Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 28 abril 2015 editado

# 941

Colocado por: luisvvComeçou por ironizar, relacionando aumento de lucro com (subentendida falta de) concorrência

Num cenário de aumento de concorrência, não é normal que as margens aumentem...

Colocado por: luisvvQuando eu mencionei os 2% de margem, passou para o volume: os lucros aumentaram e a margem também (ignorando ou memorizando que o aumento de uma margem não significa que esta fosse ou tenha passado a ser "elevada".

Ponto 1: não sei porque se agarra a este argumento, pois as margens nesta área de negócio são (e sempre foram) percentualmente baixas, dado o elevado volume.

Ponto 2: esses 2% foram o seu cálculo pessoal, certo? Deixe ver... usou como base o resultado líquido em vez o EBITDA? Pois... dá um certo jeito, não é?

Colocado por: luisvvSe quiser, pode usar o valor das vendas e faz um argumento mais vistoso e quase tão rigoroso...

Vistoso é usar o lucro líquido em vez do EBITDA para calcular a margem.

Por mais palavreado, desculpas e argumentos,estes factos são indisfarçáveis:
    1-Os lucros aumentaram de forma muito relevante (150% segundo os media);
    2-A margem de lucro aumentou bastante;

E por mais areia para os olhos que atirem, estes factos são indesmentíveis, e pelos vistos, incómodos...
    Concordam com este comentário: ramos1999, Bricoleiro
  1.  # 942

Mais uma vez o luisvv fala em margens de 3% sobre produtos petrolíferos como fala em margens de lucro de produtos lava loiça.
    Tem noção de quantos milhões são esses 3% ?
    Se eu vender frascos de tremoços com margem de 3% nem me dá para as despesas.
    Realmente 3% nos combustíveis é muito pouco, nem dá para as pobrezinhas pagarem regalias aos funcionários.
  2.  # 943

Colocado por: BricoleiroMais uma vez o luisvv fala em margens de 3% sobre produtos petrolíferos como fala em margens de lucro de produtos lava loiça.
    Realmente 3% nos combustíveis é muito pouco, nem dá para as pobrezinhas pagarem regalias aos funcionários.

e mais nada!!e amanha vou por gasolina 100 octanas da galp,pode ser que encontre la o luis a servir!
  3.  # 944

100 octanas? Isso já não existe na Galp.
  4.  # 945

Colocado por: branco.valter100 octanas? Isso já não existe na Galp.

Não??é verdade que ja la vão 10 anos a meter gasolina com agua e lixo no hyper com o mesmo carro,,se calhar nos 80 mil KM que fiz de gasolina baratuxa se meter 100 octanas o carro vira a diabo,que ja não esta acostumado apesar dos 170 CV!
  5.  # 946

Pelo que eu li a Galp decidiu manter a normal de 95 octanas e a não aditivada obrigatória por lei. A BP por contrário, preferiu manter a premium e a dita baratucha. Eu cheguei a colocar muita vez gasolina no Inter cá da zona, mas depois de ter um susto na autoestrada (o carro pura e simplesmente não tinha potência e tive que meter uma 3.ª depois das portagens de Loures), nunca mais lá coloquei. Ah, e nunca mais tive esse problema! Mas o meu carro não tinha 170 póneis, apenas 83.
  6.  # 947

Colocado por: branco.valterPelo que eu li a Galp decidiu manter a normal de 95 octanas e a não aditivada obrigatória por lei. A BP por contrário, preferiu manter a premium e a dita baratucha. Eu cheguei a colocar muita vez gasolina no Inter cá da zona, mas depois de ter um susto na autoestrada (o carro pura e simplesmente não tinha potência e tive que meter uma 3.ª depois das portagens de Loures), nunca mais lá coloquei. Ah, e nunca mais tive esse problema! Mas o meu carro não tinha 170 póneis, apenas 83.

Com 170 póneis subia Loures a 200 em 6ª.
  7.  # 948

Colocado por: ramos1999Não??é verdade que ja la vão 10 anos a meter gasolina com agua e lixo no hyper com o mesmo carro,,se calhar nos 80 mil KM que fiz de gasolina baratuxa se meter 100 octanas o carro vira a diabo,que ja não esta acostumado apesar dos 170 CV!

Você sabe, ao menos, qual o papel do índice octano no combustível?Deve pensar que é oxido nitroso ou qualquer coisa à "Velocidade Furiosa" só pode.
  8.  # 949

Colocado por: André Barros

Você sabe, ao menos, qual o papel do índice octano no combustível?Deve pensar que é oxido nitroso ou qualquer coisa à "Velocidade Furiosa" só pode.

não me diga que a gasolina 98 tem95 octanas e a de 98 tem 95?
  9.  # 950

Colocado por: ramos1999não me diga que a gasolina 98 tem95 octanas e a de 98 tem 95?

Foi isso que eu disse?
    Ora leia lá outra vez com calma.
  10.  # 951

Foi isso que eu disse?
    Ora leia lá outra vez com calma.

o papel de indece elevado de octanas é para evitar o autoigniçao na câmara de combustão,ou seja que o combustível seja mal queimado,mas como em alguns carros e motas de grande cilindradas e potencias isso não fara diferença,mesmo em França não é aconselhado em motas de mais 600cm3 meter 98 na vez 95 pois estragara o motor! Para alem do mais os carros estão todos preparados para levar com gasolina de 91 octanas sem os afectar!
  11.  # 952

Colocado por: ramos1999
    o papel de indece elevado de octanas é para evitar o autoigniçao na câmara de combustão,ou seja que o combustível seja mal queimado,mas como em alguns carros e motas de grande cilindradas e potencias isso não fara diferença,mesmo em França não é aconselhado em motas de mais 600cm3 meter 98 na vez 95 pois estragara o motor! Para alem do mais os carros estão todos preparados para levar com gasolina de 91 octanas sem os afectar!

