Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Comprei faz três anos, um andar num prédio novo (fiz a compra ainda em construção). Há cerca de ano e meio mudou-se um novo vizinho para a casa em frente à minha (cada patamar tem 4 habitações). Até aqui nada de especial, excepto quando, passados umas semanas (na altura ainda eram férias de verão) me apercebo que o dito vizinho tem um cão! Mas este, meus senhores, não é um cão vulgar, ele ladra, gane, chia, chora, arranha as unhas, faz trinta por um a linha o dia TODO, desde as 7:30 até à 19h, enquanto os donos não estão em casa. Não sou radical sobre os animais em apartamentos, aliás há vários vizinhos com animais (mais nenhum dá problemas), eu própria gostaria de ter um gato, mas com aquela fera ao lado, sinceramente temo pela sua saúde (do gato)!! O problema tem-se arrastado, já falei com o gestos do condomínio e continua sem solução, estou DESESPERADA, uma vez que tabalho por turnos e preciso de dormir muitas vezes durante o dia e não consigo, é uma situação indescrítivel. Gostaria de saber se há algum recurso legal, alguma proposta de solução que possa apresentar aquele senhor, porque estou qyuase com um esgotamento nervoso!! por favor se souberem como resolver o problema AJUDEM-ME!!
    •  
      FD
    • 23 janeiro 2008 editado

     # 2

    Olá Carla Sofia e bem vinda à franja da população com problemas vizinhacionais (belo palavrão que inventei agora). :D

    Pelo que percebo, está em desespero e já deve ter com certeza tentado falar com o vizinho em questão e se calhar até com o cão. E não conseguiu resultados.

    É muito simples, tem duas soluções:

    - contacta as autoridades policiais, GNR ou PSP, vão a sua casa, expõe o problema e eles notificam o seu vizinho para cessar o ruído. Se tal não acontecer, enviam uma comunicação à Câmara Municipal e, segundo me foi dito pelos soldados da GNR que aqui estiveram em casa, depende desta multar ou não o seu vizinho. As coimas começam nos 500€.

    - usa tampões para dormir, que é o que eu de vez em quando uso quando preciso mesmo de descanso e não quero acordar com os barulhos normais (e anormais!) do prédio. Existem dois tipos, uns de silicone, que não aconselho e outros de espuma que são muito bons. O barulho ouve-se na mesma, mas com muito menos intensidade. Consoante coloque mais à superfície ou mais dentro do ouvido, ouvirá mais ou menos barulho. Compram-se nos hipermercados ou nas farmácias e dois pares custam cerca de 3€ a 4€. Resultado muito eficaz. O problema é se precisa de ouvir alguma coisa como por exemplo o telefone ou a campaínha...

    O aspecto é este:

    Tampões para os ouvidos por causa do ruído

    Mas só conheço em amarelo.

    De resto não há mais nada a fazer. Existem umas aulas de comportamento para animais, onde eles aprendem a não ter esses comportamentos, mas penso que ao seu vizinho não lhe agradará muito a ideia...

    Boa sorte! :)
  2.  # 3

    Muito obrigada pelas soluções possíveis que me apresenta!!
    Já tentei realmente falar com o vizinho, sem resultado!! o cão é aparentemente mais importante do que a minha saúde mental...
    Os tampões impedem-me de ouvir o despertador... já aconteceu!!
    Vou tentar falar com a polícia, afinal eles têm de fazer alguma coisa.... :)
    •  
      FD
    • 23 janeiro 2008

     # 4

    Ohhh, pensava que ia ajudar e afinal já tinha experimentado os tampões... nesse caso só mesmo as autoridades.
  3.  # 5

    Infelizmente sofro da mesma situação mas numa moradia. Eu próprio tenho um cão que adoro e eduquei e não faz barulho, já os meus vizinhos... Parece que não lhes faz diferença.

    Do lado esq. da minha casa - 2 cães barulhentos
    Do lado Dto. da minha casa - 1 cão barulhento
    Em frente a minha casa - 2 cães barulhentos

    Já nem falo das outras casas em redor.
    Quando passa alguem por aqui imaginem a berraria que eu tenho de aturar.

    De manha acordo com o ladrar deles, e meto de seguida os tampões. Só não me deito com eles já postos pois perdem aderencia ao fim de umas horas.

