Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Eu até Outubro de 2014 gastei sempre para cima de 300kwh e perto dos 400kwh por mês. Conta da EDP sempre acima dos €80.
    Tenho um T2 duplex, placa vitroceramica (usada umas 2 ou 3 horas por dia), forno usado umas 3 a 4 vezes semana, frigorífico combinado, uma arca velha, maquina da roupa e loiça, usadas uma vez por dia cada uma, fora os LCD's, router, box tv cabo, ferro engomar, iluminação, computadores, etc.
    Tenho ar condicionado, secador de toalhas na wc mas muito raramente são usados, pois não se justificam.
    O esquentador é a gás.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fsilva106
    • pjovp
    • 23 novembro 2014 editado

# 22

Tenho que corrigir os valores de consumo. Estive a consultar as facturas deste ano e a que consumi menos foi a de Agosto com 373kwh = €75,84 (tenho bi-horário).
    De resto foi sempre para cima dos 400kwh.
    A média até ao último dia do ciclo anterior, 05/11/2014, foi de 427kwh por mês
    A média de valor de factura foi de €87/mês
  2.  # 23

Colocado por: pjovpTenho que corrigir os valores de consumo. Estive a consultar as facturas deste ano e a que consumi menos foi a de Agosto com 373kwh = €75,84 (tenho bi-horário).
    De resto foi sempre para cima dos 400kwh.
    A média até ao último dia do ciclo anterior, 05/11/2014, foi de 427kwh por mês
    A média de valor de factura foi de €87/mês
    €87/mês já não é nada pouco,que pot. tem?
  3.  # 24

A potência contratada é a mínima 3,45kVA desde Janeiro/2014. Era mais alta.
    Em relação ao preço, pois claro que é muito. Por isso é que investi num robô de cozinha para substituir o uso da placa e comprei um medidor de energia para me ajudar a perceber onde poupar.
    com o robô de cozinha raramente uso a placa e com novos hábitos adquiridos fruto da utilização do medidor de energia, estou a estimar uma factura na ordem dos €60. Estou a ser ambicioso, no entanto seria uma bela vitória.
    Pelas contas andei até então com uma média de consumo na ordem dos 14kwh por dia. Pelas minhas contas actuais, andará à volta dos 8,5 a 9,5kwh por dia. Ao fim do mês, a brincar a brincar, faz diferença.
  4.  # 25

Colocado por: pjovpA potência contratada é a mínima 3,45kVA desde Janeiro/2014.
    Como é que voçe só tem 3,45kva, se tem placa vitroceramica, só essa precisa mais que 3,45 só se ligar apenas uma boca para cozinhar??
    • pjovp
    • 24 novembro 2014 editado

# 26

Tb não é assim tão extremo.
    Se ligar uma tiver 2 bocas na potência máxima e se ligar o forno ou o a/c, sim vai abaixo.
    Da para viver sem restrições fazendo uma gestão despreocupada dos picos de consumo por forma a não deitar o quadro abaixo.
    Ao princípio, período de adaptação, o quadro vinha abaixo con frequência, mas hoje já não me lembro a última vez que foi abaixo devido a um pico de utilização.
    De qualquer forma, a placa é uma esponja de electricidade de maneira que já quase não a usamos. Compramos um robô Moulinex Cuisine Companion
  5.  # 27

Colocado por: pjovpEu até Outubro de 2014 gastei sempre para cima de 300kwh e perto dos 400kwh por mês. Conta da EDP sempre acima dos €80.
    Tenho um T2 duplex, placa vitroceramica (usada umas 2 ou 3 horas por dia), forno usado umas 3 a 4 vezes semana, frigorífico combinado, uma arca velha, maquina da roupa e loiça, usadas uma vez por dia cada uma, fora os LCD's, router, box tv cabo, ferro engomar, iluminação, computadores, etc.
    Tenho ar condicionado, secador de toalhas na wc mas muito raramente são usados, pois não se justificam.
    O esquentador é a gás.

gasto exactamente o mesmo com os mesmo electrodomesticos (mais coisa menos coisa, claro)
    mas acho que só o facto da placa e do forno electricos e maquina de lavar loiça todos os dias faz muita diferença
  6.  # 28

sem dúvida.
    A máquina de lavar loiça consome bastante, o que me surpreendeu e agora já praticamente não a utilizamos.
    Lá está, com a aquisição do robô de cozinha, este foi outro aspecto de poupança. Como não utilizamos a placa não há tachos. Temos portanto muito menos loiça para lavar e fazê-lo na máquina já praticamente não se justifica. Só mesmo quando temos amigos ou família a jantar há muita loiça.
    Desde à 1 mês que a máquina da loiça só lava no fim de semana praticamente.

Já a máquina da roupa foi uma surpresa, pois pouco consome.

Quanto à placa, é um autêntico disparate de consumo. Esta treta de placa só vale pelo facto se ser mais prático na limpeza. Não recomendo isto a ninguém.

