Iniciar sessão ou registar-se
    • VMC
    • 18 março 2009

     # 41

    Para começar devo dizer que sou consumidor, não sou vendedor.
    Quero ainda realçar o facto de as marcas portuguesas de azulejos e louças sanitárias terem bons produtos e excelentes apresentações em catálogo e páginas web, o que surpreenderá quem ainda não tenha visitado.
    Concordo plenamente com o LuisVV quanto à questão muito em voga de o coitadinho do consumidor ter todos os direitos e ser enganado por todos, vide os "diabólicos" construtores aqui no fórum.
    Agora não concordo com a não publicitação dos preços. Há e sempre haverá preços diferentes para os mesmos equipamentos. Neste momento tenho um orçamento para louças sanitárias equivalentes. Esperando não violar a privacidade de nenhuma empresa, entre Roca, Sanitana e Sanindusa, a Sanitana é cerca de 50% mais barata (PVP), para além de eu ter um desconto superior do que nas outras. Em principio compro Sanindusa por gostar mais e também pelo patriotismo.
    Vejam o site da cifial. Tem tudo. Havendo interesse o consumidor dirige-se a uma loja ou várias e pede preços e eventuais descontos.
    Um Mercedes tembém é mais caro que um Renault, e não é por isso que os preços não são publicados. Diferenças qualitativas em louças sanitárias? Essencialmente ao nível de design, e para isso não é necessário vendedor.
  1.  # 42

    Colocado por: luisvv
    Colocado por: afsantosNão será por acaso que as empresas que vendem online cada vez tem mais implantação no mercado.... o que se vê é o que se têm :)


    Isso é verdade, ou não,dependendo do mercado que cada empresa quer conquistar.Seguramente que empresas que competem baseadas no preço terão que ter esse factor em conta. E no entanto, as outras empresas continuam a funcionar.. .


    Eu creio que o "mundo" vai evoluir cada vez mais para o "e-comercio", as lojas até poderão continuar a ter a sua loja fisica, os seus vendedores, mas aposto que mais cedo ou mais tarde vão ter que acompanhar a evolução sob pena de ficarem irremediavelmente atrasados.

    Mas também lhe digo muita boa empresa está nas duas frentes, contudo a parte virtual é mesmo só fachada, pois envia-se um mail a solicitar informações, preços ou mesmo catalogos e é rara a empresa que atende ao nosso pedido... eu nos ultimos meses tenho uma carrada de exemplos destes.... grande parte deles nem se digam a respondar um simples "não tou com paciência para o aturar"

    Concordo que há negocio que muito dificilmente poderão ser "virtuais", mas apostar numa boa divulgação online com o máximo de informação possivel é deveras útil.

    um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  2.  # 43

    Colocado por: luisvvE não tenho dúvidas: um bom vendedor vale muito...

    Sim, vale e sei bem o que massacro alguns para me resolverem problemas ou apresentarem soluções alternativas, mas infelizmente a maioria o que pretende é vender aquilo que lhe interessa para receber a sua comissão e não em apresentar soluções com diversas relações qualidade preços e explicá-las decentemente, para que o cliente possa fazer as suas escolhas, apesar de todos dizerem que se orientam para o cliente.

    Sabemos bem que a jurisprudência na construção civil (e tenho dúvidas que sejamos os únicos) é enganar o próximo e que a única hipótese que o cliente tem (sendo a parte mais fraca na relação) é ter informação. Ora se as marcas escondem essa informação, como é que ele se pode defender? è que se não fosse a Internet, quantos das pessoas que por aqui passam teriam sido enganadas e não foram, precisamente por terem alguma informação ?

    O problema disto tudo, é que o cliente deixa de comer o que lhe metem no prato e passa a poder escolher. Se escolhe bem ou mal, isso já é outra história que se chama democracia: A liberdade de escolher, a liberdade de dizer não
  3.  # 44

    Boas,

    Dado o contexto em que estamos (um forum na internet), acho que se está a sobrevalorizar o valor da internet, em especial nesta área da construção. Eu contra mim falo, que procuro tudo e mais alguma coisa por aqui.
    Mas vamos cair no "mundo real"... Acham que são assim a generalidade das pessoas? Não! Não mesmo...
    Conheço muitas, muitas empresas que estão muito bem de "saúde" e não "ligam" a mínima (ou muito pouco) para a internet... Continuam (e muito bem...) a trabalhar como sempre trabalharam, com contactos pessoais e lojas físicas onde as pessoas vão, olham, tocam, fazem perguntas (o que levam como resposta é que ás vezes... ;) ), e temos de ter a noção que a generalidade das pessoas é assim que gosta de fazer compras e escolhas...