    A minha solução ? VOU TER DE MUDAR DE CASA.
    Sair duma moradia para ir para um apartamento... pelo menos não estou rodeado de cães...
    Devia de haver zonas como nos EUA onde não são permitidos animais de estimação.
    •  
      FD
    • 12 fevereiro 2008

     # 6

    Que tipo de janelas é que tem? Alguém da minha família também tinha esse problema, mas em relação a um café, e quando colocou janelas novas de batente em substituição das existentes o problema atenuou bastante.

    Poderá ser uma solução para o seu caso.

    Mudar para um apartamento seria a última coisa a fazer. :|
    Seja como for, é preciso sorte em qualquer um dos casos.
  4.  # 7

    Carla Sofia, boa noite; sobre a questão que a aflige convém lembrar que as limitações ao exercício do direito de propriedade de cada condómino sobre a respectiva fracção, enunciadas nos nºs 1 e 2 do art.º 1422º do Código Civil, são ditadas pela natureza específica da propriedade horizontal e pelas especiais necessidades de harmonizar a fruição plena de cada uma das fracções sem afectação ou prejuízo das restantes. Daí que sejam totalmente estranhas às funções do administrador, devendo ser tutelada por si que se acha prejudicada no seu respectivo direito.
    No caso da alínea b) do nº 2 do art. 1422º do código civil estão essencialmente na sua base direitos de personalidade, como o direito à tranquilidade, que podem justificar a sua intervenção enquanto titular do direito.
    Sendo certo que a acção contra o condómino em cuja fracção se encontra o cão que provoca os distúrbios, não pode ser proposta pelo administrador nem mesmo em execução de deliberação da assembleia dos condóminos porque esta só é eficaz se tiver por objecto partes comuns – art.º 1430º, nº 1 do Código Civil, a acção deve ser proposta pelo si, afectada no seu direito de personalidade, sem esquecer que colhe apoio no n.º 2 do artigo 1422.º do Código Civil a ideia de que da íntima conexão entre as diversas fracções autónomas integradas na mesma unidade predial deriva para cada um dos condóminos o direito de, em certas circunstâncias, obrigar os demais a respeitar os direitos de personalidade dos restantes condómionos.
    Nestes termos, e em meu entender, deverá preparar-se para ser obrigada a recorrer às instâncias jurídicas como meio de fazer valer os seus direitos. O alojamento de cães e gatos em prédios urbanos, rústicos ou mistos, fica sempre condicionado à existência de boas condições do mesmo e ausência de riscos hígio-sanitários relativamente à conspurcação ambiental e doenças transmissíveis ao homem, (cfr. art.º 3.º, n.º 1, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro), e bem assim ao cumprimento do Regulamento Geral do Ruído, aprovado pelo Decreto-lei nº 9/2007, de 17 de Janeiro. [email protected] Cumprimentos
    • CATU
    • 25 fevereiro 2008

     # 8

    Existem vários metodos pra que esse cachorrinho fique bem sem a presença do dono, mas vai depender dele. Sugira o livro adestramento inteligênte do Alexandre Rossi. No site Bit cão, também tem sugestões pra esse animalzinho ficar mais em paz e deixar os outros tb.
    Boa sorte!
  5.  # 9

    Além da questão do incómodo que é para si, acho um crime manter um cão fechado num apartamento...
    Concordam com este comentário: Berlaitas
  6.  # 10

    Anónimo disse:
    Infelizmente tenho o mesmo problema! Vivo numa moradia de quatro frentes para fugir aos apartamentos e respectivos ruídos! Mas vim a confirmar que o ruído provocado por animais é um problema nacional e todos os níveis! Tenho à volta da minha casa distribuido pelos varios vizinhos um total de 8 cães e um pagagaio! Um verdadeiro inferno! Tenho dias que só me apetece pegar numa arma e matar estes imbecis egoístas que vivem para a bicharada de forma descontrolada sem qualquer pingo de preocupação para com os vizinhos! No fundo é apenas uma demonstração de uma sociedade de terceiro mundo sem qualquer educação cívica. O pior é que quando recorremos à GNR ou PSP eles por assim dizerem estão-se a borrifar! Se aplicassem as respectivas coimas, muita coisa mudaria!
  7.  # 11

