Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      anselmo
    • 8 dezembro 2014 editado

     # 1

    Boa noite, já acompanho este forum há algum tempo, pois sempre tive a vontade de construir ou reconstruir uma moradia para morar com a minha família, agora que comprei uma com aproximadamente 85m2 estou a pensar recupera-la vim aqui expor a minha intenção e pedir a vossa colaboração com dicas sugestões todos os contributos serão bem vindos, essa recuperação contempla:
    -revestimento das paredes exteriores com capoto ou outro?
    -Substituir caixilharia (Alumínio ou PVC) ?
    -substituição da instalação eléctrica
    -Substituição da canalização
    -Cozinha nova
    -Casa de banho nova
    -Pavimentos Novos
    -Portas interiores Novas
    -Possível introdução painel solar ou pré-instalção (dependendo do orçamento)
    -Tendo em conta o pouco dinheiro disponível tenho muitas duvidadas relativamente a que tipo de Aquecimento/Arrefecimento colocar, pensando num futuro aproveitamento do sotão.(área útil aproveitável aproximadamente 35m2 com dois quartos e 1WC se possivel)
    Aguardo atentamente todos os comentarios
    Com os melhores Cumprimentos
    Anselmo Sousa
      tempFileForShare.jpg
  1.  # 2

    Se fizer você grande parte dos trabalhos é posivel eu em 60 metros gastei quase 10 mil em interiores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anselmo
  2.  # 3

    -revestimento das paredes exteriores com capoto - 4500 euros (135 m2, 8cm eps)
    -Substituir caixilharia Alumínio - 5000 euros ( 9 vãos, sistema oscilobatente com corte térmico e vidro baixo emissivo 5-16-6)
    -substituição da instalação eléctrica - 2500 euros (+ ITED, cerca de 40 mecanismos)
    -Substituição da canalização - 1500 euros (multicamada, pvc)
    -Cozinha nova - 5000 euros (+ frig, forno, placa, exaustor, maq. lavar loiça,10m2 mobiliário termolaminado, balcão em pedra natural 4m2)
    -Casa de banho nova - 1200 euros (lavat, bidé, sanita, banheira/base, monocomandos)
    -Pavimentos Novos - 2500 euros (85 m2 cerâmico e pavimento flutuante)
    -Portas interiores Novas - 1600 euros (8 portas folheado carvalho 2x0.8)
    -Possível introdução painel solar - 3500 euros (circ. forçada com termoac. 200lt)

    Isto está muito grosseiro. Omite muitas variantes e descrições mas é só para ter uma ideia se deve ou não avançar com esses 30 000 euros(gama média) .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anselmo, master_chief, papacurvas
  3.  # 4

    Colocado por: rui moreira-revestimento das paredes exteriores com capoto- 4500 euros (135 m2, 8cm eps)
    -Substituir caixilharia Alumínio- 5000 euros ( 9 vãos, sistema oscilobatente com corte térmico e vidro baixo emissivo 5-16-6)
    -substituição da instalação eléctrica- 2500 euros (+ ITED, cerca de 40 mecanismos)
    -Substituição da canalização- 1500 euros (multicamada, pvc)
    -Cozinha nova- 5000 euros (+ frig, forno, placa, exaustor, maq. lavar loiça,10m2 mobiliário termolaminado, balcão em pedra natural 4m2)
    -Casa de banho nova- 1200 euros (lavat, bidé, sanita, banheira/base, monocomandos)
    -Pavimentos Novos- 2500 euros (85 m2 cerâmico e pavimento flutuante)
    -Portas interiores Novas- 1600 euros (8 portas folheado carvalho 2x0.8)
    -Possível introdução painel solar- 3500 euros (circ. forçada com termoac. 200lt)

    Isto está muito grosseiro. Omite muitas variantes e descrições mas é só para ter uma ideia se deve ou não avançar com esses 30 000 euros(gama média) .
    Estas pessoas agradeceram este comentário:anselmo


