Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos! Tenho vindo a seguir vários tópicos neste forum e desde ja dou os meus parabéns pela excelente qualidade das discussões. O que me traz aqui hoje e uma duvida que nao consigo esclarecer e peco ajuda nesse sentido: estou a reconstruir e ampliar uma casa antiga na beira alta. Trata-se de uma casa de pedra, mas rebocada, com aproximadamente 200 m² no piso 1 (0nas traseiras) que vou ampliar com mais uns 150m2 e cerca de 150 m² no piso -1 (0 da parte da frente da casa). A utilização diária será essencialmente do piso 1, sendo que o -1 terá um quarto de hospedes, 2 salões e uma arrumação. Para climatizar a casa, depois de muito procurar, tenho 3 opções:
    - piso radiante hidráulico em toda a casa com bomba de calor solius Thermabox 25kw trifasico reversível, recuperadoe de calor solius 1050 ligado ao sistema (deposito de inércia) através do deposito de AQS, ao qual estão também ligados 2 painéis solares;
    -bomba de calor bivalente daikin 16kw complementada por 2 painéis solares e recuperador solzaima Acqua a trabalhar para o PRh do piso 1 e ar condicionado daikin múltiplit de condutas no piso -1
    -PRH na casa toda com 2 bombas Daikin 11kw (com inverter) + solzaima Aqua para deposito de inércia, deposito aqs com oi sem paineis (o vendedor diz que gasto mais na manutenção dos paineis que na produção de aqs com a bomba de calor).

    A principal questao e: uma vez que no piso -1 terei quase sempre o PRh desligado, tendo betao afagado numas zonas e azulejo noutras, quando quiser aquecer demora muito tempo? Para uso esporádico será melhor o ar condicionado? E a solução da solius, 25kw, sem inverter, será que em consumo nao e muito prejudicada?

    Obrigado!!
  2.  # 2

    Colocado por: rickybosso vendedor diz que gasto mais na manutenção dos paineis que na produção de aqs com a bomba de calor

    só se for com paineis muito fatelas,

    se usar um bom deposito de inercia e uns bons paineis, é muito diferente,

    se for a solução Daikin/Rotex em drainback praticamente não tem manutenção,

    Colocado por: rickybossPRH na casa toda com 2 bombas Daikin 11kw (com inverter) + solzaima Aqua para deposito de inércia

    esta creio que é a solução mais económica em termos de consumos,
    • eu
    • 19 novembro 2014

     # 3

    Caro rickyboss,

    Pelo que depreendo, essa casa não tem isolamento térmico e vai ter utilizações pontuais nalgumas zonas. Assim sendo, não recomendo o piso radiante, pois vai ter perdas muito grandes. Sendo um sistema que tem que estar sempre ligado, o custo seria insuportável.
    Concordam com este comentário: electrao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rickyboss
  3.  # 4

    Será quebra condicionado na casa toda era a melhor opção?
  4.  # 5

    Colocado por: rickybossSerá quebra condicionado na casa toda era a melhor opção?


    Eu acho que nao!

    E neste momento ha sistemas de prh com rápida reacção caso queira ocupar a zona de uso pontual.
  5.  # 6

    Colocado por: euCaro rickyboss,

    Pelo que depreendo, essa casa não tem isolamento térmico e vai ter utilizações pontuais nalgumas zonas. Assim sendo, não recomendo o piso radiante, pois vai ter perdas muito grandes. Sendo um sistema que tem que estar sempre ligado, o custo seria insuportável.
    Concordam com este comentário:electrao
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rickyboss


    Colocado por: pc ferreira

    Eu acho que nao!

    E neste momento ha sistemas de prh com rápida reacção caso queira ocupar a zona de uso pontual.


    Se a casa não está provida de bom isolamento, mesmo com um PRH de reação rápida, o sistema terá de trabalhar constantemente para obter a temperatura desejada enquanto a pessoa estiver nessa mesma zona.

    cumps
  6.  # 7

    Colocado por: electraoSe a casa não está provida de bom isolamento, mesmo com um PRH de reação rápida, o sistema terá de trabalhar constantemente para obter a temperatura desejada enquanto a pessoa estiver nessa mesma zona.

    cumps
    e em que sistema de climatização não acontece o mesmo? a vantagem com o radiante é que pelo menos uma das partes estara isolada!!
    Concordam com este comentário: pc ferreira, jorgealves
    • eu
    • 21 novembro 2014 editado

     # 8

    Colocado por: Sergio Rodriguese em que sistema de climatização não acontece o mesmo? a vantagem com o radiante é que pelo menos uma das partes estara isolada!!

    Tenho a ideia (posso estar errado) que nas casas com mau isolamento, os sistemas que aquecem o ar (AC, ventiladores, etc) são mais adequados, pois a inercia do ar é baixa e rapidamente se atinge uma temperatura do ar agradável.

    Num sistema de piso radiante, como temos as paredes sempre muito frias (casa mal isolada), a radiação térmica "foge" muito para as paredes, e é precisa uma potência descomunal...

    Mas posso estar enganado...
    Concordam com este comentário: electrao
  7.  # 9

    Colocado por: eu
    Tenho a ideia (posso estar errado) que nas casas com mau isolamento, os sistemas que aquecem o ar (AC, ventiladores, etc) são mais adequados, pois a inercia do ar é baixa e rapidamente se atinge uma temperatura do ar agradável.

    Num sistema de piso radiante, como temos as paredes sempre muito frias (casa mal isolada), a radiação térmica "foge" muito para as paredes, e é precisa uma potência descomunal...

