Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

caros amigos desde já os meus parabéns pelo forum

o problema da minha moradia é o seguinte: a moradia é apenas de rés do chão tem a tipologia de um h minusculo, não tem caixa de ar, vidros duplos com oscilo-batente, parede dupla com placas de rofmate entre ambas.
    no entanto a moradia e com apenas 4 anos apresenta problemas de salitre. problemas esses que são a mais ou menos 10/15cm do pavimento e curiosamente nos quartos, cujo chão é de flutuante sintético. esclareço ainda que as paredes afectadas não são as do exterior mas sim as que servem de divisão entre as divisões.
    agradecia assim que me ajudassem a solucionar bem como a tentar perceber o porquê do aparecimento de tal salitre.
    não sei se ajuda a perceber mas a casa tem constantemente os oscilos abertos para uma melhor circulação de ar, á cerca de um mês raspei as zonas afectadas, foi colocado um daqueles produtos anti- salitre e depois pintado as divisões na totalidade, mas passados alguns dias o salitre voltou a aparecer no mesmo sitio tratado.
  2.  # 2

há várias maneiras de acabar com humidades ascendentes, produtos, vernizes ou tapa poros"" não é solução final mesmo.
    deveria ser feita uma pequena inspecção primeiro.
  3.  # 3

raspa -se tudo de 2 demão de primário anti -salitre e depois barra-se a area com massa de acabamento ,de uma demão de primario aquoso e depois de uma demao de tinta somente na area restaurada e depois de uma demão na parede toda
  4.  # 4

Eu sei o que é isso....tinha num canto de um quarto...sem condensasoes e bastante arejado....
    Comonao pude deitar a parede abaixo e construir uma nova....forrei a parede com pladour hidrofogo. Problema resolvido...ja la vao 6 anos
  5.  # 5

Colocado por: fiuzatecEu sei o que é isso....tinha num canto de um quarto...sem condensasoes e bastante arejado....
    Comonao pude deitar a parede abaixo e construir uma nova....forrei a parede com pladour hidrofogo. Problema resolvido...ja la vao 6 anos

resolvido não, escondido :) mas sim é uma solução sim.
  6.  # 6

O produto referido pelo Paulo Correia, da weber.dry.sane, tem como imagem publicitária esta fachada:

weber

Por curiosidade, como se aplicaria o produto neste caso?
    Removiam-se todas as pedras de cantaria (revestimento), picava-se o reboco, e só depois se aplicaria o produto?
  7.  # 7

Bem, tenho um problema semelhante no meu apartamento que foi identificado como sendo "salitre", naturalmente provém da humidade, quase de certeza da parede exterior do prédio que deverá ser arranjada em breve. Falaram-me que colocar um desumidificador ajuda a resolver o problema? Alguém sabe algo sobre isto?

Obrigado
  8.  # 8

O desumidificador apenas lhe retira alguma da humidade ambiente.
    O salitre é causado pelos sais existentes na água que está na parede e que é proveniente de uma infiltração.
    Para lhe resolver o problema do salitre o desumidificador pouco ou nada lhe adianta.
    • naar
    • 28 janeiro 2010

# 9

Colocado por: Paulo BaptistaBem, tenho um problema semelhante no meu apartamento que foi identificado como sendo "salitre", naturalmente provém da humidade, quase de certeza da parede exterior do prédio que deverá ser arranjada em breve. Falaram-me que colocar um desumidificador ajuda a resolver o problema? Alguém sabe algo sobre isto?

Obrigado

Enquanto não reparar a parede exterior não há desumidificadores que o salvem.

A humidade entra pelo exterior e o desumidificador tira pelo interior e volta ao mesmo!
  9.  # 10

Olá a todos,

A casa dos meus pais tem cerca de 120 anos, as paredes exteriores são de pedra, com larguras entre os 60 e os 80cm e as interiores são em ripado de madeira, com uma mistura de areia/cal, n sei bem o que é aquilo.

Posto isto, uma das paredes exteriores apresentou desde sempre salitre, do lado exterior e interior da mesma.
    Foi forrada a cerâmica por fora, mas passados uns 4/5 anos, a salitre passou os azulejos e começou a sair por cima e pelas frinchas betumadas entre eles.

