Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Afinal, parece que o único motivo para a greve é a privatização da TAP.
    Se um trabalhador de uma empresa decide fazer greve porque o patrão decide vender a empresa, esse trabalhador deveria ser imediatamente despedido....sem qualquer indemnização.
    Concordam com este comentário: LuisPereira, two-rok, loverscout, tostex
  2.  # 122

Colocado por: PicaretaAfinal, parece que o único motivo para a greve é a privatização da TAP.
    Se um trabalhador de uma empresa decide fazer greve porque o patrão decide vender a empresa, esse trabalhador deveria ser imediatamente despedido....sem qualquer indemnização.
    mas alguma vez alguem se preocupa com a venda daquela empresa lol ahahhahahah eles querem é o estatuto de empregado publico e da gordura que a Tap oferece a Tap e as outras duas o regime é o mesmo ... viagens de graça para a familia , voos baratos para os amigos , trabalha x descansa xxx viagens de graça , enfim estas gorduras todas é que lixam isso tudo ... de passaram a privados ficam todos lixados , é isso e mais a quantidade de mãos a mais que existe nesta companhia ... que vai ter que ser reduzida .

tudo isso é que está em jogo ...agora a venda da Tap isso interessa a alguem ????? isso mexe com alguem ?????
  3.  # 123

Colocado por: BricoleiroA diferença é que os acidentes de Ford's ou noutros carros quaisquer, em média, não matam. Já em aviões é morte certa, sem qualquer hipótese de controlo, você não tem o volante e os pedais na mão.

Como?!

Mortos em acidentes de carro em Portugal no ano de 2013 - 519

Mortos em acidentes aéreos em todo o mundo em 2013 - 210

Outro mito que as estatísticas de acidentes aéreos desmentem, é que na maior parte destes, há sobreviventes.
    Concordam com este comentário: eu, LuisPereira, two-rok
  4.  # 124

As low cost servem quando:

Viaja sozinho,
    viaja sem malas,
    nao pretende alterar datas e horas de voos,
    tem menos de 1,50m de altura,
    tem menos de 80kg de peso,
    a viagem é menos de 2h30,
    tem de ter uma impressora em casa senão paga mais de 20 euros para lhe imprimirem o bilhete,
    gosta de correr e lutar por um lugar.

Como eu não cumpro todos estes requisitos nao viajo em low cost.

Gosto de pagar e ser bem servido!
    Não gosto de pagar e sentir que me estão a fazer um favor!
    Concordam com este comentário: loverscout, Jorge_Gonçalves
    • eu
    • 16 dezembro 2014

# 125

Colocado por: LuisPereiratem menos de 1,50m de altura,

Que exagero...
  5.  # 126

Colocado por: eu
    Que exagero...

hahahahaha
    Claro que é exagero... mas com mais de 1,55m já terá problemas!
    hahahaha

Eu tenho 1,82m e tenhno bastante dificuldade nas companhias low cost... se tiver um lugar na cochia ainda escapa... vou com as pernas esticadas para o corredor mas se me calha outro lugar...
  6.  # 127

1933
      545791_384628898248993_1469327736_n.jpg
  7.  # 128

And I agree!!!

Quando um funcionário não é produtivo deve ver o seu salário reduzido ou deve ser despedido!
    Quando uma empresa privada dá prejuiço fecha ou muda de estratégia... e que pode passar por reduzir pessoal!
    Quando uma empresa como a TAP, dá prejuizo ano após ano porque devo eu pagar através dos meus impostos?

Um piloto, uma hospedeira, um funcionário de balcão de uma empresa privada de aviação quando não está contente com o seu trabalho, com a sua remuneração o que faz? Greve?
    Faz o que eu e muitos protugueses fazem... procura novo emprego!
    Porque raio um funcionário publico nao faz o mesmo?

Eu tive redução de ordenado nos últimos 4 anos... o que fiz? Greve?????
    Procurei novo emprego!

