Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia

Recomendações que VMC em que o diametro de ligação está limitado a 12,5?

Claramente erro do construtor que para a area deveria ter usado 16cm.

Dois pisos cada um deles com cerca de 100m2

Ando a ver
    Mitshubitshi VL-250
    Baxi Sila 300

Alguma outra marca que devo ver?
  2.  # 2

Vou inlcuir SIBER® DF AIR 2 à análise
  3.  # 3

Olá a todos,

Alguém aqui já teve alguma experiência com VMC da SACH AIR? Estou inclinado para o SACH Sense 200, vou fazer a instalação das tubagens mas ainda muito indeciso entre o Mitsubishi Lossnay 250 e o Sach Sense 200. As caracteristicas técnicas do SACH são interessantes mas não vejo muitas opiniões pela Internet.
    É muito parecido com alguns modelos da Siber mas duvido que tenha alguma coisa a ver...

Deixo aqui as imagens
      sach-compact-260.jpg
      grupo-fluxo-duplo-siber-evo1-bp-sem-controlo-150-m3-h-siber-ref-dfevo1.jpg
      VL-250CZPVU-R-E.jpg
  4.  # 4

Colocado por: moisesmanvou fazer a instalação

Num apartamento ou pequena moradia, certo? Qual foi o critério de escolha dessas VMC?

Ou tenciona usar a VMC a gemer a fundo, a 100%, para garantir as renovações de ar da habitação?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: moisesman
  5.  # 5

Colocado por: Nostradamus

Num apartamento ou pequena moradia, certo? Qual foi o critério de escolha dessas VMC?

Ou tenciona usar a VMC a gemer a fundo, a 100%, para garantir as renovações de ar da habitação?

No meu caso estou limitado a tubagem de 250. Posso meter mais potente mas depois tenho de estrangular a tubagem. Não sei o que será pior...
  6.  # 6

Colocado por: trgoncalvesNo meu caso estou limitado a tubagem de 250

Tubagem de 250 mm?

Está a projectar um sistema AVAC para um edifício de 8 andares, certo?
  7.  # 7

Bom dia!

Estou com algumas dúvidas em relação às grelhas de insuflação e extração que deva colocar no exterior.

Que tipo de grelhas aconselham, reparei que existem bastantes e vários formatos e feitios, no entanto acho que deva ser uma grelha que não comprometa a entrada e saída do ar. Ambas estão a 160mm.
  8.  # 8

Colocado por: pinhopedroBom dia!

Estou com algumas dúvidas em relação às grelhas de insuflação e extração que deva colocar no exterior.

Que tipo de grelhas aconselham, reparei que existem bastantes e vários formatos e feitios, no entanto acho que deva ser uma grelha que não comprometa a entrada e saída do ar. Ambas estão a 160mm.

Alguns exemplos:

9.  # 9

Alguém sabe de algumas que permitam colocar uns pré-filtros?
  10.  # 10

Tubagem de 250 mm?

Está a projectar um sistema AVAC para um edifício de 8 andares, certo?

queria dizer 125mm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nalotil
  11.  # 11

É uma moradia com área útil de 140m2.

O critério foi com base em cálculo. Calculei os volumes das divisões, considerei uma taxa de renovação mínima de 0,6 e uma velocidade máxima de 2m/s dentro das tubagens. Equilibrei entradas com saídas, ainda que em duas divisões mais pequenas deva ter que colocar redutor de caudal…
    Das zonas a extrair ar, necessito extrair 88m3 por hora para garantir a renovação, pelo que pensei que com uma máquina de 200m3 seria a indicada para trabalhar a 50% ou menos. Uma de 350 estaria óptimo mas talvez sobredimensionada
  12.  # 12

Colocado por: trgoncalvesBom dia

Recomendações que VMC em que o diametro de ligação está limitado a 12,5?

Claramente erro do construtor que para a area deveria ter usado 16cm.

Dois pisos cada um deles com cerca de 100m2

Ando a ver
    Mitshubitshi VL-250
    Baxi Sila 300

Alguma outra marca que devo ver?

Veja também blauberg. Qualidade/preço e especificações também é bastante interessante
    • HFSF
    • 31 outubro 2025

# 13

Colocado por: tiagodiafAlguém sabe de algumas que permitam colocar uns pré-filtros?

O pre filtro que tenho está entre a entrada exterior e a maquina
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
  13.  # 14

Colocado por: Fernandes_

Veja também blauberg. Qualidade/preço e especificações também é bastante interessante

Algum modelo especifico? Vi essa marca recentemente mas eles tÊm dois equipamentos com caracteristicas parecidas
  14.  # 15

Colocado por: HFSF

O pre filtro que tenho está entre a entrada exterior e a maquina
    Concordam com este comentário:tiagodiaf
    está no tubo? como funciona esse filtro?
    • SrR
    • 31 outubro 2025

# 16

Colocado por: tiagodiafestá no tubo? como funciona esse filtro?
    usa um porta filtros
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagodiaf
  15.  # 17

Isto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagodiaf
      Screenshot_20251101-012352.png
  16.  # 18

Colocado por: tiagodiafestá no tubo? como funciona esse filtro?
    ter em conta que isto altera as carateristicas da maquina, a Zender tem caixas porta filtros especificas mas nos calculos tem que entrar com a perda de carga especifica
  17.  # 19

Colocado por: jorgealvester em conta que isto altera as carateristicas da maquina, a Zender tem caixas porta filtros especificas mas nos calculos tem que entrar com a perda de carga especifica
    já desconfiava disso, mas é possivel compensar isso na maquina?
    • HFSF
    • 1 novembro 2025

# 20

Já tem a sua instalada?
    Se não tem pode adicionar aos calculos antes da instalação. A minha foi pensada já com o pre filtro.

Neste momento estou é procura de filtros para essa caixa porque o que tinha de carvão ativo já foi para o lixo e não encontro outro igual nem outro filtro para a mesma caixa

1.3948 seg. NEW