Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 27 janeiro 2015

     # 1

    Colocado por: Billy_BoyJá sei, a verdade não é credível.

    Sim, "ahahahaha" é uma verdade muito credível...
  1.  # 2

    E o que está escrito a seguir?
    • eu
    • 27 janeiro 2015

     # 3

    Colocado por: Billy_BoyDeixem de 'subsidiar' as empresas exportadoras através de artificios cambiais.

    Que grande incoerência. Então e taxa de câmbio do Euro só "subsidia" as empresas exportadoras da Alemanha?

    Por acaso, Portugal, Espanha, França, Grécia e todos os outros países da zona euro não têm a mesma taxa de câmbio?

    Então porque é que a Alemanha é competitiva e os países do sul da Europa não são? Ainda por cima com salários muito mais baixos que os salários dos alemães !!!

    Pois é, a verdade dói: a verdade é que eles são mais competentes que nós.
    Concordam com este comentário: two-rok
    • eu
    • 27 janeiro 2015 editado

     # 4

    Colocado por: Billy_BoyE o que está escrito a seguir?

    Você editou o post e colocou lá aquilo depois. Sim, invocar algo que aconteceu há 60 anos atrás para justificar o sucesso atual, deve fazer sentido...
  2.  # 5

    Porque temos a mesma moeda. A taxa de câmbio reflecte toda a economia da zona Euro. Ora, na zona Euro há economias mais desenvolvidas que outras. Se os alemães são mais produtivos, deviam ter uma moeda mais forte a acompanhar esses ganhos de produtividade. Se as economias do sul são menos produtivas, então uma moeda mais fraca ajudaria a aumentar as exportações. E há medida que se tornassem competitivas, a sua moeda valorizaria.

    O resultado do meio termo que é o Euro, é que os alemães têm uma moeda mais fraca que o que deveriam, e nós temos uma moeda mais forte. Beneficia ainda mais as exportações deles, e penaliza as nossas. Cria uma união monetária desequilibrada. Se os alemães tivessem adoptado as mesmas políticas económicas que o resto da Europa, as discrepâncias que hoje temos seriam menores.
    Concordam com este comentário: branco.valter
  3.  # 6

    Colocado por: eu
    Você editou o post e colocou lá aquilo depois. Sim, invocar algo que aconteceu há 60 anos atrás para justificar o sucesso atual, deve fazer sentido...


    O que são hoje foi construido em cima de fundações, não veio do nada. Tal como se o país não fosse rico em reservas de ferro e carvão, a segunda revolução industrial nunca teria acontecido lá.

    Acrescento ainda que eles tiveram um grande perdão de dívida no pós-guerra, para ajudar à recuperação económica.
  4.  # 7

    já agora

    quem é que pagou a reunificação da Alemanha? estou a perguntar
  5.  # 8

    Colocado por: marco1quem é que pagou a reunificação da Alemanha? estou a perguntar

    Naturalmente, a antiga RFA.
    Concordam com este comentário: eu, two-rok
  6.  # 9

    E o que é que levou à desunificação? Algo que também teve custos.... para os outros.
    • eu
    • 27 janeiro 2015

     # 10

    E o que aconteceu na idade média? E os descobrimentos Portugueses?

    Vocês têm a noção do ridículo do que é invocar acontecimentos de há muitas décadas atrás?
    Concordam com este comentário: two-rok
  7.  # 11

    Colocado por: J.Fernandes
    Naturalmente, a antiga RFA.
    Concordam com este comentário:eu


    Não houve dinheiros da CEE?
    • eu
    • 27 janeiro 2015 editado

     # 12

    Colocado por: Billy_BoySe os alemães são mais produtivos, deviam ter uma moeda mais forte a acompanhar esses ganhos de produtividade. Se as economias do sul são menos produtivas

    Ainda bem que concorda que os Alemães são mais produtivos e as economias do sul são menos produtivas.

    Ainda por cima, as economias do sul têm salários consideravelmente mais baixos que os alemães. Ou seja, na mesma atividade económica, uma empresa Portuguesa tem uma vantagem competitiva ao nível dos gastos salariais.

    Porque será que eles, mesmo com salários mais elevados, são mais competitivos que as economias do sul? Será do guaraná? Custa assim tanto admitir que eles são mais competentes ?
    Concordam com este comentário: two-rok
  8.  # 13

    A produtividade depende de muita coisa. Infrastruturas, fiscalidade, estabilidade, recursos naturais, distancias geográficas, etc. Não é só salários. Há inúmeras vantagens em estar no centro da Europa rodeado de parceiros de negócios. Estar perto dos campos petrolíferos do mar do Norte e das rotas comerciais. E beneficiar da boa qualidade das infratruturas portuárias, rodoviárias e ferroviárias da Europa central. As sinergias com outras indústrias locais.

    A "competência" é só uma parte da produtividade.
  9.  # 14

    Colocado por: Bricoleiro

    Consigo, com trabalho.

    Já os economistas só conseguem o mesmo feito com o dinheiro dos outros.


    Isso não tem sentido nenhum.

    Tens de aprender a distinguir políticos e economistas, não são a mesma coisa. E depois distinguir entre políticos de esquerda e de direita (que não existem no nosso país).
    Concordam com este comentário: two-rok
    • eu
    • 27 janeiro 2015 editado

     # 15

    Colocado por: Billy_Boy
    A "competência" é só uma parte da produtividade.

    É a principal parte.

    Recursos naturais? Há países praticamente sem recursos naturais que são uma potência industrial, por exemplo, o Japão.

    Localização geográfica? Acha que num mundo totalmente globalizado, a localização geográfica ainda é muito importante? É importante estar perto do centro da Europa? Então coitada da Coreia do Sul, deve exportar pouco para a Europa.

    Estar perto dos campos petrolíferos do mar do Norte? Você está a gozar ou quê? Deu-se conta do disparate que isto é?

    Uma coisa é certa: quando falta competência, tudo serve de desculpa.
    Concordam com este comentário: two-rok
  10.  # 16

    Lol. O que é que acha que é o Brent? O transporte é de graça?

  11.  # 17

    Devemos fazer como o Japão e a Coréia do Sul e termos controlo sobre a nossa economia e sobre a nossa moeda. Os outros que mandem na casa deles.
    • eu
    • 27 janeiro 2015

     # 18

    Colocado por: Billy_BoyLol. O que é que acha que é o Brent? O transporte é de graça?

    O BRENT é apenas um índice de referência de preços.

    Todos os países compram petróleo a vários fornecedores diferentes, incluindo médio oriente e África. O custo do transporte é residual.

    Aliás, o preço do diesel na Alemanha é superior ao preço em Portugal.
    Concordam com este comentário: two-rok
  12.  # 19

    Colocado por: tostex

    Isso não tem sentido nenhum.

    Tens de aprender a distinguir políticos e economistas, não são a mesma coisa. E depois distinguir entre políticos de esquerda e de direita (que não existem no nosso país).


    Qual é o trabalho dos economistas?
    Não é criar medidas de poupança a capitais existentes?
    • eu
    • 27 janeiro 2015

     # 20

    Colocado por: Billy_BoyDevemos fazer como o Japão e a Coréia do Sul e termos controlo sobre a nossa economia e sobre a nossa moeda

    Sim, antes do euro, quando tivemos controlo sobre a economia e moeda, éramos uma potência económica. Um verdadeiro gigante.
    Concordam com este comentário: two-rok
 
0.0536 seg. NEW