Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: adias
    Até ao dia que tenta fazer um seguro, de carro, de saúde, de casas e lho negam porque recebe emails de uma associação de doentes de cancro.
    Até ao dia que tenta fazer um empréstimo para comprar um carro, uma casa, e lho negam porque recebe uma factura de telemovel de 300 euros por mês.
    Até ao dia em que tenta obter visto para ir ao Canáda visitar a familia emigrada e lho negam porque recebeu um email de um colega a trabalhar na Síria.
    Até ao dia em que tenta comprar um bilhete de avião e lho negam porque visitou um site sobre explosivos, voce que trabalha em demolições.
    Até ao dia que o prendem porque clicou num link com fotos dos seus primos na praia
    Até ao dia que....


    este comentário foi o melhor do mundo!vê-se bem o fanatismo,então recebo um email de associação de cancro e vou pedir um empréstimo,como o banco vai saber que é meu tendo eu 3 email diferentes e com endereços de ip wifi em cafes?Ainda ontem recebi um duma associação de ajuda a sida logicamente tenho sida?
    ontem e como é habitual gosto de ver imagens de talibãs a serem mortos pelos americanos e outras coisas de guerra,agora sabendo isto e estando eu num pais sensível como a frança será que me vão proibir andar de avião?não não vão pois já ando de 15 em 15 dias! De todas as maneiras qual o medo?que descubram que tem um crédito de casa?que não consegui pagar a prestação do carro?se tivesse um milhão de euros ai é que me preocupava agora dívidas,
    • eu
    • 18 novembro 2014

     # 2

    Colocado por: ramos1999este comentário foi o melhor do mundo!vê-se bem o fanatismo

    O adias está a pintar um quadro negro daquilo que potencialmente poderá acontecer se a humanidade não definir limites nas questões de recolha de informação pessoal.

    Daí ele começar as frases por "até ao dia".

    Infelizmente não é fanatismo, é uma preocupação legítima e que merece a nossa máxima atenção.
    Concordam com este comentário: Gabinete OP
    • adias
    • 18 novembro 2014 editado

     # 3

    Colocado por: crominhoSinceramente minha gente, acho que o que é preciso é bom senso.


    Trabalho com estatistica médica, portanto tenho bastante experiência sobre a privacidade.

    Ficará surpreendido, de saber que nos EUA - onde o sistema de saúde assenta totalmente em seguros - é pão do dia a dia ver seguros de saúde recusados por isso mesmo. Muitas associações de doentes são "financiadas" (para não dizer propriedade de) por farmaceuticas, que recebem deles as listas de contactos, que por sua vez tem participações financeiras em seguradoras.... O que se sabe é que as seguradoras "por magia" descobrem quem tem doenças terminais e fazem finca pé. Por alguma razão o tal de Obama care, que queriam pintar de "comunista", tem uma cláusula a tentar proibir a recusa de seguros!
    O caminho de onde obtém a informação não pelos emails. Mas alguém dúvida que o google e o facebook, quando a galinha dos anuncios começar a secar, e já está a secar, vão começar a vender o mesmo tipo de informação? Acha que é bondade a google, a microsft a apple terem criado serviços de armazenamento de informação médica gratuitos? a google fechou-o recentemente.

    O NHS no UK prepara-se para vender os detalhes médicos de todos os doentes, que não optem sair do esquema, pseudo-anonimos, para "fins de investigação". Alguém dúvida que esses dados direta ou indiretamente vão acabar nas mãos de empresas de marketing e seguradoras (praticamente não há seguros de saúde no UK)? Quem sabe um pouco de análise de dados sabe que ainda que o NHS os venda pseudo-anonimos será possivel correlacionar uma singificativa parte destes dados com outras fontes de informação e identificar muitas pessoas?

    Que por exemplo os dados serão vendidos por "lotes" de código postal, sem mais informação pessoal, mas que as farmácias são um negócio privado (ao contrário do NHS) e não estão obrigadas a regras de privacidade.. Que uma empresa que receba um "lote" de registos médicos sobre doenças raras de uma região e compre o registo de vendas das farmaceuticas, incluindo cartões de crédito, facilmente sabe quem tem que doença!!?

    Este cenário aconteceu "academicamente" na Alemanha ha 5 anos e levou que o SNS lá do sitio proibisse liminarmente a partilha de informação médica, farmaceutica, ambulancias para fora do SNS.... No dia em que uma universidade conseguiu fazer uma pesquisa numa BD e dizer que o vice presidente de uma camara tinha uma doença rara, o pagode percebeu.
    • adias
    • 18 novembro 2014 editado

     # 4

    Colocado por: ramos1999diferentes e com endereços de ip wifi em cafes?Ainda ontem recebi um duma associação de ajuda a sida logicamente tenho sida?

