Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: cla_pereira

O que está a dizer é que a SS não tem para pagar reformas ! Então já tinha acabado há muito tempo. Está enganado. A SS foi auto-sustentável até 2012, ano de viragem devido a medidas implementadas por este governo. Para mais detalhes, leia o livro/prova da Raquel Varela, "Quem Paga o Estado Social em Portugal?". Basta ler "apenas" a parte da Raquel que diz respeito à Seg. Social, dado que o livro tem o contributo de várias pessoas.

Quanto desconta para a SS?
    Há quantos anos desconta?
    Desde que iniciou a descontar já pagou quanto?
    Quantos anos vai continuar a descontar e que valor aproximadamente?
    • eu
    • 14 janeiro 2015
    Colocado por: tostexA SS é um esquema piramidal.

E todos sabemos como acabam esses esquemas...
    Concordam com este comentário: two-rok
  2. Colocado por: euE todos sabemos como acabam esses esquemas...

Neste caso, como quem gere o esquema muda as regras a seu bel prazer sem precisar de dar muitas explicações a quem contribui, o esquema é sustentável: aumentam as contribuições, baixam as pensões, aumentam a idade de reforma, inventam um novo imposto, canalizam outras receitas do orçamento de estado, etc., etc.

A questão é que daqui a uns anos quem esperava ter uma reforma que lhe permitisse ter uma vida minimamente aceitável, vai-se deparar com um valor simbólico que talvez chegue para jornais e tabaco.
    Concordam com este comentário: eu, two-rok
  3. Este governo deixa obra. Para o próximo...

Próximo Governo tem de pagar 62 mil milhões de euros aos credores

Dá uma média de 15 a 16 mil milhões de euros a desembolsar todos os anos, o equivalente a quatro défices de 9% consecutivos

A dívida total de médio e longo prazo que Portugal tem de amortizar durante a próxima legislatura (outubro de 2015 a outubro de 2019) deve chegar a 62 mil milhões de euros, de acordo com informações oficiais. Equivale a mais de 35% do PIB só para os credores em apenas quatro anos. O Governo diz que a dívida é sustentável.

http://www.dinheirovivo.pt/economia/interior.aspx?content_id=4339614&page=-1
  4. Colocado por: Billy_BoyEste governo deixa obra. Para o próximo...

Lê bem o que lá está escrito: "o montante de dívida pública de médio e longo prazo a amortizar pela República nos próximos cinco anos deverá ascender a 69 mil milhões de euros".

Não quer dizer sequer que essa dívida foi contraída pelo Governo. E há que ter em conta que 8MM por ano são só para juros. Ou seja, basta multiplicar os anos de mandato.
    • eu
    • 14 janeiro 2015
    Colocado por: Billy_BoyEste governo deixa obra. Para o próximo...

Isto sempre foi assim, todos os anos há tranches de dívida passada para pagar.

E todos os anos é contraída nova dívida para pagar estas tranches (rollover da dívida).
    Concordam com este comentário: two-rok, tostex
  5. isso é uma vergonha !!!!!!!!!!!!!!!!! e todos os anos é assim ...
  6. A teoria de que a SS é sustentável porque há mais trabalhadores que pensionistas é simplesmente ridicula...

A sustentabilidade não se mede hoje nem ontem mas sim amanhã.

Amanhã a SS não é sustentável!

Há menos dinheiro a entrar do que a sair... será que temos de ensinar matemática básica a esta gente?
    • eu
    • 14 janeiro 2015
    Colocado por: LuisPereiraserá que temos de ensinar matemática básica a esta gente?

As pessoas só olham para o seu umbigo, querem lá saber da matemática...
    • LuB
    • 14 janeiro 2015 editado
    A questão é que daqui a uns anos quem esperava ter uma reforma que lhe permitisse ter uma vida minimamente aceitável, vai-se deparar com um valor simbólico que talvez chegue para jornais e tabaco.

Hoje:
    - hipotecam-se despudoradamente as gerações vindouras carregando-as de dívidas,
    - Cada um trata de proteger os "seus" filhos, enriquecendo o mais possível. (legal ou ilegalmente que seja feito).

