Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Caro nelnobre,

Perante toda a situação não seria boa pratica, sem realmente conhecer todas as condicionantes e presencia-las ao vivo, tecer algumas considerações.

Relativamente a certas questões que colocou, nomeadamente a pergunta 3, caso não isole as ombreiras das janelas irá ficar com uma ponte térmica nesse mesmo local, ora um sistema de isolamento como o ETICS que uma das vantagens e a correção, em certas situações por completo e noutras situações são corrigidas a grande parte, das pontes térmicas. Por isso essa zona das ombreiras, para o sistema funcionar por completo teriam de ser isoladas também.

A pergunta 4, sobre um revestimento cerâmico do sistema ETICS, desde já lhe digo que a Atlas prevê o revestimento de cerâmica como uma possibilidade para acabamento do sistema, porém, esta possibilidade de colocar revestimento cerâmico não está preconizada nas ETA's que a marca Atlas possui. Tem sim um certificado nacional polaco sobre o qual esta situação de aplicação de cerâmica está referida. Este tipo de acabamento é sempre uma possibilidade desde que cumpridas as etapas (ligeiramente diferentes da aplicação normal do sistema) que a marca refere aquando de uma situação do género.

Como referi, com todas estas condicionantes, todas estas 'peripécias', o melhor seria efectuar uma visita ao local de modo a responder a estas e a mais perguntas que possam surgir, e aconselhar então a melhor solução para si em concreto.

Se quiser pode entrar em contacto através de mensagem privada ou através do email [email protected].

Com os melhores cumprimentos
    Atlas Portugal
  2.  # 182

Caro Atlas
    Obrigado pelos esclarecimentos!
    Bem sei que as minhas questões levantavam dúvidas, mas o meu interesse é perceber se uma solução "intermédia" conforme descrevi/sugeri nas minhas questões comprometem irremediavelmente os ganhos.
    Não tenho qualquer preocupação com "certificações energéticas" ou "afins" para valorização do imóvel. Daqui não saio...
    A maioria das pessoas na minha zona (Madeira) optam por colocar um aquecimento com recuperador de calor sem isolar as paredes por pouco mais que seja.
    E acho que essa é uma solução esbanjadora de lenha!
    Pensei que isolando mais de 80% das fachadas teria melhores resultados do que só colocando o recuperador de calor...

Cumprimentos
  3.  # 183

Caro nelnobre,

Os sistemas de aquecimento e os sistemas de isolamento andam de "mãos dadas" porém não são o substituto um do outro, eles complementam-se, sabendo que com isolamento a eficiência do sistema de aquecimento poderá ser superior.
  4.  # 184

OK.
    Se o sistema ETICs for aplicado em 80% das paredes terei uma "mão direita" (recuperador) e uma "mão esquerda" pouco hábeis, ou terei duas "mãos canhotas"?
    PS (canhotas e não esquerdinas. Vale pela imagem, não é demérito para ninguém :-) ...)
  5.  # 185

Como se consegue perceber, se tem apenas 80% isolado terá um sistema que não ira cumprir a 100% com aquilo a que se destina, o que não é bom para o próprio cliente
    • pedras
    • 4 janeiro 2015 editado

# 186

todos voces se preocupam com o isolamento de fachadas e esquecem o mais importante o isolamento da cobertura da casa pois e a que esta mais exposta aos elementos e mais de 80° do calor ou frio entram e saem da casa pela cobertura
  6.  # 187

Colocado por: pedrastodos voces se preocupam com o isolamento de fachadas e esquecem o mais importante o isolamento da cobertura da casa pois e a que esta mais exposta aos elementos e mais de 80° do calor ou frio entram e saem da casa pela cobertura

Caro pedras,

Acho que quando se pensa em isolar a habitação, pensa-se em isolar tudo, seja fachadas seja cobertura. Agora uma coisa que disse sobre o isolamento na cobertura é mais importante, eu não diria dessa forma, pois se formos a comparar áreas, muito provavelmente existe mais área de fachada do que de cobertura, e se formos por essa razão é mais importante isolar as fachadas.

Contudo não podemos colocar as coisas dessa forma, creio que quando se pensa em isolar, tem de se pensar em isolar o "todo" e nunca "as partes".

Cumprimentos
  7.  # 188

Caros senhores

A cobertura está razoavelmente isolada (área +- 100 m2).

Havendo muito dinheiro nem me preocupava em isolar nada: vendia o apartamento e siga para terras de Vera Cruz que por lá não há frio... (mas não é o meu caso :-( --- oh vida de pobre!)

Havendo algum dinheiro, o que é que se faz? Isola-se o que está mais sujeito a baixas temperaturas (130 m2)? Ou trabalha-se para ter mais dinheiro até que chegue para isolar todas as fachadas (200 m2) porque o que se ganha com o isolamento parcial não compensa?

