Colocado por: ForcePT
Tenho exactamente a mesma dúvida. Motor exteior de 1300, vmc de 300. Onde vai o exautor buscar tanto ar.
Colocado por: jpedrocarvalhoBoas,
Deixo aqui um esboço da instalação da minha casa. Atenção, que isto é um draft feito por mim, por carolice, e com informação recolhida aqui no forum e online. Não tenho qualquer formação na área.
Estou a aguardar propostas de instaladores, mas a verdade é que se nalguns casos vê-se que a pessoa percebe do assunto, noutros fica a dúvida se vamos ficar bem servidos.
Os caudais estão calculados para uma velocidade de 2,5 m/s, e com uma renovação de 0,5. Nenhum troço tem mais de 10m para evitar grandes perdas. A ideia, para já era dimensionar a tubagem, e dai ter usados múltiplos de 15m3/h.
Ambos os pisos estão equilibrados.
Acham que se justifica instalar nos closets?
Colocado por: powerPTNos roupeiros costuma-se usar extração ou insuflação?
Colocado por: dppinhalA vossa VMC consegue baixar os valores de %humidade?
Eu mesmo com a VMC nao consigo manter a casa abaixo dos 70% seja verao ou inverno.
Pode eventualmente baixar durante um curto periodo do dia mas chego a noite e anda nos 75-80%
Vou tentar aceder por modbus para conseguir mais valores da maquina
Colocado por: dppinhalEu mesmo com a VMC nao consigo manter a casa abaixo dos 70% seja verao ou inverno.
Colocado por: LightboltzConseguem indicar-me VMCs com 300m3/h com saídas 125? Só encontro a BAXI Sila RCV 300.
Tendo em conta os negativos que tenho, facilitava usar 125 do que 160.
Se os closets forem abertos, e tendo em conta o tamanho deles e a proximidade à insuflação, penso que não se justifica colocar lá extração.
Colocado por: jorgealvesacima de 220m3/hr precisa de tubagens com minimo de 150, independentemente das bocas de saída do equipamento.
existem inúmeras maquinas com saídas a 125 que levam transformações para o diâmetro de projeto.
Colocado por: username_23Alguém conhece uma empresa com qualidade para instalação de vmc na zona de Viseu?
Colocado por: jorgealvesEstá a confundir, os 2.5m/s e a velocidade maxima
Colocado por: reator22Alguma forma de silenciar sem perder caudal?nepia
Colocado por: jpedrocarvalhoAcabei por desistir da VMC Duplo Fluxo. Não foi pensado em projeto e agora já era muito complicado passar os 2 tubos de 160.pode usar tubos rectangulares
Troquei o DN73 por DN90 para VMC Fluxo Simples. Não é o ótimo, mas já gosto mais do que ter de furar tudo o que é WC para meter extratores individuais.
Agora é ver a melhor maneira de colocar as grelhas higro-reguláveis......
Será que dá para esconder na sanca dos cortinados?