Colocado por: lumpre
Já parece os empreiteiros a dar orçamentos a olho...
Para se analisar um projecto, é sempre útil ter vários para comparar. Caso contrario, temos que comer o primeiro que nos entregam...
É esse o motivo de vários DO pedirem o estudo.
Colocado por: jarama
@Jorge Alves, este comentário foi em jeito de brincadeira ou foi sério? Já incluí IVA?
No meu caso, eventualmente, até estaria disposto em aceitar essa proposta. Em relação ao que vou gastar, parece-me um valor equilibrado e em linha com as minhas expetativas. Este valor está completamente desfasado das propostas que recebi....
Colocado por: aarr2021
E quem paga a esse técnico o estudo ? E sim esse orçamento q olha é o que lhe dão on-line !
Qual a área da sua casa ? E quantos compartimentos ?
Colocado por: lumpre
Pago eu. Mas quando pago, quero bem feito. E para saber isso, tenho que me informar e recolher o máximo de informação. Ou discorda?
Area total- 158 m2 com um corredor de +-12m2 (incluídos nos 158).
4 quartos+ 2 casas de banho com chuveiro + cozinha e sala em openspace
Construção em LSF a começar daqui a 2 meses.
Deixe aí o e-mail se quizer claro .
Colocado por: jaramaJulgo que o que está aqui em causa, na minha visão como dono de obra, é o aparente preço exagerado pelo serviço prestado.
Vou dar dois exemplos que embora de natureza diferente, podem descrever o que sente um consumidor como nós.
Pedi orçamento a dois instaladores certificados Daikin para uma BC ECH2O de 500L. Os instaladores são casas de referência na minha zona, estão separados um do outro por uma dezena de km. Distam do local de instalação uma dezena de kms. A diferença entre os dois foi de 600€. Reforço, instaladores de renome na região, exatamente o mesmo material. A minha pergunta, tenho o direito ou não de questionar se o que me estão a cobrar é exagerado?
Tinha por hábito levar o meu honda civic 1.4 ao concessionário para as revisões. Sempre paguei sempre cerca de 300€ por uma revisão simples, oleos filtros e checkup. Até ao dia em que comecei a comparar e decidi ir a outro lado (oficina da marca também) onde me faziam 120€ mais barato. Um ano depois voltaram a ligar-me a oferecer-me um desconto na revisão que se mantém até hoje. Eu não deixei de ir à marca, mas se me cobram um valor completamente descabido, não me voltam a apanhar lá de certeza.
Relativamente à questão dos projetos, contatei algumas pessoas, uma delas foi o Jorge Alves que cordialmente me respondeu só fazer projetos com material que fornece. Perfeito! Nada mais a dizer.
Quero reforçar que em todos os contatos que efetuei referi estar disposto a pagar pelo projeto.
Não vejo porque não se adota a postura que vemos noutras áreas, paga X pelo estudo/projeto. Se for adjudicado tiramos Y ao valor total ou então nem tiramos. Isto deve ser claro e pelo menos responder com estes termos também seria simpático! Se dá trabalho fazer o orçamento, cobrem. Eu estou disposto a pagar(justamente)!
Agora quando criticam um consumidor por criticar um vendedor por nem resposta dar, acho completamente descabido!
No meu caso e de certeza ABSOLUTA que 80% a 90% dos curiosos que andam a queimar pestanas tivesssem um serviço de instalação de uma VMC 40 % mais caro do que estão dispostos a pagar, fazendo bricolage, não olhavam para trás.
Ou 40% não chega para pagar este serviço especializado?
Aqui vai: [email protected]
Parece-me um bom inicio de qualquer negócio. O que eu espero é que com um cálculo standard da sua parte me dê uma estimativa de um valor base. Até me pode dizer que o valor final do orçamento só pode ser dado após estudo detalhado e nesse caso já envolve custos. Com este valor inicial, já poderia tirar as minhas conclusões e saber se avançava ou não. Tal como há arquitetos, eletrotécnicos e outros a explorar a parte de projeto, porque não exploram também esta parte da ventilação (projeto)?
Colocado por: aarr2021Esta a comparar laranjas com telemóveis ou electrodomésticos .
Colocado por: RUIOLI
Uma grande parte da electronica de consumo também já se compra online, fora de Portugal.
Até os serviços já se compram e prestam cada vez mais à distância.
No local onde trabalho, ao meu lado está um eng.º civil que só trabalha para a Suíça, atrás de mim está uma equipa de engenheiros que só trabalha para França, estamos num mercado global, onde se procura o melhor "value for money".
Colocado por: aarr2021têm um engenheiro civil ao seu lado a fazer projectos de estabilidade para a Suíça
Colocado por: RUIOLI
Afirmativo!
Colocado por: aarr2021Calculo que seja alguém bom conhecedor das normas SIA e Minergie e de tudo o resto e que conhece muito bem a legislação, agora é pedir que lhe calcule a ventilação e que faça a sua estabilidade, calcule as consolas e ao mesmo tempo ele faz-lhe a lista de ferros assim fica com meia casa feita e mais barata!
Calculo que seja alguém bom conhecedor das normas SIA e Minergie e de tudo o resto e que conhece muito bem a legislação, agora é pedir que lhe calcule a ventilação e que faça a sua estabilidade, calcule as consolas e ao mesmo tempo ele faz-lhe a lista de ferros assim fica com meia casa feita e mais barata!
Colocado por: jarama@Jorge Alves, este comentário foi em jeito de brincadeira ou foi sério? Já incluí IVA?foi a brincar pois não é assim que se deve apresentar uma proposta mas é a serio porque é assim que muitos vêm e analisam a mesmissima proposta, a diferença esta no trabalho que deu apresentar esse numero que é muito serio.
Colocado por: jaramaTal como há arquitetos, eletrotécnicos e outros a explorar a parte de projeto, porque não exploram também esta parte da ventilação (projeto)?
Colocado por: Mduvidasuma vcm quando começa a trabalhar retira ar de todas as divisões ou dá para retirar apenas de uma?
Se estiver a tomar banho necessito que apenas essa esteja a trabalhar, mas com tem as condutas vai afetar todas as divisões.
estou a pensar mal?