Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: lmcaet
    Pode descrever melhor que tipo de respiradores e em que locais, ou colocar fotos se puder?
    Foi em desvão sanitário?
    Obrigado.


    Sim foi num desvão sanitário.

    O que se fez na altura foi partir os alguns locais os passeios à volta da casa para aceder ao desvão e colocar tubos de 10 cms de diâmetro - coloquei na entrada dos tubos rede e uma grelha - tentar minimizar a entrada de bicharada e lixo.

    Fizemos isto em cerca de 8/9 locais - uns a norte, outros a Este e a Oeste de forma a que o ar circule dentro do desvão sanitário. A Sul não foram colocados pois coincide com a cave e não existia hipótese de o fazer.

    Esteticamente não ficou muito bonito, mas já passaram dois anos e até ao momento não tive mais aparecimento de salitre e consegui secar a placa (aparentemente). Digo aparentemente pois a água era visivel no interior (retirei um armário embutido que estava a ficar destruido pelo humidade) e em 5/6 meses essas paredes ficaram aparentemente secas.

    Ainda tenho a curiosidade de fazer um teste com aquelas máquinas que medem a humidade das paredes para ver o que me aparece. Acham este tipo de medição fiável? devia ter valores perto de 0 em todas as paredes da casa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  2.  # 2

    Colocado por: jlmfrViva. Uma parede da minha cave ( debaixo do quadro elétrico) tem este grave problema de salitre/humidade ascendente. Há alguma forma de resolver isto sem ter de "descascar a parede" e eventualmente retirarm o rodapé para tapar a horigem da água? Eu sei que nesse local passam alguns tubos e eletricidade que vão ter ao quador elétrico desse piso, pelo que será daí que também virá o problema...
      parede.jpg


    Passado cerca de 18 meses o salitre desapareceu, apesar da muita chuva desde 2004... Estranho.
  3.  # 3

    Não li o tópico todo, pelo que já pode ter sido falado, mas comigo o que resultou foi isto: https://prt.sika.com/pt/solucoes-para-construcao/imp-estruturas-infraestruturas/paredes-com-humidadeascendente/sikamur-injectocream-100.html

    Aplicado exactamente como diz nas instruções.

    Já lá vão cinco anos e nada de salitre (vem aí outro Inverno, espero que continue a aguentar-se).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, setaevra
    • rigsy
    • 18 março 2026 editado

     # 4

    Colocado por: AlexRibeiroNão li o tópico todo, pelo que já pode ter sido falado, mas comigo o que resultou foi isto:https://prt.sika.com/pt/solucoes-para-construcao/imp-estruturas-infraestruturas/paredes-com-humidadeascendente/sikamur-injectocream-100.html

    Aplicado exactamente como diz nas instruções.

    Já lá vão cinco anos e nada de salitre (vem aí outro Inverno, espero que continue a aguentar-se).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas,setaevra

    Depois de aplicar o SikaMur® InjectoCream-100, fez o acabamento da parede com revestimento à base de cimento, gesso ou cal?

    Tipicamente, estes produtos recomendam um reboco à base de cal para permitir que a parede respire melhor, no caso da barreira anti humidade não resolver o problema a100%.

    Tou a pensar em aplicar esse produto da Sika(ou equivalente da Mapei), mas tenho dúvida se devo aplicar um acabamento à base de cal ou manter o gesso...
  4.  # 5

    Como foi numa casa relativamente nova, desbastei apenas atrás do rodapé e fiz as injecções por aí, pelo que depois apenas apliquei massa de estuque para voltar a regularizar a zona. Ainda ontem fui verificar e continua sem qualquer salitre.

    Se fosse no antigamente teria levado estuque (mistura de gesso e cal), presumo que estas massas já prontas tenham propriedades semelhantes.
  5.  # 6

    Lembra-se qual for a massa de estuque? Marca/modelo?

    Depois foi pintado com tinta plástica normal?
  6.  # 7

  7.  # 8

    Estes métodos parecem ser mais adequados para alvenaria (tijolos, blocos, etc). E para o caso de humidades ascendentes em betão armado, que soluções eficazes existem?
  8.  # 9

    Colocado por: rigsyLembra-se qual for a massa de estuque? Marca/modelo?

    Depois foi pintado com tinta plástica normal?


    Já não me lembro, na altura contratei uma pessoa para fazer esse acabamento e foi ela que trouxe a massa, não fixei a marca.

    A tinta fui eu que dei, foi Robbialac Stucomat que era o que já tinha no resto da parede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rigsy
  9.  # 10

    Colocado por: larkheExiste sempre este produto

    https://www.koster.pt/pt_pt/prodid-95-2410/m+279-crisin+76.html


    Não conhecia este, mas muito semelhante ao da Sika ou da Mapei.
 
0.0318 seg. NEW