    Boas,
    ...e ainda falta a mão-de-obra. Correcto?
  4.  # 5

    Obrigado pela atenção, estou a ver que vou ter de gerir bem os recursos fazer uma boa prespecção de mercado, vai ser uma tarefa árdua, não tenho dúvidas que com algumas contenção e com a vossa colaboração vou conseguir atingir o objectivo.
    Mais uma vez obrigado, continou a aguardar sugestões.
    CO meu os melhores cumprimentos
    Anselmo Sousa
  5.  # 6

    Colocado por: aquapegoBoas,
    ...e ainda falta a mão-de-obra. Correcto?


    Não. Já com mão-de-obra. Mas como referi são valores que variam com as especificações e descrições necessárias num orçamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anselmo
  6.  # 7

    Colocado por: rui moreiraIsto está muito grosseiro. Omite muitas variantes e descrições mas é só para ter uma ideia se deve ou não avançar com esses 30 000 euros(gama média)


    As suas contas podem enquadrar-se numa obra nova mas na reabilitação é impossível fazer as contas desta forma. Antes de fazer seja o que for é preciso demolir e preparar o que lá está. Para meter um pavimento novo é preciso primeiro remover o que lá está e preparar a base para receber um novo revestimento. O mesmo se aplica à maior parte dos restantes itens que mencionou.

    Fazer as contas desta forma é meio caminho andado para as coisas correrem mal. Tanto para o empreiteiro como para o dono de obra. A reabilitação tem que ser orçamentada com muitos cuidados.
  7.  # 8

    Eu tb estou nessa demanda. Acima de tudo muita paciência, força de vontade e otimismo.



    Colocado por: simplesPara meter um pavimento novo é preciso primeiro remover o que lá está e preparar a base para receber um novo revestimento.


    Tinha ideia que também era possível,se o que la esta estiver bom, de isolar e colocar por cima. Conto em fazer isso.
  8.  # 9

    Colocado por: simples
    As suas contas podem enquadrar-se numa obra nova mas na reabilitação é impossível fazer as contas desta forma. Antes de fazer seja o que for é preciso demolir e preparar o que lá está. Para meter um pavimento novo é preciso primeiro remover o que lá está e preparar a base para receber um novo revestimento. O mesmo se aplica à maior parte dos restantes itens que mencionou.

    Fazer as contas desta forma é meio caminho andado para as coisas correrem mal. Tanto para o empreiteiro como para o dono de obra. A reabilitação tem que ser orçamentada com muitos cuidados.


    Concordo. Daí a minha afirmação:


    Colocado por: rui moreiraIsto está muito grosseiro. Omite muitas variantes e descrições mas é só para ter uma ideia se deve ou não avançar com esses 30 000 euros(gama média) .


    Repare que o user não colocou nenhum item de demolições, ou trabalhos de construção civil necessários ao desenvolvimento da remodelação.
    Repito: faltam variantes e descrições pormenorizadas.
    Acrescento: estão omissos materiais e trabalhos necessários.

    Cumprimentos.
    Concordam com este comentário: simples
  9.  # 10

    @rui moreira: Não me entenda mal, no geral concordo com as suas contas, no entanto, atendendo ao facto que se trata de uma reabilitação, achei conveniente acrescentar que os custos de demolição e outras surpresas inesperadas podem fazer disparar o orçamento.

    Por esse motivo, quando o orçamento é limitado, a minha sugestão seria fazer a intervenção por fases e por prioridades. Por exemplo fazer primeiro as tubagens, electricidade, caixilharia e isolamento e depois partir para o restante se o dinheiro disponível o permitir.

