Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

lol
  2.  # 242

Colocado por: cla_pereiraTAP
      10675551_391687427658276_6124814720416550069_n.jpg

Então, torna-se viável. Vende-se a parte com lucro e fica-se com a dívida.
  3.  # 243

Colocado por: cla_pereira

Atenção ! Antes de dizer as coisas...leiam, informem-se ! O PCP não ía ficar calado depois dessa mentira para tentar metê-lo na lama, como os outros estão.

Olha...informação recente:
    http://www.pcp.pt/sobre-noticia-do-publico-proposito-do-besnovo-banco-festa-do-avante

BES aprovou donativo de 11 mil euros proibido por lei à Festa do Avante!

O Departamento de Municípios e Institucionais (DMI) do BES aprovou no final de Março deste ano um “donativo” no valor de 11 mil euros para a realização da Festa do Avante!, que decorreu no início de Setembro na Quinta da Atalaia. O PCP recusa a existência de qualquer donativo do BES ou qualquer outra entidade privada.

O documento interno do DMI do BES, a que o PÚBLICO teve acesso, é datado de 24 de Março e tem uma assinatura ilegível acompanhando as palavras manuscritas “de acordo” com a data da decisão de dia 26 do mesmo mês. Lê-se que o PCP “solicita que o BES mantenha o apoio à realização da Festa do Avante (que ocorre este ano nos dias 5, 6 e 7 de Setembro), nomeadamente [com um] donativo no valor de 11 mil euros”.

De acordo com a lei do financiamento dos partidos, é proibido às empresas e outras entidades colectivas fazer donativos aos partidos políticos, sendo mesmo considerado um ilícito criminal e punido com pena de prisão entre um e três anos, tanto para quem paga como para quem, do lado do partido, o recebe.

http://www.publico.pt/politica/noticia/bes-aprovou-donativo-de-11-mil-euros-a-festa-do-avante-proibido-por-lei-1679030?page=1#/follow

O artigo do Público considera a posição do PCP. O artigo do Público, um reputado jornal nacional, não foi retratado, pelo que o seu autor mantém tudo o que disse. Pois, enquanto recebiam €€ não se indignavam com as falcatruas do Salgado. Vergonhoso.

Dispenso que me envie mensagens privadas ó camarada.
    Concordam com este comentário: two-rok
  4.  # 244

(...) O artigo do Público considera a posição do PCP. O artigo do Público, um reputado jornal nacional, não foi retratado, pelo que o seu autor mantém tudo o que disse. Pois, enquanto recebiam €€ não se indignavam com as falcatruas do Salgado. Vergonhoso.

Vi, num canal de televisão, Jerónimo de Sousa fazer um desmentido! Não tenho qualquer simpatia pelo partido em questão, mas parece-me justo que não se falte à verdade!
    Concordam com este comentário: cla_pereira
  5.  # 245

É como lhe digo. Se lerem o artigo publico, a autora considera as opiniões do PCP, bem como as provas que sustentam o que afirma. Não se retratou do que escreveu, nem o jornal. Quero ver se alguém vai ser processado por calúnia.
  6.  # 246

Colocado por: Billy_BoyÉ como lhe digo. Se lerem o artigo publico, a autora considera as opiniões do PCP, bem como as provas que sustentam o que afirma. Não se retratou do que escreveu, nem o jornal. Quero ver se alguém vai ser processado por calúnia.

Qual é a parte do comunicado do PCP a RESPONDER ao jornal público, que não percebeste ?!

Achas mesmo que o único partido com assento parlamentar que tem nos seus estatutos o principio de que quem vai para um cargo público, não seja beneficiado nem prejudicado, iria agora receber um donativo ilegal ? Todos os que ocupam cargos públicos (poder local ou deputados) auferem o mesmo vencimento do que auferiam antes de exercerem o cargo. Por isso é que, quando dizem que "são todos iguais", assumimos imediatamente esta diferença.

Mais, no comunicado do PCP diz que para além de não ter nenhum !donativo!, tem despesas de conta na ordem dos 20 mil euros a enviar para o Tribunal Constitucional.
  7.  # 247

Será que há mais do que um Portugal?

O Portugal onde vivo uma empregada de limpeza do sector privado ganha o salário minimo ou na actual situação economica do país trabalha em empresas prestadoras de serviços de limpeza a ganharem 3 a 4 euros por hora.
    O Portugal onde vivo uma assistente administrativa do sector privado ganha no máximo dos máximos 1000 euros mensais.
    O Portugal onde vivo os enfermeiros no privado ganham pouco mais que o salário minimo ou emigraram.
    O Portugal onde vivo os programadores ganham pouco mais de 1000 euros e uma grande percentagem anda a recibos verdes e em estágios não remunerados.
    O Portugal onde vivo não tem telefonistas no sector privado... a assistente administrativa atende o telefone ou o segurança contratado a uma empresa de segurança privada a ganhar menos de 1000 euros mensais.

