Iniciar sessão ou registar-se
  1. pode usar tubos rectangulares

Por acaso não sabia. Ando a olhar para tudo o que é catálogos há semanas, e nunca tinha reparado. Vi agora de 180x90 que é equivalente a 150mm. Se calhar já dava.

Mas tb já tenho tubos elétricos pelo teto todo da despensa, teria que andar a desviar. Colocar num armário, tb ira roubar ainda mais espaço. Sei que não fico com a solução ideal, mas é o que é.

É como dizem, quando estamos a acabar, é que estávamos prontos para começar a construir :)

Devia ter começado a pensar nisto mais cedo.

Obrigado pela info.
  2. Uma pergunta.

O meu projeto tem cerca de 10 metros de Invisivent Air Light. Se dividir isto por piso da uns 5m por cada.

Ora eu só nos quartos e closets do Piso 1 tenho cerca de 10 metros lineares de caixilharia.

Tenho de meter em todos os quartos? Basta cumprir os 10 metros em qq lado, nem que por ridículo, fosse tudo num só quarto? (Claro que isso nunca ia fazer, é só para perceber a legislação).

Obg
    • TMMJ
    • 24 agosto 2024
    Sabem esclarecer-me se os exaustores com recirculação têm uma segunda saída para onde voltam a devolver o ar à divisão?
  3. Colocado por: TMMJSabem esclarecer-me se os exaustores com recirculação têm uma segunda saída para onde voltam a devolver o ar à divisão?
    nem pode ser de outra forma
    • TMMJ
    • 24 agosto 2024
    https://www.aeg.com.pt/kitchen/cooking/cooker-hoods/integrated-hood/dge5661hm2/

Por exemplo, nos esquemas deste exaustor, não consigo perceber onde seria essa saída para devolver o ar à divisão...
  4. Esse exaustor não é de recirculacao.. é de extração..
  5. Colocado por: TMMJSabem esclarecer-me se os exaustores com recirculação têm uma segunda saída para onde voltam a devolver o ar à divisão?

Pelo que entendo, é tudo igual ao de extração mas depois em vez de sair para fora sai perto (1 ou 2 metros do exaustor), com a diferença dos filtros serem diferente (ex. Carvão activado)

Depois ainda há aqueles tipo candeeiros e entra e sai no mesmo aparelho.
    • TMMJ
    • 25 agosto 2024
    Colocado por: Bragas VEsse exaustor não é de recirculacao.. é de extração..

Diz nas especificações que tem recirculação, bem claro
  6. Colocado por: jpedrocarvalhoUma pergunta.

O meu projeto tem cerca de 10 metros de Invisivent Air Light. Se dividir isto por piso da uns 5m por cada.

Ora eu só nos quartos e closets do Piso 1 tenho cerca de 10 metros lineares de caixilharia.

Tenho de meter em todos os quartos? Basta cumprir os 10 metros em qq lado, nem que por ridículo, fosse tudo num só quarto? (Claro que isso nunca ia fazer, é só para perceber a legislação).

Obg

Alguém me consegue ajudar com esta dúvida?
  7. Colocado por: jpedrocarvalho

Alguém me consegue ajudar com esta dúvida?
    acha que faria algum sentido colocar tudo num só espaço??

ps: quem escolheu essa solução? foi seu requisito?

isso é um bocadinho assim pró carrérimo
  8. Eu disse que não era isso que ia fazer Sr. Jorge Alves. Percebo que não faça sentido.

Mas os projectos têm requisitos em M3/H, que mediante certas grelhas vem referido X metros lineares dessa grelha. No meu caso a Invisivent.

Se tenho 15 metros de janelas no Piso 0, e só preciso de 5 metros de grelhas, como decido onde colocar? É obrigatório em todos os quartos, mesmo que esse piso já tenha os M3/H necessários?

Essa é a minha dúvida.
  9. No meu projeto de térmica, quem fez o pre certificado energético meteu chapa-5 sem perguntar o que pretendia, e foram todas as janelas corridas a invisivent!