Do lado de dentro foi tudo picado até à pedra, levou tratamento, reboco novo e tinta xpto anti salitre.... mas ela está lá na mesma. Como entretanto não se fez mais tratamento, o salitre já "comeu" os rebocos, e a parede interior já está na pedra...

portanto, forrar a ceramica não é solução e as tintas "milagrosas" não duram para sempre...

fora o cheiro que aquela porcaria deita... inhack
  10.  # 11

O salitre surge dos sais que veem misturados com a areia que os empreiteiros usam nas obras e que se esquecem de a lavar previamente e depois o resultado é sempre o mesmo. Ate roda-pés ja vi saltarem das paredes devido ao salitre e a solução para o problema é mesmo complicado de resolver pois está em tudo o que levou areia desde rebocos a argamassa de assentamento de tijolos.
  11.  # 12

Boa tarde a todos!
    Uma casa que me encontro a remodelar, tem salitre apenas numa parede da cave (em contacto com o terreno). Pensei em picar, rebocar e aplicar painéis em pedra. Esta solução resolve?
    Não gostava de fazer uma grande intervenção, dado que o R/C e 1º andar estão sequíssimos sem uma mácula de bolor, numa casa dos anos 50!!
    Obrigada.
  12.  # 13

Não, só irá gastar dinheiro e arruinar as pedras... mas pode picar e voltar a rebocar com uma argamassa anti-humidade. a tinta a aplicar convem ter uma grande permeabilidade ao vapor de agua.
    Por exemplo:
    http://www.weber.com.pt/argamassas-tecnicas/o-guia-weber/produtos/impermeabilizacao-e-tratamento-de-humidades/weberdry-sane.html
  13.  # 14

eu comprei uma moradia em Janeiro de 2010 e tenho salitre em todo o R/C um pouco acima do rodapé ... q posso fazer p resolver o problema?
    Falo c o vendedor/construtor p accionar a garantia e resolver-me o problema?
    Q soluções existem p este problema?

Obrigado
  14.  # 15

Sim deve contactar o vendedor/construtor no sentido de ser solucionado o problema.
    Quanto a soluções elas podem ser milhentas. Depende da origem do problema e da possibilidade prática da solução ser implementada.
    Fotos do interior e do exterior das zonas afectadas, bem como a confirmação das soluções construtivas que foram utilizadas na edificação ajudariam a perspectivar a melhor solução.
  15.  # 16

deixo aqui algumas fotos p verem a gravidade da situação ...
    n consigo falar/contactar c o vendedor/construtor ...
    provavel/ vou ter q fazer uma denuncia ao INCI
      DSC00683.cp.JPG
    • Luis D
    • 11 abril 2011 editado

# 17

Viva,

A salitre é fruto de uma reacção quimica entre 3 coisas [Sais ou cloretos + água(ou humidade) + ar].

Normalmente tem haver com o uso de areia que não foi lavada ou ainda com o uso de água não tratada(de poços etc...) durante a construção.
    Outra coisa, onde á salitre á quase sempre problemas de humidade que podem ser de fugas de água, falta de drenagem etc...
    Antes de tratar a salitre, tente saber qual a origem da água/humidade.

É por isso que se deve usar argamassas prontas e certificadas.

cumprimentos,
  16.  # 18

Por tras dessa parede não é a casa de banho?
    Por acaso o duche ou a banheira não ficam nessa parede?
  17.  # 19

Viva,

Nem de proposito... por exemplo, á poucos dias li num artigo que á uns anos valentes houve um grande incêndio num prédio na baixa de Lisboa em que os bombeiros tiveram que usar água do rio para combater o fogo. Passado uns outros tantos anos(já o prédio tinha sido todo recuperado) as paredes dos pisos superiores estavam cheias de salitre e ninguém sabia porquê!?...Mais tarde chegaram á conclusão foi de terem usado água com teores de sal no combate ao incêndio.
  18.  # 20

numa casa que possuo o problema de salitre é recorrente. tentamos um pouco de todas as curas existentes... tintas anti salitre, escovar com escova de aço, primários, etc.
    a única solução que perdura foi numa parede que piquei, escovei, lavei, deixei secar e voltei a rebocar.
    num quarto mais pequeno o problema está em todas as paredes. a solução vai ser o pladur com lã no interior.
    Concordam com este comentário: Paulo Fortuna

0.0296 seg. NEW