    Ou seja, cada empresa faz o que bem lhe apetece, escolhe a maneira como quer fazer negócio.
    Depois escolhe o consumidor...
    Só para deixar claro, eu tb não vou NADA à bola com quem não me dá preços quando os peço, ou quando dizem que so os dão com uma reunião... Ficam logo riscados!
    Mas isso sou eu...

    Cump.
  4.  # 45

    Colocado por: afsantos
    Eu creio que o "mundo" vai evoluir cada vez mais para o "e-comercio", as lojas até poderão continuar a ter a sua loja fisica, os seus vendedores, mas aposto que mais cedo ou mais tarde vão ter que acompanhar a evolução sob pena de ficarem irremediavelmente atrasados.


    O comércio electrónico é uma realidade, mas tem sérias limitações para muitos ramos.
    Creio que o amigo afsantos subestima o valor de um bom vendedor.
  5.  # 46

    Colocado por: VMC
    Um Mercedes tembém é mais caro que um Renault, e não é por isso que os preços não são publicados. Diferenças qualitativas em louças sanitárias? Essencialmente ao nível de design, e para isso não é necessário vendedor.


    E no entanto você não compra um carro online...
  6.  # 47

    Olá,

    Veja-se o caso dos seguros por telefone - os mediadores e as agências foram completamente eliminados do processo e a verdade é que estes seguros são um sucesso. Mas claro, tudo depende do tipo de serviços de que estamos a falar.


    Pois é a internet não é um mimo em tudo, neste caso FD corre tudo muito bem até ter um sinistro, e depois não tem onde ir bater à porta para reparar o carro, e pior quando há feridos graves.... fica dependente de alguém lhe atender o telefone... estou no ramo e sei que é bom pagar pouco, mas na hora "h", é que se vê !

    Sabemos bem que a jurisprudência na construção civil (e tenho dúvidas que sejamos os únicos) é enganar o próximo e que a única hipótese que o cliente tem (sendo a parte mais fraca na relação) é ter informação. Ora se as marcas escondem essa informação, como é que ele se pode defender?


    Paulo Correia, não podia concordar mais consigo ! ontem recebi um orçamento para uma reconstrução/ampliação, e senti-me enganada à grande
    a obra ainda é grandita, mas eu como particular consigo melhor em materiais do que o construtor ? ou será que ele quer ganhar tudo ? diferenças de 200 € numa misera sanita ? Pois, em bem tentei ser patriota, mas com esta coisa das empresas portuguesas não facultarem preços a não ser que se vá ao showroom, falar com o vendedor xpto....blá blá, desisti logo à partida da sanindusa, sanitana, cifial, bruma etc ...
    Será que ocorre a estes vendedores que o pessoal trabalha, alguns até tarde, e ao fim de semana não está tudo aberto para se fazer prospecçoes de mercado ?
    Depois acabamos por encontrar empresas que me fazem 35% desconto em sanitários roca suspensos e torneiras grohe, e pronto, tá a escolha feita !!
    E perguntei-me como conseguem deduzir estes valores às tabelas ? - vão buscar material directamente a Espanha !!!
    Assim, não dão opção !!
  7.  # 48

    Colocado por: PauloCorreiaSim, vale e sei bem o que massacro alguns para me resolverem problemas ou apresentarem soluções alternativas, mas infelizmente a maioria o que pretende é vender aquilo que lhe interessa para receber a sua comissão e não em apresentar soluções com diversas relações qualidade preços e explicá-las decentemente, para que o cliente possa fazer as suas escolhas, apesar de todos dizerem que se orientam para o cliente

    O princípio básico do mercado é o self-interest. Cada um age como melhor entende para cumprir os seus objectivos, e sujeita-se às consequências.


