Iniciar sessão ou registar-se
  1. Certo.. isso é a parte técnica.. refiro-me ao efeito…

Todos sabemos que por exemplo o PRH tem 5000 configurações e o mais certo é por isso estar mal configurado, mas na prática sabemos que o objetivo é aquecer ou arrefecer.. e se estiver a aquecer ou arrefecer, está a entregar aquilo para que foi colocado..

A minha questão é qual o efeito da ventilação?

O que nós faz perceber que está a fazer a sua função?
  2. Colocado por: Bragas VA minha questão é qual o efeito da ventilação?
    renovar o ar interior.

Colocado por: Bragas VO que nós faz perceber que está a fazer a sua função?
    sem analise técnica não consegue aferir pois os efeitos nefastos da falta de ventilação somente se manifestam se forem demasiado pronunciados e evidentes, aliás por isso é que muitos ainda são descrentes da necessidade de VMC pois não se vê nem se sente.

Colocado por: Bragas Vtem 5000 configurações e o mais certo é por isso estar mal configurado, mas na prática sabemos que o objetivo é aquecer ou arrefecer.. e se estiver a aquecer ou arrefecer, está a entregar aquilo para que foi colocado
    sim é um facto e as configurações permitem ter o conforto desejado com o mais baixo consumo energético possível.
    Concordam com este comentário: Bragas V, Fernandes_
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  3. Colocado por: jorgealvesrenovar o ar interior.

sem analise técnica não consegue aferir pois os efeitos nefastos da falta de ventilação somente se manifestam se forem demasiado pronunciados e evidentes, aliás por isso é que muitos ainda são descrentes da necessidade de VMC pois não se vê nem se sente.

sim é um facto e as configurações permitem ter o conforto desejado com o mais baixo consumo energético possível.
    Concordam com este comentário:Bragas V
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bragas V

Exelente.. obrigado
  4. Como o pessoal gosta de fotos,

O estado da minha VMC DIY
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
      Imagem WhatsApp 2024-06-24 às 10.30.14_3699b02d.jpg
      Imagem WhatsApp 2024-06-24 às 10.30.14_bd53ef42.jpg
      Imagem WhatsApp 2024-06-24 às 10.30.15_04b1137e.jpg
  5. Telhado em sanduíche?
  6. Colocado por: RicardoPortoTelhado em sanduíche?

Sim é chapa sanduiche.
      Imagem WhatsApp 2024-06-24 às 20.56.19_3607bfcf.jpg
  7. Eu não sei como é que o pessoal consegue depois viver com estas paisagens stressantes!!
    A foto capta ali um momento engraçado, parece que o homem está em chamas.
  8. Bom dia a todos,

O nosso instaladaor sugeriu uma GVent Pro. Não tem by-pass incluido. A forma de fazer freecooling é desligar a extração.
    É uma unidade co um preço muito simpático < 1000 €, mas com esta limitação. Tem um caudal de 160 m3/h.
    Alguma sugestão de máquinas com preço semelhante mas com bypass?

Atentamente,
    Bazinga
  9. Colocado por: BazingaBom dia a todos,

O nosso instaladaor sugeriu uma GVent Pro. Não tem by-pass incluido. A forma de fazer freecooling é desligar a extração.
    É uma unidade co um preço muito simpático < 1000 €, mas com esta limitação. Tem um caudal de 160 m3/h.
    Alguma sugestão de máquinas com preço semelhante mas com bypass?

Atentamente,
    Bazinga

Boa tarde Bazinga,

Essa máquina é de parede ou teto? tem preferência nesse sentido?
    Deixe-me o seu email
  10. Bom dia,

Tenho moradia com 12 anos e estava a pensar instalar VMC. A casa é térrea, tem tecto falso em todas as divisões e telhado "plano" em sandwich. Tenho uma divisão de area técnica, onde gostaria de instalar a máquina em parede.

