Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho VMC e recomendo.
    A casa ganha pouco pó e nunca precisamos de abrir janelas, o que faz poupar no aquecimento.

O maior ganho é a sensação de conforto que se tem ao termos a renovação de ar. A semana passada tive a vmc desligada 2 dias por desligar o disjuntor errado e notei diferença no conforto.

A diferença entre o ar extraído e insuflado anda na ordem dos 1,5°C.
  2.  # 2

Uma curiosidade (já que se fala em "pó"):

As tubagens (especialmente extração) tendem a ganhar alguma sujidade interna? Como fazem essa manutenção?
  3.  # 3

Colocado por: TiagoCKse na vida real se nota essa diferença ou diminuição
    para existir diferença teria que ser analisadas ambas as situações e quem tem VMC não vai deixar de usar somente para testes que podem ser inconclusivos.
  4.  # 4

O que posso dizer em relação ao pó é que vivi num apartamento com as tradicionais grelhas de ventilação (buracos diretos para a rua) e que notei uma maior concentração de pó em relação a um outro perto sem grelhas de ventilação, posto isto acredito que com a VMC o pó seja ainda menos
    • nmcp93
    • 18 dezembro 2025 editado

# 5

Para quem tem VMC.
    Tem alguma ventoinha extra na casa de banho para quando tomam banho? Se sim, qual?
  5.  # 6

Eu tenho as bocas em cima do chuveiro

Quando a VMC nota mais humudade acelera o motor. Ou então atraves de comando externo (neste caso o botão da recirculação de agua) ativo o boost do VMC
  6.  # 7

Colocado por: nmcp93Para quem tem VMC.
    Tem alguma ventoinha extra na casa de banho para quando tomam banho
    isso é a função basica da VMC: extrair rapidamente o ar onde é mais necessário.
    Concordam com este comentário: fabsil
  7.  # 8

Colocado por: trgoncalvesEu tenho as bocas em cima do chuveiro

Quando a VMC nota mais humudade acelera o motor. Ou então atraves de comando externo (neste caso o botão da recirculação de agua) ativo o boost do VMC

Consegue extrair bem a humidade da casa de banho?
    Já agora deixaste muito espaço debaixo das portas (tipo 1.5cm)?
  8.  # 9

Colocado por: jorgealvesisso é a função basica da VMC: extrair rapidamente o ar onde é mais necessário.
    Concordam com este comentário:fabsil

Já ouvi a dizer que a VMC não chega, e quando calculo a extração necessária para as casas de banho são +-150 a 200m^3/hora, mas para 150m^2 (2.5mt altura) de casa é recomendado 250m2/h, ou seja, muito dificilmente atinge o necessário numa casa de banho, visto que vai estar a extrair de outros locais também.

Eu só quero perceber se não é necessário, porque as extrações não fazem troca de calor, o mau para a eficiência.
  9.  # 10

Colocado por: jorgealvesisso é a função basica da VMC: extrair rapidamente o ar onde é mais necessário.
    Concordam com este comentário:fabsil

A VMC tem sensores?
  10.  # 11

Colocado por: Bragas V

A VMC tem sensores?
    pode ter
  11.  # 12

Colocado por: nmcp93ou seja
    as contas estam mal feitas
  12.  # 13

Colocado por: jorgealvespode ter

Creio que na seja a maioria, logo a função básica não é bem essa, uma vez que segundo sei, a extração funciona ao mesmo caudal num WC ou numa cozinha.. ou não?

A VMC tem um gran problema: no verão tem que se desligar por casa dos incêndios, no inverno/outono, por causa das fogueira
  13.  # 14

Colocado por: Bragas V

Creio que na seja a maioria, logo a função básica não é bem essa, uma vez que segundo sei, a extração funciona ao mesmo caudal num WC ou numa cozinha.. ou não?

A VMC tem um gran problema: no verão tem que se desligar por casa dos incêndios, no inverno/outono, por causa das fogueira

O problema não é da vmc é do ambiente a volta.
    Os incêndios é difícil controlar mas as queimadas deviam ser proibidas onde houvesse muita habitação. Devia ser ou desfazer ou levar para lixeira propria
  14.  # 15

Colocado por: Bragas Vsegundo sei, a extração funciona ao mesmo caudal num WC ou numa cozinha.. ou não?
    esta completamente enganado sobre a VMC, tem que ser calculado e não ser a olhomeyro
  15.  # 16

Colocado por: Bragas Vinverno/outono, por causa das fogueira
    não percebo porque diz isto pois si se deviam usar recuperadores estanques.
    Concordam com este comentário: HideCode
  16.  # 17

Colocado por: jorgealvesesta completamente enganado sobre a VMC, tem que ser calculado e não ser a olhomeyro

Mas o caudal é diferente por cada divisão?

Colocado por: jorgealvesnão percebo porque diz isto pois si se deviam usar recuperadores estanques.

Não é suposto a VMC trazer o cheiro dos incêndios e fogueiras?

Então a minha está mal montada, porque tráz..
  17.  # 18

Colocado por: Bragas VMas o caudal é diferente por cada divisão?
    evidentemente que sim e isso tem que ser calculado.

Eu sei que a maioria dos "instaladores" não faz qualquer cálculo ou regulação mas isso é completamente errado
  18.  # 19

Colocado por: Bragas VEntão a minha está mal montada, porque tráz..
    falta uns filtros adequados por exemplo de carvão activado.
  19.  # 20

Nao sei se a minha tem capacidade pra isso.. se tiver gostaria de saber..

1.0001 seg. NEW