Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Por acaso até gostava de ver o pormenor da armadura dessas vigas
    Concordam com este comentário: dedao
  2.  # 2

Colocado por: j cardosoPor acaso até gostava de ver o pormenor da armadura dessas vigas

pois, eu não tenho aqui o projecto comigo impresso. aqui so tenho os projectos em autocad, mas não os consigo abrir.
    mas depois logo vejo.
    se não me engano o pormenor da armadura era semelhante ao das sapatas, mas posso estar enganado...
  3.  # 3

Também não estou a ver como é que essas vigas de fundação vão de uma sapata para outra!
    Mas de certeza que vai ficar bem! Está a ficar com bom aspeto!
    Concordam com este comentário: valtores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
  4.  # 4

Colocado por: valtoresVai levar sim
      image54.jpg

Tem aí um erro na zona do interior, para seu bem que nao cumpram o que está!
  5.  # 5

Colocado por: pacel

Tem aí um erro na zona do interior, para seu bem que nao cumpram o que está!

que erro?
  6.  # 6

O betão das sapatas levou algum aditivo hidrófugo? Ou se não levou, não deveriam ter aplicado um barramento na base de pois no resto da sapata?
    Como vão impedir as humidades de migrarem por capilaridade?
    • dedao
    • 19 janeiro 2015 editado

# 7

Colocado por: nunogouveiaComo vão impedir as humidades de migrarem por capilaridade?

agora nada :)

as vigas ficam suspensas, mesmo se ficassem contra o solo não adiantava de nada... mas penso que não é bem assim que se executam essas vigas... devia de ter sido tudo betonado junto... digo eu.

ah use o dwg viewer, agradeces depois :)
  7.  # 8

Colocado por: nunogouveiaComo vão impedir as humidades de migrarem por capilaridade?

vai levar a impermeabilização posteriormente (já descrevi acima como iria ser). Como é que leva barramento na base? Por baixo do betão de limpeza? Na terra antes de deitar esse betão? Nunca ouvi falar de tal coisa.
    Esses hidrofungantes oiço falar mal a toda a gente como sendo uma treta que não tem resultados nenhuns. Nada como impermeabilizar e drenar, para evitar problemas. Mas posso estar enganado em relação ao hidrofugante.

Colocado por: dedaodevia de ter sido tudo betonado junto... digo eu.

julgo que é o contrário... afinal de contas se as vigas vão assentar nas sapatas, não tem que se deixar secar primeiro o betão das sapatas?
  8.  # 9

Colocado por: valtoresvai levar a impermeabilização posteriormente (já descrevi acima como iria ser). Como é que leva barramento na base? Por baixo do betão de limpeza? Na terra antes de deitar esse betão? Nunca ouvi falar de tal coisa.

O user nandogonca tem um bom exemplo de como se pode fazer. Julgo que ele colocou uma tela pitonada entre o betão de limpeza e as sapatas. No meu projeto também tenho assim como o nandogonca
  9.  # 10

Colocado por: sergio_pintas
    O user nandogonca tem um bom exemplo de como se pode fazer. Julgo que ele colocou uma tela pitonada entre o betão de limpeza e as sapatas. No meu projeto também tenho assim como o nandogonca

Então nesse caso o betão das sapatas não está colado ao betão de limpeza?? Não faço ideia.

A ideia aqui é com drenos levar a água para longe de casa para evitar que chegue às sapatas (que irão estar devidamente impermeabilizadas).
  10.  # 11

Meu caro! Não sou técnico (de construção), contudo fiz tal como o senhor um estudo há três anos quando equacionada construir.

Olhando para o desenho em causa, tem o pavimento encostado à parede, e por onde andei a ver, especificavam que ele havia de ficar separado.
  11.  # 12

Colocado por: pacel
    1. Olhando para o desenho em causa, tem o pavimento encostado à parede, e por onde andei a ver, especificavam que ele havia de ficar separado.

separado da parede? Então e o que fica no meio? tem algum desenho para perceber o que diz?
  12.  # 13

Deve levar uma espuma. Veja na obra do Nando.
  13.  # 14

bom dia valtores, o ideal seria tela asfaltica entre o betão de limpeza e o das sapatas ( ver espessuras e densidades ) isto para impermeabilizar, depois a versões low cost ( manta geotextil, tela pitonada, plástico preto, plástico branco , outrora apresentada em vários exemplos.
    mas citando ilustres do forum, não há obras perfeitas
    cump
    Concordam com este comentário: pacel
  14.  # 15

Colocado por: pacelDeve levar uma espuma. Veja na obra do Nando.

ok, mas isso já são outras questões. isto é só o esquema do projecto de estabilidade. não contempla qualquer desenho de impermeabilizações ou espumas e afins. isso está depois no projecto de execução.
    De qualquer modo obrigado pelo alerta, vou verificar como está esse ponto.
  15.  # 16

Valtores,
    Apenas para ter uma ideia como o Nando fez (como proposto pelo pacel)

https://forumdacasa.com/discussion/4271/9/betao-rachou/

post #170
  16.  # 17

Colocado por: santosvieiraApenas para ter uma ideia como o Nando fez (como proposto pelo pacel)

é isto exactamente que tenho previsto no projecto de execução, conferi agora (irá ser usada tela liquida betuminosa).
    quanto as sapatas, foi usado um hidrofugante no betão de limpeza, e agora vão ser todas "pintadas" de preto com esta tela betuminosa antes de se colocarem as vigas.
    • DM
    • 19 janeiro 2015

# 18

Caro Valtores, a solução que apresenta é suficiente...
    O seu terreno em pleno inverno nem água tem (por alguma razão o poço tinha 20 metros) e mesmo com nível freático elevado apostaria mais num bom sistema de drenagem...
    Quanto às vigas de fundação, é mais comum estarem ao nível das sapatas mas para o verdadeiro propósito que foram construídas, apoio da laje, parece uma boa solução...
  17.  # 19

Colocado por: DMCaro Valtores, a solução que apresenta é suficiente...
    O seu terreno em pleno inverno nem água tem (por alguma razão o poço tinha 20 metros) e mesmo com nível freático elevado apostaria mais num bom sistema de drenagem...
    Quanto às vigas de fundação, é mais comum estarem ao nível das sapatas mas para o verdadeiro propósito que foram construídas, apoio da laje, parece uma boa solução...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:valtores

Eu pouco percebo de obras e tudo o que dizem aqui levo a sério e tento averiguar. Mas chego a mesma conclusão: as coisas estão bem projectadas sobretudo pelo arquitecto que tem sido extremamente dedicado, e pela empresa que tem preocupação em fazer o que está projectado é bem feito.
    Espero continuar a ser alertado para erros por aqui mas para já tem sido mais alarmismo meu que outra coisa.
    Concordam com este comentário: Rodri12
  18.  # 20

continuamos com dificuldades com os recuperadores de calor.
    dificilmente se consegue ver algum ao vivo em exposição, por isso temos que ir por catálogos que pouco dizem.
    neste momento estamos indecisos entre Ruegg, MCZ, stuv, Mdesign (venus 850d) e splend.

alguem tem opinião mais formada sobre estas marcas?

0.1606 seg. NEW