    Sabemos bem que a jurisprudência na construção civil (e tenho dúvidas que sejamos os únicos) é enganar o próximo e que a única hipótese que o cliente tem (sendo a parte mais fraca na relação) é ter informação. Ora se as marcas escondem essa informação, como é que ele se pode defender? è que se não fosse a Internet, quantos das pessoas que por aqui passam teriam sido enganadas e não foram, precisamente por terem alguma informação ?

    Caro Paulo: muito cruamente, se o cliente tiver a mesma informação que você, não precisa de si. A assimetria da informação é um fundamento básico dos mercados.
    Repare: o meu objectivo é vender algo nas condições mais vantajosas que puder. O facto de vender mais caro que a concorrência não significa que o engano - provavelmente significará apenas que sou menos eficiente, ou que quero uma melhor remuneração do meu capital. Qualquer das hipóteses é válida e legítima.

    Evidentemente, há muito cliente que utiliza critérios de preço, que me excluirá à partida - portanto é razoável que eu procure o contacto directo para passar a informação que quero, antes de lhe dar a que ele quer.

    E repare que esta é apenas uma das justificações possíveis. Há diversas outras, igualmente válidas. De qualquer forma, o meu ponto é este: como cliente, sou livre de usar os critérios que bem entender - mas isso não me dá o direito de definir a estratégia do fornecedor...
  8.  # 49

    Colocado por: Pedro Azevedo78Boas,
    Continuam (e muito bem...) a trabalhar como sempre trabalharam, com contactos pessoais e lojas físicas onde as pessoas vão, olham, tocam, fazem perguntas (o que levam como resposta é que ás vezes... ;) ), e temos de ter a noção que a generalidade das pessoas é assim que gosta de fazer compras e escolhas...

    Ou seja, cada empresa faz o que bem lhe apetece, escolhe a maneira como quer fazer negócio.
    Depois escolhe o consumidor...
    Só para deixar claro, eu tb não vou NADA à bola com quem não me dá preços quando os peço, ou quando dizem que so os dão com uma reunião... Ficam logo riscados!
    Mas isso sou eu...


    Precisamente. A minha mulher é vendedora numa loja de roupa - e sabe Deus quantas vezes as clientes entram para comprar uma peça e saem com roupa para a estação inteira. Terão sido enganadas ? Não, simplesmente encontraram alguém que soube destacar o seu produto...
  9.  # 50

    Colocado por: FFlorOlá,
    Paulo Correia, não podia concordar mais consigo ! ontem recebi um orçamento para uma reconstrução/ampliação, e senti-me enganadaà grande
    a obra ainda é grandita, mas eu como particular consigo melhor em materiais do que o construtor ? ou será que ele quer ganhar tudo ?

    Desculpe, mas esse tipo de conversa faz-me pele de galinha. Preços mais baixos ou mais altos não são "enganos" - são resultado de práticas comerciais legítimas. Você pode achar caro ou barato, maravilhoso ou péssimo - mas escusa de se fazer de vítima. O vendedor/construtor procura maximizar o lucro, você procura minimizá-lo, cabe a cada um cumprir o seu papel.



    Depois acabamos por encontrar empresas que me fazem 35% desconto em sanitários roca suspensos e torneiras grohe, e pronto, tá a escolha feita !!
    E perguntei-me como conseguem deduzir estes valores às tabelas ? - vão buscar material directamente a Espanha !!!
    Assim, não dão opção !!


    Isso faz lembrar o mercado dos pneus - nunca conheci uma oficina que me fizesse menos de 30% sobre o preço de tabela, vá-se lá saber porquê....
    • VMC
    • 19 março 2009

     # 51

    Colocado por: VMC
    Um Mercedes tembém é mais caro que um Renault, e não é por isso que os preços não são publicados. Diferenças qualitativas em louças sanitárias? Essencialmente ao nível de design, e para isso não é necessário vendedor.



    E no entanto você não compra um carro online...


    Apenas dei um exemplo. Quantas vezes me aconteceu obter informações na net e depois verificar a falta de argumentos e de informação dos vendedores? Quando me perguntam a quanto construo por m2 é óbvio que não respondo. Depende de n factores. Se tenho um produto novo no mercado terei que providenciar informação mais detalhada ao consumidor, mas há artigos que pela sua natureza não necessitam de grandes explicações.

