Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Hoje fui com o carro à inspeção, um ligeiro de mercadorias, e chumbou. Segundo o Eng. por causa da folga na caixa de direção, precisa de substituir os sinoblocos segundo ele. Mas não é isso que está em questão.

    Na folha de inspeção fornecida, aquela vermelhinha, diz:
    O veículo pode circular sem carga e sem passageiros

    Isto não é uma afirmação?
    Ora a minha opinião é de que sempre pôde em qualquer circunstância circular dessa forma, e a frase não me limita em nada... a não ser que disse-se:
    O veículo não pode circular com carga nem com passageiros


    Dito desta forma limita-me a forma de circular com ele. Dito da outra forma apenas me dá uma das possibilidades de circular.
    E já sei que se por acaso for apanhado vou levar com papelinho independentemente da interpretação.
  2.  # 2

    A deficiência de identificaram foi do tipo 2 o que implica que terá que voltar ao centro para realizar a re-inspeção. Como tal, apenas o possibilita a deslocar o automóvel até ao local onde vai realizar a reparação e voltar ao centro. Durante esta deslocação não poderá transportar ninguém consigo assim como não permite o transporte de carga.
    Caso fosse uma deficiência do tipo 3 o automóvel apenas poderia sair do centro de inspeções de reboque diretamente para a oficina.
  3.  # 3

    nao ha interpretação possivel! Folha Vermelha so permite ao veiculo circular da inspeção até a oficina ou vice versa.....

    Com folha vermelha nao pode circular na via publica! (excepto o caso acima descrito).

    alias isto está escrito no verso, onde define o tipo de avaria que levou ao chumbo!
    Concordam com este comentário: André Barros
  4.  # 4

    Colocado por: André BarrosA deficiência de identificaram foi do tipo 2 o que implica que terá que voltar ao centro para realizar a re-inspeção. Como tal, apenas o possibilita a deslocar o automóvel até ao local onde vai realizar a reparação e voltar ao centro. Durante esta deslocação não poderá transportar ninguém consigo assim como não permite o transporte de carga.
    Caso fosse uma deficiência do tipo 3 o automóvel apenas poderia sair do centro de inspeções de reboque diretamente para a oficina.

    Sim deficiência do tipo 3 coloca a restrição de deslocação apenas para a oficina. A tipo 2 não tem essa restrição de deslocação, aliás não tem nenhuma restrição de circulação na descrição.
  5.  # 5

    Colocado por: ErdnaxelaSim deficiência do tipo 3 coloca a restrição de deslocação apenas para a oficina. A tipo 2 não tem essa restrição de deslocação, aliás não tem nenhuma restrição de circulação na descrição.


    Tem sim.
    Existem diferentes tipos de deficiências do tipo 2. P. Ex: Uma luz de cruzamento alta é tipo 2 e não tem restrições de deslocação, no entanto, tudo o que tenha a ver com sistema de direção, suspensão e travões é do tipo 2 com restrição de passageiros e carga.

    Ambas tem 30 dias para corrigir e voltar ao centro.
  6.  # 6

    Colocado por: André Barros
    Tem sim.
    Existem diferentes tipos de deficiências do tipo 2. P. Ex: Uma luz de cruzamento alta é tipo 2 e não tem restrições de deslocação, no entanto, tudo o que tenha a ver com sistema de direção, suspensão e travões é do tipo 2 com restrição de passageiros e carga.

    Ambas tem 30 dias para corrigir e voltar ao centro.

    Sim mas não fica limitado a
    Colocado por: André BarrosA deficiência de identificaram foi do tipo 2 o que implica que terá que voltar ao centro para realizar a re-inspeção. Como tal, apenas o possibilita a deslocar o automóvel até ao local onde vai realizar a reparação e voltar ao centro.


