Colocado por: ****
Qual é a máquina a que fica no tecto , no chão , ou na parede , ambas são diferentes ?
eu sei, por isso perguntei para ver se não tinha errado , agora é montar isso e ver os caudais . Pelo preço da maquina e dos acessórios por mais 1000 € , comprava algo melhor .
Colocado por: rfferreira
Dê certo que sim. Tentei arranjar um compromisso custo qualidade, e acho que vou ficar bem servido.
Isto ao longo de uma construção existem muitos mais 1000 e ficava com mais isto ou mais aquilo em algumas situações não hesitei, noutras tive dúvidas e noutras não tive dúvidas, não compensava. Neste caso tive dúvidas acabei por não gastar mais 1000 até porque a pouca folga orçamental não dava para todos os mais 1000 e neste caso acho que vou ficar bem servido sem ser necessário os mais 1000.
Um bom ano!
Colocado por: rigsy
Bom Ano Novo!
Que tubagens usou? As semi-rígidas também da Brookvent:https://brookvent.co.uk/product/semi-rigid-ducting/?
Colocado por: rigsyBom Ano Novo!
Tive na casa de um colega que tem um sistema/grelha de ventilação por cima da janela da cozinha, mais ou menos integrado na caixilharia.
Tenho curiosidade sobre este sistema. Alguém sabe que sistema é este? De preferência com marcas/modelos ou links para páginas com informações ;-)
os tubos tratamento anti - bacteriano , os tubos são anti estáticos ?
As caixas de repartição , são de que marca ?
Ja fiz algumas coisas , mas não vendo nada disso mas conheço .
Qual o diâmetro dos tubos distribuição ? As caixas tem que diâmetros entrada e saídas ?
Colocado por: ****Têm aí uma mistura !
Colocado por: ****(Eu) sempre entreguei este tipo de trabalhos , inclusive a ( minha empresa , gabinete), entregou sempre fora o projeto e a execução , mas em 2017 comecei a minha casa em PT, e decidi que seria uma passivhouse, como tal teria de ser eu a por mãos à obra, e comecei a estudar o assunto, fiz formação com algumas marcas, outras ajudaram-me no traçado, e depois na minergie fiz o curso de projetista para poder assinar a ventilação ,aprender como é o normal o funcionamento dos sistemas, caudais, se quiser ajuda para calcular é na boa , mas montar têm de ser voçê .
Eu ao inicio tambem olhava para aquilo como uma maquina e uns tubos , mas é muito mais do que isso , aquilo mal dimensionado ( falta de caudal ou sem caudal suficiente ), vai todo o investimento embora , fica sem nada . Outra coisa importante é as portas ( quartos, is,etc), não podem ser estanques, do solo a porta deve ter 1cm de folga mínimo , caso contrario o sistema funciona mal , como vê a ventilação das vmc é um mundo , que por acaso é engraçado .
Colocado por: ****primeiro devia de ter os tubos de distribuição a d80 , visto que a saída da caixa esta a 80 , os encaixes as caixas idem, depois a maquina sai a d 125 e as caixas de distribuição tambem têm da france air a d 125 .
Depois é calcular o volume da casa e multiplicar por 0.30 primeira velocidade da maquina , 0.4 segunda velocidade , 0.6 terceira velocidade da maquina, existem algumas que aumenta a velocidade devido ao numero de pessoas em casa , co2, etc , a sua se for mudar na maquina é o que deve fazer ( para quem nao sabe existe n otites por causa dos caudais ).
Calcula o volume da casa e multiplica por 0.30 = 300 m3 x0.30 nr/h , Depois é ver o manual da maquina e com ele montar tudo
Já estive a ver no catálogo deles essas caixas com os tubos de insuflação e extração, dão na boa !
Colocado por: ****Agora è arranjar 125 para ligar as caixas a máquina e fazer as extrações .
Na insuflação a partir da rua, para a máquina , atenção a saídas de fumos ( lareiras , barbecue, escapes dos carros )
mas dão na mesma
Colocado por: ****Devia era a picarem entrar no tubo , depois punha fita de alumínio .
Colocado por: rigsyrfferreira: Já que está com ideias de fazer a instalação, e já tem o material quase todo, fiquei ainda com mais curiosidade e algumas perguntas :)
Qual a área da sua casa? 160m2 (aproximandamente)
Quantos pisos? 1
Quantos metros de tubo comprou? 50 metros, mas vou precisar de mais alguns, não muitos.
Onde comprou o tubo e qual o preço? Comprei em Inglaterra, mas existe à venda em muitos sítios, basta pesquisar, até no ebay.
Qual o espaço livre entre o tecto falso e a laje? 30cm
Para algum dos insufladores/extractores vai usar mais do que um tubo? Se não estou em erro, se o fluxo de ar for muito elevado, pode ser necessário usar mais do que um tubo para reduzir o ruído. Não, vou usar apenas 1, se notar que tenho muito ruído terei de colocar uns supressores de som antes do tecto falso montado, depois da máquina montada tenho de ensaiar/testar.