Iniciar sessão ou registar-se
    • 69x
    • 8 maio 2009

     # 81

    Ola a todos
    estou neste momento á espera da aprovação do meu credito habitação para construção, que em principio é aprovado.

    Que acham destes valores:
    Valor total da obra: 130.000€
    Valor do emprestimo: 85.000€
    Spread: 0.9
    Taxa fixa a 30 anos.

    acham alto este valor de spread?
    Deverei procurar noutro banco?
  1.  # 82

    Boas Caricunha,

    Acho que deve procurar outro banco sim, pelo menos para tirar as duvidas. Parece-me um valor baixo em relação á obra e tem sempre o terreno que também tem o seu valor. Taxa fixa porque? Fez bem as contas? Durante alguns tempos não me parece que as taxas subam por aí além...

    Eu não vou com taxa fixa e o meu Spread vai ser de 0.25%, que foi negociado no final do ano passado, pelos que tenho visto aqui foi sorte. BBVA.
  2.  # 83

    Falta saber a taxa de esforco da Caricunha...
    Se o emprestimo for mesmo para pagar em 30 anos, a taxa fixa, se nao passar dos 3.5% + spread não é má opcao. A taxa é mesmo fixa a 30 anos? Certos bancos só ficam 5 anos...
    • 69x
    • 8 maio 2009

     # 84

    É assim eu tou a fazer no BPI pois é o unico banco que faz taxa fixa a 30 anos para construção desde o inicio, ou seja, na CGD, por exemplo, só conseguiamos negociar a taxa fixa após a construção da casa e da emissão da respectiva licença de habitação adurante a construção teria que ser a taxa euribor 3 meses. supondo que daqui por 2 anos a euribor sobe não conseguia ter a taxa fixa que tenho agora pois as taxas fixas andam sp mais altas (quase o dobro eu sei) que as taxas euribor.
    Eu sei que a taxa fixa neste momento não é a melhor opção mas dp de visitar varios bancos e de quase em todos nos dizerem que neste momento é a melhor altura para fazer a taxa fixa. Pois não quero andar durante 30 anos (qd acabar de pagar tenho 55) a pensar no quanto vou ter que pagar no fim do mes se a taxa subir, sei que é aquele valor e pronto..
    Em relação á minha taxa de esforço não sei se calculei bem mas é mais ou menos de 34%.
    So que eu tenho um pequeno grande problema: o terreno está em meu nome (foi uma doação dos meus pais) o projecto está em meu nome e o emprestimo é em meu nome e em nome do meu namorado.
    No banco disseram-nos que temos que ter algo em comum antes da escritura tipo o terreno ou então casarmos.
    Casar pra ja ta fora de questão e mudar o terreno para nome dos dois vai demorar meses (ja falamos com um solicitador amigo).
    A solução que arranjamos para o nosso problema foi fazer o meprestimo em meu nome e o meu namorado como fiador.
    E eles mantiveram na mesma os mesmos valores dados anteriormente.
    O que nos disseram tb é que qd isto da crise "acabar" e as taxas começarem a subir os spreads vão baixar e ai nessa altura podemos renegociar o valor do spread que temos actualmente.

    Desculpem o testamento..
    •  
      FD
    • 8 maio 2009

     # 85

    Colocado por: CariCunhamudar o terreno para nome dos dois vai demorar meses

    Não duvidando de si, mas porquê meses?
  3.  # 86

    pois, eu também acho que nunca faz mal consultar o maior numero de bancos possiveis para reunir argumentos de "discussão" com aquele banco que nos possa interessar mais, e muito sinceramente acho o spread um pouco alto, mas... muita coisa pode ter influencia, e so com todos os dados a resposta em relação ao spread poderia ser mais exacta. em relacao a taxa fixa, o sossego é maior, porque nao há preocupação com oscilações, ainda assim, neste momento nao acho que seja a melhor altura para optar pela taxa fixa.
    É a minha opinião.
  4.  # 87



    Taxa fixa a 30 anos.

    acham alto este valor de spread?
    Deverei procurar noutro banco?


    CariCunha, qual o valor da taxa fixa?
    • 69x
    • 8 maio 2009

     # 88

    Colocado por: FD
    Colocado por: CariCunhamudar o terreno para nome dos dois vai demorar meses

    Não duvidando de si, mas porquê meses?


    Segundo o que o solicitador me explicou, tem que se alterar em varios locais para o nome dos dois, tipo finanças, conservatoria, camara, etc.. ele disse que ja fez varios processos assim e que na melhor das hipoteses demora 1.5meses ou entao 3 a 4 meses..
    e eu nao tenho esse tempo todo para esperar pois ja tenho a estrutura da casa construida e preciso do dinheiro pra continuar..


    Colocado por: rui_e90


    Taxa fixa a 30 anos.

    acham alto este valor de spread?
    Deverei procurar noutro banco?


    CariCunha, qual o valor da taxa fixa?


    O valor da taxa anda á volta dos 5%...
  5.  # 89

    O valor da taxa anda á volta dos 5%...


