Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde.

Desde já agradecer por fazer parte deste mesmo forum!

Em seguimento, foi me herdado um imovel e visto estar muito mau o mercado para venda do mesmo, gostaria de arrendar o imovel.
    Gostaria de saber quais os procedimentos iniciais para o arrendamento e se, o mais importante para mim, numa renda mensal de 500euros quanto é que ficaria a pagar ás finanças e se esse mesmo valor é pago mensal ou anualmente.
  2.  # 2

Colocado por: dtvalenteGostaria de saber quais os procedimentos iniciais para o arrendamento
    Arranja um inquilino, celebra um contrato de arendamento, vai ás Finanças, paga o imposto de selo e.... esperar que o inquilino nunca se "esqueça" de pagar.

Colocado por: dtvalentenuma renda mensal de 500euros quanto é que ficaria a pagar ás finanças e se esse mesmo valor é pago mensal ou anualmente.
    O pagamento é feito anualmente através do IRS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dtvalente
  3.  # 3

Obrigado pelo esclarecimento.

Mas já agora sabem me informar o valor do imposto de selo para um T3 no centro de Odivelas "periferia de Lisboa"???

E o pagamento feito anualmente através do irs o meu rendimento imaginemos de 500 euros mais o rendimento da renda do imovel mais 500 sabem me dizer mais ou menos o valor a pagar???
  4.  # 4

Desculpem mas é a primeira vez e estou a fazer alguns calculos para saber se me compensa arrendar ou mesmo vender
  5.  # 5

Dtvalente, vá ao blog do pedro e as finanças, faça o download do simulador de IRS, depois de perceber o que pode descontar. Pesquise aqui no fórum.
  6.  # 6

Colocado por: dtvalenteMas já agora sabem me informar o valor do imposto de selo para um T3 no centro de Odivelas "periferia de Lisboa"???
    O imposto de selo são 10% do valor da renda mensal . Ou seja: para uma renda de 500€ vai pagar 50€, uma só vez!...

Colocado por: dtvalenteE o pagamento feito anualmente através do irs o meu rendimento imaginemos de 500 euros mais o rendimento da renda do imovel mais 500 sabem me dizer mais ou menos o valor a pagar???
    O valor a pagar anualmente varia em função de outros rendimentos e, das despesas que apresentar, mas conte com pelo menos 28% do valor recebido. Mas, como alguém já disse, faça a simulação do irs. Tem vários simuladores na net.

Colocado por: dtvalenteDesculpem mas é a primeira vez e estou a fazer alguns calculos para saber se me compensa arrendar ou mesmo vender
    Se tem quem lha compre e, se lhe dão o valor que pretende, não pense mais, Venda!
  7.  # 7

Esse é o problema querem me oferecer por um T3 remodelado valores irrisórios a meu ver dai apontar para o arrendamento.
    Mas arrendar tb não é assim tão lucrativo a não ser para o estado.
    Imaginemos recebo 500*12= 6000
    dai retiro 400 de imi mais 200 de condominio= 5400
    menos os 28.5% irs = 3861

ou seja o estado fica com quaze metade do meu rendimento anual, um absurdo
    parece que estou a arrendar uma casa de 4 assoalhas por 300 euros.

Ah para não falar do seguro multi riscos que claro terei de fazer á posterior.
    Concordam com este comentário: Casa1980
  8.  # 8

Colocado por: dtvalenteEsse é o problema querem me oferecer por um T3 remodelado valores irrisórios a meu ver dai apontar para o arrendamento.

É assim mesmo dtvalente. E os 28% de IRS são contas por baixo, o melhor é apontar para os 40%.
    Não tenha dúvidas de que, depois de tudo descontado, deve tirar uns 250 Eur por esse T3.

Um valor irrisório, só possível num país como este.
    E se tiver problemas com os inquilinos por deixarem de pagar a renda, ainda vai ter despesas.
    Por isso, não pense mais venda, mesmo por um valor abaixo do mercado. Na verdade, o mercado é que está a inflacionar os valores das casas em cerca de 20%.
    Concordam com este comentário: dtvalente
  9.  # 9

Colocado por: dtvalenteEsse é o problema querem me oferecer por um T3 remodelado valores irrisórios a meu ver dai apontar para o arrendamento.

O IMI, Condomínio, Seguro e outras despesas de manutenção do imóvel são dedutíveis à colecta.
    Sim, o Estado leva uma grande fatia nos arrendamentos, mas entre estar arrendada e receber algum, e fechada sem nada receber, sempre é preferível estar arrendada. Digo eu, mas cada qual sabe de si...
  10.  # 10

É o pais que temos uma vergonha mesmo.

Muito Obrigado a todos pelos esclarecimentos.

Melhores Cumprimentos.
  11.  # 11

Feliz daquele que nada tem. E depois chamam a isto democracia! O arrendamento é altíssimo para o inquilino e insignificante para o senhorio, o intermediário estado é que fica com tudo a troco de muito pouco.
    Concordam com este comentário: Casa1980, Bruno Carvalho, dtvalente
  12.  # 12

Colocado por: JordaoFeliz daquele que nada tem. E depois chamam a isto democracia! O arrendamento é altíssimo para o inquilino e insignificante para o senhorio, o intermediário estado é que fica com tudo a troco de muito pouco.

Exatamente! Saímos todos prejudicados.
    Concordam com este comentário: dtvalente
  13.  # 13

Os 28% são um teto e não o limite inferior de IRS que paga.
    Só pagaria 40% se não fizer contas antecipadamente, porque pode optar por englobar ou não os rendimentos das rendas junto com os seus rendimentos de trabalho: se não englobar os cálculos são feitos à parte, paga 28% sobre as rendas e para os rendimentos do trabalho paga a mesma coisa que pagaria se não tivesse rendimentos de rendas.
  14.  # 14

Bom dia.

Já que estamos aqui vou aproveitar para colocar esta questão.

A minha avó tem um apartamento muito perto do meu, fechado. Em sequencia á conversa de ontem aqui no forum comentei com ela que iria arrendar a minha casa para poder obter algum lucro anual com esse mesmo arrendamento, ao qual a minha avé me disse que se quizesse poderia alugar tb a casa dela! é possivel ser eu a tratar do arrendamento da casa da minha avó ??? e o que devo fazer para ser eu o senhorio da casa da minha avó???
  15.  # 15

Colocado por: dtvalenteque devo fazer para ser eu o senhorio da casa da minha avó???

Pode ter uma procuração dela em seu favor.
  16.  # 16

e onde poderei adquirir essa procuração e o que devo fazer???
  17.  # 17

Colocado por: dtvalentee onde poderei adquirir essa procuração e o que devo fazer???
    A sua avó vai ao Notário e faz uma procuração a seu favor com os poderes que muito bem entender.
  18.  # 18

sabem me dizer o valor dessa procuração e se é passada no prório dia ???
  19.  # 19

Colocado por: dtvalentesabem me dizer o valor dessa procuração e se é passada no prório dia ???
    O valor anda à volta de 40€ e qualquer notário faz isso no dia. Levar a identificação dos intervenientes.
  20.  # 20

Colocado por: bel99Pode ter uma procuração dela em seu favor.

Eu acho que não é apenas isto que o dtvalente pretende. Ele pretende arrendar em seu nome, uma casa que não é sua, e ficar com o dinheiro da renda.

0.0224 seg. NEW