    Aqui vai mais uma vítima à beira de um ataque de nervos e não só....
    Tenho há cerca de 2 anos uma vizinha que trabalha na área da justiça (uma sr.a procuradora) que tem um cão que é deixado sózinho horas e horas de noite e de dia e nesta situação não se cala um minuto. Sendo-lhe apresentada inúmeras vezes a situação do incómodo causado pelo cão, que sempre conheceu muito bem, a reacção dela foi sempre de ignorar e (além de ameaças e insultos de alguém lá de casa) fazer actos de vingança como bater portas a horas inadequadas, bocas e por aí adiante. Chamada a PSP várias vezes por mim e outros vizinhos esta nada pôde fazer por a lei não prever esta situação em que por os donos não estarem em casa não os pode obrigar a cessar o ruído; no entanto várias vezes a PSP os avisou porque a dona estava chegando a casa quando os agentes ainda estavam no local a verificar a ocorrência. Contactei tudo o que me ocorreu e tudo me encaminhou para a PSP a qual não tinha solução. Resultado actual: Queixa crime na PSP (meu e ao que parece de mais alguém) a conselho desta por atentado à integridade física e mental, estando o processo em instrução e a excelêntissima artista já vem mudando de atitude apesar de fazer tudo para ir provocando sempre que pode (sendo ela da área da justiça - imagine-se).... O que vos digo é: mexam-se por todos os meios e organismos tal como eu fiz e insistam; posso afirmar que desde que o caso chegou ao comando metropolitano de Lisboa algo se começou a mover e bem rápido. Se queremos sobreviver a estes selvagens temos de enfrentá-los. Nem sequer tenho fora de questão uma queixa à ordem dos advogados ou sr. Procurador da Justiça. O que esta menina já me prejudicou e à minha família nem vos conto .... para já.
  8.  # 12

    Realmente é muito incomodo ter esses barulhos.

    Eu tenho 1 cão daqueles muito perigosos, extremamente raivoso e assassino que dá pelo nome de Rotweiller.
    Não é animal de ladrar desalmadamente, só mesmo quando andam estranhos a rondar a casa e foi mesmo para essa função que o adquiri.
    Por sorte dos meus vizinhos só ladra ás quintas feiras ás 20h30m e aos domingos pelas 11h00m e 11h15m (adivinhem lá porque será :-) )

    Posso falar num exemplo passado com um vizinho meu estabelecimento.
    Tem um labrador do mais pacifico que se poderá desejar, apesar de estar num apartamento que penso ser do pior em termos de espaço para qualquer cão e em especial estes de porte grande.
    O animal tem sempre companhia, quer pelos donos ou mesmo pela empregada interna que têm em casa.
    No ano passado aconteceu o que eu chamo de "vingança" os donos não estavam em casa e só lá estava a empregada com o dito animal, pelos vistos recebeu a visita de uma amiga e decidiram vir beber 1 café por baixo do prédio onde habita.
    Resultado o animal entrou em desespero e começou a ladrar, e o resultado foi simples os "amigos" que o dono do cão tem contactaram as autoridades que foram rápidos a chegar ao local e por serem já 22h horário de descanso e silencio tomaram nota da infracção no local e assistiram ao ladrar do animal.
    No dia seguinte apresentaram-se na habitação para presentear o dono do cão com uma coima de 1000,00€ por distúrbios causados pelo animal.
    A multa foi paga e sendo o dono advogado dá logo a ideia de legalidade desta contra ordenação.

    Neste caso sendo um cão que não incomoda ninguém foi 1 acto esporádico devido a o terem deixado sozinho e ele ter vindo para a varanda "falar"

    Solução para os vossos casos será mesmo tentar falar com as autoridades para exporem o vosso caso e ao mesmo tempo falar com os donos dos animais para tentarem solucionar o problema.
    Há umas coleiras que podem ajudar essa situação, são coleiras que dispõem de uma pequena pilha que descarrega um pequeno Choque que faz com que o cão não ladre pois ao ladrar apanha uma pequena descarga que não o afecta em nada.

    Coleira anti latidos



    Descrição

    Quando o seu cão ladrar, a coleira emitirá uma ligeira vibração que não o magoará, mas que o vai incomodar o suficiente para que pare de ladrar. Em poucos dias vai aprender a controlar-se. Funciona com pilhas (incluídas). Até 44 cm de contorno de pescoço.