    Isso são valores extremamente elevados. Na minha opinião não vale a pena.

    Se quiser posso enviar-lhe um ficheiro em excel para verificar a diferença de prestação dos actuais +- 2% para 5%
  6.  # 90

    Como eu dizia.. será que é uma boa opção? Eu acho mal tb a taxa fixa...
    • 69x
    • 8 maio 2009 editado

     # 91

    Colocado por: rui_e90
    O valor da taxa anda á volta dos 5%...


    Isso são valores extremamente elevados. Na minha opinião não vale a pena.

    Se quiser posso enviar-lhe um ficheiro em excel para verificar a diferença de prestação dos actuais +- 2% para 5%


    agradeço

    eu sei que é alto mas nos varios bancos que fizemos andava tudo no mesmo tanto no spread como na taxa..
    inclusive num dos bancos o funcionário disse logo que eles não estavam interessados em fazer empréstimos mt menos pra construção...
  7.  # 92

    Colocado por: CariCunhao funcionário disse logo que eles não estavam interessados em fazer empréstimos

    Essa agora... Então vivem de que os bancos? Não é de emprestar dinheiro?
    Se eu percebo isto...
    • 69x
    • 8 maio 2009

     # 93

    pois tb nós ficamos "burros" com a resposta que tivemos e foi do banco Bes. desculpem a publicidade...
  8.  # 94

    O Bes neste momento tem dos spreads mais altos. Tente junto do BPI ou então, mesmo que junto de si não tenha nenhuma agência, procure ver ver no Barclays, Caixa Galicia, Caja Duero, Deutsche Bank ou mesmo no BBVA.
    • 69x
    • 8 maio 2009

     # 95

    é no BPI que estou a fazer o meu emprestimo.. Eu sei que as taxas são um pouco altas mas para taxa fixa a 30 anos e para construção foi o unico banco que conseguimos.
  9.  # 96

    Colocado por: CariCunhapois tb nós ficamos "burros" com a resposta que tivemos e foi do banco Bes

    Sou cliente do BES faz mais de 20 anos. Nos ultimos 8, posso me considerar um bom cliente.
    E também eu fiquei ESCANDALIZADO com a proposta que me fizeram no final de 2008 para o meu empréstimo... Entrei no Barclays pela primeira vez, e consegui muito, muito melhor...
    Parece que "conhecer" o cliente já não vale de nada...
  10.  # 97

    Os bancos, principalmente aqueles que neste momento se encontram em expansão, oferecem melhores ou as mesmas condições a novos clientes pq partem do principio que os clientes estão garantidos e neste momento todos os bancos nacionais estão descapitalizados. Basta vermos que os 4 maiores bancos nacionais detinham mais de 80% dos créditos e neste momento têm já muita gente a não conseguir pagar.
  11.  # 98

    O Barclays é um banco com pouca expressão em Portugal, mas com uma dimensão internacional incomparável à de qualquer banco português. Conjunturalmente, e beneficiando do facto de dispor de liquidez, pode oferecer condições imbatíveis. Bancos com menos liquidez financiam-se junto de quem a tem - e pagam prémios de risco significativos, que se repercutem obviamente no cliente final.
  12.  # 99

    No meu caso para uma prestação fixa a 40 anos a CGD propôs-me um spread de 0,9 mas que poderá baixar mediante a análise detalhada do processo. Vou aguardar...
  13.  # 100

    Colocado por: selmaBoa tarde,
    Pedi um crédito para compra de um imóvel à CGD com euribor a 3 meses e propuseram um spread de 1% sem fiadores. Gostaria de saber se será muito elevado...é que as simulações que tinha feito mesmo em outros bancos, apontavam para 0,7 ...e como a cgd tinha melhores condiçoes gerais e já era cliente optei por pedir na caixa. Mas agr sem fiador dizem que aprovam só com spread a 1%...Que vos parece?

    Agradeço antecipadamente pela ajuda!


    Opiniao sincera... spread de 1% acho um pessimo negocio, especialmente se tem uma relaçao difinanciamento/garantia de cerca de 30%...

    uma pergunta... qual é a sua taxa de esforço ?
    taxa de esforço = prestaçao do credito : rendimento mensal (IRS/14 meses)

    é obvio que esta altura, em que a euribor está baixa, não é a altura ideal para negociar spreads baixos. No entanto, quanto a mim, um spread de 1% é sempre um pessimo negocio, EM ESPECIAL com a sua relação Financiamento/Garantia.

    Como já disse noutro post, tenho reparado que os 4 principais bancos (CGD, BPI, BES e BCP) andam a negociar spreads muito altos. E reforcei esta minha ideia quando fiz umas simulaçoes nos simuladores online. E por um lado é compreensível... estes bancos neste momento não estão tão interessados em oferecer credito, pois as taxas estão baixas. Por isso quem quer credito, tem de se sujeitar a spreads mais altos..

    Por outro lado, os outros bancos sugeridos, como não tem uma quota de mercado tao grande, e querem angariar clientes, têm de oferecer melhor condiçoes.
 
0.0274 seg. NEW