    Não devemos esquecer que este tipo de obras por norma no final exigem uma pintura geral da casa e outros pequenos acertos funcionais e decorativos que inicialmente não estavam previstos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anselmo
  10.  # 11

    Boa noite Simples, já agora quanto acha que poderia ser o valor dos gastos ainda não previstos e quais, só para eu ter uma melhor noção da realidade.
    Obrigado a todos pela colaboração.
    Cumprimentos
    Anselmo Sousa
  11.  # 12

    Colocado por: anselmoBoa noite Simples, já agora quanto acha que poderia ser o valor dos gastos ainda não previstos e quais, só para eu ter uma melhor noção da realidade.


    Na minha opinião acho que está a querer começar pelo fim e esse é o maior erro. É impossível dizer-lhe quanto vai gastar sem conhecer a obra e sem fazer um apanhado das patologias existentes no edifício. Imagine por exemplo que levanta o pavimento e verifica que a betonilha não está em condições para receber um novo revestimento. Terá que refazer as betonilhas e terá um gasto acrescido com o qual não estava a contar.

    De forma a conseguir um resultado satisfatório para si e para a sua família, sem ter que passar noites em claro a pensar como vai resolver problemas que surgem durante as obras, antes de avançar para a reabilitação do espaço deve clarificar aquilo que realmente pretende:

    1) Se o objectivo é ter um espaço habitável sem qualquer exigência estética e funcional, tente fazer a reabilitação aos poucos com o dinheiro que vai tendo disponível. No entanto tenha ciente que podem surgir surpresas inesperadas que podem limitar as suas pretensões e que dificilmente conseguirá ter um resultado final coerente e satisfatório.

    2) Se pretende criar um espaço ao seu gosto e com qualidade, consulte antes de mais um arquitecto para lhe fazer um bom projecto. Juntamente com a equipa de técnicos visite o espaço e tente perceber se a estrutura está em boas condições e se efectivamente apenas é necessário substituir material velho por material novo, demolindo uma ou outra parede e levantando outras para dividir o espaço ao seu gosto. Se assim for comece a planear a intervenção, peça orçamentos detalhados (incluindo a demolição) e vá avançando conforme pode.

    Penso que a segunda opção será mais satisfatória para si e para a sua família e para além disso futuramente irá permitir-lhe rentabilizar o seu dinheiro. A reabilitação para além de criar conforto e qualidade de vida para os proprietários também é uma forma de proteger e rentabilizar o investimento (um edifico degradado perde valor, um edifício reabilitado valoriza).
    Concordam com este comentário: Martins_31, TPR
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anselmo
  12.  # 13

    Aqui deixo o meu objectivo final, depois de ter mais uns Euros será colocar umas escadas para o sótão e fazer la dois quartos, mas isso terá de ficar para o futuro pois vai encarecer a obra em aproximadamente 15000€ se não estiver muito enganado... :)
    Aguardo Comentários, Sugestões, criticas tudo que possam para melhorar o meu projecto desde há muito ambicionado...
    Com os melhores Cumprimentos
    Anselmo Sousa
      Projecto.jpg
  13.  # 14

    já vi que não é para meter na camara, no entanto atenção porque seguramente irá mexer na estrutura.
    quanto á planta em si, é uma pena que não recorra ao desenho de um arquitecto, está ao preço da chuva e sinceramente...enfim ficava um pouco melhor, para não ser mauzinho pois para ser mauzinho diria que nada ai nesse desenho parece bem.
  14.  # 15

    1 Meter na câmara? pelo que eu sei só é necessário autorização da câmara quando se fazem alterações à fachada, obras de remodelação e manutenção não é necessário nada da câmara, agradeço que me corrijam se estiver enganado, pois não é minha intenção infringir a lei.

    2 Quanto ao mexer na estrutura, também não é minha intenção por esse motivo não mexo na "parede mestra" da casa, pelo que me tenho informado assim não afecta a estabilidade da construção, agradeço mais uma vez que me corrijam se estiver a ser enganado.

