diz a lei referente aos edifícios e espaços privados, vou ler mais para ficar melhor informado.
  8.  # 8

Tem sempre que fazer aprovar junta da ACT o Plano de trabalhos.
    Aqueles senhores não brincam em serviço e vão arranjar uma carrada de problemas a todas as empresas que não sejam certificadas
  9.  # 9

Boa noite,

Tenho um telhado que tem cerca de 62 metros quadrados. Tenciono remover as chapas para a minha garagem que fica no piso inferior, para depois ser retirar por uma empresa.
    Será que o posso fazer usando fato de protecção, máscara, óculos e luvas?

Obrigado
  10.  # 10

Molhe as chapas antes. diiminui o risco de exposição á libertação de fibras.
    não se esqueça de as acondicionar devidamente embrulhadas em algo que previna a disseminação de fibras.
  11.  # 11

Colocado por: Pedro BarradasMolhe as chapas antes. diiminui o risco de exposição á libertação de fibras.
    não se esqueça de as acondicionar devidamente embrulhadas em algo que previna a disseminação de fibras.

Concordo. Já agora, tenho 20 placas de fibrocimento empilhadas num terreno e precisava de despachar. Poderei proteger de alguma forma e ser eu a levar a um aterro?
    Na zona de Matosinhos, Porto onde seria?
    Concordam com este comentário: nhenriques
  12.  # 12

Recivalongo

Tem que estar numa paleta devidamente protegidas com película (filme)

Ligue para lá
  13.  # 13

Boa noite.

É legal ter placas de fibrocimento antigas (provavelmente c/amianto) expostas num terreno em que existem casas em volta?
    Obrigado
  14.  # 14

Ninguém pode ajudar?
  15.  # 15

É um depósito? É um aterro? Ou alguém removeu e abandonou? Ligue para o departamento de ambiente da gnr
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nhenriques
  16.  # 16

É uma fazendo onde um senhor tem algumas culturas e uma estufa onde guarda abóboras. Acontece que esta semana vieram deixar atrás da estufa placas cerca de 30/40 placas de fibrocimento já com um ar antigo e nota-se que são utilizadas por têm os buracos dos suportes. Estas placas ficaram depositadas a cerca de 2 metros do muro da minha casa.
    Tenho ideia que este tipo de material pode largar micropartículas que podem ser prejudiciais à saúde humana. Como isto fica relativamente próximo do meu quintal e como é um espaço bastante utilizado por nós adultos e pela pequena queria perceber se existe algum enquadramento legal para falar com o vizinho e pedir para ele retirar o material daquele local. Não queria partir para a GNR numa primeira instância.
  17.  # 17

Tente comunicar com o Ministério do Ambiente e da Ação Climática.
  18.  # 18

Colocado por: nhenriquesNão queria partir para a GNR numa primeira instância.

se as placas forem de fabrico posterior a 1995/1998, não contêm amianto... veja lá isso bem.
  19.  # 19

O que não falta é telhados disso por aí.
  20.  # 20

Agradeço o vosso feedback. É difícil perceber a data de fabrico das placas.

Vou tentar ver com o vizinho.

Obrigado

0.0228 seg. NEW