Fiz as contas e selecionei as grelhas e número pelo volume a renovar, os locais de admissão nos quartos e sala.
  10. Colocado por: jpedrocarvalhoÉ obrigatório em todos os quartos, mesmo que esse piso já tenha os M3/H necessários?
    é obrigatório renovar o ar em cada divisão
  11. Boa tarde caros,

Acompanho este forum há alguns anos, e agradeço a todos os ensinamentos divulgados.

Tenho uma moradia a norte do porto, junto à costa e sem qualquer ventilação mecânica, excepto exaustão na cozinha.
    Embora todas as divisões tenham luz direta e janelas, (que abrimos com a máxima frequência), a casa apresenta muita condensação e humidade, e , no inverno, as paredes ficam húmidas e os tetos das casas de banho pingam água. No inverno, os roupeiros, apresentam muito bolor, mesmo estando quase todos os dias abertos.

A casa tem r/c + 1 andar + sótão (sem aproveitamento, com laje, telha que repousa numa placa e sem qualquer proteção térmica).

Pretendo fazer o seguinte:
    1 - instalar uma VMC de duplo fluxo no sótão, que extraísse o ar das casas de banhos e dos roupeiros (somente do 1º piso, pois não terei acesso entre a VMC e o piso 0)
    2 - Colocação de lã mineral de 120 mm no sótão, sobre a lage

Fiz um esboço da solução, mas falta-me conhecimento técnico e experiência para fechar o processo.

Eis os dados do Piso 1:

total áreas extração ar: (casas de banho + roupeiros): 40 m2 - 7 grelhas
    total áreas de insuflação ar (quartos): 75 m2 - 4 grelhas

total comprimentos tubos: +- 100 metros

Estou a ver esta VMC VORTICE HR300-NETI

https://www.vortice.com/en/residencial-heat-recovery/centralized-for-wall-or-floor/10935

que acham?
  12. Colocado por: antvascon7que acham?
    resolva primeiro o isolamento da lage e reveja o isolamento das paredes, depois sim pode pensar na ventilação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antvascon7, tgferreira
  13. Colocado por: jorgealvesresolva primeiro o isolamento da lage e reveja o isolamento das paredes, depois sim pode pensar na ventilação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:antvascon7,tgferreira

Obrigado pela resposta, a ordem correta seria a colocação da lã mineral de 120 mm no sótão, sobre a lage, mas como irei precisar de fazer a furação para as grelhas, colocarei a lã ao mesmo tempo que a VMC.

Não estava a pensar no isolamento das paredes nesta fase, pois o grande problema da casa reside na acumulação de humidade interna (banhos, etc,) pela inexistencia de ventilação mecânica (nem as casas de banho têm o ventilador básico)
  14. Uma ajuda do pessoal mais entendido pf.

Filtros G4 são suficientes para as VMC? ou é melhor um filtro de alta eficiência tipo F7 ou M6? habito num local basicamente sem poluição/campo e utilizo também um pré-filtro.
    Estive a ver e é muito mais económico mandar vir um rolo e cortar à medida para substituir os filtros (os filtros da minha máquina permitem isso - Lossnay VL350).

O que recomendam?
      Imagem1.png
  15. Como é que o VMC num dia de chuva e muita humidade no exterior reduz a humidade numa casa de banho a seguir a um banho por exemplo?
  16. Colocado por: metRo_Como é que o VMC num dia de chuva e muita humidade no exterior reduz a humidade numa casa de banho a seguir a um banho por exemplo?

Porque moramos em Portugal e (salvo raríssima exceção) a humidade relativa do ar exterior no tempo frio é inferior à do ar interior
    Concordam com este comentário: RUIOLI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: metRo_
  17. Colocado por: LrLisboa

Porque moramos em Portugal e (salvo raríssima exceção) a humidade relativa do ar exterior no tempo frio é inferior à do ar interior
    Concordam com este comentário:RUIOLI
    Estas pessoas agradeceram este comentário:metRo_
    entretanto vi noutros tópicos que alguns sistemas de vmc funcionam também como desumidificadores.

0.7853 seg. NEW