Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 481

Colocado por: ****

Qual é a máquina a que fica no tecto , no chão , ou na parede , ambas são diferentes ?

A de parede, vai ficar dentro de um armário na zona de tratamento de roupa. São todas iguais são é adaptadas para o tipo de montagem que se pretende. Cada uma tem a sua referência quando se encomenda tem de se indicar qual o tipo de montagem.
  2.  # 482

eu sei, por isso perguntei para ver se não tinha errado , agora é montar isso e ver os caudais . Pelo preço da maquina e dos acessórios por mais 1000 € , comprava algo melhor .
    Concordam com este comentário:jorgealves

Dê certo que sim. Tentei arranjar um compromisso custo qualidade, e acho que vou ficar bem servido.

Isto ao longo de uma construção existem muitos mais 1000 e ficava com mais isto ou mais aquilo em algumas situações não hesitei, noutras tive dúvidas e noutras não tive dúvidas, não compensava. Neste caso tive dúvidas acabei por não gastar mais 1000 até porque a pouca folga orçamental não dava para todos os mais 1000 e neste caso acho que vou ficar bem servido sem ser necessário os mais 1000.

Um bom ano!
    • rigsy
    • 1 janeiro 2020 editado

# 483

Bom Ano Novo!

Tive na casa de um colega que tem um sistema/grelha de ventilação por cima da janela da cozinha, mais ou menos integrado na caixilharia.

Tenho curiosidade sobre este sistema. Alguém sabe que sistema é este? De preferência com marcas/modelos ou links para páginas com informações ;-)

• rigsy
    • 1 janeiro 2020 editado

# 484

Colocado por: rfferreira

Dê certo que sim. Tentei arranjar um compromisso custo qualidade, e acho que vou ficar bem servido.

Isto ao longo de uma construção existem muitos mais 1000 e ficava com mais isto ou mais aquilo em algumas situações não hesitei, noutras tive dúvidas e noutras não tive dúvidas, não compensava. Neste caso tive dúvidas acabei por não gastar mais 1000 até porque a pouca folga orçamental não dava para todos os mais 1000 e neste caso acho que vou ficar bem servido sem ser necessário os mais 1000.

Um bom ano!

Bom Ano Novo!

Que tubagens usou? As semi-rígidas também da Brookvent: https://brookvent.co.uk/product/semi-rigid-ducting/ ?
  3.  # 485

Colocado por: rigsy
    Bom Ano Novo!

Que tubagens usou? As semi-rígidas também da Brookvent:https://brookvent.co.uk/product/semi-rigid-ducting/?

Bom ano!

Não são as da brookvent mas são iguais, semi-rigidas.
  4.  # 486

Colocado por: rigsyBom Ano Novo!

Tive na casa de um colega que tem um sistema/grelha de ventilação por cima da janela da cozinha, mais ou menos integrado na caixilharia.

Tenho curiosidade sobre este sistema. Alguém sabe que sistema é este? De preferência com marcas/modelos ou links para páginas com informações ;-)

Parece uma grelha da "Sofi".
  5.  # 487

os tubos tratamento anti - bacteriano , os tubos são anti estáticos ?

Sim, são próprios para ventilação, mas de outra marca.
  6.  # 488

As caixas de repartição , são de que marca ?

Foram fornecidas pela France-air, ambas tem isolamento acústico, a de insuflação tem isolamento térmico também.

1-Sem-T-tulo

Estou a ver que tem alguma experiencia no assunto fornece este tipo de sistemas VMC?
  7.  # 489

Ja fiz algumas coisas , mas não vendo nada disso mas conheço .

Qual o diâmetro dos tubos distribuição ? As caixas tem que diâmetros entrada e saídas ?

Se faz este tipo de trabalho e tiver interesse em dar-me orçamento para a montagem disto indique-me uma forma de contacto. Sou da Zona Oeste. Ainda não arranjei ninguém nem tenho preço de ninguém, estva decidido a fazer eu, andei a estudar um pouco o assunto estes meses.

Falei com algumas pessoas que não se mostraram minimamente entendidas apenas sabiam agarrar os tubos eu é que tinha de dizer o resto onde ligava cada um etc, para isso não vou pagar faço eu. Se for alguém que saiba e o valor que me for apresentado for aceitável estou disposto a pagar para me fazerem, pelo menos fico com certeza que foi bem feito.

Os tubos de distribuição tem 75mm, as caixas tem um diametro de entrada 125mm e outro de 160mm (vou ter que tapar) as picagens de distriução são de 80mm.
  8.  # 490

Colocado por: ****Têm aí uma mistura !

pois tenho, estou à procura de forma para resolver.
  9.  # 491

Colocado por: ****(Eu) sempre entreguei este tipo de trabalhos , inclusive a ( minha empresa , gabinete), entregou sempre fora o projeto e a execução , mas em 2017 comecei a minha casa em PT, e decidi que seria uma passivhouse, como tal teria de ser eu a por mãos à obra, e comecei a estudar o assunto, fiz formação com algumas marcas, outras ajudaram-me no traçado, e depois na minergie fiz o curso de projetista para poder assinar a ventilação ,aprender como é o normal o funcionamento dos sistemas, caudais, se quiser ajuda para calcular é na boa , mas montar têm de ser voçê .