    Estamos a falar em termos genéricos, cada vez mais o consumidor tem mais informação e pretende mais rapidez.
  10.  # 52

    Caro Luis vv

    Ninguem se faz de vitima, mas concordará que tem que haver um ponto de equilibrio.
    Todos queremos ganhar alguma coisa, mas pelo que percebo quem tenta maximizar os lucros sem flexibilidade não vai muito longe no mercado.
    Diga-me se entre dois produtos idênticos e da mesma qualidade se escolhe o mais caro ? Se escolher, é garantia que maximiza o seu prejuizo !
  11.  # 53

    Colocado por: VMCApenas dei um exemplo. Quantas vezes me aconteceu obter informações na net e depois verificar a falta de argumentos e de informação dos vendedores?

    Mas aí o problema parece ser da qualidade do vendedor, e não necessariamente da estratégia da empresa..


    Quando me perguntam a quanto construo por m2 é óbvio que não respondo. Depende de n factores. Se tenho um produto novo no mercado terei que providenciar informação mais detalhada ao consumidor, mas há artigos que pela sua natureza não necessitam de grandes explicações.


    Mas há "n" factores que influem na decisão de compra - a empatia com o vendedor, p.ex, faz maravilhas pela facturação de uma empresa. A experiência de compra, a possibilidade de tocar, sentir, a satisfação de ouvir dizer que aquelas calças lhe ficam bem, etc.
    E mesmo os produtos mais corriqueiros são vendidos pessoalmente - ou acha que a Sagres vende a cerveja aos fornecedores via net,p.ex ?
    • VMC
    • 19 março 2009

     # 54

    Concordo que um bom vendedor pode fazer maravilhas. Tenho empatias com alguns, que me levam a não pedir preços a outros fornecedores.

    Está a fazer-me recordar os vendedores da Würth e da Berner. O material é bom, mas caríssimo. Se apertar-mos um bocadinho temos 30% desconto, se comprarmos um pouco mais temos 50%, e todos ganhamos. Um disco de corte numa grande superfície comercial e na Würth pode ter uma diferença de 1000%. Quem olha para o preço pensa, disco é disco, só que o da Würth dura 20 vezes mais, e pode ter um desconto razoável, tornando o preço mais realista.
  12.  # 55

    Colocado por: FFlorCaro Luis vv
    Ninguem se faz de vitima, mas concordará que tem que haver um ponto de equilibrio.

    Desculpe, mas estou pelos cabelos com esse choradinho. De uma forma geral o mercado é livre e o vendedor não obriga ninguém a comprar. O equilíbrio está encontrado - se a empresa continua a laborar, é sinal de que tem quem compre. Caso contrário, ou muda de estratégia, ou vai à falência.


    Todos queremos ganhar alguma coisa, mas pelo que percebo quem tenta maximizar os lucros sem flexibilidade não vai muito longe no mercado.

    O problema é que toda a gente se sente com o direito de mandar postas de pescada sobre o lucro dos outros. Aliás, o lucro em Portugal é visto como algo ilegítimo - um "roubo" - em vez daquilo que efectivamente representa: a remuneração do trabalho e do capital.


    Diga-me se entre dois produtos idênticos e da mesma qualidade se escolhe o mais caro ? Se escolher, é garantia que maximiza o seu prejuizo !


    A decisão de compra é potencialmente influenciada por diversos factores, alguns dos quais não racionais. Sim, já escolhi o mais caro de 2 produtos equivalentes, por motivos diversos - aliás, todos já o fizemos.
    Da mesma forma, seguramente que já tomou café num estabelecimento, sabendo que seria mais barato fazê-lo em casa. E talvez até o faça regularmente naquele cafezito que cobra 0,6€, só para não andar até à esquina seguinte, onde o café só custa ,55€...
  13.  # 56

    Colocado por: carla nevesboa tarde

    alguém me sabe informar se as empresas autorizaram a publicação das tabelas neste site?


    Boa noite

    Gostava de dar os parabéns à Carla Neves, que não faço a mínima ideia quem seja, pela pergunta que fez. Sucinta, mas abrangente. Indirecta, mas fulcral.