Atentamente
  8.  # 189

Colocado por: pedrastodos voces se preocupam com o isolamento de fachadas e esquecem o mais importante o isolamento da cobertura da casa pois e a que esta mais exposta aos elementos e mais de 80° do calor ou frio entram e saem da casa pela cobertura

É verdade que o elemento mais sujeito a transmissões térmicas é a cobertura. No entanto a percentagem que referiu está errada, são 30% e não 80%. Logo a seguir vêm:

Fachada 25%
    Ventilação 20%
    Caixilharia 13%
    Pavimentos 7%
    Pontes térmicas 5%
  9.  # 190

Colocado por: nelnobreCaros senhores

A cobertura está razoavelmente isolada (área +- 100 m2).

Havendo muito dinheiro nem me preocupava em isolar nada: vendia o apartamento e siga para terras de Vera Cruz que por lá não há frio... (mas não é o meu caso :-( --- oh vida de pobre!)

Havendo algum dinheiro, o que é que se faz? Isola-se o que está mais sujeito a baixas temperaturas (130 m2)? Ou trabalha-se para ter mais dinheiro até que chegue para isolar todas as fachadas (200 m2) porque o que se ganha com o isolamento parcial não compensa?

Atentamente

Se como diz a diferença são 70m² entre o isolar "o todo" ou isolar "as partes" então digo-lhe que o melhor é tentar conseguir isolar "o todo", pois por 70m² irá ter um sistema "incompleto" quando na verdade era "só por mais 70m²", isto é, perto de 1/3.
  10.  # 191

Divulgo aqui o catalogo de cores Atlas.

Cumprimentos
    Atlas Portugal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
  11.  # 192

Boa noite,

Em, 2008 comprei um apartamento novo. Tive o cuidado de verificar a qualidade dos vidros e caixilharias existentes, pois até levei uma pessoa conhecida que trabalhava na área da serralharia e aluminios e me disse que os materiais eram de muito boa qualidade pois o apartamento fica junto a uma estrada muito movimentada, daí a minha preocupação nessa altura.

Acontece que passado 6 anos e sempre a "matutar" no assunto do isolamento térmico e acústico das janelas que tenho por toda a casa mesmo que os vidros e caixilharia sejam de muito boa qualidade.

Acontece que a solução encontrada, é "acrescentar" uma parede de 60mm de pladur para depois poder colocada a janela simples. A parede de pladur terá por volta de 10m2. Mas pedia o vosso conselho de qual será o melhor ou melhores materiais para o meu caso
  12.  # 193

Claro que não, por isso é que pedi ajuda pra saber o que posso aplicar na parede antes de por o pladur ou no próprio pladur...

Li sobre a lã de rocha, mas queria saber se existe outro material que possa aplicar de modo a isolar mais, quer em termos térmicos quer em termos acústicos.
  13.  # 194

Caro "Atlas",

Talvez fosse boa ideia colocar no seu catálogo de cores as referências CMYK ou RGB das ditas (ou RAL ou Pantone, etc), pois, se um arquitecto quiser fazer um 3D realista, precisa da tonalidade correcta.
  14.  # 195

Bom dia Caravelle,

Não foi colocada essa informação, isto porque:

-Esse catalogo colocado aqui no fórum é mais para o cliente dar conta de toda a paleta de cores, além disso é também para saber a que grupo pertence cada cor.
    -Para os arquitetos temos criada a nossa libraria de cores em Photoshop, Autocad, Autodesk, Archicad, Coreldraw, que o arquiteto abre diretamente no próprio programa

Mas obrigado pela sugestão.

Cumprimentos
  15.  # 196

caro Atlas,

Não me dá uma solução para o que necessito?
  16.  # 197

Boa tarde p lopes,

A Atlas comercializa produtos para o sistema de isolamento térmico pelo exterior e também para um sistema de isolamento pelo interior de paredes e tetos. Toda esta informação pode ver neste mesmo tópico pelas páginas anteriores.

Aquilo que você pergunta ou que você equaciona (construção de parede em pladur de 60mm) não faz parte dos produtos Atlas pelo que o que aconselho é entrar em contacto com empresas aplicadoras desses mesmos produtos.

Você poderá ver nas páginas anteriores o nosso sistema de isolamento térmico pelo interior, que poderá ser uma opção, porém como disse que a solução passava por acrescentar uma parede de 60mm de pladur, então perante essa solução o melhor é seguir o conselho dado em cima.

Atlas Portugal
  17.  # 198

Queremos comunicar a todos os que nos seguem que ainda hoje poderão ser anunciadas novidades no nosso portefolio de produtos com a visão de inovar a cada dia que passa.

Muito obrigado
    Atlas Portugal
  18.  # 199

A Atlas tem o orgulho de apresentar no seu portefolio de produtos para o sistema de isolamento térmico pelo exterior dois novos produtos:

- Fixação mecânica TFIX-8S
    - Fixação mecânica TFIX-8ST

Mais informações sobre as mesmas fixações nos comentários a seguir
  19.  # 200

TFIX-8S
      tfix8s.jpg

0.0810 seg. NEW