Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva

Desde que iniciei todo o processo de procura de casa que comecei a frequentar o forum e devo dizer fiquei viciada (no bom sentido)!

Procurei a casa, encontrei, comprei ... e agora tenho de remodelar...

Começam as duvidas ...

Vou anexar a planta a que tive acesso na camara...

1ª Grande duvida o que fazer na cozinha (numero 1 do desenho):
    Vou derrubar aquele balcão e aquela "especie" de parede junto à janela, No sitio dessa "especie" de parede estava a pensar colocar um balcão e assim ficava com espaço para colocar a maquina da loiça e de lavar roupa. No entanto roubo esses 60 cm de largura do balcão à sala que já de si não é muito grande ( visto quero colocar um sofa e uma mesa com 4 cadeiras).
    Ou,
    Não coloco esse balcão, a maquina da loiça fica debaixo do lava loiças que é por debaixo da janela e coloco a maquina da roupa no roupeiro junto à casa de banho.

2ª duvida, A casa de banho é demasiado pequena para o meu gosto, estou a pensar, no sitio da sanita partir a parede que dá para o quarto e fazer uma area de duche, no restante espaço do quarto fazia roupeiro, alterando o sitio da porta de entrada do quarto. A questão é, vou ficar com cerca de 60 cm entre a cama e o roupeiro (portas de correr), é espaço suficiente para circular?

Tenho mais algumas duvidas e questões mas vou guardar para o desenrolar do topico.

A vossa ajuda e sugestões são bem vindas :)
  2.  # 2

Pirite,

quer manter os dois quartos?

Essa era uma questão importante...

Cumprimentos,

Rafael Fortes, Arquitecto
    [email protected] | 963614228 |www.facebook.com/lar.laboratoriodearquitectura
  3.  # 3

Sim Rafael, os dois quartos são para manter.
  4.  # 4

Hummm

Parece-me que não criei um tópico suficientemente interessante...

E se eu prometer colocar fotos do antes durante e depois, e custos?!!

Ainda ando em fase de pedir orçamentos... mas gostava de ter uma ideia mais concreta das alterações a fazer, pois não quero daqui a uns tempos perceber que tomei as decisões erradas...

O apartamento fica num quarto andar, no Algarve, não quero colocar estores nem portadas, quero colocar apenas blackout, que tipo de janelas e vidros aconselham? ( Eu disto não entendo nada, são janelas, têm diferentes sistemas de abrir, têm cor, são de x y ou z material e os vidros podem ser simples duplos ou triplos, isto é o meu conhecimento de janelas)
    Concordam com este comentário: Rodri12
  5.  # 5

Quero só dizer que o quarto a que me refiro no post #1, ao qual vou sacrificar alguma area para acrescentar area de duche e roupeiro é o quarto mais pequeno que fica entre o wc e a cozinha.
  6.  # 6

Colocado por: PiriteParece-me que não criei um tópico suficientemente interessante...

Coloque visível um boneco do "antes" (existente) e "depois" (planeado) para receber feedback.
    A descrição por palavras é confusa e, claro, a imagem é melhor que mil palavras.
    Concordam com este comentário: Rodri12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pirite
  7.  # 7

Seguindo o concelho do/a Clioll cà vai um Pdf para o antes.

Peço desculpa por algum erro nos desenhos mas foram feitos por mim com base na planta inicial que recebi da camara.

Espero que sejam perceptiveis
  8.  # 8

E uma imagem para o depois imaginado por mim...
  9.  # 9

Essencialmente:

1)- Quer desafogar um pouco a sala eliminando a divisória da kitchenette.

2)- Quer aumentar um quarto eliminando um roupeiro e remodelando o WC para eliminar a banheira.

Quanto ao 1) não me parece haver problema;

Quanto ao 2) considere o seguinte:
    - Ao eliminar o roupeiro vai ganhar espaço, mas se calhar só aparentemente, porque depois vai querer comprar um roupeiro para colocar no quarto e o espaço acaba roubado outra vez;
    - Mexer no WC pode complicar (ou não) dependendo de onde passam as coretes e tubos, nomeadamente esgoto e ventilação. Se passarem na zona que pretende transformar em quarto, tem aí um problema.
    • Pirite
    • 7 novembro 2014 editado

# 10

Clioll,

Ponto 1) sim é isso mesmo.

Ponto 2) Vou manter aquele roupeiro mais pequeno, que é o unico existente na casa neste momento. E penso que dará jeito de futuro para funcionar como dispensario.
    Vou retirar cerca de 0.60 m de comprimento ao quarto 2, para acrescentar na casa de banho. Onde actualmente está a sanita é para entrar os 0.60 m para dentro do quarto, e passa a ser aí o duche. No quarto vou ficar com um L, mudo a porta de entrada do quarto 0.60 m na direcção da cozinha, e faço um roupeiro de parede de forma a ficar com a parede em linha.
    O quarto que agora tem 3.15 m de comprimentos passará a ter 2.55m, será que é suficiente para colocar uma cama em que a cabeceira fica na parede da cozinha?