Eu ao inicio tambem olhava para aquilo como uma maquina e uns tubos , mas é muito mais do que isso , aquilo mal dimensionado ( falta de caudal ou sem caudal suficiente ), vai todo o investimento embora , fica sem nada . Outra coisa importante é as portas ( quartos, is,etc), não podem ser estanques, do solo a porta deve ter 1cm de folga mínimo , caso contrario o sistema funciona mal , como vê a ventilação das vmc é um mundo , que por acaso é engraçado .

Pois já me apercebi que sim, acho que é uma boa area para se apostar neste momento em Portugal. Vai começar a haver mais procura para o mercado residencial, e não eixtsem muitas empresas a nivel nacional para este mercado. Industrial penso que existem está preenchido e não tendo muito conhecimento acho que não existe falta de oferta.

No residençial já não é bem assim, estou-me apaerceer que existe falta de pessoal especializado. Tem de ser como voçê fez, especializar-se e não aprender apenas a ligar uns tubbos e fixar. Isso qualquer um faz, apostar na qualidade dimensionamento dos sistemas como deve ser tirar formações e acho que é uma posta de futuro.
  10.  # 492

Colocado por: ****primeiro devia de ter os tubos de distribuição a d80 , visto que a saída da caixa esta a 80 , os encaixes as caixas idem, depois a maquina sai a d 125 e as caixas de distribuição tambem têm da france air a d 125 .

Depois é calcular o volume da casa e multiplicar por 0.30 primeira velocidade da maquina , 0.4 segunda velocidade , 0.6 terceira velocidade da maquina, existem algumas que aumenta a velocidade devido ao numero de pessoas em casa , co2, etc , a sua se for mudar na maquina é o que deve fazer ( para quem nao sabe existe n otites por causa dos caudais ).

Calcula o volume da casa e multiplica por 0.30 = 300 m3 x0.30 nr/h , Depois é ver o manual da maquina e com ele montar tudo

Mais logo já vou tentar fazer o cálculo.

Em relação às incompatibilidade ainda tenho de ver como resolver. Mas tubo deste semi rígido de 80 acho que não se arranja. Portanto ou troco de plenos ou arranjo um adaptador ou mudo de tubo. Tenho de ver qual a mais viável.
  11.  # 493

Na máquina tenho estás configurações possíveis!

IMG-20200102-130714
  12.  # 494

Já estive a ver no catálogo deles essas caixas com os tubos de insuflação e extração, dão na boa !

Os tubos não são deles só mesmo os plenos e as saídas que vão ficar no tecto falso "Borea".
  13.  # 495

Colocado por: ****Agora è arranjar 125 para ligar as caixas a máquina e fazer as extrações .

Na insuflação a partir da rua, para a máquina , atenção a saídas de fumos ( lareiras , barbecue, escapes dos carros )

Sim os de 125 ainda não tenho, vou tratar disso na próxima semana. Em relação à extração vai directo para uma chaminé que já ficou para isso mesmo por cima onde fica a máquina leva só 1 metro de tubo. A insuflação a partir da rua é de uma parede lateral protegida por um alpendre com pala. A churrasqueira fica do lado oposto da casa. 😉
  14.  # 496

mas dão na mesma

O tubo entra dentro da picagem, fica umm pouquinho de folga pouco, então é arrajnar um istema para fixar. Como costumam fixar o tubo à picagem do pleno?
  15.  # 497

Colocado por: ****Devia era a picarem entrar no tubo , depois punha fita de alumínio .

Neste caso a picagem tem mais diâmetro que o tubo (80mm vs 75mm), o tubo entra dentro da picagem. Não funciona bem assim. Estou tramado com isto!
    • rigsy
    • 2 janeiro 2020 editado

# 498

rfferreira: Já que está com ideias de fazer a instalação, e já tem o material quase todo, fiquei ainda com mais curiosidade e algumas perguntas :)

Qual a área da sua casa?
    Quantos pisos?
    Quantos metros de tubo comprou?
    Onde comprou o tubo e qual o preço?
    Qual o espaço livre entre o tecto falso e a laje?
    Para algum dos insufladores/extractores vai usar mais do que um tubo? Se não estou em erro, se o fluxo de ar for muito elevado, pode ser necessário usar mais do que um tubo para reduzir o ruído.
  16.  # 499

Colocado por: rigsyrfferreira: Já que está com ideias de fazer a instalação, e já tem o material quase todo, fiquei ainda com mais curiosidade e algumas perguntas :)

Qual a área da sua casa? 160m2 (aproximandamente)
    Quantos pisos? 1
    Quantos metros de tubo comprou? 50 metros, mas vou precisar de mais alguns, não muitos.
    Onde comprou o tubo e qual o preço? Comprei em Inglaterra, mas existe à venda em muitos sítios, basta pesquisar, até no ebay.
    Qual o espaço livre entre o tecto falso e a laje? 30cm
    Para algum dos insufladores/extractores vai usar mais do que um tubo? Se não estou em erro, se o fluxo de ar for muito elevado, pode ser necessário usar mais do que um tubo para reduzir o ruído. Não, vou usar apenas 1, se notar que tenho muito ruído terei de colocar uns supressores de som antes do tecto falso montado, depois da máquina montada tenho de ensaiar/testar.
  17.  # 500

Mostre la a picagem

Tenho esta foto aqui, logo já mostro com um pouco de tubo que tenho lá cortado. Agora não estou em casa para poder tirar essa foto.

IMG-20200102-132032

0.0265 seg. NEW