Sou fachista?
    Concordam com este comentário: two-rok
  8.  # 129

LuisPereira, não é fascista e muito menos "fachista". Só há uma coisa que distingue-me de si, é que eu sou comunista e sei e o sr. é comunista só que não sabe.

Diga-me uma coisa, se a sua filha ou filho tiver um problema, ajuda-o(a) ou deserda-o(a) ? Acho que ficou explicado a questão do fazer greve e de lutar pelo que é nosso em vez de o abandonar.

Sobre a TAP, vi por aqui escrito que a TAP dá prejuízo ou pelo menos que "estava no buraco", mentira. A TAP tem dado lucro(qualquer pessoa aqui vai à net!):
    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=3732517

Conhecendo um pouco do que é a TAP...

A TAP é a maior exportadora nacional ! Tem mais de 2.000 milhões de vendas ao exterior. 7 mil postos de trabalho directos, mais 12 mil directos no Grupo e mais 10 mil indirectos. Contribui para a Seg. Social anualmente 100 milhões de euros, só da TAP SA. Contribui com quase outro tanto para o Orçamento do Estado via IRS.

É a principal empresa do sector do turismo, essencial na ligação às comunidades portuguesas no estrangeiro. Garante uma capacidade de investigação, manutenção e desenvolvimento técnico no sector da aviação civil que é referência em todo o mundo.

Lembram-se, em 2001 quando queriam enterrar a TAP com o negócio com a Swissair (que entretanto faliu) ? Felizmente o negócio não se concretizou e tiveram a oposição dos trabalhadores porque sabiam o que os esperava.

Lembram-se do frete com o Grupo Espírito Santo, que adquiriu a preço de ouro a falida Portugália ?

Mais sobre a TAP, texto excelente com factos e números, para que falem com conhecimento de causa:
    http://www.odiario.info/?p=3489
  9.  # 130

Sobre a TAP, vi por aqui escrito que a TAP dá prejuízo ou pelo menos que "estava no buraco", mentira. A TAP tem dado lucro(qualquer pessoa aqui vai à net!):
    http://www.jn.

Como qualquer pessoa pode ir à net, sugiro que leia informação fidedigna, quer no site da própria TAP, quer no da Parpublica.

a notícia que cita refere-se a uma empresa do grupo TAP ( chamemos-lhe "a voadora ").
    Lamentavelmente, o grupo dá prejuízo, sempre.

A TAP é a maior exportadora nacional ! Tem mais de 2.000 milhões de vendas ao exterior. 7 mil postos de trabalho directos, mais 12 mil directos no Grupo e mais 10 mil indirectos. Contribui para a Seg. Social anualmente 100 milhões de euros, só da TAP SA. Contribui com quase outro tanto para o Orçamento do Estado via IRS.

E depois, vai deixar de fazer isso tudo?
  10.  # 131

Toda esta conversa da treta como se alguém fosse comprar a Tap para a fechar. Aliás o maior activo da Tap são as rotas, porque tudo o resto se pode comprar ou contratar sem dificuldades. E quem comprar a Tap pouco vai pagar porque a companhia tem dividas superiores ao que ela vale. E no privado empresas falirem e abrirem outras novas ao lado é o normal do mercado. Sustentar empresas falidas á custa dos contribuintes só para garantirem empregos privilegiados é que não estamos interessados.
    Quando eu e a minha mulher perdemos o emprego nenhum funcionário público verteu uma lágrima. Pelo contrário fomos humilhados em filas de horas para entregar um qualquer papelito enquanto os via entrar e sair em grandes galhofas para tomar mais um cafezinho.
    Concordam com este comentário: LuisPereira, two-rok, rafaelisidoro
  11.  # 132

Colocado por: cla_pereira Só há uma coisa que distingue-me de si, é que eu sou comunista e sei e o sr. é comunista só que não sabe.

ainda nao parei de rir........ =D esta frase juntamente com aquela perola de que a TAP tem dado lucro....brutal! e os outros ainda sao estupidos porque a informação existe na internet!

