Iniciar sessão ou registar-se
    • HFSF
    • 14 setembro 2024
    Tem exemplos?
  1. Existe alguém por aqui com VMC e perto de zonas de incêndios? Queria feedback do comportamento das mesmas, sobre o que sentem dentro de casa pois no exterior está quase irrespirável.
    Ou mesmo em incêndios passados.
    Concordam com este comentário: tgferreira
    • HFSF
    • 17 setembro 2024 editado
    A minha tem um filtro G3 logo não estava à espera de nada diferente.

O ar é exatamente igual ao de lá de fora e por isso esta noite foi desligada.
  2. Colocado por: powerPTExiste alguém por aqui com VMC e perto de zonas de incêndios? Queria feedback do comportamento das mesmas, sobre o que sentem dentro de casa pois no exterior está quase irrespirável.
    Ou mesmo em incêndios passados.
    Concordam com este comentário:tgferreira

O cheiro a fumo entra pela vmc. O melhor é desligar. Pelo menos foi o que fiz no sábado e mais estou em Leiria. Imagino aí pró norte 🙁
    • HFSF
    • 17 setembro 2024
    Há filtros de carvão aditivado que supostamente retiram os maus cheiros. Digo supostamente porque nao tenho experiência.
  3. Vou meter na checklist o filtro de carvão ativado, vou vou!
    Concordam com este comentário: mat2009
  4. Também desliguei.. não há milagres..
  5. Boa tarde,

Estou prestes a aventurar-me a instalar sozinho uma VMC duplo fluxo Mitsubishi Lossnay VL-350 e tubagens e acessórios Heatpex.
    Já pesquisei bastante sobre o assunto e sinto-me relativamente confortável com instalação da máquina e distribuição interior, só tenho algumas duvidas em relação aos tubos de admissão e extração que vão para o exterior (Grelhas? Filtros? Como garantir que não entra água da chuva? Tipo de material?...).

Será que alguém pode publicar umas fotos destes tubos e partilhar boas práticas?
    E já agora, o material que escolhi é bom?

Muito Obrigado!
  6. Colocado por: rookie22VMC duplo fluxo Mitsubishi Lossnay VL-350 e tubagens e acessórios Heatpex.

foi o material que eu utilizei.
    basicamente tenho uma grelha exterior com rede mosquiteira, depois tenho uma caixa com pré-filtro antes da máquina. tubo isofónico de 160 até à máquina.
    para a distribuição, se fosse agora talvez utilizasse o tubo Heatpex de 90 em vez do de 75, com os respetivos plenos terminais.
    O tubo de extração está a deitar o ar viciado no sótão, para fazer renovação de ar, saindo livremente pela chaminé que ficou pré instalada para a possibilidade de instalar uma lareira.
    Quanto à maquina, instalei o módulo Wifi para programar horários em que faz "purga" (das 8h30 até 10h30).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rookie22
  7. Colocado por: Bragas VTambém desliguei.. não há milagres..

Está aqui uma opinião que corrobora exatamente com essa medida.
    https://www.youtube.com/watch?v=GOOwMqNUdSU
  8. Colocado por: LrLisboa

Porque moramos em Portugal e (salvo raríssima exceção) a humidade relativa do ar exterior no tempo frio é inferior à do ar interior
    Concordam com este comentário:RUIOLI
    Estas pessoas agradeceram este comentário:metRo_

Pelo menos aqui no norte quando chove a humidade relativa é de mais de 80%, neste momento temos mais de 90%!
  9. e como que temperatura exterior?

No inverno, gosto de ventilar a casa (janelas todas abertas durante 10min) naqueles dias com 5º e humidade de 95%.

Colocado por: paulos

Pelo menos aqui no norte quando chove a humidade relativa é de mais de 80%, neste momento temos mais de 90%!
  10. Colocado por: Bigmousenaqueles dias com 5º e humidade de 95%.

Se tivesse no interior antes de ventilar 20°C e 70% de HR, estará a introduzir ar novo com menor humidade absoluta.
    Tem contudo que gastar energia a aquecer o novo ar para a temperatura que deseja.
  11. Estou indeciso em relação á colocação final dos pontos de VMC, os difusores vão ser Ergovent Rondo, podem dar uma ajudar?

WCs:
    As guardas de duche são até ao teto com 250.
      VMC WC.png
  12. Quartos:
      VMC Quartos.png
  13. Sala, Cozinha e Lavandaria:
      VMC Open Space.png
  14. Colocado por: paulos

Isso já foi explicado várias vezes neste ou noutros tópicos. A capacidade que o ar tem para conter água varia conforme a temperatura. Ar mais quente tem mais capacidade que o ar mais frio. Usa-se a métrica da humidade relativa.
    Teria de se fazer as contas, mas em Portugal será muito raro que o ar exterior, mesmo tendo um nível de humidade relativa na ordem dos 90%, contenha efetivamente mais água que um ar interior tipicamente numa temperatura mais elevada.
    Também já foi falado várias vezes que controlar os níveis de humidade numa casa não é o único, nem principal, objetivo: as renovações de ar promovem uma melhor qualidade de ar no interior dos edifícios
  15. Supostamente o ar que estivesse a entrar a temperatura de 5º e humidade de 95%, quando aquecido para a temperatura de 20º, ficaria com um humidade relativa de 36%.

Depois para o aquecimento, entre o efeito de inercia térmica da instalação.

Colocado por: SEEING
    Se tivesse no interior antes de ventilar 20°C e 70% de HR, estará a introduzir ar novo com menor humidade absoluta.
    Tem contudo que gastar energia a aquecer o novo ar para a temperatura que deseja.
  16. Os pontos vermelhos e amarelos são o que?

Colocado por: ForcePTSala, Cozinha e Lavandaria:
      VMC Open Space.png
  17. Colocado por: BigmouseOs pontos vermelhos e amarelos são o que?

2 opções de localização ou onde está o vermelho ou onde está o amarelo.

0.6486 seg. NEW