    Contudo, o facto das 'ditas' estarem publicadas ou não, é pormenor. Errado é as marcas/empresas não publicarem os seus catálogos (com ou sem preço).
    De qualquer forma, nos sítios das empresas, constam os respectivos contactos que podem perfeitamente ajudar a evitar deslocações desnecessárias. Por exemplo: o nº de telefone. E nada melhor que a boa educação e diplomacia para fazer negócio à distância.

    Por fim:

    - Estão a fazer uma tempestade num copo de água. Salvo os interesses obscuros que normalmente rodeiam as empreitadas.

    O Troll

    Nota: já repararam que a Carla lançou a bojarda, e - Ala, que é cardoso!!!
  14.  # 57

    Colocado por: FFlorDepois acabamos por encontrar empresas que me fazem 35% desconto em sanitários roca suspensos e torneiras grohe, e pronto, tá a escolha feita !!
    E perguntei-me como conseguem deduzir estes valores às tabelas ? - vão buscar material directamente a Espanha !!!
    Cara FFlor,
    Duvido que os vão buscar "directamente a Espanha"...

    A GROHE, o maior exportador mundial de torneiras e maior fabricante europeu não tem fábricas em Espanha. MAS, DAS 6 FÁBRICAS NO MUNDO INTEIRO, UMA É EM PORTUGAL (Albergaria-a-Velha) - e é a única fábrica europeia que não está na Alemanha!

    Quanto à ROCA, que tem fábricas em Portugal há mais de 20 anos, alguns dos seus produtos de topo são exclusivos da fábrica de LEIRIA (que tem 800 trabalhadores)! Creio que a capacidade de produção das fábricas em Portugal ronda os 2,5milhões de peças/ano. O que quer dizer que é mais que certo que há até mais espanhois do que portugueses a comprarem produtos destas fábricas.

    Portanto, o seu raciocínio relativamento ao que é bom e barato vem de Espanha, está um bocadito errado (e os espanhóis agradecem). Provavelmente até há portugueses que vão comprar produtos cá fabricados a Espanha (ou a outros países)... mas isso quer dizer o quê? Que os portugueses são um Povo de uma inteligência inexcedível, a-bso-lu-ta-men-te geniais, claro!

    Por isso, e na mesma onda, vou acrescentar um comentário: ao pôr de lado marcas como a Cifial (ou, mesmo a Bruma) parece-me que você está a dar um grande tiro no pé, bem «à portuguesa».

    Colocado por: FFlor ontem recebi um orçamento para uma reconstrução/ampliação, e senti-me enganadaà grande
    E ainda ontem à tarde soube de mais uma história de uma obra que foi adjudicada ao melhor preço - uma das propostas tinha menos 35% que a minha!! O dono de obra entregou o valor da adjudicação ao empreiteiro (se bem entendi um «lusófono» cuja morada -num bairro «problemático»-que figurava na proposta, estava incompleta), e está há mais de um mês à espera que o tipo apareça, e não consegue contactá-lo para o único número de telemóvel que tem.

    É claro que, ao comparar-me a mim (engenheiro civil, m.b.a., há mais de 25 anos nisto) e à minha empresa a um delinquente é natural que «descubra» que eu levo mais caro (e nem sempre, caso contrário eu não andava cheio de trabalho!)... estarei eu, por isso, a enganar alguém? Ou estará você a comparar coisas que são diferentes?
    Suponho que você não estará à espera de pagar o mesmo por um bife-com-batata-frita num restaurante de um «bairro problemático» ou na marina de Cascais...

    Outro exemplo:
    Tenho andado a tratar de renovar/remodelar os meus dentes. Estou a pagar cerca de 4.000,00euros/hora ao dentista e o material que ele utilizou tinha cerca de 0,00001m3. Podia ter arranjado melhor preço (uns 2.500eur/hora) mas não teria um tratamento em ambiente hospitalar, e não seria observado por professores na matéria, etc.
    Conclusão? A segurança e a responsabilidade (e o que esperamos obter como competência) também se pagam.
  15.  # 58

    Olá Luis K.W.

    Concordo consigo, em muito do que refere !
    Quanto às fábricas da Roca e da Grohe, desconhecia tal informação, aliás um dos motivos que me fez inscrever neste forum foi precisamente para aprender algo mais sobre construção, e ter discussões construtivas, porque como é obvio cada pessoa tem a sua ideia e nem toda a gente gosta da mesma coisa, o que é é bom para uns pode não ser para os outros.
    A informação que dei foi-me directamente prestada pelas empresas, uma de Lisboa, e outra de Alverca, não decidi simplesmente inventar.
    Quanto ao tiro no pé, também se trata de uma situação de prevalência de gosto sobre a Grohe.