Este é o Portugal onde eu vivo mas se conhecem outro digam que eu quero me mudar e já!
    Concordam com este comentário: two-rok, Dominus
  8.  # 248

LuisPereira,

Estás desesperado por desmentir dados oficiais ! LOL
    Em vez de dizeres o Portugal que conheces...eu conheço outro e vários aqui conhecem a sua versão de Portugal ! Basta dizer isto: Há pessoas que acham que se vive melhor agora do que há, digamos, 10 anos atrás.

Respondendo às categorias profissionais que aí colocaste, apenas algumas notas:
    Assistente administrativa pode ser o braço direito do director, ganha no máximo 1000 euros ? O teu Portugal é muito pequenino.
    Eu sou programador, ganho mais de 1000 euros, e 90% dos mais de 700 trabalhadores que a empresa onde estou tem, ganham mais do que isso. O teu Portugal é muito pequenino.
    Telefonistas no sector privado não existem ? Já ouviste falar de call-centers ? O teu Portugal é muito pequenino !
  9.  # 249

Colocado por: LuisPereiraO Portugal onde vivo os programadores ganham pouco mais de 1000 euros e uma grande percentagem anda a recibos verdes e em estágios não remunerados.

Cada um fala do que conhece, e neste caso que conheço muito bem:
    Considerar os programadores todos como uma única classe é um grande erro. Existem diversos "tipos" de programadores e uns são melhores pagos que outros.
    Conheço muitos que não ganham nem 1000€, uns em início de carreira, outros pela sua especificidade (por ex., por norma, um programador web demorará alguns anos a chegar a tal patamar e terá poucas ambições a ganhar muito mais).
    Por outro lado, conheço muitos outros noutras áreas, que ganham bem mais do dobro que esses 1000€, mesmo que apenas com 2 ou três anos de experiência.
    Pelos diversos contactos que vou tendo, quer com empresas quer com trabalhadores, esta é uma área em que o mercado adequa o salário ao desempenho: os bons ganham muito, os menos bons mais ou menos, os "não bons" pouco.

Colocado por: LuisPereiraO Portugal onde vivo os enfermeiros no privado ganham pouco mais que o salário minimo ou emigraram.

Embora não conheça o mercado, uma visão que pode servir para todas as outras classes profissionais.
    Conheço dois casos que ganham bem acima de 2000€. Possuem uma característica em comum: não trabalham em hospitais ou clínicas. trabalham há muitos anos em empresas fora da área da saúde que possuem um corpo clínico.

Colocado por: LuisPereiraO Portugal onde vivo uma assistente administrativa do sector privado ganha no máximo dos máximos 1000 euros mensais.

Idem, conheço várias a ganhar (bem) acima dos 1500€
  10.  # 250

Por outro lado, pelo que vou notando na área que conheço:
    A disparidade de salário entre Lisboa e Porto é alguma, mas entre Lisboa e Vila Real (ou Guarda) é imensa.
  11.  # 251

Quando falam em "programadores", referem-se a engºs informáticos e afins?
  12.  # 252

Colocado por: PicaretaQuando falam em "programadores", referem-se a engºs informáticos e afins?

Presumi que sim, pois já se tinha falado "lá trás".
  13.  # 253

A discussão que se iniciou aqui é sobre o valor dos ordenados (obviamente inclui-se as regalias) da função pública e do sector privado.

Temos a percepção de que em Portugal se ganha mais ou melhor na função pública.
    Eu nao tenho dúvidas!

Foi apresentado aqui um estudo a tentar desmentir esta percepção que tenho da realidade, do Portugal real.

Esse estudo vai pecar sempre pois é realizado com um determinado objectivo.

O estudo apresentado compara função publica com o sector privado... mas que sector privado?

Pois bem, a grande falha do estudo é de que faz a comparação de remunerações entre a função pública e as médias e grandes empresas, ignorando as PME.

Compara os ordenados dos cerca de 600 000 funcionários públicos com os cerca 750 000 empregados de médias e grandes empresas.

Pois bem... e os restantes 3 000 000 de empregados do sector privado?

Para alguns a conclusão foi simples lol
    Concordam com este comentário: two-rok, rafaelisidoro, Bricoleiro
  14.  # 254

Colocado por: PeSilvaPor outro lado, pelo que vou notando na área que conheço:
    A disparidade de salário entre Lisboa e Porto é alguma, mas entre Lisboa e Vila Real (ou Guarda) é imensa.

Não é só na área que conhecemos.

Pegando no que disseste, a diferença de salários entre o que ganha menos e o que ganha mais, é das mais elevadas da Europa.
    Trabalho com vários clientes e alguns tenho acesso a salários. Boa parte dos trabalhadores ganham o salário mínimo, enquanto que cargos de chefia, facilmente ganham 6 e 7 mil euros. Esta diferença não se vê tanto no resto da Europa. Comparativamente, há trabalhadores a ganhar 1000 e os chefes a ganhar 4 ou 5 mil.

É neste ponto que se luta para haver mais justiça salarial no nosso país !