    Quando um dia perceber o poder do cruzamento de informações de fontes diferentes, percebe que o que fala são feijões.
    Quando um dia perceber que os supermercados são capazes de lhe enviar um livro sobre bébés ou sobre netos antes de você - ou a sua mulher ou a sua filha- aperceber-se que está grávida, vai pensar duas vezes.

    Quando perceber que no UK dois rapazes estão em julgamento NUM TRIBUNAL SECRETO por terem um email com instruções para fabricarem bombas, vai pensar em deixar de ver imagens de talibas

    É que os bancos não lhe vão recusar o empréstimo porque tem a certeza que tem sida. Mas como há 25 "sinais" no seu comportamento associados à infecção, há uma probabilidade/risco de 60% de ter Sida.... O banco lida com risco, mais nada, e como tal o seu risco ultrapassa o limiar que querem aceitar. Ou então pedem-lhe spread de 12%....

    Sabe os seguros fazem-no diariamente. Tem menos de 25 anos, um carro de grande cilindrada e vive na Chamusca? 50000 de seguro. Não faltará muito para lhe pedirem a pagina de facebook para lhe darem um estimativa do seguro...... (ou mais provavel, pagarem uns 5 euros ao facebook para lhe venderem todos os seus posts).
  2.  # 5

    Colocado por: adiasQuando um dia perceber que os supermercados são capazes de lhe enviar um livro sobre bébés ou sobre netos antes de você - ou a sua mulher ou a sua filha- aperceber-se que está grávida, vai pensar duas vezes.


    :)

    https://forumdacasa.com/discussion/36854/internet-o-fim-da-privacidade/#Comment_715577
    • mog
    • 18 novembro 2014

     # 6

    Isto é tudo muito lindo... todos nos indignamos com os ataques à liberdade/privacidade até ao dia em que pensamos "bolas, se aquele tipo tivesse sido vigiado de perto não teria sido capaz de colocar aquela bomba".
  3.  # 7

    Colocado por: mog"bolas, se aquele tipo tivesse sido vigiado de perto não teria sido capaz de colocar aquela bomba".

    Está a falar do Bush ou do Obama? Do Proschenko?

    É o velho argumento.... primeiro criam-se os bichos papões, veja-se quem deu as armas a um tal de ISIS, depois anda-se de chicote a fazer o pagode baixar a bola porque "o lobo mau anda aí".
    • mog
    • 18 novembro 2014

     # 8

    Colocado por: adias
    Está a falar do Bush ou do Obama? Do Proschenko?

    É o velho argumento.... primeiro criam-se os bichos papões, veja-se quem deu as armas a um tal de ISIS, depois anda-se de chicote a fazer o pagode baixar a bola porque "o lobo mau anda aí".


    Estou a falar de qualquer pessoa que tenha sido vítima de um ataque terrorista. Apenas e só isso.
    •  
      FD
    • 18 novembro 2014

     # 9

    Colocado por: adiasMais, sobre a sua pergunta da China...
    Sabe que se pedir a remoção de conteudos protegidos, ao abrigo da DCMA, uma lei americana, os resultados são omitidos no MUNDO INTEIRO?
    Faz-lhe confusão que o governo, eleito, da China pudesse remover todos os resultados de Tiannamen no mundo inteiro, mas não lhe faz confusão que uma empresa, sem qualquer supervisão, remova resultados a seu bel-prazer?

    Depois, em consequencia da legislação Europeia, removem resultados num dominio, mantendo em todos os outros. Em resultado de legislação Americana..... já removem no mundo todo. Acha que está a soldo de quem? Eu diria que o cão é normalmente mais dócil para o dono!

    Comparar entre legislação que protege o direito de autor (DMCA), cuja implementação é instruída por tratados internacionais (WIPO) assinados por quase todos os países do mundo, e legislação que simplesmente censura a internet, que vai contra os princípios básicos da constituição dos EUA, parece-me completamente inapropriado.
    Por outro lado, é claro que o Google tem que responder, em primeiro lugar, perante a justiça dos EUA. O Google é dos EUA.
    Mesmo assim, se estiver relativamente informado, sabe que o Google e quase todas as empresas da internet, desde o escândalo Snowden, têm-se esforçado por não entrar no esquema de que os acusa de fazerem parte.

    Como disse mais acima, a questão da privacidade é importante e relevante.
    Mas, não é caso para tanta celeuma.
    O que eu sei é que todas as tentativas de regular a internet vão ter resultados desastrosos.
    Porque, ao contrário de uma loja, de uma fábrica, de um indivíduo, a internet é internacional e está em todo o mundo ao mesmo tempo, para ser o que é não pode ser regida por leis nacionais que a castram - ver casos da China, da Rússia, da Turquia, do Irão.
    Estou mesmo a ver todos os países a criarem a "sua" internet. Vai ser bonito... os sinais e primeiros avanços estão todos aí.

