Esta perversão dos recursos que impedem que vão directamente para a prisão. Ia para a prisão e entretanto recorria. Uma justiça que trata criminosos como pessoas de bem, nunca o será.
Colocado por: luisvvSim, essa história de os recursos suspenderem a aplicação de uma pena é mesmo estúpida, não é?
Colocado por: eupor vezes tenho a sensação que a complexidade na justiça existe para dar bons empregos a certos agentes da justiça, principalmente advogados, e para safar quem pode pagar esses advogados.
Colocado por: eu
Por acaso eu na minha visão de leigo, até acho que é. Posso não ter formação jurídica, mas tenho senso comum e tenho direito à minha opinião. Por isso, mesmo correndo o risco de ser apelidado de ignorante, cá vai:
Suspendersemprea decisão do tribunal de primeira instância, é admitir que esses tribunais são muito falíveis, pelo que é necessário um juízo de uma entidade superior.
Para mim, fazia mais sentido admitir que a maior parte das decisões dos tribunais de primeira instância são corretas, ou seja, iniciar imediatamente a pena após o fim do processo na primeira instância.
Claro que corríamos o risco de fazer sofrer inocentes até à decisão do tribunal de recurso.Mas... espera aí... não é exatamente o que acontece com a prisão preventiva?
Onde está a coerência?Concordam com este comentário:pedromdf
Qual a necessidade do insulto após uma opinião contrária?
Emitir uma opinião pessoal neste forum e ser confrontado com uma opinião contrária, não tem nada de incomodativo, é a base da troca de opiniões. Agora essa opinião contrária vir sempre acompanhada de insulto não é a mesma coisa. Reportei a situação, mas penso que não tem qualquer efeito, até porque o forista em causa usa e abusa dessa faculdade.
Suspendersemprea decisão do tribunal de primeira instância, é admitir que esses tribunais são muito falíveis, pelo que é necessário um juízo de uma entidade superior.
Para mim, fazia mais sentido admitir que a maior parte das decisões dos tribunais de primeira instância são corretas, ou seja, iniciar imediatamente a pena após o fim do processo na primeira instância.
Claro que corríamos o risco de fazer sofrer inocentes até à decisão do tribunal de recurso.Mas... espera aí... não é exatamente o que acontece com a prisão preventiva?
Onde está a coerência?
Colocado por: luisvv
Sim, é verdade. E espanto dos espantos, os tribunais inferiores são mesmo muito falíveis. Há 2 ou 3 anos, mais de 25% dos recursos tinham provimento total e 11% provimento parcial.
Portanto,para ganhar nada,acha preferível correr o risco de errar e punir erradamenteem pelo menos 1 de cada 3 casos.
A prisão preventiva, embora tenda a ser vista como castigo, é uma medida cautelar. Mesmo assim, é usada e abusada. Não faz sentido sequer, excepto em situações limite, de flagrante delito em crimes violentos.
Mas não deixo de registar com surpresa a leveza com que lhe sai esse"Claro que corríamos o risco de fazer sofrer inocentes até à decisão do tribunal de recurso",esquecendo que na verdade isso iria subverter o propósito do recurso, negando ao seu autor um direito fundamental.
Colocado por: luisvvE espanto dos espantos, os tribunais inferiores são mesmo muito falíveis. Há 2 ou 3 anos, mais de 25% dos recursos tinham provimento total e 11% provimento parcial.
Colocado por: luisvvMas não deixo de registar com surpresa a leveza com que lhe sai esse"Claro que corríamos o risco de fazer sofrer inocentes até à decisão do tribunal de recurso",esquecendo que na verdade isso iria subverter o propósito do recurso, negando ao seu autor um direito fundamental.
(...) Claro que corríamos o risco de fazer sofrer inocentes até à decisão do tribunal de recurso. Mas... espera aí... não é exatamente o que acontece com a prisão preventiva? (...)
Colocado por: maria rodriguesE, se no caso, fôssemos nós próprios ou alguém da nossa família, também acharíamos correcto, não é verdade?.
Colocado por: eu
Não, se fôssemos nós ou a nossa família, gostaríamos de ter 5 níveis de recursos, para que mesmo que fôssemos culpados, andássemos 15 anos a protelar o cumprimento da pena.
Colocado por: maria rodriguesalguém que assumiu uma culpa (estando inocente) para proteger a própria mãe
Se mentiu, fez um mau serviço à justiça (manipulou a justiça e deixou o verdadeiro culpado em liberdade), por isso não tenho pena nenhuma dele...
Colocado por: maria rodriguesQuando não está em causa a nossa mãe ou outro familiar muito próximo, é mais fácil ser-se justiceiro! Lá vem o velho ditado:Só quem está dentro do convento, sabe o que lá vai dentro