Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      anselmo
    • 4 dezembro 2016 editado

# 81

1ºAndar Com a rua, orientação solar e muros laterais do terreno.
      Projecto 1º Andar Rosa.jpg
  1.  # 82

Colocado por: anselmo

Sem duvida, não tem mão de arquitecto, fui eu que fiz um curioso da área.
    Mas a disposição das assoalhadas é pelo que me parece a mais adaptada a estrutura existente, por forma a derrubar o mínimo de paredes possível, minimizando custos.
    Deixo aqui o projecto inicial.
    Na sua opinião qual seria a disposição?
    Obrigado pelo comentário.
    Cumprimentos

Anselmo

No 1º andar se calhar não dá para fazer muita coisa (mas os arquitectos lembram-se de soluções originais que seguramente me escapam). No R/C é onde penso que poderá haver outras soluções. Aquilo que me salta imediatamente à atenção:

1. Entrada da garagem directamente para open space/sala de estar. Acho é esquisito estar na sala com a porta e acesso à garagem (que supostamente é daquelas metálicas) nas minhas costas;
    2. Potencial alteração à disposição da cozinha/sala de estar;
    3. Forma como a W/C de serviço e a despensa/lavandaria estão dispostas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anselmo
  2.  # 83

Colocado por: Jpires76

No 1º andar se calhar não dá para fazer muita coisa (mas os arquitectos lembram-se de soluções originais que seguramente me escapam). No R/C é onde penso que poderá haver outras soluções. Aquilo que me salta imediatamente à atenção:

1. Entrada da garagem directamente para open space/sala de estar. Acho é esquisito estar na sala com a porta e acesso à garagem (que supostamente é daquelas metálicas) nas minhas costas;
    2. Potencial alteração à disposição da cozinha/sala de estar;
    3. Forma como a W/C de serviço e a despensa/lavandaria estão dispostas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:anselmo

Depois de verificar o que efectivamente existe debaixo dos quartos a poente, essencialmente o que não projectei nada por baixo.
    Pondero fazer uma ligação entre a garagem e a futura entrada da garagem, e ai poderei reorganizar WC, dispensa, e apenas uma entrada para a sala.
    Cumprimentos
    Anselmo
  3.  # 84

Boa tarde, qual o tipo de isolamento ideal?
    Para o sótão ser área habitacional?
    Acham que é possível fazer um ou dois quartos no sótão? Pois se fosse possível poderia dimensional o 1° andar de forma a colocar lá 3 quartos e estes seriam com áreas mais interessantes.
    Cumprimentos
    Anselmo
    •  
      anselmo
    • 15 dezembro 2016 editado

# 85

Boa noite, com isto é possível saber se a lage é suficientemente resistente, para se poder deitar algumas paredes abaixo?
      0_20161215_192010.jpg
  4.  # 86

Colocado por: anselmoBoa noite, com isto é possível saber se a lage é suficientemente resistente, para se poder deitar algumas paredes abaixo?

Todas as linhas nessa planta são paredes resistentes que não podem ser demolidas.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    •  
      anselmo
    • 15 dezembro 2016 editado

# 87

Colocado por: Picareta
    Todas as linhas nessa planta são paredes resistentes que não podem ser demolidas.

Ou seja são várias lages independentes?
    Sendo assim sou obrigado, a manter a planta completamente original?
    Obrigado
    Anselmo
  5.  # 88

não, o que tem a fazer é trabalho de engenheiro sobre trabalho do arquiteto e de preferência dos dois ao mesmo tempo.
    entre os dois o que pode gastar é irrisório perante o assunto em si que é renovar/ reabilitar/ remodelar algo com meio século e que precisa de uma grande volta para ficar de acordo com parâmetros funcionais / habitáveis de hoje em dia.
  6.  # 89

Colocado por: marco1não, o que tem a fazer é trabalho de engenheiro sobre trabalho do arquiteto e de preferência dos dois ao mesmo tempo.
    entre os dois o que pode gastar é irrisório perante o assunto em si que é renovar/ reabilitar/ remodelar algo com meio século e que precisa de uma grande volta para ficar de acordo com parâmetros funcionais / habitáveis de hoje em dia.

Pode dizer um valor aproximadamente do que para si é irrisório?
    Obrigado
    Anselmo
  7.  # 90

decifrando as palavras do marco...

...as paredes podem sair, mas terão que ser criadas vigas de suporte, vigas essas que poderão ser suportadas por pilares, agora ou faz as coisas à bruto e cria vigas e pilares demasiado grandes, com o custo acrescido de gastar ferro e betão desnecessário, ou é forreta e corta no ferro e no betão e corre o risco da placa vir abaixo.

se calhar o que gasta no trabalho do engenheiro e do arquitecto é menos do que o vai gastar nas duas soluções que apresentei em cima.

... consegui decifrar?
  8.  # 91

Colocado por: pauloagsantosdecifrando as palavras do marco...

...as paredes podem sair, mas terão que ser criadas vigas de suporte, vigas essas que poderão ser suportadas por pilares, agora ou faz as coisas à bruto e cria vigas e pilares demasiado grandes, com o custo acrescido de gastar ferro e betão desnecessário, ou é forreta e corta no ferro e no betão e corre o risco da placa vir abaixo.

se calhar o que gasta no trabalho do engenheiro e do arquitecto é menos do que o vai gastar nas duas soluções que apresentei em cima.

