Colocado por: PicaretaAfinal, parece que o único motivo para a greve é a privatização da TAP.mas alguma vez alguem se preocupa com a venda daquela empresa lol ahahhahahah eles querem é o estatuto de empregado publico e da gordura que a Tap oferece a Tap e as outras duas o regime é o mesmo ... viagens de graça para a familia , voos baratos para os amigos , trabalha x descansa xxx viagens de graça , enfim estas gorduras todas é que lixam isso tudo ... de passaram a privados ficam todos lixados , é isso e mais a quantidade de mãos a mais que existe nesta companhia ... que vai ter que ser reduzida .
Se um trabalhador de uma empresa decide fazer greve porque o patrão decide vender a empresa, esse trabalhador deveria ser imediatamente despedido....sem qualquer indemnização.
Colocado por: BricoleiroA diferença é que os acidentes de Ford's ou noutros carros quaisquer, em média, não matam. Já em aviões é morte certa, sem qualquer hipótese de controlo, você não tem o volante e os pedais na mão.
Colocado por: LuisPereiratem menos de 1,50m de altura,
Colocado por: eu
Que exagero...
Sobre a TAP, vi por aqui escrito que a TAP dá prejuízo ou pelo menos que "estava no buraco", mentira. A TAP tem dado lucro(qualquer pessoa aqui vai à net!):
http://www.jn.
A TAP é a maior exportadora nacional ! Tem mais de 2.000 milhões de vendas ao exterior. 7 mil postos de trabalho directos, mais 12 mil directos no Grupo e mais 10 mil indirectos. Contribui para a Seg. Social anualmente 100 milhões de euros, só da TAP SA. Contribui com quase outro tanto para o Orçamento do Estado via IRS.
Colocado por: cla_pereira Só há uma coisa que distingue-me de si, é que eu sou comunista e sei e o sr. é comunista só que não sabe.
Colocado por: Carvai
Quando eu e a minha mulher perdemos o emprego nenhum funcionário público verteu uma lágrima. Pelo contrário fomos humilhados em filas de horas para entregar um qualquer papelito enquanto os via entrar e sair em grandes galhofas para tomar mais um cafezinho.
Colocado por: loverscout
ainda nao parei de rir........ =D esta frase juntamente com aquela perola de que a TAP tem dado lucro....brutal! e os outros ainda sao estupidos porque a informação existe na internet!
Sim realmente voce é mesmo comunista... nao ha duvidas!
Colocado por: LuisPereiraQue vantagens para os portugueses existem em termos uma empresa como a TAP?
Ainda a TAP e a sua privatização - gestão danosa?
Este texto tem interesse por duas razões. Por ilustrar aspectos concretos do que aponta para uma gestão danosa na TAP, particularizando no que diz respeito à gestão da frota e à escolha dos destinos de voo; e por ser escrito por alguém que se situa no campo da social-democracia. Mas a gestão danosa em causa é há muito da responsabilidade conjunta da administração e de sucessivos governos. O PS não é contra a privatização. O que quer é diferi-la no tempo.
Não estivesse o país completamente absorvido nos casos judiciais actuais e a questão da TAP seria muito mais discutida de tão grave que é. O que está a acontecer começa a ser muito preocupante e o silêncio impera. Parece que ninguém fala do facto que das empresas de bandeira que há, quase nenhuma viaja para o Porto (nem Air France, nem KLM, nem Alitalia só para falar de algumas). Relativamente a Lisboa, voam quase todas, mas reduziram frequências. A Alitalia nem vem. A Air France tem 4 voos no inverno, a KLM apenas 2 pasme-se. Das grandes empresas mundiais só temos a Emirates. Devemos ter das poucas capitais Europeias sem um voo para Atlanta. Aliás, das empresas Norte Americanas, só mesmo a United continua a operar durante o inverno de Lisboa para NYC e nem tem um voo diário. A Delta prefere operar rotas para Malaga ao invés de operar para Lisboa. A importância da TAP é assim enorme. É à TAP que se deve o acesso ao nosso mercado e ao nosso país. É nestas alturas que tenho pena que em Portugal não haja sindicatos fortes. Imaginemos só anunciar uma privatização destas num país escandinavo, sem o acordo dos sindicatos? Impensável. Nem passaria pela cabeça de nenhum governo. Ou veja-se o recente exemplo da Air France: uma greve de semanas, até que a administração foi forçada a abandonar os projectos que tinha para o desenvolvimento da filial low cost Transavia. E a administração abandonou. O que neste momento se passa na TAP começa a parecer algo semelhante a uma gestão danosa. E o surpreendente é que ninguém parece questionar os actos da administração e o próprio Ministro da Economia cada vez que vai ao Parlamento, não parece sair de lá muito incomodado. Ora vejamos:
1- A TAP anunciou a compra de novos aviões (usados) em 2013. Ao mesmo tempo lançou novas rotas, 10, que passaram a 11 com a re-abertura de Oviedo.