    3 Em relação a recorrer a um aquitecto teria todo o gosto em faze- lo, mas como falei anteriormente o orçamento é muito limitado, mas não está completamente fora de questão recorrer a um, não tenho dúvidas nenhumas que o desendo ficava muito melhor.
    Obrigado cumprimentos
    Anselmo Sousa
    • P+V
    • 10 dezembro 2014

     # 16

    O desenho original é imensamente melhor do boneco que apresentou. Tiro no pé...
    Concordam com este comentário: marco1, treker666, TPR
  15.  # 17

    essa ilha na cozinha só vai roubar-lhe espaço. Depois como vai fazer a chamine passar pelo quarto que pensa vir a fazer em cima? vai ter que rever a disposição da cozinha. Tambem não gostei dos WC. Não tem necessidade de fazer um wc sem janela, quando pelo desenho original, não me parece ser germinada, tem janelas nas 4 paredes exteriores.

    apesar de não se para já, era capaz de encostar a escada a um canto para torna o espaço cozinha+ sala mais amplo.
    Concordam com este comentário: marco1
  16.  # 18

    Colocado por: anselmoAguardo Comentários, Sugestões, criticas tudo que possam para melhorar o meu projecto desde há muito ambicionado...


    Essa escada onde inicia? E no sótão onde está a escada?
  17.  # 19

    "3 Em relação a recorrer a um aquitecto teria todo o gosto em faze- lo, mas como falei anteriormente o orçamento é muito limitado, mas não está completamente fora de questão recorrer a um, não tenho dúvidas nenhumas que o desendo ficava muito melhor.
    Obrigado cumprimentos
    Anselmo Sousa"

    Deixo lhe aqui um conselho de quem ja fez o mesmo que você.
    Recorra a um profissional vai ser o melhor dinheiro empregue nessa remodelaçao. Alem de lhe abrir outras possibilidades e visao podera eventualmente ter um controlo maior.
    Eu quando fiz a minha remodelaçao optei por fasear ( 1°canalizaçao, electricidade, etç) Correu bem, poupei muito (com o meu trabalho tambem) mas olhando para tras...poderia ter feito muito melhor com ajuda de algum profissional.
  18.  # 20

    Boa noite a todos desde já agradeço a vossa atenção, quanto ao facto de o desenho inicial ser melhor que o feito por mim é uma questão de gostos e objectivos, quando comecei este desenho tive de pensar que aumentar o espaço é impossível, não é minha intenção ampliar a casas para os lados nem alterar a fachada, e com o objectivo:
    -Ter um espaço que fosse cozinha maior que a inicial/sala de jantar
    -Uma sala de estar
    -Ter a curto prazo dois quartos um deles suite.
    -No futuro quero um acesso ao sótão para ter os dois quartos e uma casa de banho.
    Com isto para não mexer na "parede mestra" da casa resolvi fazer um open space do lado esquerdo da entrada, em que as escadas servem como divisória imaginaria da sala de estar e sala de jantar/cozinha, como ilustra a foto que se segue.

    A ilha realmente rouba um pouco de espaço a cozinha, mas foi a forma que encontrei de ter mais de 4m de bancada tendo em conta que o armário que fica na parede com o quarto/suite é um armário com 2,20m de alto e não tem bancada, com a ilha ganho uma mesa para 3 pessoas tomarem um pequeno almoço ou uma refeição mais rápida sem ter de recorrer a mesa de jantar, a extracção do exaustor bate na parte de fora da parede do quarto superior.

    As casas de banho também gostava de ter janela nas duas, mas mas foi a única forma que encontrei de ter apenas duas portas a sair das salas.

    As escadas iniciam junto da parede a esquerda da entrada, e terminam no sótão a um metro da porta entrada do WC e a direita fica uma entrada para um quarto e a esquerda a entrada do outro quarto.

    Recorrer a um profissional é uma questão que esta em cima da mesa, aguardo valores de orçamentos de arquitectos por mensagem particular, que estejam dispostos a trabalhar no distrito de Setúbal.

    Com os Melhores Cumprimentos
    Anselmo Sousa
      Escadas.jpg
 
0.0278 seg. NEW