Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Porque este assunto está em discussão noutro tópico "poluindo o mesmo" resolvi iniciar este

O Estado está a obrigar as pessoas a colocar tomadas de antena e telefone na ssalas e quartos mesmo quando eles não as querem, e a instalar uma rede interna de telefones mesmo onde a rede não está disponível, ou não é pretendida, preferindo-se as tecnologias sem fio. Qual é a base constitucional desta imposição? Parece uma lei ditada pelos lóbis…. E gera custos adicionais, não só para a obra mas também para a “indispensável” certificação. Um Estado verdadeiramente de direito deveria devolver aos seus cidadãos a autonomia de decidir se vão pôr (e pagar) ou não estas tomadas e redes nas suas casas. Do ponto de vista de direitos e liberdades, a actual norma constitui, no meu ver, um autoritarismo inadmissível.

Já agora link para uma petição publica sobre este e outros assuntos relativos á construção civil.

http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=P2012N29255
  2.  # 2

Colocado por: LuisPereiraO Estado está a obrigar as pessoas a colocar tomadas de antena e telefone

Vamos chamar as coisas pelos nomes: não são 'tomadas de antena', são tomadas coaxiais. Pode lá ligar uma antena como muitas outras coisas: cctv, televisão por cabo, video-porteiro, etc.

Não são tomadas de telefone: são tomadas rj45. Servem para telefone, rede e muitos outros fins. Eu, por exemplo, uso-as para passar sinal hdmi, série e audio.

Colocado por: LuisPereiraE gera custos adicionais

Os custos adicionais que gera são uma migalha no oceano. A obrigação é de colocar, sem referir marcas. Opte por marcas mais baratas.

Colocado por: LuisPereiranão só para a obra mas também para a “indispensável” certificação

Não precisei de qualquer certificação. Bastou que o Eng. autor do projecto ITED assinasse o livro de obra, referindo que tudo foi feito conforme o projecto.
  3.  # 3

Colocado por: MikeMelga

Vamos chamar as coisas pelos nomes: não são 'tomadas de antena', são tomadas coaxiais. Pode lá ligar uma antena como muitas outras coisas: cctv, televisão por cabo, video-porteiro, etc.

Não são tomadas de telefone: são tomadas rj45. Servem para telefone, rede e muitos outros fins. Eu, por exemplo, uso-as para passar sinal hdmi, série e audio.

Os custos adicionais que gera são uma migalha no oceano. A obrigação é de colocar, sem referir marcas. Opte por marcas mais baratas.

Não precisei de qualquer certificação. Bastou que o Eng. autor do projecto ITED assinasse o livro de obra, referindo que tudo foi feito conforme o projecto.

Mais uma vez está a desviar a discução do essencial que é a imposição de algo que nao pretendo!

Chame o que pretender e utilize para o que pretender, não deixa de ser um imposição que nem todos querem.

O projecto ITED foi a custo zero?
  4.  # 4

Aqui há uns anos era defendido da mesma maneira exactamente o contrário. É verdade que as leis andam sempre atrás da tecnologia e a inércia da alteração à lei trás estes anacronismos.
    Só há uma forma que é a alteração à lei.
    O que mais me impressiona é a obrigatoriedade das instalações mesmo em equipamentos que nunca irão ter um televisor ou uma recepção satélite, como seja um reservatório de fornecimento de água. Uma pequena elevatória de esgoto algures, ou mesmo uma estação de tratamento de águas residuais que normalmente funciona abandonada. Tantos casos. Não tem nada a ver, mas pagam contribuição audiovisual.
  5.  # 5

Há mais para além do ITED que eu tenho debatido aqui no forum de regras estupidas, desaqueduadas e sem sentido...

Por exemplo no que respeita ao RGEU

Eeste vetusto diploma (de 1951), embora de simpática brevidade, vai-se desajustado da actualidade cada vez mais rapidamente, restringindo liberdades sem motivo justo.
    3.1 Devia ser deixado ao critério do promotor se a casa tem bidé ou não. Metade da Europa não usa bidet. O estado quer mandar na higiene pessoal das pessoas?
    3.2 Devia ser permitido, expressamente, o chuveiro em vez da banheira, nas habitações.
    3.3 Deviam ser permitidos, expressamente, divisões habitáveis iluminadas apenas por claraboias do tipo velux (que não existiam em 1951). A alínea 2ª do artigo 71º proibe-as, exigindo vãos em paredes verticais, e inviabilizando assim uma solução económica e que pode ser muito interessante, além de garantir também condições de habitabilidade adequadas.
    3.4 É caricato o artigo 17º (e que aparece copiado no D.N.28/2006, ficha 9d. e D.N.12/98, ficha 11f) que exige que soluções técnicas não tradicionais sejam previamente aprovadas pelo LNEC: a norma anti-inovação! Vivemos numa época em que novas tecnologias aparecem todos os dias.
    3.5 E as passarelas (artº 76) em volta da casa? A sua obrigatoriedade já não faz sentido nenhum, face à generalização das caleiras.
  6.  # 6

Colocado por: LuisPereiraO projecto ITED foi a custo zero?

