Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    A minha situação é a seguinte: " A" é meu vizinho/irmão a casa é apegada de um lado, o terreno atrás da casa apegado, e partilhamos águas de mina para consumo e rega. " A" vendeu a casa a "C". Eu queria esta casa para mim pois é um bom negócio e tenho total interesse pois a casa é apegada ã minha e não só, esta casa foi um herança do meu pai ao meu irmão e não queria deixar ir para fora. Eu não soube do negócio por isso não pude lançar a minha oferta. Existe alguma coisa em que possa fazer para ficar com a casa? A escritura ainda não foi feita pois a casa ainda não tem licença de utilização.

    Obrigada desde já
  2.  # 2

    Colocado por: Diana SilvaOlá a todos,

    A minha situação é a seguinte: " A" é meu vizinho/irmão a casa é apegada de um lado, o terreno atrás da casa apegado, e partilhamos águas de mina para consumo e rega. " A" vendeu a casa a "C". Eu queria esta casa para mim pois é um bom negócio e tenho total interesse pois a casa é apegada ã minha e não só, esta casa foi um herança do meu pai ao meu irmão e não queria deixar ir para fora. Eu não soube do negócio por isso não pude lançar a minha oferta. Existe alguma coisa em que possa fazer para ficar com a casa? A escritura ainda não foi feita pois a casa ainda não tem licença de utilização.

    Obrigada desde já


    Se a casa foi deixada ao seu irmão por herança ele é 100% dono da mesma e como tal pode fazer o que bem entender com ela e a Diana nada poderá fazer.
  3.  # 3

    Colocado por: Rodri12e a Diana nada poderá fazer.


    Claro que pode. Oferecer mais que o outro comprador e ver se o irmao aceita o negocio.
    Concordam com este comentário: Paramonte, cinderela, TPR
  4.  # 4

    Colocado por: treker666

    Claro que pode. Oferecer mais que o outro comprador e ver se o irmao aceita o negocio.


    Claro que não pode se a casa já está vendida, provavelmente já há contrato assinado, como tal...

    Não ter escritura feita não quer dizer que não tenha compromisso assumido em contrato. É o que eu deduzo quando a Diana refere: "'A' vendeu a 'C'"
  5.  # 5

    Colocado por: Rodri12É o que eu deduzo quando a Diana refere: "'A' vendeu a 'C'"


    Ok, concordo. Depreendi algo diferente pois eu so concluiria o negocio no acto do registo.
  6.  # 6

    nao ha uma regra qualquer que se deve informar com quem confronta a casa da venda da mesma? e que têm direito sobre a mesma? ao mesmo valor, claro
  7.  # 7

    Colocado por: sergyionao ha uma regra qualquer que se deve informar com quem confronta a casa da venda da mesma? e que têm direito sobre a mesma? ao mesmo valor, claro


    Dessa eu não sabia... Então eu se um dia quiser vender a minha casa (moradia em banda) tenho que informar primeiro os meus 2 vizinhos com os quais "divido" paredes?
  8.  # 8

    acho que essa lei e para terrenos..
  9.  # 9

    Colocado por: jorgandacho que essa lei e para terrenos..


    pois... nao sei... sei que em tempos ouvi uma coisa qualquer sobre isso
  10.  # 10

    É cada uma...
    Já falou com o seu irmão?
    Talvez fosse boa ideia, não?
    Concordam com este comentário: pedromdf
  11.  # 11

    Colocado por: sergyionao ha uma regra qualquer que se deve informar com quem confronta a casa da venda da mesma? e que têm direito sobre a mesma?


    Não...

    Colocado por: jorgandacho que essa lei e para terrenos..


    Sim...e não são todos... só os rústicos, destinados à agricultura, e com dimensões pequenas
    Concordam com este comentário: cinderela
  12.  # 12

    Há cerca de um ano vendi um terreno rústico e tive de enviar carta registada com aviso de receção a todos os proprietários confinantes, informando a intensão de vender pelo preço de XXX e que tinham XXX dias para manifestar a sua intenção de compra.
    Portanto, só nos prédios rústicos há o direito de preferência, alguns notários até exigem no ato da escritura, a prova em como fizemos os contatos com os proprietários confinantes.
    No que toca a prédios urbanos, somos livres de vender a quem quer que seja, sem ter de participar aos proprietários confinantes.
  13.  # 13

