Colocado por: LuisPereiraO Estado está a obrigar as pessoas a colocar tomadas de antena e telefone
Colocado por: LuisPereiraE gera custos adicionais
Colocado por: LuisPereiranão só para a obra mas também para a “indispensável” certificação
Colocado por: MikeMelga
Vamos chamar as coisas pelos nomes: não são 'tomadas de antena', são tomadas coaxiais. Pode lá ligar uma antena como muitas outras coisas: cctv, televisão por cabo, video-porteiro, etc.
Não são tomadas de telefone: são tomadas rj45. Servem para telefone, rede e muitos outros fins. Eu, por exemplo, uso-as para passar sinal hdmi, série e audio.
Os custos adicionais que gera são uma migalha no oceano. A obrigação é de colocar, sem referir marcas. Opte por marcas mais baratas.
Não precisei de qualquer certificação. Bastou que o Eng. autor do projecto ITED assinasse o livro de obra, referindo que tudo foi feito conforme o projecto.
Colocado por: LuisPereiraO projecto ITED foi a custo zero?
Colocado por: LuisPereiraEeste vetusto diploma (de 1951)
Colocado por: MikeMelga
Claro que não. Mas o preço deverá ser o mesmo tenha 5 tomadas ou 15.
Colocado por: LuisPereira
MikeMelga
Afinal porque tenho eu de ter um projecto ITED?
Porque foi criada esta obrigação legal?
Colocado por: MikeMelgaDeixe-me dar-lhe só mais um exemplo:
Fui obrigado a colocar paines solares para AQS. Só os coloquei porque fui obrigado senão nunca os teria colocado.
Hoje posso dizer: ainda bem que o fui, porque aquela treta funciona mesmo.
Colocado por: sergyio
porque tem que ter certificação térmica ou acústica? ou porque raio tem que entregar os projectos na camara para serem aprovados... fazia cada um como queria e pronto... (não é que concorde a 100% com o ITED)
Olhe este exemplo: Eu construi garagem para 2 carros e estou arrependido, devia ter feito para 3!
Porque raio nao há uma lei a obrigar uma casa a ter uma garagem para 5 carros tal como obriga um bidé, uma banheira, ITED, e paineis solares?
mas há... para cada fogo tem que haver X lugares de estacionamento...
Colocado por: LuisPereira3.3 Deviam ser permitidos, expressamente, divisões habitáveis iluminadas apenas por claraboias do tipo velux (que não existiam em 1951). A alínea 2ª do artigo 71º proibe-as, exigindo vãos em paredes verticais, e inviabilizando assim uma solução económica e que pode ser muito interessante, além de garantir também condições de habitabilidade adequadas.
Colocado por: sergyioeu tenho pelo menos 2 em cada divisão... e não foi por isso que a instalação ficou mais cara... acho mt mais absurdo algumas regas de acessibilidade...
Tudo soma!
E nao é só a questão de custo mas sim da imposição de algo que podemos nao querer!
mas a lei/sociedade está cheia disso... impõe-nos sempre coisas que não queremos.... o que podemos fazer... olhe... aceitar e pronto... se não... os cabelos brancos aparecem...