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  1.  # 1

    Olá a todos,

    Estou com um problema um tanto sério de obras e pedia-vos conselho sobre a melhor maneira de o resolver.

    O carpinteiro da obra aconselhou-me a aquisição das várias madeiras de pinho que iriam ser necessárias para a obra numa serração perto de Penela, em Podentes, nomeadamente a Tiago Lopes Baptista & Filhos, Lda (239 569 213).
    Do lote de material pertenciam uma grande quantidade de pranchas e soalhos com largura de 16 e 17 cm e de 1.ª qualidade. Como essa serração não faz entregas encomendei a uma empresa de transportes o serviço da recolha e entrega na obra do material. Da serração à obra distam uns 30 km.

    Ora acontece que quando o carpinteiro começou a assentar o soalho de 17 cm reparou que existia um problema com o encaixe, nomeadamente com o macho e fêmea. Ou seja, o encaixe estava muito apertado e as tábuas só se conseguiam aplicar à marretada. Com o soalho de 16 cm não havia qualquer problema.

    Ambos os soalhos já se encontravam na obra há dois meses, armazenados na mesma divisão e, claro está, nenhum deles apanhou água.

    Contactei a serração que se revelou muito admirada com o sucedido, dizendo-me que nunca tinha acontecido, e pedindo-me para lhes levar o soalho de volta para confirmarem-me a existência do problema. Caso houvesse efectivamente um problema, depois procederiam à troca. Mesmo com muita insistência minha não se disponibilizaram a fazer a recolha na obra.

    Ou seja, eu teria de voltar a pagar a uma empresa de transportes para lhes levar o soalho e voltar a pagar uma outra vez para depois irem buscar o novo soalho... Como cada ida, com motorista, custa-me cerca de 100 euros, seriam 200 euros a mais para ter um soalho que me custou 280 euros com IVa em condições de ser aplicado. Praticamente o mesmo do valor do soalho.

    ALém disso, como não tenho guia de transporte para este material, nenhuma empresa de transporte correria o risco de transportar esta carga. Apresentei este argumento à serração que disse que também não tinha solução para isso.

    Isto terá necessariamente de passar por um advogado ou há outra forma de resolver as coisas pacificamente (centros de arbitragem, etc)? Neste caso a quem compete transportar a carga defeituosa?

    Obrigado
    •  
      jccp
    • 30 outubro 2014 editado

     # 2

    vá lá pessoalmente leve só uma peça de cada (macho/femea)do soalho defeituoso e diga que o resto está igual
    Concordam com este comentário: Rodri12
  2.  # 3

    Já ponderou levar uma amostra ao carpinteiro no seu carro.

    Se o defeito tiver sido do fabrico deles terão que se responsabilizar tanto pela substituição do soalho como pelas despesas de transporte! (Acho eu)
  3.  # 4

    Agarre no sujeito da serração para lhe ir a casa e verificar lá se estão bem ou não. Depois de confirmar que não estão bem pergunte-lhe qual a solução que ele tem para resolver isso no local.
    Concordam com este comentário: eu, Rodri12
  4.  # 5

    Colocado por: jccpvá lá pessoalmente leve só uma peça de cada (macho/femea)do soalho defeituoso e diga que o resto está igual
    Concordam com este comentário:Rodri12


    No meu carro só consigo levar tábuas com metro e meio (smart). Além disso, eles poderiam sempre argumentar que era um problema isolado e que os outros molhos poderiam estar bons e etc.



    Colocado por: Rodri12Se o defeito tiver sido do fabrico deles terão que se responsabilizar tanto pela substituição do soalho como pelas despesas de transporte! (Acho eu)


    Pois, mas eles estão com muito má vontade porque como ainda devem ter em stock do mesmo lote soalho de 17cm, poderiam muito facilmente confirmar que o mesmo apresenta defeitos.


    Colocado por: RJAS1972Agarre no sujeito da serração para lhe ir a casa e verificar lá se estão bem ou não. Depois de confirmar que não estão bem pergunte-lhe qual a solução que ele tem para resolver isso no local.


    Também referi a hipótese de alguém da serração ir à obra e confirmar in-loco o problema. Disseram-me que não tinham ninguém que residisse aqui próximo e que não era possível...

    Eu apenas falei com a administrativa da empresa porque o gerente estava "escondido" por trás a dar as ordens de resposta. Ou seja, também não valia de muito insistir no vazio com quem não tinha culpa no processo.
  5.  # 6

    Colocado por: pauloms

    No meu carro só consigo levar tábuas com metro e meio (smart). Além disso, eles poderiam sempre argumentar que era um problema isolado e com os outros molhos poderiam estar bons e etc.





    Pois, mas eles estão com muito má vontade porque como ainda devem ter em stock do mesmo lote soalho de 17cm. Poderiam muito facilmente confirmar que o mesmo apresenta defeitos.




    Também referi a hipótese de alguém da serração ir à obra e confirmar in-loco o problema. Disseram-me que não tinham ninguém que residisse aqui próxima e que não era possível...

    Eu apenas falei com a administrativa da empresa porque o gerente estava "escondido" por trás a dar ordens de resposta. Ou seja, também não valia de muito insistir no vazio com quem não tinha culpa no processo.