2- Os aviões, esses, não chegaram a horas. Ou seja, fretou-se aviões a outras companhias, gastando-se milhões, isto porque as novas 11 rotas já estavam anunciadas e havia que voar. No mínimo, mau, muito mau, planeamento. Mas o assunto lá se foi resolvendo e como tipicamente acontece em Portugal, a culpa morre solteira. Justificam-se atrasos na entrega de aviões como se isso não se devesse planear antecipadamente.
3- O governo anuncia novamente a privatização da empresa. Algo surpreendente para quem fala de consensos, sobretudo porque o principal partido da oposição já se tinha mostrado contra. A bem da verdade, no programa deste governo constava a privatização da TAP. Custa-me assim a acreditar que a administração da TAP não soubesse da intenção do governo e tenha sido apanhada de surpresa. Se o foi é muito grave. Se não o foi, é ainda mais grave que agora utilize esse argumento como desculpa para suspensão de rotas.
4- Algumas semanas depois do anuncio, eis que Fernando Pinto diz que num quadro de privatização o acesso da empresa a capital é mais difícil. Pelo que há que suspender rotas. Mas a administração da TAP não dialoga com o governo? Ou isto tudo é feito às três pancadas ou então há aqui muitas coisas mal contadas.
5- Num ano, a administração de uma empresa (TAP) consegue anunciar 11 novas rotas para depois anunciar a suspensão de 3 delas. E tudo isto, com um silêncio quase total, excepto um artigo ou outro publicado, que quase parece encomendado, geralmente a falar sobre a “irresponsabilidade” de funcionários.
6- Ora, acho que seria legitimo perguntar aos actuais administradores da TAP o seguinte:
6.1 - porque razão se investiu em novas rotas e em aviões se haveria dificuldades de tesouraria devido a um processo de privatização?
6.2- Quanto custou a abertura das novas rotas? É bom ter em mente que uma empresa de aviação tem que investir muito dinheiro no estudo e negociação que levam à abertura das novas rotas. Não é só ter aviões. Não é algo barato, custa muito dinheiro. Só para se ter um exemplo, a TAP investiu 100 milhões de dólares na rota Lisboa - Porto Alegre em 2011 (Fernando Pinto sobre ligação para Porto Alegre). E investiu bem! Mas que custa dinheiro, custa…
6.3- Quanto foi o investimento da TAP nas novas rotas que agora suspendeu? Estou a falar da rota Lisboa - Talinn (rota que quase nenhuma empresa de bandeira faz: repare-se, nem Air France, nem KLM, nem Alitalia, nem Iberia voam para Talinn, só mesmo a Lufthansa e a Finnair). Quanto custou à TAP dedicar um avião para 12 horas de operação (ida e volta)? Quanto custou à TAP a abertura da rota Lisboa - Belgrado e Lisboa - São Petersburgo, rotas que agora, apenas 2 ou 3 meses depois se suspende? Não duvidei do lançamento das rotas, calculo que os estudos de mercado foram devidamente feitos. Contudo, suspender uma rota meses depois de a abrir é muito grave. É praticamente sinónimo de as fechar.
6.4- Isto mesmo diz Fernando Pinto sobre a reabertura de Bissau. Diz ele que a TAP deixou de operar a rota e que devido a isso agora não há procura. Outras empresas ficaram com os passageiros da TAP diz o administrador. Ora, se há outras empresas a operar, quais são? E porque se assina um contrato com as autoridades Guineenses para a re-abertura da rota em plena visita oficial se depois não se assume o compromisso? O nosso grande Ministro responsável pela internacionalização não comenta? É devido à Euroatlantic que faz um voo por semana? A Senegal airlines para Dakar? o voo semanal de RAM? Mas então não é isto que corre o risco de acontecer nas rotas que a TAP agora suspende, as tais novas rotas, outras empresa virão, ocuparão o lugar da TAP e todo o investimento feito vai para o lixo?
6.5- diz Fernando Pinto que cada dia de greve dos trabalhadores custa 5 milhões de euros à TAP. Seria útil saber quanto custam estes erros da administração da TAP à empresa. Acho que terão custado mais, muito mais. Porque é que ninguém assume responsabilidade?
Em França, com o que a actual administração da TAP está a fazer e com um processo destes de privatização, a Air France estaria paralisada há muito tempo. Sorte tem Fernando Pinto e este Ministro da Economia de em Portugal os sindicatos serem hoje mais fracos e de o país estar focado noutras coisas. É pena que assim seja. O que se está a fazer com a TAP neste momento é de tal maneira grave que apenas se pode esperar que seja levado às últimas consequências. Li hoje que os funcionários da TAP ponderam uma greve de 4 dias devido à privatização. Só me surpreende é que sejam 4.
Fonte: http://assuntoseuropeus.blogspot.pt/
Colocado por: cla_pereira
É normal que não tenha percebido a parte do ser comunista.
Coloquei aí um link para uma qualquer noticia sobre as contas da TAP, não da TAP GRUPO. O grupo tem várias empresas, algumas lucrativas, outras não, pelas simples razão de que não é possível darem lucro devido à sua área, tal como hospitais não dão lucro. Em todo o caso, falando então do GRUPO TAP, que é uma casa com mais de 19 mil trabalhadores, tem vindo a recuperar dos maus resultados.