Sim realmente voce é mesmo comunista... nao ha duvidas!
  12.  # 133

Colocado por: Carvai
    Quando eu e a minha mulher perdemos o emprego nenhum funcionário público verteu uma lágrima. Pelo contrário fomos humilhados em filas de horas para entregar um qualquer papelito enquanto os via entrar e sair em grandes galhofas para tomar mais um cafezinho.

esta é a grande verdade.... sem querer generalizar (é muito dificil) os serviços publicos sao uma vergonha....e porqué? porque com ou sem esforço com ou sem competencia no dia a seguir la estão outraves no seu posto de trabalho! e ai de alguem que os queira avaliar...isso é uma afronta!
  13.  # 134

Colocado por: loverscout

ainda nao parei de rir........ =D esta frase juntamente com aquela perola de que a TAP tem dado lucro....brutal! e os outros ainda sao estupidos porque a informação existe na internet!

Sim realmente voce é mesmo comunista... nao ha duvidas!

É normal que não tenha percebido a parte do ser comunista.
    Coloquei aí um link para uma qualquer noticia sobre as contas da TAP, não da TAP GRUPO. O grupo tem várias empresas, algumas lucrativas, outras não, pelas simples razão de que não é possível darem lucro devido à sua área, tal como hospitais não dão lucro. Em todo o caso, falando então do GRUPO TAP, que é uma casa com mais de 19 mil trabalhadores, tem vindo a recuperar dos maus resultados.
  14.  # 135

A única ideologia que sigo é a minha, a que me faz sentir bem comigo próprio e com os que me rodeiam.
    Rebanhos só mesmo de ovelhas e mesmo nesses há sempre as tresmalhadas!

Os números que tenho para o Grupo TAP são:

Ano 2010 - prejuizo de 73.1 Milhões Euros
    Ano 2011 - prejuizo de 76.8 Milhões Euros
    Ano 2012 - prejuizo de 42.2 Milhões Euros
    Ano 2013 - prejuizo de 5.9 Milhões Euros
    Primeiro semestre de 2014 - prejuizo de 83.4 milhões de Euros

A TAP tem até Agosto de 2014 um endevidamento de 972 Milhões de euros.

"Desde o verão que a companhia aérea já enfrentou quatro paralisações tanto de pilotos, como de pessoal de cabine e até de apoio em terra. Nas quatro greves que já enfrentou, a companhia estima ter perdido 25 milhões de euros."

Que vantagens para os portugueses existem em termos uma empresa como a TAP?
  15.  # 136

LuisPereira,

"Os prejuízos da TAP caíram para 83,4 milhões de euros no primeiro semestre de 2014, o que significa uma melhoria de 39% face às perdas de 136,6 milhões registadas no mesmo período do ano passado."
    Não se pode saber os resultados fazendo uma pesquisa na diagonal. Números há muitos.

A TAP está endividada pela mesma razão que o Metro está endividado e pela mesma razão que a CP está, etc, etc. Está endividada porque o Estado não transfere o dinheiro do OE que deveria transferir e as empresas são obrigadas a contrair empréstimos. O mesmo não acontece com empresas privadas porque em média o Estado injecta-lhes mais dinheiro nessas empresas privadas do que em empresas públicas. Diga lá, sabia disto ? Concorda ?

A sua última pergunta após eu colocar aí o link e escrever um pouquito sobre a TAP, é igual a dizer: que vantagens há para os portugueses, existir Portugal.
  16.  # 137

Já agora, em relação às greves, sabia que a Lufthansa fez 11 greves desde Abril ?
    • eu
    • 16 dezembro 2014

# 138

Colocado por: LuisPereiraQue vantagens para os portugueses existem em termos uma empresa como a TAP?

Para certos Portugueses há muitas vantagens...
    Concordam com este comentário: two-rok, rafaelisidoro
  17.  # 139

Ainda a TAP e a sua privatização - gestão danosa?