Quanto ao forno, consome no momento inicial e depois praticamente não consome.
    O truque está em não abrir a porta ou fazê-lo em extrema necessidade, pois sempre que o fazemos perde calor, o termostato dispara e lá vai mais uns minutos na potência máxima.
  7.  # 29

nós tambem usamos robot de cozinha e raramente usamos a placa, usamos é muito o forno, mas não tenho ideia de quantos erá o consumo
    a maquina de loiça é que não fazia ideia de consumir tanto, tem ideia de quanto consome por lavagem? por exemplo a minha está 1:30h a lavar á temp de 40/50º
  8.  # 30

As placas de indução não consomem assim tanto...
    • CrOhN

# 31

Até ver, só se falou em vitroceramicas. Para fazer o mesmo, as de indução consomem um pouco menos que as vitroceramicas. Mas não haja ilusões! São ambas são bons consumidores de energia.

Em relação ao gás, são mais eficientes.
  9.  # 32

A que robot de cozinha se referem que substitui a placa?? Obg.
  10.  # 33

Colocado por: SabrinaA que robot de cozinha se referem que substitui a placa?? Obg.

tipo BIMBY e YAMMI e afins
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
    • pjovp

# 34

Colocado por: fsilva106nós tambem usamos robot de cozinha e raramente usamos a placa, usamos é muito o forno, mas não tenho ideia de quantos erá o consumo
    a maquina de loiça é que não fazia ideia de consumir tanto, tem ideia de quanto consome por lavagem? por exemplo a minha está 1:30h a lavar á temp de 40/50º

O robo de cozinha é sem dúvida um investimento face à placa. Valeu o esforço.
    Quanto à máquina da loiça, a minha é uma Balay class A e na lavagem "eco" que acho que é só de 30 ou 45minutos gasta quase 1kwh

eu só não consigo entender como é que entre a 00:00 e as 08:00 o consumo na minha casa anda sempre entre os 1.5kwh.
    Deica tudo desligado, não fica nada em standby só mesmo o combinado e a arca é que ficam a funcionar e como é que demanhã tenho este consumo. Se a máquina da loiça lavar então passa para os 2.3/2.5kwh

Colocado por: SabrinaAs placas de indução não consomem assim tanto...

Sim já ouvi dizer que sim, mas para essas temos que deitar todos os tachos, figideiras, etc fora e comprar novos.
    Nada como o lume o resto é conversa. Neste caso o tradicional é que rende.

Colocado por: SabrinaA que robot de cozinha se referem que substitui a placa?? Obg.

No caso da minha casa compramos uma Moulinex Cuisine Companion.
    Substitui a placa mas há que adaptar os hábitos de comer também. Se formos do tipo de só comer fritos ou maioritariamente fritos, este tipo de robos não frita.
  11.  # 35

Alguém me pode explicar estes dados que consta no contador
    Afinal não sei quantos kwh certos??
    No display no contador aparece:
    -183
    -39 kwh
    -6 kwh
    O que é que isto significa
    Obrigados
  12.  # 36

Colocado por: m.martinsAlguém me pode explicar estes dados que consta no contador
    Afinal não sei quantos kwh certos??
    No display no contador aparece:
    -183
    -39 kwh
    -6 kwh
    O que é que isto significa
    Obrigados

O contador tem 3 períodos tarifários: horas de vazio (HV), horas de cheio (HC) e horas de ponta (HP).

Na caixa deverá ter uma legenda que identifica um certo parâmetro do contador (um número tipo 18.1 ou 9.2 ou qualquer coisa assim). A cada parâmetro corresponde o registo da energia consumida em cada período horário, HV, HC e HP.

No display vão rodando todos os parâmetros do contador (data, hora, etc.) até que há-de aparecer o parâmetro (número) que identifica o período horário e a leitura registada desse período horário. Se tiver tarifa bi-horária, a facturação do horário económico é a leitura do parâmetro HV. A facturação do horário normal é a soma da leitura de HC e HP.
  13.  # 37

Se o tarifário for bi-horário, o contador só apresenta HC e HV. Pelo menos o meu é assim
  14.  # 38

Colocado por: pjovpSe o tarifário for bi-horário, o contador só apresenta HC e HV. Pelo menos o meu é assim

Pode não ser, depende do modelo.
    • pjovp
    • 25 novembro 2014 editado

# 39

Honestamente não sei. Quando mudei para a ylce deram-me a indicação que o meu contador está programado para os 3 períodos mas só me apresenta 2 valores, o HC e o HV.
    Quando se tem o bi-horário, se por acaso o contador apresentar 3 período, deve-se somar o valor das cheias HC e das pontas HP e indicar o consumo como HC
  15.  # 40

O que eu queria saber apenas era se aqueles 39+ 6 já estão inkl. Nos 183

0.0218 seg. NEW