Claro que não. Mas o preço deverá ser o mesmo tenha 5 tomadas ou 15.
  7.  # 7

Deixe-me dar-lhe só mais um exemplo:

Fui obrigado a colocar paines solares para AQS. Só os coloquei porque fui obrigado senão nunca os teria colocado.

Hoje posso dizer: ainda bem que o fui, porque aquela treta funciona mesmo.
    Concordam com este comentário: eu
  8.  # 8

Colocado por: LuisPereiraEeste vetusto diploma (de 1951)

Também já falta pouco para os 65 anos e 2 meses para atingir a reforma ...
  9.  # 9

Colocado por: MikeMelga

Claro que não. Mas o preço deverá ser o mesmo tenha 5 tomadas ou 15.

MikeMelga
    Afinal porque tenho eu de ter um projecto ITED?
    Porque foi criada esta obrigação legal?
  10.  # 10

Colocado por: LuisPereira

MikeMelga
    Afinal porque tenho eu de ter um projecto ITED?
    Porque foi criada esta obrigação legal?

porque tem que ter certificação térmica ou acústica? ou porque raio tem que entregar os projectos na camara para serem aprovados... fazia cada um como queria e pronto... (não é que concorde a 100% com o ITED)
  11.  # 11

Colocado por: MikeMelgaDeixe-me dar-lhe só mais um exemplo:

Fui obrigado a colocar paines solares para AQS. Só os coloquei porque fui obrigado senão nunca os teria colocado.

Hoje posso dizer: ainda bem que o fui, porque aquela treta funciona mesmo.

Olhe este exemplo: Eu construi garagem para 2 carros e estou arrependido, devia ter feito para 3!
    Porque raio nao há uma lei a obrigar uma casa a ter uma garagem para 5 carros tal como obriga um bidé, uma banheira, ITED, e paineis solares?
  12.  # 12

Colocado por: sergyio

porque tem que ter certificação térmica ou acústica? ou porque raio tem que entregar os projectos na camara para serem aprovados... fazia cada um como queria e pronto... (não é que concorde a 100% com o ITED)

Sim é isso mesmo, não devia ser obrigatorio! Tal como nao é obrigatorio que o seu carro tenha AC ou que gaste 3 litros aos 100km...
    Mas também é verdade deve ser obrigatorio projecto de estabilidade e seus similares tal como o seu carro tem de ter cintos de segurança!
    Percebe a diferença?
    Sua segurança e de terceiros e seu comodismo e de terceiro?
  13.  # 13

Olhe este exemplo: Eu construi garagem para 2 carros e estou arrependido, devia ter feito para 3!
    Porque raio nao há uma lei a obrigar uma casa a ter uma garagem para 5 carros tal como obriga um bidé, uma banheira, ITED, e paineis solares?

mas há... para cada fogo tem que haver X lugares de estacionamento...
  14.  # 14

mas há... para cada fogo tem que haver X lugares de estacionamento...

Acho que nao é bem assim mas nao é o importante!

Porquê 1 bidé e nao 2 ou 3?
    Porquê 2 pontos de rede por divisão e não 3 ou 10?
    Porquê 1 banheira e nao 1 banheira de hidromassagem?
    Porquê...
    • P+V
    • 3 dezembro 2014

# 15

Colocado por: LuisPereira3.3 Deviam ser permitidos, expressamente, divisões habitáveis iluminadas apenas por claraboias do tipo velux (que não existiam em 1951). A alínea 2ª do artigo 71º proibe-as, exigindo vãos em paredes verticais, e inviabilizando assim uma solução económica e que pode ser muito interessante, além de garantir também condições de habitabilidade adequadas.

Ainda no mês passado, num processo de legalização de uma moradia no Porto, um dos argumentos invocado para não aprovar o projecto foi exactamente este: um espaço habitável que só recebia luz (e ventilação) por meio de uma clarabóia. Foi suficiente argumentar que em 1951 as clarabóias não existiam (tal como as conhecemos hoje, pele menos), e que não havia alternativas viáveis para a colocação de uma janela; et voilá...

(Mas claro está, esta brincadeira representou um atraso e um custo acrescido, por parte do cliente, perfeitamente escusados)
  15.  # 16

A minha casa está repleta destas fichas...
  16.  # 17

eu tenho pelo menos 2 em cada divisão... e não foi por isso que a instalação ficou mais cara... acho mt mais absurdo algumas regas de acessibilidade...
  17.  # 18

Colocado por: sergyioeu tenho pelo menos 2 em cada divisão... e não foi por isso que a instalação ficou mais cara... acho mt mais absurdo algumas regas de acessibilidade...

Tudo soma!
    E nao é só a questão de custo mas sim da imposição de algo que podemos nao querer!
  18.  # 19

Tudo soma!
    E nao é só a questão de custo mas sim da imposição de algo que podemos nao querer!

mas a lei/sociedade está cheia disso... impõe-nos sempre coisas que não queremos.... o que podemos fazer... olhe... aceitar e pronto... se não... os cabelos brancos aparecem...
  19.  # 20

mas a lei/sociedade está cheia disso... impõe-nos sempre coisas que não queremos.... o que podemos fazer... olhe... aceitar e pronto... se não... os cabelos brancos aparecem...

Não devemos nos deixar "apanhar" por isso mas também não devemos "comer e calar"

0.0203 seg. NEW