Este texto tem interesse por duas razões. Por ilustrar aspectos concretos do que aponta para uma gestão danosa na TAP, particularizando no que diz respeito à gestão da frota e à escolha dos destinos de voo; e por ser escrito por alguém que se situa no campo da social-democracia. Mas a gestão danosa em causa é há muito da responsabilidade conjunta da administração e de sucessivos governos. O PS não é contra a privatização. O que quer é diferi-la no tempo.

Não estivesse o país completamente absorvido nos casos judiciais actuais e a questão da TAP seria muito mais discutida de tão grave que é. O que está a acontecer começa a ser muito preocupante e o silêncio impera. Parece que ninguém fala do facto que das empresas de bandeira que há, quase nenhuma viaja para o Porto (nem Air France, nem KLM, nem Alitalia só para falar de algumas). Relativamente a Lisboa, voam quase todas, mas reduziram frequências. A Alitalia nem vem. A Air France tem 4 voos no inverno, a KLM apenas 2 pasme-se. Das grandes empresas mundiais só temos a Emirates. Devemos ter das poucas capitais Europeias sem um voo para Atlanta. Aliás, das empresas Norte Americanas, só mesmo a United continua a operar durante o inverno de Lisboa para NYC e nem tem um voo diário. A Delta prefere operar rotas para Malaga ao invés de operar para Lisboa. A importância da TAP é assim enorme. É à TAP que se deve o acesso ao nosso mercado e ao nosso país. É nestas alturas que tenho pena que em Portugal não haja sindicatos fortes. Imaginemos só anunciar uma privatização destas num país escandinavo, sem o acordo dos sindicatos? Impensável. Nem passaria pela cabeça de nenhum governo. Ou veja-se o recente exemplo da Air France: uma greve de semanas, até que a administração foi forçada a abandonar os projectos que tinha para o desenvolvimento da filial low cost Transavia. E a administração abandonou. O que neste momento se passa na TAP começa a parecer algo semelhante a uma gestão danosa. E o surpreendente é que ninguém parece questionar os actos da administração e o próprio Ministro da Economia cada vez que vai ao Parlamento, não parece sair de lá muito incomodado. Ora vejamos:

1- A TAP anunciou a compra de novos aviões (usados) em 2013. Ao mesmo tempo lançou novas rotas, 10, que passaram a 11 com a re-abertura de Oviedo.
    2- Os aviões, esses, não chegaram a horas. Ou seja, fretou-se aviões a outras companhias, gastando-se milhões, isto porque as novas 11 rotas já estavam anunciadas e havia que voar. No mínimo, mau, muito mau, planeamento. Mas o assunto lá se foi resolvendo e como tipicamente acontece em Portugal, a culpa morre solteira. Justificam-se atrasos na entrega de aviões como se isso não se devesse planear antecipadamente.
    3- O governo anuncia novamente a privatização da empresa. Algo surpreendente para quem fala de consensos, sobretudo porque o principal partido da oposição já se tinha mostrado contra. A bem da verdade, no programa deste governo constava a privatização da TAP. Custa-me assim a acreditar que a administração da TAP não soubesse da intenção do governo e tenha sido apanhada de surpresa. Se o foi é muito grave. Se não o foi, é ainda mais grave que agora utilize esse argumento como desculpa para suspensão de rotas.
    4- Algumas semanas depois do anuncio, eis que Fernando Pinto diz que num quadro de privatização o acesso da empresa a capital é mais difícil. Pelo que há que suspender rotas. Mas a administração da TAP não dialoga com o governo? Ou isto tudo é feito às três pancadas ou então há aqui muitas coisas mal contadas.
    5- Num ano, a administração de uma empresa (TAP) consegue anunciar 11 novas rotas para depois anunciar a suspensão de 3 delas. E tudo isto, com um silêncio quase total, excepto um artigo ou outro publicado, que quase parece encomendado, geralmente a falar sobre a “irresponsabilidade” de funcionários.
    6- Ora, acho que seria legitimo perguntar aos actuais administradores da TAP o seguinte:
    6.1 - porque razão se investiu em novas rotas e em aviões se haveria dificuldades de tesouraria devido a um processo de privatização?
    6.2- Quanto custou a abertura das novas rotas? É bom ter em mente que uma empresa de aviação tem que investir muito dinheiro no estudo e negociação que levam à abertura das novas rotas. Não é só ter aviões. Não é algo barato, custa muito dinheiro. Só para se ter um exemplo, a TAP investiu 100 milhões de dólares na rota Lisboa - Porto Alegre em 2011 (Fernando Pinto sobre ligação para Porto Alegre). E investiu bem! Mas que custa dinheiro, custa…
    6.3- Quanto foi o investimento da TAP nas novas rotas que agora suspendeu? Estou a falar da rota Lisboa - Talinn (rota que quase nenhuma empresa de bandeira faz: repare-se, nem Air France, nem KLM, nem Alitalia, nem Iberia voam para Talinn, só mesmo a Lufthansa e a Finnair). Quanto custou à TAP dedicar um avião para 12 horas de operação (ida e volta)? Quanto custou à TAP a abertura da rota Lisboa - Belgrado e Lisboa - São Petersburgo, rotas que agora, apenas 2 ou 3 meses depois se suspende? Não duvidei do lançamento das rotas, calculo que os estudos de mercado foram devidamente feitos. Contudo, suspender uma rota meses depois de a abrir é muito grave. É praticamente sinónimo de as fechar.
    6.4- Isto mesmo diz Fernando Pinto sobre a reabertura de Bissau. Diz ele que a TAP deixou de operar a rota e que devido a isso agora não há procura. Outras empresas ficaram com os passageiros da TAP diz o administrador. Ora, se há outras empresas a operar, quais são? E porque se assina um contrato com as autoridades Guineenses para a re-abertura da rota em plena visita oficial se depois não se assume o compromisso? O nosso grande Ministro responsável pela internacionalização não comenta? É devido à Euroatlantic que faz um voo por semana? A Senegal airlines para Dakar? o voo semanal de RAM? Mas então não é isto que corre o risco de acontecer nas rotas que a TAP agora suspende, as tais novas rotas, outras empresa virão, ocuparão o lugar da TAP e todo o investimento feito vai para o lixo?
    6.5- diz Fernando Pinto que cada dia de greve dos trabalhadores custa 5 milhões de euros à TAP. Seria útil saber quanto custam estes erros da administração da TAP à empresa. Acho que terão custado mais, muito mais. Porque é que ninguém assume responsabilidade?

Em França, com o que a actual administração da TAP está a fazer e com um processo destes de privatização, a Air France estaria paralisada há muito tempo. Sorte tem Fernando Pinto e este Ministro da Economia de em Portugal os sindicatos serem hoje mais fracos e de o país estar focado noutras coisas. É pena que assim seja. O que se está a fazer com a TAP neste momento é de tal maneira grave que apenas se pode esperar que seja levado às últimas consequências. Li hoje que os funcionários da TAP ponderam uma greve de 4 dias devido à privatização. Só me surpreende é que sejam 4.

Fonte: http://assuntoseuropeus.blogspot.pt/
  18.  # 140

Colocado por: cla_pereira

É normal que não tenha percebido a parte do ser comunista.
    Coloquei aí um link para uma qualquer noticia sobre as contas da TAP, não da TAP GRUPO. O grupo tem várias empresas, algumas lucrativas, outras não, pelas simples razão de que não é possível darem lucro devido à sua área, tal como hospitais não dão lucro. Em todo o caso, falando então do GRUPO TAP, que é uma casa com mais de 19 mil trabalhadores, tem vindo a recuperar dos maus resultados.

ai percebi percebi.....sao todos iguais! os trabalhadores..... os trabalhadores os trabalhadores, os direitos os direitos bla bla bla bla bla vira o disco e toca o mesmo!

para mim um trabalhador tem direito a falar sobre "direitos" quando fala na mesma medida das "obrigações"...

0.1034 seg. NEW