Colocado por: fpacardosoProvavelmente já alguém fez esta pergunta, mas ainda encontrei.
É possível colocar VMC numa moradia "antiga" sem fazer grande obra. Não existem tectos falsos, nem grelhas para o exterior.
Estive a ver o Respiro da S&P, pareceu-me ser uma solução para este caso, como VMC descentralizado.
É possível? Vale a pena o investimento vs os possíveis ganhos térmicos e de qualidade do ar?
Colocado por: box
Se tiver cobertura inclinada (telhado) com sótão e acesso ao mesmo pode aproveitar para colocar a vmc e condutas no mesmo apenas precisando de aberturas para as bocas de insuflação/extração. Pessoalmente acho que é melhor solução do que dentro do teto falso particularmente pela sua acessibilidade para eventual intervenção ou reparação.
As vantagens são inúmeras das quais destaco, no meu caso - qualidade do ar interior, controlo de humidade e controlo de insetos (mosquitos). por outro lado tem custos inicial e de continuidade (trabalha 24/24h) filtros e manutenção. Não imagino a minha casa sem vmc neste momento.
Colocado por: fpacardosoa tubagem anda pelo sotao mas deriva para as divisões em baixo
A cobertura é inclinada e tenho sótão acessível, está meio "habitável" porque a altura é pouca para andar em pé, acaba por servir de arrumação.
Desconhecia que podia meter só no sotão, julgava que tinha de estar em cada divisão.
Consegue mostrar como está o seu? Ligações ao exterior e afins?
Colocado por: SrRa tubagem anda pelo sotao mas deriva para as divisões em baixo
Colocado por: fpacardoso
Nesse caso teria de furar a placa em diversos pontos e não iria chegar ao piso térreo.
Nas casas novas e remodelações já vi que é fácil implementar, agora numa casa sem fazer obra, só achei os descentralizados.
Colocado por: RcrdPrnt
Mas a sua casa é de 1ª andar também ou é só térrea com sótão??
É um furo por divisão no teto e fica com uma grelha agarrada ao teto.
Colocado por: fpacardoso
É de 1º andar.
Colocado por: RUIOLInum subreddit (reddit.com/r/arqteco) que tenho andado a postar.
Colocado por: gil.alvesBoas Ruioli.
usei esta tua imagem
num subreddit (reddit.com/r/arqteco) que tenho andado a postar.
Se vires inconveniente retiro sem problema.
Deixei a menção. Se não a quiseres também removo.
Abr.
Colocado por: cesarcarvalhoBom dia a todos.
Para quem tem instalada VMC, como se comporta com o exaustor da placa da cozinha? De cada vez que cozinham, desligam a VMC? Ou da para funcionarem em paralelo, sem haver mistura de fumo pela casa?
Faço esta questão, porque os meus pais possuem recuperador de calor na cozinha, e de cada vez que ligam o exaustor, o fumo sai do recuperador de calor, para a cozinha. Para "compensar" tem de se abrir a janela, entrando desta forma ar frio...