Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: ForcePT

Tenho exactamente a mesma dúvida. Motor exteior de 1300, vmc de 300. Onde vai o exautor buscar tanto ar.

Para quem tem desvão sanitário tem a possibilidade de aplicar nesse desvão algo semelhante a um poço canadense a sair por baixo da banca. Têm de ir buscar o ar ao exterior da casa e não ao desvão.
  2. Colocado por: jpedrocarvalhoBoas,
    Deixo aqui um esboço da instalação da minha casa. Atenção, que isto é um draft feito por mim, por carolice, e com informação recolhida aqui no forum e online. Não tenho qualquer formação na área.

Estou a aguardar propostas de instaladores, mas a verdade é que se nalguns casos vê-se que a pessoa percebe do assunto, noutros fica a dúvida se vamos ficar bem servidos.

Os caudais estão calculados para uma velocidade de 2,5 m/s, e com uma renovação de 0,5. Nenhum troço tem mais de 10m para evitar grandes perdas. A ideia, para já era dimensionar a tubagem, e dai ter usados múltiplos de 15m3/h.

Ambos os pisos estão equilibrados.

Acham que se justifica instalar nos closets?
      Piso12.png
      Piso02.png

Se os closets forem abertos, e tendo em conta o tamanho deles e a proximidade à insuflação, penso que não se justifica colocar lá extração.
  3. Nos roupeiros costuma-se usar extração ou insuflação?
  4. Colocado por: powerPTNos roupeiros costuma-se usar extração ou insuflação?

Extração
  5. A vossa VMC consegue baixar os valores de %humidade?
    Eu mesmo com a VMC nao consigo manter a casa abaixo dos 70% seja verao ou inverno.
    Pode eventualmente baixar durante um curto periodo do dia mas chego a noite e anda nos 75-80%

Vou tentar aceder por modbus para conseguir mais valores da maquina
  6. Colocado por: dppinhalA vossa VMC consegue baixar os valores de %humidade?
    Eu mesmo com a VMC nao consigo manter a casa abaixo dos 70% seja verao ou inverno.
    Pode eventualmente baixar durante um curto periodo do dia mas chego a noite e anda nos 75-80%

Vou tentar aceder por modbus para conseguir mais valores da maquina

Sim consegue. No verão está mais perto dos 70%, deve ser por causa do PRH em arrefecimento. No inverno está sempre mais perto dos 60%.
  7. Colocado por: dppinhalEu mesmo com a VMC nao consigo manter a casa abaixo dos 70% seja verao ou inverno.

Monitorize a humidade absoluta exterior, compare com a interior e assim decida quando deve ou não introduzir ar novo.
    De qualquer forma ventilar não tem apenas o propósito de diminuir a humidade interior. A qualidade do ar tb é importante.
  8. Conseguem indicar-me VMCs com 300m3/h com saídas 125? Só encontro a BAXI Sila RCV 300.

Tendo em conta os negativos que tenho, facilitava usar 125 do que 160.
  9. acima de 220m3/hr precisa de tubagens com minimo de 150, independentemente das bocas de saída do equipamento.

existem inúmeras maquinas com saídas a 125 que levam transformações para o diâmetro de projeto.
  10. Colocado por: LightboltzConseguem indicar-me VMCs com 300m3/h com saídas 125? Só encontro a BAXI Sila RCV 300.

Tendo em conta os negativos que tenho, facilitava usar 125 do que 160.

VMC Blauberg KOMFORT EC S5B 270 S21 Wifi - vai até aos 300m3/h e tem entradas e saidas a 125.
  11. Se os closets forem abertos, e tendo em conta o tamanho deles e a proximidade à insuflação, penso que não se justifica colocar lá extração.

Então, mas adiciono esse volume aos quartos? Tenho essa dúvida.

Numa casa em que o volume total são 500M3, e logo a renovação de 250m3. Existem pequenas áreas como closets, hall, etc. onde não colocamos ventilação. Vocês adicionam essa área às outras divisões para perfazer os 250m3, ou na prática acaba por ser renovado 230m3?
  12. Colocado por: jorgealvesacima de 220m3/hr precisa de tubagens com minimo de 150, independentemente das bocas de saída do equipamento.

existem inúmeras maquinas com saídas a 125 que levam transformações para o diâmetro de projeto.

Percebo as contas, tubos de 125 a 2,5m3 têm um caudal de 110m3/h. Sendo um de entrada e outro de saída, temos os 220m3/h que o Jorge fala. Com tubos de 150 já temos 320m3/s.

Mas se estamos a aumentar a secção para ter mais caudal, só aumentando a velocidade de saída do ar. Ai não vamos passar os tais 2,5m/s recomendados?
  13. Está a confundir, os 2.5m/s e a velocidade maxima
  14. Alguém conhece uma empresa com qualidade para instalação de vmc na zona de Viseu?
  15. Colocado por: username_23Alguém conhece uma empresa com qualidade para instalação de vmc na zona de Viseu?

PODER DO CALOR - UNIPESSOAL,LDA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: username_23
  16. Colocado por: jorgealvesEstá a confundir, os 2.5m/s e a velocidade maxima

Este caudal é medido nas saídas? Comprei um anemómetro e vou ver o caudal em cada uma. Tenho de ter fazer/criar uma peça para obrigar o ar a passar todo pelo anemómetro? As minhas saídas fazem fim barulho e em boost então nem se fala! Tubos de 63. Alguma forma de silenciar sem perder caudal?
  17. Colocado por: reator22Alguma forma de silenciar sem perder caudal?
    nepia
  18. Eu fujo do tubo 63mm pois a prática só tem 50mm úteis o que é manifestamente pouco nalguns cenarios
  19. Acabei por desistir da VMC Duplo Fluxo. Não foi pensado em projeto e agora já era muito complicado passar os 2 tubos de 160.

Troquei o DN73 por DN90 para VMC Fluxo Simples. Não é o ótimo, mas já gosto mais do que ter de furar tudo o que é WC para meter extratores individuais.

Agora é ver a melhor maneira de colocar as grelhas higro-reguláveis......

Será que dá para esconder na sanca dos cortinados?
    • SrR
    • 23 agosto 2024
    Colocado por: jpedrocarvalhoAcabei por desistir da VMC Duplo Fluxo. Não foi pensado em projeto e agora já era muito complicado passar os 2 tubos de 160.

Troquei o DN73 por DN90 para VMC Fluxo Simples. Não é o ótimo, mas já gosto mais do que ter de furar tudo o que é WC para meter extratores individuais.

Agora é ver a melhor maneira de colocar as grelhas higro-reguláveis......

Será que dá para esconder na sanca dos cortinados?
    pode usar tubos rectangulares

1.3271 seg. NEW