    Homem está a 30kms da serração, tem um carro económico (Smart) de que está à espera para lá ir bater à porta e dizer que só sai de lá quando alguém se disponibilizar para o acompanhar à obra e lhe resolver o problema?!
    Concordam com este comentário: eu, jorgealves, RJAS1972
  6.  # 7

    Tanta coisa por causa de um problema que, aparentemente, se resolve com uma lixadeira...
    Pergunte na serração pelo livro de reclamações, costuma ter melhores resultados do que o se faz favor.
    Concordam com este comentário: joaosantos, nunogouveia, Rodri12
  7.  # 8

    Alguém da Serração é que tem de se deslocar á obra e não o contrário!!
    Por acaso está bonito um gajo andar com o soalho todo para trás e para a frente, quer tenha transporte próprio ou não.
    Com um pós venda desses está tudo dito!!
  8.  # 9

    Colocado por: Joao DiasAlguém da Serração é que tem de se deslocar á obra e não o contrário!!
    Por acaso está bonito um gajo andar com o soalho todo para trás e para a frente, quer tenha transporte próprio ou não.
    Com um pós venda desses está tudo dito!!


    Este (frase a bold) é o cerne da questão, se eles lá não vão que remédio, ir lá buscá-los de preferência por uma orelha!!
  9.  # 10

    Colocado por: Rodri12Homem está a 30kms da serração, tem um carro económico (Smart) de que está à espera para lá ir bater à porta e dizer que só sai de lá quando alguém se disponibilizar para o acompanhar à obra e lhe resolver o problema?!


    O problema é que só tenho uma caçadeira do meu avô e que por sinal nem está registada... E ainda a tinha de montar porque está em peças e nem sei se funciona...



    Colocado por: RJAS1972Tanta coisa por causa de um problema que, aparentemente, se resolve com uma lixadeira...


    Como?
    O carpinteiro tentou com uma tupia remover umas décimas de mm ao macho mas disse que tinha de ser com uma fresa de bancada porque senão o trabalho ficava muito mal feito, várias peças ficariam inutilizadas e demoraria uma eternidade para fazer todo esse serviço.

    Colocado por: RJAS1972Pergunte na serração pelo livro de reclamações, costuma ter melhores resultados do que o se faz favor.


    Sim, se não houver outro remédio terei de agir por essa via. Mas como sei que caso haja uma resposta, penso que pela ASAE, só vai chegar daqui a um ano ou dois, entretanto fico eu com o prejuízo da obra inacabada.
  10.  # 11

    Esqueci-me também de referir que a solução que a serração Tiago Lopes Baptista & Filhos me apresentou, caso detectassem efectivamente um problema com o encaixe do soalho, seria a repassagem das tábuas na fresa para alargar mais a fêmea. Ou seja, obrigaria sempre a ter de lá voltar para trazer o soalho reparado.

    O que me interessa efectivamente é saber se pela lei das garantia eu é que tenho de levar o material defeituoso ou se é o fornecedor que tem de arcar com essa responsabilidade. Sabendo isso posso agir de uma outra forma, com carta registada e etc.
  11.  # 12

    Colocado por: paulomsO que me interessa efectivamente é saber se pela lei das garantia eu é que tenho de levar o material defeituoso ou se é o fornecedor que tem de arcar com essa responsabilidade. Sabendo isso posso agir de uma outra forma, com carta registada e etc.

    Se comprar uma TV na Worten e se ela avariar, a Worten vai buscá-la a sua casa ou vai o Pauloms com a TV à loja?
  12.  # 13

    Não se se aplica neste caso, mas aqui http://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/nc/dicas/garantias-4-vias-para-resolver, fala sempre em levar o produto à loja.

    Embora neste caso especifico, não me parece correto que o comprador tenha que arcas com os custos do transporte.
    Concordam com este comentário: Máquina
  13.  # 14

    Colocado por: Picaretaa Worten vai buscá-la a sua casa ou vai o Pauloms com a TV à loja?


    a wortem vai a casa no caso dos grandes electrodomesticos :P
  14.  # 15

    Colocado por: dedaoa wortem vai a casa no caso dos grandes electrodomesticos :P

    Por cortesia ou porque é obrigada?

    Colocado por: Anonimo16062021E se o picareta comprar um carro novo

    Isso é outra história.
  15.  # 16

    Colocado por: PicaretaSe comprar uma TV na Worten e se ela avariar, a Worten vai buscá-la a sua casa ou vai o Pauloms com a TV à loja?

    Atenção que isto é uma questão, não se trata de nenhuma afirmação.
  16.  # 17

    Colocado por: Anonimo16062021Como assim?

    Todos os carros novos tem uma garantia que contempla um reboque em caso de avaria, mas se o Anonimo110722 for comprar uma máquina fotográfica e quando chegar a casa verificar que está avariada, acha que lhe vão buscar a máquina a casa?
  17.  # 18

    Colocado por: Anonimo16062021Sim,passou-se isso com um iPhone que comprei numa loja Apple,ao fim de umas semanas o dito avariou e eles vieram o buscar a casa e com um outro novo em folha dentro da respectiva caixinha para entrega

    Ó dias, está a brincar comigo, certo?
  18.  # 19

    Colocado por: Anonimo16062021Porque?

    Porque essa história é surreal. Então eles mandam alguém a sua casa com um icoiso novo, sem sequer saberem se o icoiso está avariado ou se é uma azelhice sua?
  19.  # 20

    Colocado por: Anonimo16062021
    Porque?


    eheheh isso é que é serviço VIP!! Deve ser um excelente cliente da Apple... Não duvidando do que diz, nunca tinha ouvido falar em tal serviço
 
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