    Ref: 111003749
    10,43€
    http://www.venca.pt/prod.asp?wProd=660220&prefe=111&cata=11&nave=7"

    Ps o meu cão só ladra (uiva) ao toque de chamamento para a missa que é ás quintas feiras a noite e aos domingos de manha :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W., Berlaitas
  9.  # 13

    Boas

    Quando o seu cão ladrar, a coleira emitirá uma ligeira vibração que não o magoará, mas que o vai incomodar o suficiente para que pare de ladrar.

    O cão é o melhor amigo do homem. Duvido que o homem seja o melhor amigo do cão.

    cumps
    José Cardoso
  10.  # 14

    Colocado por: j cardosoBoas

    O cão é o melhor amigo do homem. Duvido que o homem seja o melhor amigo do cão.

    cumps
    José Cardoso


    Infelizmente é o mais habitual acontecer e muitos tratam os animais como meros objectos sem dar valor a quem temos sempre como amigos.

    por mais maus tratos que levem tem sempre o carinho para dar, se tem duvidas nisso façam o seguinte teste para verem o resultado.

    Procurem o vosso melhor amigo/a ou amado e juntamente com o vosso cão tentem enfia-los no porta bagagens de 1 carro.
    Deixe-nos lá ficar por uma hora e na altura de abrir a mala vejam quem ficou contente por o ver. :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: moraisdd
  11.  # 15

    Suponho que as pessoas que ficaram seriamente feridas (ou morreram) por causa de ataques de cães terão dúvida em subscrever a velha máxima que o cão é o melhor amigo do homem...será, a maior parte das vezes, não sempre.
    •  
      MRui
    • 28 abril 2010

     # 16

    Colocado por: becasSuponho que as pessoas que ficaram seriamente feridas (ou morreram) por causa de ataques de cães terão dúvida em subscrever a velha máxima que o cão é o melhor amigo do homem...será, a maior parte das vezes, não sempre.

    Eu continuo a achar que a mulher é o melhor amigo do homem. Nem todas, assim como os cães.
  12.  # 17

    Colocado por: MRui
    Colocado por: becasSuponho que as pessoas que ficaram seriamente feridas (ou morreram) por causa de ataques de cães terão dúvida em subscrever a velha máxima que o cão é o melhor amigo do homem...será, a maior parte das vezes, não sempre.

    Eu continuo a achar que a mulher é o melhor amigo do homem. Nem todas, assim como os cães.


    Já fez o teste?
    Feche uma mulher e um cão por 15 minutos na mala do carro (em diferentes momentos, claro).
    Abra a mala do carro de seguida e veja quem é que está verdadeiramente feliz por vê-lo......

    hihihihih

    (nota importante: rejeito qualquer sofrimento fisico e psicológico impostos sobre o que quer que seja - isto é apenas uma piada)
    • cc121
    • 28 abril 2010 editado

     # 18

    Bem, imagino o que deve passar. Eu antes de decidir construir casa andei a ver várias moradias e uma delas desisti de a comprar pois o tempo todo em que lá estive o cão do vizinho ladrava como louco. Aquilo incomodou-me tanto que eu pensei: então mas eu ainda nem comprei a casa, passei aqui uma hora e já estou maluco... como será então quando morar cá?! Note-se que o dono estava no quintal com o cão e nunca o mandou calar...
  13.  # 19

    e quando fogem de casa e atacam os vizinhos? sou eu que tenho as marcas na roupa....
  14.  # 20

    Olá undermoodz: Como eu já tentei de tudo e mais ainda alguma coisa, desde tampões até fugir para o último quarto e colocar portas extra onde podia de modo a minimizar o ruído, posso dizer-lhe que uns tampões de espuma que a minha vizinha me deixou colados na parede junto à porta (para a "revenge" do dia seguinte à da última visita da PSP, como provocação, indicando-me desde logo que me iriam ser muito úteis) não são os melhores. Há uns de cor rosada numa espécie de cera, da marca OHROPAX vendidos em farmácias que até ao momento foram o que me mais me aliviou mas se o bicho for histérico nada absorve 100%. Oxalá houvesse esse milagre.
    Boa sorte.
 
0.0213 seg. NEW