    Mas, já agora, gostava de saber o que seria para vocês o ideal de protecção da privacidade na internet.
    Serviços de email gratuitos - como é que se faz a protecção da privacidade?
    Redes sociais - como é que se faz a protecção da privacidade?
    Navegação na web?
    Apps em equipamentos portáteis?
    E qualquer outro software que esteja e funcione na internet?
    E o software que está no nosso computador e que se liga à internet?

    E como é que se devem proteger os servidores das empresas?
    Poderão as empresas ter servidores próprios? Não será melhor cada estado ter um data center e alugar os servidores às empresas?
    E como é que se audita o código fonte das aplicações? E quem é que o faz? E quem é que paga essas auditorias?
    E os cabos? Quem é que os vigia? Quem é que paga essa vigilância?
    E os sinais wireless? Como se protegem?
    E os protocolos de segurança, quem os deve implementar? Quem é que os cria? Quem é que os audita? Quem é que os paga?
    Devemos confiar nos governos?
    Devemos confiar nas empresas?
    Devemos confiar nos organismos que regulam a internet?
    Devemos confiar nas instituições que gerem a estrutura técnica da internet?
    Devia haver legislação para regular todos os aspectos disto tudo?
    Legislação nacional? Europeia? Mundial? E se alguns países não concordarem? Ficamos com off-shores?

    Podia continuar o dia todo nisto...
    Mais uma vez: sim, devemos ter cuidados com a nossa exposição. Não, não devemos complicar o que funciona e que tem funcionado, auto-regulando-se.
    • eu
    • 18 novembro 2014

     # 10

    Colocado por: mogIsto é tudo muito lindo... todos nos indignamos com os ataques à liberdade/privacidade até ao dia em que pensamos "bolas, se aquele tipo tivesse sido vigiado de perto não teria sido capaz de colocar aquela bomba".

    É uma questão crucial: até onde queremos restringir as nossas liberdades individuais de modo a garantir elevados níveis de segurança?
    • adias
    • 18 novembro 2014 editado

     # 11

    Colocado por: FDComparar entre legislação que protege o direito de autor (DMCA), cuja implementação é instruída por tratados internacionais (WIPO) assinados por quase todos os países do mundo, e legislação que simplesmente censura a internet, que vai contra os princípios básicos da constituição dos EUA, parece-me completamente inapropriado.

    Pois, um é "censura" ou outro é "censura".
    Já agora, se uma fotografia com mamocas à vista for denunciada no facebook é removida. Censura, de acordo com a lei Americana, que implica o resto do mundo!

    Colocado por: FDtem que responder, em primeiro lugar, perante a justiça dos EUA

    E também responde primeiro ao governo dos EUA. Se este lhes "pedir" uma ligação de fibra optica e um lugar nos bastidores para "equipamento de segurança" eles não recusam.

    Colocado por: FDtêm-se esforçado por não entrar no esquema de que os acusa de fazerem parte.

    Ou têm-se esforçado por atirar areia para os olhos, agora que vêm a sua galinha dos ovos de ouro fugir?
    Por exemplo, o Brasil vai construir um cabo submarino até Portugal em que as empresas americanas, como a Cisco, terão ZERO contratos........
    Veja como vão as vendas de equipamento Cisco fora dos EUA desde o Snowden. Descer não é um adjectivo capaz de ilustrar bem o efeito.
    Estão a distanciar-se porque algo efectivamente mudou ou porque estão a perder muiiiiiiito dinheiro ( e a longo prazo a capacidade de continuar o regabofe de sacar dados a tudo e todos, por perderem o controle da infraestrutura)?
    Conhecendo o Deus-dinheiro Americano e o historial de CIA e NSA, acha que acredito em qual?

    Privacidade?
    Começar por alertar.
    Depois, incentivar a diversidade. Se os nossos dados estiverem divididos em pequenas ilhas de organizações e países diferentes torna-se muito mais dificil a violação.
    Não precisamos de usar todos os serviços da mesma empresa.
    Por fim, serviços independentes e pagos. Se me dão um serviço gratuito, como o google, o cliente não sou eu... é quem vai comprar a minha informação. Se quem paga é o anunciante e a NSA, o google vai fazer tudo para os manter alegres e marimbar-se para a minha privacidade.
  4.  # 12

    Acho que o conceito de privacidade é algo que vai cada vez mais desaparecer. Internet e privacidade são incompatíveis. Neste momento o sigilo bancário ainda é algo que funciona, mas dentro de poucos anos vai desaparecer. Construir vedações e muros á volta de casa também vai ser desnecessário, pois os satélites e os drones ultrapassam isso. Temos que nos resguardar mas cada vez será mais difícil.
  5.  # 13

    Colocado por: CarvaiAcho que o conceito de privacidade é algo que vai cada vez mais desaparecer. Internet e privacidade são incompatíveis. Neste momento o sigilo bancário ainda é algo que funciona, mas dentro de poucos anos vai desaparecer. Construir vedações e muros á volta de casa também vai ser desnecessário, pois os satélites e os drones ultrapassam isso. Temos que nos resguardar mas cada vez será mais difícil.