O no passado analisei os dados de quase 3000 trabalhadores dessa empresa e obtive os seguinte:
    Salário até 600€: 47% dos trabalhadores, 28% do total de salários;
    Salário de 601 a 1600€: 43% dos trabalhadores, 44% do total de salários;
    Salário de 1601 a 2500€: 5,5% dos trabalhadores, 12% do total de salários;
    Salário a partir de 2501€: 4,4% dos trabalhadores, 18% do total de salários;

Reparem, quase metade dos trabalhadores recebiam menos de 600€ e isso representava apenas 28% do total de salários. Em contrapartida, apenas 4,4% dos trabalhadores ganham mais de 2500€ e isso representava 18% do total de salários.
    Em números:
    1250 trabalhadores recebiam menos de 600€ => 28% do bolo de salários.
    117 trabalhadores ganhavam mais de 2500€ => 18% do bolo de salários.
    11 gestores/administradores ganhavam mais de 5000€ => 4,5%(74.000€/mês) do bolo de salários.

Para equilibrar os salários, bastaria no grupo que ganha mais de 2500€ reduzir uns 10% o salário para ter mais uns 20 ou 30€ para aumentar nos que ganham menos de 600€ e isso faria toda a diferença porque seria mais justo e faria com que quem menos tem, pudesse ter maior poder de compra => compravam mais produtos => economia mexia => mais impostos entravam via IRS, Seg. Social, IVA.
  15.  # 255

mas tocando num outro ponto as regalias , porque não são discriminadas aqui tambem as que são dadas pelo Governo ?
    mesmo em casos de empresas publicas como por exemplo a Policia e os funcionarios da TAP ???? será que pagam as suas fardas , será que andam em carros sem seguro ??? será que andam nos seus proprios carros os funcionarios quando vão pernoitar , será que pagam para jantar ????
  16.  # 256

Colocado por: cla_pereiraPara equilibrar os salários, bastaria no grupo que ganha mais de 2500€ reduzir uns 10% o salário para ter mais uns 20 ou 30€ para aumentar nos que ganham menos de 600€ e isso faria toda a diferença porque seria mais justo e faria com que quem menos tem, pudesse ter maior poder de compra => compravam mais produtos => economia mexia => mais impostos entravam via IRS, Seg. Social, IVA.
    Estava a ir tao bem lol agora partiu a loiça toda ...e não é com 20ou 30€ que se arranja um equilíbrio ...
  17.  # 257

Colocado por: cla_pereiraO no passado analisei os dados de quase 3000 trabalhadores dessa empresa e obtive os seguinte:
    Salário até 600€: 47% dos trabalhadores, 28% do total de salários;
    Salário de 601 a 1600€: 43% dos trabalhadores, 44% do total de salários;
    Salário de 1601 a 2500€: 5,5% dos trabalhadores, 12% do total de salários;
    Salário a partir de 2501€: 4,4% dos trabalhadores, 18% do total de salários;

Ou seja, em vez de andar a trabalhar, andava a investigar documentos confidenciais da empresa.
    Concordam com este comentário: two-rok, cla_pereira
  18.  # 258

Colocado por: LuisPereira
    Pois bem, a grande falha do estudo é de que faz a comparação de remunerações entre a função pública e as médias e grandes empresas, ignorando as PME.

Bolas !

É assim que levas a água ao moinho ? Não dizendo a verdade ? Segues o mesmo esquema do governo.

Meu caro, o que disseste é FALSO. Está lá escarrapachado:
    " No lugar de calcular os salários médios do setor privado com base nas remunerações praticadas pelas pequenas, médias e grandes empresas, como tinha feito a CAPGEMINI, utilizou[MERCER] apenas as remunerações das pequenas empresas que normalmente pagam remunerações mais baixas."

Pequenas empresas(entenda-se PME) foram objecto de estudo pelas 2 empresas, com amostras de milhares de trabalhadores, já me dei ao trabalho de meter aí os números.
    Já me dei ao trabalho de colocar aí a tabela salarial praticada na TAP e OGMA, OFICIAL do site do sindicato !

Vens tu a dizer que...o estudo vez desmentir-te ? LOL Tu é que desmentes o estudo com base no que conheces, belo estudo !

Que não queiras assumir os dados é uma coisa, que venhas aqui SEM DADOS querer desmentir 2 estudos baseados em dados fornecidos pelo ministério das finanças, é outra !
  19.  # 259

Colocado por: rafaelisidoroEstava a ir tao bem lol agora partiu a loiça toda ...e não é com 20ou 30€ que se arranja um equilíbrio ...

Aí se vê a insensibilidade e o desconhecimento que por aí vai. É normal essa afirmação, nota-se que não te faz diferença 350€ por ano ! Para quem ganha 450/500€, um aumento de 30€ é significativo ! Para quem ganha 2500€, 100 ou 200€ é menos significativo ! Não é por acaso que muitos sindicatos, como o meu, defende um aumento de 1€/dia(30€) mês para os que ganham menos e não estão a conseguir !
  20.  # 260

Colocado por: cla_pereira
    Meu caro, o que disseste é FALSO. Está lá escarrapachado:
    " No lugar de calcular os salários médios do setor privado com base nas remunerações praticadas pelaspequenas, médias e grandes empresas, como tinha feito a CAPGEMINI, utilizou[MERCER] apenas as remunerações daspequenasempresas que normalmente pagam remunerações mais baixas."
      Capture2.JPG

0.0895 seg. NEW