    Mas posso estar enganado...


    Concordo...com o último paragrafo.
  8.  # 10

    Colocado por: eu
    Tenho a ideia (posso estar errado) que nas casas com mau isolamento, os sistemas que aquecem o ar (AC, ventiladores, etc) são mais adequados, pois a inercia do ar é baixa e rapidamente se atinge uma temperatura do ar agradável.

    ...


    mas para ter o ar quente com ar condicionado tambem tem que ter a maquina constantemente ligada....porque assim que desliga aquilo....puufff acaba-se o ar quente!
    • eu
    • 21 novembro 2014

     # 11

    Colocado por: loverscoutmas para ter o ar quente com ar condicionado tambem tem que ter a maquina constantemente ligada....porque assim que desliga aquilo....puufff acaba-se o ar quente!

    Sim, só é adequado para utilização esporádica...

    Para utilização permanente, é mesmo necessário, em primeiro lugar, isolar devidamente a casa.
    Concordam com este comentário: electrao
  9.  # 12

    Colocado por: Sergio Rodriguese em que sistema de climatização não acontece o mesmo? a vantagem com o radiante é que pelo menos uma das partes estara isolada!!
    Concordam com este comentário:pc ferreira,jorgealves


    A questão foi sempre a do isolamento e as suas consequências nas necessidades energéticas para manter as temperaturas de conforto. Pensei que estava implícito na ideia formulada.
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 13

    Colocado por: eu
    Tenho a ideia (posso estar errado) que nas casas com mau isolamento, os sistemas que aquecem o ar (AC, ventiladores, etc) são mais adequados, pois a inercia do ar é baixa e rapidamente se atinge uma temperatura do ar agradável.

    Num sistema de piso radiante, como temos as paredes sempre muito frias (casa mal isolada), a radiação térmica "foge" muito para as paredes, e é precisa uma potência descomunal...

    Mas posso estar enganado...
    Concordam com este comentário:electrao
    mas o desconforto esta la, c as paredes frias voce sente desconforto ao perder calor para a envolvente!
    Concordam com este comentário: eu
  11.  # 14

    Para mim a única grande desvantagem do PRH é o preço de instalação.



    Colocado por: pc ferreira
    E neste momento ha sistemas de prh com rápida reacção caso queira ocupar a zona de uso pontual.

      Eu, no caso em apreço, colocaria um sistemas destes.
    •  # 15

      Colocado por: bodrelhosPara mim a única grande desvantagem do PRH é o preço de instalação.




      Eu, no caso em apreço, colocaria um sistemas destes.


      Como tudo...foi criada um mito que não é para todos...só para os betinhos que podem, etc, etc...mas o investimento inicial dentro da óptica da construção não ultrapassa os 2% do investimento total...agora já se sabe....
    •  # 16

      Colocado por: rickyboss- piso radiante hidráulico em toda a casa com bomba de calor solius Thermabox 25kw trifasico reversível, recuperadoe de calor solius 1050 ligado ao sistema (deposito de inércia) através do deposito de AQS, ao qual estão também ligados 2 painéis solares;
      -bomba de calor bivalente daikin 16kw complementada por 2 painéis solares e recuperador solzaima Acqua a trabalhar para o PRh do piso 1 e ar condicionado daikin múltiplit de condutas no piso -1
      -PRH na casa toda com 2 bombas Daikin 11kw (com inverter) + solzaima Aqua para deposito de inércia, deposito aqs com oi sem paineis (o vendedor diz que gasto mais na manutenção dos paineis que na produção de aqs com a bomba de calor).


      Já lhe deram o preço da instalação das 3 opções? Ou isso não é problema e só está preocupado com a reação do equipamento de climatização e consumos daí resultantes?
      •  
        damned
      • 22 novembro 2014 editado

       # 17

      Colocado por: pc ferreira

      ......mas o investimento inicial dentro da óptica da construção não ultrapassa os 2% do investimento total...agora já se sabe....


      Estamos a falar só dos tubos e isolamento, certo?
    •  # 18

      Colocado por: damned

      Estamos a falar só dos tubos e isolamento, certo?


      Colocado por: damned

      do investimento total da casa? depende...

      há neste forum users (uns cromos e outros nao) que pagaram bem mais...


      Estamos a falar só dos tubos e isolamento, certo?
    •  # 19

      Colocado por: damnedEstamos a falar só dos tubos e isolamento, certo?


      Desconheço os sistemas de reação rápida, mas um sistema de PRH dito normal contempla no mínimo:

      - Tubo
      - Placas de assentamento do tubo c/ ou s/ isolamento
      - Aditivo para betão
      - Tela isolante para as bordas (encontro entre o pavimento e as paredes)
      - colectores
      - caixa de colectores
      - válvulas termostáticas
      - termostatos ambiente
      - grupo hidráulico
      - eletrificação do sistema

      e sistema de apoio como por exemplo a bomba de calor.
      •  
        damned
      • 22 novembro 2014 editado

       # 20

      Colocado por: pc ferreira
      do investimento total da casa? depende...

      há neste forum users (uns cromos e outros nao) que pagaram bem mais...


      Sendo simplistas e para não complicar, algo tipo:
      Moradia 2 pisos, 200m² - 200k eur investimento total.

      Teria uma área de uns...160m² a levar PRH.

      Pelos seus 2% estávamos a falar de 4000€, ou seja 25€m². Pela marca que representa, este valor e esta área dava para o que? Tudo menos o meio produtor/acumulação?
     
    0.0297 seg. NEW