Isso vai sempre depender da compressão dos motores.
    Em motores com elevada compressão é melhor gasolina com mais octanas.
    Em motores com reduzida compressão é melhor gasolina com menos octanas.
  12.  # 953

meu rico japone , diz lá assim no minimo 95 daí para cima queima tudo lol
  13.  # 954

Num cenário de aumento de concorrência, não é normal que as margens aumentem...

Mas quem falou em aumento de concorrência?
    E o aumento das margens pode resultar de diversos factores..

Ponto 1: não sei porque se agarra a este argumento, pois as margens nesta área de negócio são (e sempre foram) percentualmente baixas, dado o elevado volume.

Porque a crítica é sempre no sentido contrário, e factualmente errada: todos os comentários sobre as margens assumem que estas são "brutais", "escandalosas" ou outro adjectivo qualquer com significado semelhante.

Ponto 2: esses 2% foram o seu cálculo pessoal, certo? Deixe ver... usou como base o resultado líquido em vez o EBITDA? Pois... dá um certo jeito, não é?

Sim, cálculo meu. Porque o EBITDA não é medida de lucro. Por mais conveniente que seja para mostrar margens maiores, não faz sentido falar de margem de lucro antes de deduzidos os impostos (e não só, claro).

Vistoso é usar o lucro líquido em vez do EBITDA para calcular a margem.

Ok, se lhe parece razoável e honesto para o efeito desta discussão calcular margens antes de impostos, o que se há-de fazer..

Por mais palavreado, desculpas e argumentos,estes factos são indisfarçáveis:
    1-Os lucros aumentaram de forma muito relevante (150% segundo os media);
    2-A margem de lucro aumentou bastante;

Eu acrescento um 3º: e continua a ser uma margem líquida da ordem dos 3%, bastante abaixo de qualquer outro ramo de negócio.

E por mais areia para os olhos que atirem, estes factos são indesmentíveis,

São indesmentíveis mas dizem zero. Aumentar 150% sobre X não diz nada sobre a magnitude de X, sobre a "justeza" dessa magnitude, ou sobre qualquer outro assunto. Na verdade apenas diz que X aumentou...
  14.  # 955

Mais uma vez o luisvv fala em margens de 3% sobre produtos petrolíferos como fala em margens de lucro de produtos lava loiça.

Sim, são alguns milhões, e daí? Para lucrar esses milhões foi preciso obter muitos mais, desviando-os de actividades com melhores margens.
  15.  # 956

Colocado por: ramos1999o papel de indece elevado de octanas é para evitar o autoigniçao na câmara de combustão,ou seja que o combustível seja mal queimado,mas como em alguns carros e motas de grande cilindradas e potencias isso não fara diferença,mesmo em França não é aconselhado em motas de mais 600cm3 meter 98 na vez 95 pois estragara o motor! Para alem do mais os carros estão todos preparados para levar com gasolina de 91 octanas sem os afectar!

E com isto tudo continuei sem perceber que ligação existe em as octanas com o aumento da potência do motor.
  16.  # 957

E com isto tudo continuei sem perceber que ligação existe em as octanas com o aumento da potência do motor.

Como disse em cima irá depender da compressão do motor em que a gasolina é usada. Não tem relação directa com a potência, o que existe é gasolinas em que não consegue extrair a potência que o motor tem para dar, as octanas podem alterar o ciclo de explosão adiantando ou atrasando e é aí que faz perder ou não perder potência.
  17.  # 958

Colocado por: BricoleiroNão tem relação directa com a potência

Isso sei eu. Por isso é intervi quando o Sr. Ramos disse que se quando mete gasolina de 100 octanas "o carro vira diabo"!
    • eu
    • 29 abril 2015

# 959

Colocado por: luisvvSim, cálculo meu. Porque o EBITDA não é medida de lucro.

As coisas que eu aprendo por aqui... eu iria jurar que EBITDA significa - "Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização".

Colocado por: luisvvOk, se lhe parece razoável e honesto para o efeito desta discussão calcular margens antes de impostos, o que se há-de fazer..

Usar o EBITDA é razoável, aliás é uma medida largamente usada pelos economistas para avaliar o lucro do negócio.

Curioso referir agora "antes de impostos", é que não é apenas "antes de impostos". Há muitas outras despesas além dos impostos.

Repare nas contas da Galp:
    EBITDA: 1.314 milhões de euros
    Lucro líquido: 373 milhões de euros

Então acha que a diferença entre os 1314 milhões do EBITDA e os 373 milhões do lucro líquido foram... só impostos?

E até lhe digo mais: uma empresa pode ter margens elevadas no negócio e ter um lucro líquido de... zero. Tudo depende do que se faz às receitas.

Portanto, repito: você ao usar o lucro líquido para calcular essas margens de lucro de 2% ou 3% está a ser no mínimo... falacioso.
  18.  # 960

Isso sei eu. Por isso é intervi quando o Sr. Ramos disse que se quando mete gasolina de 100 octanas "o carro vira diabo"!
    opa você é mesmo cegueta vá ler os meus post de antes para ver que estava a ironisar,a mim no meu carro ate se houvesse 50 octanas era o que metia

0.0274 seg. NEW