    Pretendo no entanto esclarecer que tenho consciência que o barato às vezes sai caro, e não é de todo o que pretendo.E não estamos aqui a discutir o preço de um café, ou de um almoço em restaurantes que não se podem comparar. Aqui não estamos a falar em centimos/ dezenas de euros mas de milhares !

    Por exemplo, tenho um carro alemão porque entendi que era de melhor qualidade apesar de ter pago muito mais do que pagaria por um renault ou peugeot com o dobro do equipamento ( já me fiz perceber !)

    É obvio que o trabalho bom e com qualidade paga-se. Mas deixa-me a pensar porque é que tenho até agora 3 orçamentos e todos eles diferem em mais de 25/30.000 € uns dos outros . Garanto-lhe que vou optar pelo que me oferecer mais garantias e não será provávelmente o orçamento mais baixo.

    No orçamento que recebi à dias, não questionei em tempo algum o custo da mão de obra, e o trabalho dos homens, questionei sim o valor colocado pelos materiais que estava deveras inflacionado, uma vez que até eu que não sou da àrea consigo melhor.é normal ?

    Já agora e porque tenho acompanhado de perto os comentários do Pedro Barradas(com quem se aprende umas coisas) do PedroAzevedo78, do Gustavo Mendes, e até alguns seus, aproveito para lhe perguntar se a reconstrução que fez numa casa em banda no Restelo ficou muito cara ( li num outro tema aqui do forum)

    Obrigado
  16.  # 59

    FFlor,
    Quando eu comparo o microtrabalho de dentistas, também estou a comparar diferenças de valores não só de MILHARES (euros/hora) mas também de MILHARESdeMILHÕES (se considerarmos o METRO CÚBICO de material por eles utilizado) ;-)

    Como lhe disse antes, há uma coisa imperceptível que podemos ou não valorizar. É a competência/fiabilidade/etc. que esperamos de determinado dentista (ou de certa marca de automóvel).
    (no caso do estranho mundo da construção é preciso muito mais do que competência e fiabilidade...).
    É isso que espero que os meus clientes «percebam» quando estão a lidar comigo e a minha empresa

    Quanto a essas discrepâncias de valores dos materiais... cada um faz a sua proposta de orçamento como lhe apetece.

    Eu NÃO faço os orçamentos dessa maneira, precisamente para evitar que o cliente se ponha a cogitar sobre as diferenças de valores da torneira "Evaristo-tenscádisto" ou dos pregos "Batista-nãoháCristoqueresista".
    Não é sobre essas parcelas, cujos valores de Preço de Venda ao Público estão acessíveis, que eu aplico as margens da empresa.

    Já percebi que tenho pouco a ensinar-lhe :-), pq você tem uma ideia muito clara sobre o que é realmente importante na escolha da empresa que vai executar o trabalho.
    • MDF
    • 20 março 2009

     # 60

    Boas a todos

    Conheci agora o Fórum e achei muito interessante, principalmente quando se começa a falar de preço :-). Primeiro, sou arquitecto, mas não tenho a minima intenção comercial, se tiver possibilidades de participar será com opiniões ou dúvidas e nunca para opinar sobre assuntos directamente ligados ao meu trabalho, principalmente se as questões tiverem que ver com honorários cobrados ou aquilo que outros colegas cobram. Todos já chegaram à conclusão que cada caso é um caso a nível orçamental. Gostava apenas de deixar aqui uma nota nesta discussão de preços em que uns estão acessíveis e outros não, papel de vendedor, etc. Não entro por aí pois é daqueles casos em que cada um defende os seus interesses o melhor que pode e sabe. O que me levou a escrever é a preocupação que noto nos consumidores com determinados materiais e os preços e a falta de algum rigor de quem vende e a ingenuidade de quem compra. Vou deixar o exemplo se conseguir colocar duas fotos neste Fórum. Por exemplo: Qual achariam mais caro se o vissem em alguma casa de banho de apartamento?
      casa banho 1.jpg
 
0.0294 seg. NEW