    Mas os satélites e os drones não lhe assaltam a casa, pelo menos por enquanto, acho que quem faz muros e vedações não é apenas por privacidade de quem olha de fora mas mais por prevenção e segurança contra intrusos.
  6.  # 14

    É por isso que Portugal Não vão para frente,aposto que este tópico veio em função daquela reportagem na RTP,é como o ébola ai em Portugal falava-se dia e noite e quando via as notícias de outros países europeus que so se falava uma vez,so posso dizer que Portugal é um pais de fanáticos,uma coisa é certa, nos países mais desenvolvidos que Portugal já tem internet a resmas de anos e posso dizer que se não fosse isso seriam países do terceiro mundo,eu mesmo so comecei na internet para ai a 8 anos,mas no meio disto pergunto-me já que estamos tão bem monotorizados,como é possível haver tanto na frança como Inglaterra como na América fuga aos impostos?quer dizer não bastava seguirem a pessoa já que é Assim tao fácil?eainda agora na América descobriram que um homem já se tinha feito passar pelo coma durante 2 anos,para sacar 50000 ao vizinho!ora bem porque não descobriram mais cedo?ainda mais ia ao centro comercial com os filhos e mulher fazer compras?onde estava esse email ou Google ou facebook monotorizado?
    e já agora porque não geolocalizar para ver se esta em casa quem esta a receber do desemprego?pois caso não saiba milhões e milhões de pessoas no mundo estão a trabalhar enquanto recebem o desemprego e então se estão a ser monotorizados já não tinham descoberto a careca?
  7.  # 15

    Continuo a achar que o necessário é bom senso :)

    Da mesma maneira que eu vim procurar informação a este fórum sobre bricolage, também existem fóruns Portugueses sobre Sistemas e Tecnologias de informação onde podem colocar questões e evitar alguns receios. É que pior do que ter receios, é ter receios com questões sobre as quais não estamos totalmente informados e que mais tarde se revelam infundados.

    Não estou com isto a dizer que algumas das coisas aqui ditas não sejam verdade, estou apenas a dizer que se temos medo de ter uma doença vamos ao médico, se estamos com receio de que a nossa privacidade esteja em causa ao utilizar a Internet devemos consultar profissionais da área que seguramente os deixaram mais descansados, ou não... Mas receios infundados é gastar energia em vão :)
    • eu
    • 19 novembro 2014

     # 16

    Colocado por: crominhose estamos com receio de que a nossa privacidade esteja em causa ao utilizar a Internet devemos consultar profissionais da área

    E porque é que parte do princípio que aqui não há profissionais da área ?
  8.  # 17

    Um artigo interessante.
    Peço desculpa a quem nao souber inglês.

    http://www.theguardian.com/money/2014/jan/06/life-without-internet-access-computer-interview
    • mog
    • 19 novembro 2014

     # 18

    Colocado por: eu
    É uma questão crucial: até onde queremos restringir as nossas liberdades individuais de modo a garantir elevados níveis de segurança?


    Concordo plenamente. Na verdade, essa questão é muito antiga, bem mais velha que a internet. E continua polémica.
    Concordam com este comentário: eu
    • mog
    • 19 novembro 2014

     # 19

    Colocado por: CarvaiAcho que o conceito de privacidade é algo que vai cada vez mais desaparecer. Internet e privacidade são incompatíveis. Neste momento o sigilo bancário ainda é algo que funciona, mas dentro de poucos anos vai desaparecer. Construir vedações e muros á volta de casa também vai ser desnecessário, pois os satélites e os drones ultrapassam isso. Temos que nos resguardar mas cada vez será mais difícil.


    No essencial, concordo consigo.
    Quando "nós" colocamos tudo e mais alguma coisa na net (p.e.fotografias com os filhos); quando lavamos a roupa suja no facebook (então quando se acabam relações "é um must"); adoramos reallity shows em que se explora ao máximo o íntimo das pessoas (e quantos dos espectadores não adorariam lá estar!); devoramos revistas cor de rosa; não resistimos a uma boa "fofoca" ("sabes com quem anda a dormir o vizinho?"), ... creio que está tudo dito.
    Significa isto que devemos deixar de nos preocupar com a privacidade, que por isso devemos achar tudo normal, aceitável?. Não, de todo. Simplesmente achar que a culpa de tudo isto é da internet, e que sem ela teríamos a nossa privacidade protegida é um engano.
    Concordam com este comentário: eu
  9.  # 20

    mog

    anda cá com uns gostos :))

    esse nós....
 
0.0327 seg. NEW