... consegui decifrar?

Fiquei sem saber aproximadamente, qual o valor que um arquitecto e engenheiro, costumam cobrar pela elaboração de um projecto parecido com o que tem sido descrito ao longo desta discussão.
    Obrigado
    Anselmo
  9.  # 92

cada caso é um caso mas considere por exemplo que um projeto de licenciamento da uma moradia mais ou menos desse tamanho pode andar na ordem dos 4000/6000 euros ( arq. e especialidades) agora pode ter uma ideia. estimada do custo do que é fazer as coisas pensadas, planeadas e em segurança, legais, etc...
    e até poupar umas coras valentes em obra.
  10.  # 93

Colocado por: marco1cada caso é um caso mas considere por exemplo que um projeto de licenciamento da uma moradia mais ou menos desse tamanho pode andar na ordem dos 4000/6000 euros ( arq. e especialidades) agora pode ter uma ideia. estimada do custo do que é fazer as coisas pensadas, planeadas e em segurança, legais, etc...
    e até poupar umas coras valentes em obra.

Mas aqui pelo pouco que eu percebo disto, o trabalho será muito menor, daí estar na expectativa de que os valores se aproximassem de metade do que referiu.
    Obrigado
    Anselmo
  11.  # 94

talvez

mas por vezes nestes casos de recuperação até dão o dobro do trabalho.

de qualquer forma 4000 por exemplo é algo que se arrisca a deitar fora com "coisas" feitas á curioso.

mas Anselmo cada um sabe de si, ninguém está a impor nada, apenas que certos gastos são investimentos e não despesas.

no entanto ainda, cuidado, qualquer mexida na estrutura tem que ser licenciada assim como nas fachadas.
  12.  # 95

Colocado por: anselmoBoa noite Simples, já agora quanto acha que poderia ser o valor dos gastos ainda não previstos e quais, só para eu ter uma melhor noção da realidade.
    Obrigado a todos pela colaboração.
    Cumprimentos
    Anselmo Sousa

Eu iniciei a recuperação de um imóvel que estava mais para lá que para cá, comecei por pedir orçamento para o telhado, veio todo a baixo, depois passei ao interior, partir o que estava a mais, picar paredes, instalação de canalização de água, rebocar tudo, fazer bancadas em alvenaria cozinha e wc, chão, etc... etc fui planeando as fases da obra com o profissional que contratei e respectivos orçamentos. Optei por ser eu comprar alguns materiais, como lavatórios, sanita, alguns revestimentos.

Nunca me tinha imaginado a comandar uma obra, já que sou uma Senhora, mas tinha este sonho um dia comprar velho e restaurar.

Aprendi que planear bem e saber o que se quer é meio caminho, para que não resvale nos orçamentos nem nos prazos.

Não se esqueça de todos os pormenores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anselmo, maria rodrigues
  13.  # 96

Colocado por: marco1talvez

mas por vezes nestes casos de recuperação até dão o dobro do trabalho.

de qualquer forma 4000 por exemplo é algo que se arrisca a deitar fora com "coisas" feitas á curioso.

mas Anselmo cada um sabe de si, ninguém está a impor nada, apenas que certos gastos são investimentos e não despesas.

no entanto ainda, cuidado, qualquer mexida na estrutura tem que ser licenciada assim como nas fachadas.

Tinha idea que tudo feito nos interiores, não carecia de qualquer licença.
    Se for necessário licença, o processo camarário e despesas na câmara são iguais como se fosse uma construção de raiz?
    Obrigado
    Anselmo
  14.  # 97

se ler bem a legislação diz lá obras interiores desde que não mexa na estrutura e fachadas de alguma forma.
  15.  # 98

Colocado por: marco1se ler bem a legislação diz lá obras interiores desde que não mexa na estrutura e fachadas de alguma forma.

E o processo camarário, e despesas camarárias são iguais às despesas de construção de raiz?
    Obrigado
    Anselmo
  16.  # 99

isso terá que ver no regulamento das taxas da sua camara, varia, mas mais uma vez estamos a falar de custos marginais em todo o processo que é renovar por inteiro uma moradia tal como está a fazer, ainda que ande só a mexer lá dentro como diz.

considere estes comentários apenas como uma chamada de atenção e para ter cuidado em mexer na estrutura disso.
  17.  # 100

Colocado por: marco1isso terá que ver no regulamento das taxas da sua camara, varia, mas mais uma vez estamos a falar de custos marginais em todo o processo que é renovar por inteiro uma moradia tal como está a fazer, ainda que ande só a mexer lá dentro como diz.

considere estes comentários apenas como uma chamada de atenção e para ter cuidado em mexer na estrutura disso.

Sem as despesas camararias, para reconstrução são iguais às despesas de construção de Raiz, as cidades vão acabar por envelhecer cada vez mais, pois não vejo vantagem nenhuma na reconstrução.
    Obrigado
    Anselmo

0.0341 seg. NEW