    De qualquer das formas não é isso que questiono mas sim a forma como a restrição é descrita
    O veículo pode circular sem carga e sem passageiros
    deveria ser dito O veículo não pode circular com carga e com passageiros.
  7.  # 7

    esqueça os tipo 1, 2 ou 3..... se tem papel vermelho, nao pode transportar nada nem ninguem e so pode circular da oficina para a inspeção!

    nao vale a pena estar com questões de portugues....!
  8.  # 8

    Colocado por: loverscout se tem papel vermelho, nao pode transportar nada nem ninguem e so pode circular da oficina para a inspeção!
    Isto não é verdade.
  9.  # 9

    Não entendo qual o problema, a frase é clara, simples e concisa.
    Concordam com este comentário: Cyberthug
  10.  # 10

    concordo com o autor do tópico, nós é que de certa forma já temos uma ideia preconcebida do sentido da frase... mas existe aqui uma professora de português... :-)
    • CG.
    • 9 janeiro 2015

     # 11

    A folha vermelha declara que o veículo reprovou à inspeção, logo não pode circular na via pública.
    A frase "O veículo pode circular sem carga e sem passageiros" é a excessão.
    O português está correcto. Existe aqui é uma tentativa de descontextualização ou falta de entendimento.
  11.  # 12

    Colocado por: pedromdfNão entendo qual o problema, a frase é clara, simples e concisa.
    Mas se existe restrição de algo acho que se deve indicar o que não se pode fazer.
  12.  # 13

    Colocado por: CG.A folha vermelha declara que o veículo reprovou à inspeção, logo não pode circular na via pública.
    A frase "O veículo pode circular sem carga e sem passageiros" é a excessão.
    O português está correcto. Existe aqui é uma tentativa de descontextualização ou falta de entendimento.
    o veículo pode circular na via pública durante 30 dias.
  13.  # 14

    Colocado por: ErdnaxelaMas se existe restrição de algo acho que se deve indicar o que não se pode fazer.


    "O veículo pode circular sem carga e sem passageiros", qual é a sua dúvida?

    Pode ir esclarecer a um centro de inspecção, ou ao primeiro polícia que encontrar. Mas não vejo onde está a sua dúvida.
  14.  # 15

    Na minha opinião deve ler-se
    O veículo pode circular apenas sem carga e sem passageiros
  15.  # 16

    Colocado por: ErdnaxelaHoje fui com o carro à inspeção, um ligeiro de mercadorias, e chumbou. Segundo o Eng. por causa da folga na caixa de direção, precisa de substituir os sinoblocos segundo ele. Mas não é isso que está em questão.

    Na folha de inspeção fornecida, aquela vermelhinha, diz:

    Isto não é uma afirmação?
    Ora a minha opinião é de que sempre pôde em qualquer circunstância circular dessa forma, e a frase não me limita em nada... a não ser que disse-se:


    Dito desta forma limita-me a forma de circular com ele. Dito da outra forma apenas me dá uma das possibilidades de circular.
    E já sei que se por acaso for apanhado vou levar com papelinho independentemente da interpretação.


    Veja se compreende:

    A anomalia encontrada na inspeção, não impossibilita o veiculo de circular. Pode circular sem carga e sem passageiros. Está claro e bem escrito.
    Tem que se deslocar a uma oficina, fazer a reparação e voltar lá, no prazo de 30 dias.
    Mais simples do que isto, não há.
    Não vale a pena estar a complicar, há certamente coisas bem mais complicadas.
  16.  # 17

    Há um índice que se chama iliteracia, por mero acaso é muito elevado no país ...
  17.  # 18

    Colocado por: pedromdfHá um índice que se chama iliteracia, por mero acaso é muito elevado no país ...


    Mediante os casos, o fórum também serve para ajudar nisso...
  18.  # 19

    Efectivamente existem muitos iletrados que não conseguiram perceber o meu comentário #1...
  19.  # 20

    Colocado por: ErdnaxelaEfectivamente existem muitos iletrados que não conseguiram perceber o meu comentário #1...


    Há uma pequena diferença, mas não vale a pena prolongar mais isto...
 
0.0213 seg. NEW