A minha pergunta: para instalar o sistema é necessário levantar as chapas do telhado para ter acesso para passar os tubos?

Obrigado
  11. Bom dia,
    alguém já instalou uma bateria de água na VMC para aquecimento/arrefecimento do ar (principalmente arrefecimento)?
    Isto é, em vez de ter a BC a trabalhar para 18 linhas (400l) ligadas no PRH, teria 1 linha ligada à bateria de água para arrefecer diretamente o ar insuflado.

Já disseram que na teoria a solução não é suficiente, mas gostava de saber se alguém já experimentou, pois desta forma os consumos da BC seriam muito inferiores.
      bft.jpg
      jsv0xpkesp-750x_.png
  12. Colocado por: mafs4960consumos da BC seriam muito inferiores.
    pode explicar comoé que os consumos da bomba seriam menores
  13. Provavelmente porque deixaria de trabalhar quando os termostatos atingissem a temperatura pedida..
  14. Colocado por: Bragas VProvavelmente porque deixaria de trabalhar quando os termostatos atingissem a temperatura pedida..
    mas entretanto consumia mais energia para arrefecer o ar...... E para agravar obrigava a existência da mesma com os inerentes custos e a sua eficiência seria diminuta excepto se aVMC for da gama industrial
  15. Colocado por: jorgealvespode explicar comoé que os consumos da bomba seriam menores

porque penso que a "perda" de energia entre a bateria de água e um depósito de inércia de 100l seria menor que a energia utilizada em 230m2 de PRH com 400l.

não haveria o risco de condensações no chão... arrefeceria o ar superior de forma mais eficiente...
    penso que com uma entrada de ar frio 24/24h (ou até atingir a temperatura estabelecida) acabaria por ter um sistema mais eficaz que o PRH em arrefecimento.

o investimento já está feito... BC 12,50 Kw e VMC 350m3h... tenho uma saída livre no coletor do PRH... é só desligar o PRH e ligar a bateria de água na conduta do VMC com uma temperatura ainda mais baixa.

A VMC duplo fluxo coloca o ar insuflado a 23/24/25ºC e de seguida é arrefecido na bateria antes de entrar no coletor de distribuição... logo o ar chega "frio" às divisões e impede o aumento gradual de temperatura pelo funcionamento da VMC (que mesmo de duplo fluxo, aumenta a temperatura interior da casa nos dias quentes).

mas a ideia é saber se já alguém o fez.
    • SrR
    • 10 julho 2024
    Veja nas características da bateria de agua qual a potência que disponibiliza e se a mesma é suficiente para arrefecer a casa sem o prh
  16. Colocado por: mafs4960penso
    o ser humano pensa logo existe, mas a matemática é uma ciência exata com resultados exactos sem pensamentos vagos.

o seu pensamento esta todo correto só peca por não ter sido calculado pois com 2 ou 3 continhas básicas e 2 verdades físicas viria a descobrir que o resultado expectável esta muito longe do resultado desejado.

ps: não confundir caudal de renovação de ar viciado com caudal de controle climático, um é calculado a 0,5ren hora e o outro é calculado entre 6 a 10 renovações hora
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafs4960
  17. Boa noite,
    Tenho uma casa de banho interior no rés do chão que não é usada, e tenho um extrator normal de wc.
    Preciso de ter ventilação para que não ganhe humidade, sendo a minha questão a seguinte: posso colocar uma VCM descentralizada? O tubo da VCM parece-me muito curto e teria que levar o tubo do tecto do rés do chão para o telhado. É possível?
    Desculpem a minha ignorância.
    Obrigada
  18. Alguém sabe onde posso comprar filtros para a minha VMC?

É uma vórtice 350Avel e os filtros são os M5

Obrigado
  19. Colocado por: Bragas VAlguém sabe onde posso comprar filtros para a minha VMC?

É uma vórtice 350Avel e os filtros são os M5

Obrigado
    ventilnorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V

0.5780 seg. NEW