Colocado por: anselmo
Sem duvida, não tem mão de arquitecto, fui eu que fiz um curioso da área.
Mas a disposição das assoalhadas é pelo que me parece a mais adaptada a estrutura existente, por forma a derrubar o mínimo de paredes possível, minimizando custos.
Deixo aqui o projecto inicial.
Na sua opinião qual seria a disposição?
Obrigado pelo comentário.
Cumprimentos
Anselmo
Colocado por: Jpires76
No 1º andar se calhar não dá para fazer muita coisa (mas os arquitectos lembram-se de soluções originais que seguramente me escapam). No R/C é onde penso que poderá haver outras soluções. Aquilo que me salta imediatamente à atenção:
1. Entrada da garagem directamente para open space/sala de estar. Acho é esquisito estar na sala com a porta e acesso à garagem (que supostamente é daquelas metálicas) nas minhas costas;
2. Potencial alteração à disposição da cozinha/sala de estar;
3. Forma como a W/C de serviço e a despensa/lavandaria estão dispostas.
Colocado por: anselmoBoa noite, com isto é possível saber se a lage é suficientemente resistente, para se poder deitar algumas paredes abaixo?
Colocado por: Picareta
Todas as linhas nessa planta são paredes resistentes que não podem ser demolidas.
Colocado por: marco1não, o que tem a fazer é trabalho de engenheiro sobre trabalho do arquiteto e de preferência dos dois ao mesmo tempo.
entre os dois o que pode gastar é irrisório perante o assunto em si que é renovar/ reabilitar/ remodelar algo com meio século e que precisa de uma grande volta para ficar de acordo com parâmetros funcionais / habitáveis de hoje em dia.
Colocado por: pauloagsantosdecifrando as palavras do marco...
...as paredes podem sair, mas terão que ser criadas vigas de suporte, vigas essas que poderão ser suportadas por pilares, agora ou faz as coisas à bruto e cria vigas e pilares demasiado grandes, com o custo acrescido de gastar ferro e betão desnecessário, ou é forreta e corta no ferro e no betão e corre o risco da placa vir abaixo.
se calhar o que gasta no trabalho do engenheiro e do arquitecto é menos do que o vai gastar nas duas soluções que apresentei em cima.
... consegui decifrar?
Colocado por: marco1cada caso é um caso mas considere por exemplo que um projeto de licenciamento da uma moradia mais ou menos desse tamanho pode andar na ordem dos 4000/6000 euros ( arq. e especialidades) agora pode ter uma ideia. estimada do custo do que é fazer as coisas pensadas, planeadas e em segurança, legais, etc...
e até poupar umas coras valentes em obra.
Colocado por: anselmoBoa noite Simples, já agora quanto acha que poderia ser o valor dos gastos ainda não previstos e quais, só para eu ter uma melhor noção da realidade.
Obrigado a todos pela colaboração.
Cumprimentos
Anselmo Sousa
Colocado por: marco1talvez
mas por vezes nestes casos de recuperação até dão o dobro do trabalho.
de qualquer forma 4000 por exemplo é algo que se arrisca a deitar fora com "coisas" feitas á curioso.
mas Anselmo cada um sabe de si, ninguém está a impor nada, apenas que certos gastos são investimentos e não despesas.
no entanto ainda, cuidado, qualquer mexida na estrutura tem que ser licenciada assim como nas fachadas.
Colocado por: marco1se ler bem a legislação diz lá obras interiores desde que não mexa na estrutura e fachadas de alguma forma.
Colocado por: marco1isso terá que ver no regulamento das taxas da sua camara, varia, mas mais uma vez estamos a falar de custos marginais em todo o processo que é renovar por inteiro uma moradia tal como está a fazer, ainda que ande só a mexer lá dentro como diz.
considere estes comentários apenas como uma chamada de atenção e para ter cuidado em mexer na estrutura disso.