Iniciar sessão ou registar-se
    • Madf
    • 15 fevereiro 2024
    Alguém tem feedback deste?
      IMG_15142.jpeg
    • SrR
    • 15 fevereiro 2024
    Colocado por: jorgealvesas últimas foram Ducobox,
    mas já apliquei Daikin, Tecna, Panol, Broder, Aldes, Vents e Blauberg
    blauberg é fixe
    • SrR
    • 15 fevereiro 2024
    Colocado por: jorgealvesmas esses precisam de mais tubos que os normais de uma pre-instalacao
    exacto
  1. Colocado por: Mou23Boa tarde, tenho a tubagem antibacteriana do vmc no sótão (foto em baixo, tubos azuis e verdes) que supostamente é indicada para vmc. A minha questão é se isolam a mesma ou deixam como está. Se isolam com que material??

Obrigado
      IMG-20231201-WA0003.jpg

Eu isolei os meus com as mangas pretas do tipo isopipe/k-flex/armaflex que se usa para isolar os tubos de cobre e inox.
    Dá um pouco de trabalho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mou23
    • TMMJ
    • 17 fevereiro 2024
    Bom dia,

Tenho uma casa com 20 anos, cuja cozinha tem um extractor industrial. É um sistema chato porque não temos forma de o ligar com o recuperador de calor em simultâneo, o que leva a excesso de humidade na cozinha.

Posto isto, a ideia seria aproveitar a chaminé que tem um tamanho generoso e instalar tanto VMC como um novo exaustor. Qual parece ser a melhor solução que acomode estas duas coisas? Alguma sugestão de equipamentos de VMC de cozinha?
    Entretanto, gostaria também de instalar AC na cozinha, algum cuidado especial que deva considerar?

Obrigado.
    • Mou23
    • 18 fevereiro 2024
    Colocado por: SrRblauberg é fixe

Blauberg é o mesmo que Vents certo??
    Tenho um
    Vents https://ventilation-system.com/product/vut-270-v5b-ec-a21/

Já lo algures aqui forum que são mais indicados para pequenos apartamentos. A minha moradia tem uns 500m3 é o indicado?? Se foi má escolha qual seria o indicado??

Não tenho a certeza mas pelo esquema e design parece que em modo bypass o ar não passa pelos filtros. Será possivel?? Jasus me livre
  2. No by pass não passa pelo permutador, acho q pelos filtros passa sempre, caso contrário ainda bem q se metem pré filtros.
    • Mou23
    • 19 fevereiro 2024
    Colocado por: RUIOLINo by pass não passa pelo permutador, acho q pelos filtros passa sempre, caso contrário ainda bem q se metem pré filtros.

Ambos os filtros estão antes do permutador imagem em baixo. Por isso acho que não passa ou estou enganado??
      Vents filtros.jpg
    • Mou23
    • 19 fevereiro 2024
    Uma foto do esquema de bypass da vents montra que pelos vistos não passa. Espero estar redondamente enganado...
      Screenshot_20240219_070408_Microsoft 365 (Office).jpg
  3. Depende do equipamento mas a esmagadora maioria não filtra o ar que segue pelo bypass
    • Mou23
    • 19 fevereiro 2024
    Colocado por: jorgealvesDepende do equipamento mas a esmagadora maioria não filtra o ar que segue pelo bypass

Sendo o bypass uma das soluções para o verão parece um erro grosseiro de projeto das vmcs. Acabei de ver que a S & P tem filtros nas entradas. Um dos pontos fortes das vmcs é ter ar filtrado assim é pior que ter a janela aberta no verão. Vai ser pó e mosquitagem com força.

Existe alguma solução prática de instalar um filtro no tubo antes da entrada da máquina??
    • RUIOLI
    • 19 fevereiro 2024 editado
    Colocado por: Mou23
    Existe alguma solução prática de instalar um filtro no tubo antes da entrada da máquina??

Sim, eu meto uma touca hospitalar, para trás no tópico tem lá fotos.

4. Colocado por: RUIOLI

põe mesmo antes da máquina ou directo na admissão exterior? Ainda não tenho a minha em funcionamento mas a questão dos pre filtros é pertinente
  5. Colocado por: Peper87põe mesmo antes da máquina ou directo na admissão exterior? Ainda não tenho a minha em funcionamento mas a questão dos pre filtros é pertinente

Aproveitei a ligação entre o troço reto que vem do exterior e uma curva que vira para a VMC, para colocar aí o pré-filtro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Peper87
    • Mou23
    • 19 fevereiro 2024
    Colocado por: RUIOLI

Estas pessoas agradeceram este comentário:Mou23

No meu caso tenho só mesmo junto á máquina o resto está no sótão sem acesso. Andar sempre a abrir e fechar as mangas plásticas vai rebentar em pouco tempo.

Que acham deste tipo de filtro deve é condicionar e muito o fluxo de ar. As dimensões são semelhantes. 😀

https://a.aliexpress.com/_EIrVEBX
  6. Colocado por: jorgealvesDepende do equipamento mas a esmagadora maioria não filtra o ar que segue pelo bypass

As Duco filtram?
  7. O que acham deste equipamento da Sodeca AIRHOME-150 e AIRHOME-300.
    airhome
    kit

Mais informações Aqui - https://www.sodeca.pt/productos/airhome-p1000001263#prod
    • Mou23
    • 21 fevereiro 2024
    Colocado por: Fernandes_

Eu isolei os meus com as mangas pretas do tipo isopipe/k-flex/armaflex que se usa para isolar os tubos de cobre e inox.
    Dá um pouco de trabalho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mou23

Boas, qual a espessura de isolamento que usou? Tem ideia da melhoria dos resultados??
    No meu caso vão colocar lã mineral com 5cm de espessura espero que seja o suficiente.
  8. Colocado por: ghost12

As Duco filtram?
    nao
  9. Colocado por: Mou23
    Boas, qual a espessura de isolamento que usou? Tem ideia da melhoria dos resultados??
    No meu caso vão colocar lã mineral com 5cm de espessura espero que seja o suficiente.

Ainda não a liguei pois ainda estou em construção. Foi isolamento de 9mm de espessura

0.5651 seg. NEW