Amanhã:
    - As vítimas do sistema reagem e desfazem tudo aquilo que fizemos.. Não estamos propriamente criando um bando de parvos...
    - Nessa altura concluímos que fomos uns otários, (se ainda por cá andarmos....).
    Concordam com este comentário: eu
  7. E como é que esses "4 défices de 9%" vão ser pagos, alguém sabe dizer? Mais dívida e lá para 2030 fazemos contas outra vez?
  8. Colocado por: eu
    Isto sempre foi assim, todos os anos há tranches de dívida passada para pagar.

E todos os anos é contraída nova dívida para pagar estas tranches (rollover da dívida).
    Concordam com este comentário:tostex

Afinal o Sócrates tinha razão.
    • eu
    • 14 janeiro 2015
    Colocado por: Billy_BoyMais dívida e lá para 2030 fazemos contas outra vez?

A dívida vai inevitavelmente estoirar... só não sabemos quando...
    • eu
    • 14 janeiro 2015 editado
    Colocado por: Billy_BoyAfinal o Sócrates tinha razão.

Sim, claro que sim. A dívida é para se ir gerindo, nenhum País a amortiza toda...

Mas gerir a dívida é evitar que ela se torne num monstro, coisa que o Sócrates não fez. Aliás, pelo contrário, ele alimentou o monstro e criou um mega-monstro.
  9. Mas uma tal de Raquel Varela tem o displante de afirmar

" Ora, a população ativa hoje em Portugal é de perto de 5,5 milhões e o número de pensionistas por velhice de 2,5 milhões, ou seja, mais de dois trabalhadores por cada pensionista por velhice, pelo que, mesmo fazendo entrar todos os pensionistas nesta equação, isso não altera a viabilidade do sistema."

Esta senhora vê os números como lhe convem.

- População activa não representa a população trabalhadora, por exemplo contar desempregados como pessoas que contribuem para a SS é burrice.
    - pensionistas por velhice? e os outros?
  10. Colocado por: LuisPereiraAmanhã a SS não é sustentável!

Há menos dinheiro a entrar do que a sair... será que temos de ensinar matemática básica a esta gente?

Vamos lá ver se nos entendemos:

O estado pode alterar as regras a meio do jogo, logo, a SS só pagará aquilo que puder pagar.

Hoje paga de 80% a 92% (não fui ver os números, mas penso ser estes), amanhã pagará de 70% a 82. Quando só puder pagar de 10% a 22%, passará a pagar apenas isso.

Isto quer dizer que a SS será SEMPRE sustentável.
  11. Comparar duas coisas mudando das variáveis todas é comparar alhos com bugalhos.

Aos factos de hoje, a SS não é sustentável.
  12. Colocado por: Picareta
    Com a esperança média de vida nos 80 anos e o pessoal a reformar-se aos 60 dá 30 anos!!

Za fuck... o.O;

60 + 30 = 90....
  13. Colocado por: tostexComparar duas coisas mudando das variáveis todas é comparar alhos com bugalhos.

Não considerar todas as variáveis também é misturar alhos com bugalhos, e o facto é que existe uma variável que é: todas as outras variáveis podem ser alteradas.

Colocado por: tostexAos factos de hoje, a SS não é sustentável.

Com as regra de hoje, segundo o governo, está assegurada a sustentabilidade até 2020, assim, hoje a SS é sustentável.
  14. Colocado por: PeSilva

Não considerar todas as variáveis também é misturar alhos com bugalhos, e o facto é que existe uma variável que é: todas as outras variáveis podem ser alteradas.

Com as regra de hoje, segundo o governo, está assegurada a sustentabilidade até 2020, assim, hoje a SS é sustentável.

E depois de 2020?

As regras não deixam alterar...
    Se alteram as regras "cai o carmo e a trindade"

Já sei. é tão simples! Tem de se aumentar os ordenados... se ganharmos mais descontamos mais e assim já dá!

0.6087 seg. NEW