Quanto aos esgotos e canalização vai ser tudo mudado, a casa tem 35 anos!!
  10.  # 11

Pois peço desculpe, confundi o "antes" e o "depois" no Ponto 2.

Realmente o quarto fica pequeno, se considerar que uma cama normal tem 2 metros de comprimento, fica com 55 cm para passar. Serve, mas não pode engordar! :)

Quanto aos tubos, pode mudar todas as tubagens que lhe pertencem à vontade que não muda o que lhe disse: há tubagens que são infraestruturas comuns do prédio. Por exemplo: pelo seu WC passa um tubo de esgoto vertical, de alto a baixo do prédio, para onde também vão os esgotos dos vizinhos de cima e dos vizinhos de baixo. Não vai poder mudar a localização deste tubo, logo tem que se perceber se passa ou não nalguma parede que queira demolir.

A propósito: não pode demolir paredes à vontade, tem de perceber se essa é uma parede estrutural da casa (mestra) ou não.
  11.  # 12

A questão do quarto ficar pequeno é uma das que me preocupa... será que me virei a arrepender... ou seja estou a sacrificar esse espaço em prol de um chuveiro maior e de um roupeiro no quarto que de qualquer forma terá sempre de existir poderá é ser de parede ou movel...

Em relação às infraestruturas comuns do predio, tem razão... tenho de ver essas questões...

No entando a julgar pela espessura das paredes no caso da parede em questão penso que não será um problema, a parede tem 0.10 m de espessura.
  12.  # 13

Pirite, pensei no seu caso e fiz-lhe um boneco rápido...veja o que acha...

Cumprimentos,

13.  # 14

fazendo o hall como o Rafael fez ( porta do quarto mais junto ao roupeiro e puxando a entrada da wc, penso que bastaria os tais 1.7 da wc como está para meter lá um duche como deve ser parede a parede e não era preciso mexer no quarto do meio.
  14.  # 15

Colocado por: Rafael FortesPirite, pensei no seu caso e fiz-lhe um boneco rápido...veja o que acha...

Cumprimentos,

Gostei muito desta solução, que lhe ia permitir muitos arrumos na sala
  15.  # 16

Rafael obrigada pelo esboço, ficou muito bem assim!

As ideias gerais que eu tinha estão aí... só nunca pensei em eliminar o roupeiro da entrada, devido a usa-lo como dispensa... mas assim tambem fico com muito espaço para arrumações.

A unica questão é mesmo na cozinha, essses 3.4m de bancada, não devem de dar para frigorifico, fogão e maquina de lavar roupa...

Marco1 essa ideia também é interessante...
  16.  # 17

Pirite, dão para isso tudo. cada um desses equipamentos ocupa aproximadamente 60 cm por isso tem espaço mais que suficiente...
    Marco, mexo no quarto do meio essencialmente para aumentar a sala. A redução da casa de banho é para aproveitar aquele espaço para roupeiro.
  17.  # 18

Colocado por: Rafael FortesPirite, dão para isso tudo. cada um desses equipamentos ocupa aproximadamente 60 cm por isso tem espaço mais que suficiente...
    Marco, mexo no quarto do meio essencialmente para aumentar a sala. A redução da casa de banho é para aproveitar aquele espaço para roupeiro.

O que pus a Bold é algo que acho que tem muita importância. Eu também tinha um T2 e se há coisa que me metia fastio na casa er não ter espaços de arrumação e depois de ter um filho nem se fala
    Concordam com este comentário: Pirite
  18.  # 19

bem o quarto já lá estava com com as mesmas medidas com que ficou na planta do rafael com o roupeiro, como ele disse apenas chegou todo o conjunto para aumentar a sala, mas até que ponto essa alteração se justificará pois toda a zona de tubagens da cozinha terá que ser alterada assim como resolver a integração daquele corpo balançado onde agora está o lava loiça. por outro lado sendo a única wc da casa não sei se será muito pouco 1.2 de largura de wc.
  19.  # 20

Pirite

por curiosidade estive a analisar as medidas dessa casa e compará-las com a sua versão e a do rafael e vai não vai acabei por fazer um desenho

e assim a pirite ficar com a noção de que o espaço é pequeno e não dá para certas coisas.

devia ponderar não acabar com a varanda mas por a hipótese de fazer uma única janela sacada para a mesma e com uma largura para cima de 2.5 m

0.0222 seg. NEW