    Boa noite,
    Talvez queira pesquisar no Google pelo termo "Direito de Preferência" e ler em que termos é utilizado. Eu li algo sobre isso, e a pessoa que me vendeu a casa, disse que tinha primeiro falado com os 2 vizinhos no prédio, e pelo menos um até estava interessado mas nao tinha todo o valor que ele pedia, pelo que ao fim de pouco tempo vendeu a casa a mim atraves de agencia. Mas li que realmente se tem que falar com vizinhos...nao tenho a certeza é se de facto é só em terrenos rurais ou em urbanos, tente averiguar melhor, porque nao ir a uma conservatoria, notario, agencia imobiliaria perguntar isso mesmo ?
  14.  # 14

    eu acho que era mais facil perguntar ao irmão!!!!
    se até dividem a agua da mina e o terreno atras da casa, não vejo razão para o seu irmão não lhe ter oferecido a casa
    parece que quer comprar a casa "á força"
    sempre tem a hipotese de comprar a casa ao "C"
    Concordam com este comentário: braga68
    • P+V
    • 12 dezembro 2014

     # 15

    Colocado por: anapaulanao tenho a certeza é se de facto é só em terrenos rurais ou em urbanos
    Então mais vale não baralhar as ideias à senhora! Já foi respondido, por quem sabe e sem sombra de dúvida, que o no caso em apreço o direito de preferência não se aplica.
    Concordam com este comentário: treker666, Rodri12
  15.  # 16

    depende...

    será que até está tudo no mesmo artigo e sem propriedade horizontal e trata-se de uma copropriedade?? ai sim já o direito de preferência penso que se impõe.
  16.  # 17

    Colocado por: P+VEntão mais vale não baralhar as ideias à senhora! Já foi respondido, por quem sabe e sem sombra de dúvida, que o no caso em apreço o direito de preferência não se aplica.
    Concordam com este comentário:treker666,Rodri12


    Desculpe ?! "ja foi respondido por quem sabe e sem sombra de dúvida" ?! Alguém aqui citou algum artigo do Código ?
    Aí sim...eu nao acrescentava nada , estava "preto no branco" mas assim achei por bem e relatei a minha experiencia ocorrida no ultimo ano em que de facto o proprietario da casa contactou ANTES DE MAIS os outros dois vizinhos/comproprietarios do prédio, uma delas andou até a tentar reunir o dinheiro, mas nao conseguiu em tempo útil, cerca de mes e meio, e o proprietário telefonou a essa vizinha a informar que nao podia esperar mais dado que e tinha uma proposta dentro do que pretendia, e vendeu-me a casa. Mesmo que nao esteja escrito na lei, acho que faz todo o sentido, porque muitas vezes as pessoas querem ampliar as suas casas, ou até comprar no mesmo predio para os filhos.
    Portanto, comentei acrescentando o que sabia. Quantos comentários eu já li aqui uns dizendo uma coisa e outros outra ? e alguns bem contraditórios, e contudo todos me interessaram e acrescentaram algo para o que eu pretendia...E quanto às pessoas ficarem baralhadas...já dizia o tubarão à tubaroa : tubaralhas-me ! :)
    • P+V
    • 12 dezembro 2014

     # 18

    Desculpe ?! "ja foi respondido por quem sabe e sem sombra de dúvida" ?! Alguém aqui citou algum artigo do Código


    Está desculpada, porque evidentemente não conhece o user "Erga Omnes". Faça uma pesquisa aqui no fórum, e depois venha cá novamente.
  17.  # 19

    O User Erga Omnes respondeu "Não" e respondeu "Sim, mas só...etc." eu tinha lido sim, mas de facto não é dono da verdade a menos que como eu referi, tivesse citado um artigo, sido concreto. Todos nós nos enganamos e não sabemos tudo sobre tudo, e isto vale para qualquer um. Ah, e isto já para nao falar de Terreno Misto :) ....já agora, uma vez coloquei uma questao no Forum e esse User que refere comentou, de forma breve e curta, ao seu jeito habitual, mas errada ! Eu não contrapus, mas a opinião dele estava errada...
    E pronto, espero que "o caso em apreço" se resolva da melhor forma.
    Concordam com este comentário: ktm333
  18.  # 20

    Colocado por: anapaulaTodos nós nos enganamos e não sabemos tudo sobre tudo


    Até aqui estamos de acordo...

    Colocado por: anapaulaesse User que refere comentou, de forma breve e curta, ao seu jeito habitual, mas errada !


    Importa-se de repetir?? Que questão?
 
0.0172 seg. NEW