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  1.  # 1

    Deixo aqui este alerta pela gravidade do caso e para o pessoal estar atento.

    Na semana passada fiz algumas compras num Pingo Doce de Coimbra, entre as quais sementes de sésamo para consumo humano da marca Pingo Doce e com validade até Maio de 2016. Dois dias após a aquisição, ao segurar na embalagem para a abrir e consumir, deparei-me com o que as fotos retratam...

    Não cheguei a abrir a embalagem e no imediato apresentei queixa na ASAE.

    Como muito provavelmente a empresa que procede à embalagem destes produtos também fornece outros distribuidores, fica bem patente o que andamos a comer, o que neste caso ficou bem evidente porque o produto vinha em bruto, sem ser transformado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
      P1030774.JPG
      P1030776a.jpg
  2.  # 2

    Bom sinal, sinal de ausência de pesticidas!!!
    Mas essas sementes são mesmo em bruto, sem serem transformadas.

    Agora a sério, é chato uma pessoa encontrar uma lagartinha... Houve aí uma falha qq durante a cadeia de processamento até às prateleiras...

    à ASAE eu não me queixava ( acho que é uma reacção exagerada), mas pedia para me trocarem o produto.
  3.  # 3

    Exato, se se queixasse diretamente no PingoDoce trocavam-lhe a embalagem e abriam averiguações ao fornecedor
  4.  # 4

    mas so reclamando à loja nao vai mudar nada... ja com a asae deve ajudar a terem mais cuidado...
  5.  # 5

    Colocado por: dedaomas so reclamando à loja nao vai mudar nada... ja com a asae deve ajudar a terem mais cuidado...

    Vai recair tal e qual sobre o produtor. Além de que deveria é ter pago mais pela proteina incluída na embalagem :D
  6.  # 6

    isso misturado no iogurte nem se dá conta do bichinho.
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasMas essas sementes são mesmo em bruto, sem serem transformadas.


    FOi o que eu disse. Quanto disto é que comemos sem o saber em alimentos processados.



    Colocado por: Pedro BarradasAgora a sério, é chato uma pessoa encontrar uma lagartinha... Houve aí uma falha qq durante a cadeia de processamento até às prateleiras...


    A questão não tem a ver, só, com a lagarta em si. Se reparar bem, nas fotos é visivel no topo da embalagem uma série de sementes coladas ao plástico por uma espécie de teias... E isto aconteceu porque a lagarta está viva e com saúde.


    Colocado por: Rodri12Exato, se se queixasse diretamente no PingoDoce trocavam-lhe a embalagem e abriam averiguações ao fornecedor

    Também apresentei reclamação por e-mail ao Pingo Doce.
  8.  # 8

    Colocado por: paulomsTambém apresentei reclamação por e-mail ao Pingo Doce.

    O mais avisado seria ter reclamado na própria loja. Far-lhe-iam a substituição do produto, com as devidas desculpas pelo incidente, e responsabilizariam o fornecedor. Em relação à ASAE, estou um pouco céptica quanto à eficácia. Quando tiver notícias, volte aqui para informar, caso assim o entenda, qual foi o desfecho depois da queixa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

    Colocado por: maria rodriguesO mais avisado seria ter reclamado na própria loja. Far-lhe-iam a substituição do produto, com as devidas desculpas pelo incidente, e responsabilizariam o fornecedor. Em relação à ASAE, estou um pouco céptica quanto à eficácia. Quando tiver notícias, volte aqui para informar, caso assim o entenda, qual foi o desfecho depois da queixa.


    Se fizesse a queixa apenas ao pingo doce, trocavam-me o produto e talvez, com sorte, mencionassem o sucedido ao fornecedor, que posteriormente, provavelmente, responderia que tais situações são coisas que podem acontecer mas que não representam perigo para a saúde pública, que têm muito cuidado no controlo da qualidade de todos os produtos que produzem ou embalam e que são, provavelmente, a melhor empresa do mundo, etc.
  10.  # 10

    Colocado por: pauloms (...) que têm muito cuidado no controlo da qualidade de todos os produtos que produzem ou embalam (...)

    Não pense que me move algum interesse particular em relação ao Pingo Doce, mas asseguro-lhe que a primeira coisa que fariam era entrar em contacto com o fornecedor e obrigá-lo a levantar todo o stock do produto. E poderá (ia) ser riscado da lista de fornecedores, do Grupo; teria que ter um bom argumento, caso contrário sairia de "linha". E confirmo-lhe que são rigorosos no controlo de qualidade. Os produtos, antes de entrarem na cadeia de distribuição, são analisados por laboratórios independentes; sabia que todas as cadeias de distribuição têm, inclusive, técnicos especializados (veterinários e outros) que fazem visitas surpresa às lojas e colhem amostras, aleatoriamente, que são analisadas pelo controlo de qualidade? Nenhuma cadeia de distribuição quer ter um cliente desagradado com a qualidade dos seus produtos. Tem mais: o Paulo poderia ter ligado para o serviço de "Apoio ao Cliente" a expor a sua reclamação.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 11

    Já me aconteceu com bacalhau vir cheio de lagartas, foi trocado na hora e se quisesse até me tinham feito uma vénia. Não foi no pingo doce mas no "maior" do país.
    O que acho ridiculo é que nem temos o direito de saber onde os produtos são processados ou fabricados, é sempre algures na CE.
    • jmrgb
    • 17 janeiro 2015 editado

     # 12

    É uma situação muito normal... São produtos provenientes do campo e como é natural existe muitos animais que se alimentam desses mesmos produtos. Não é uma situação agradável mas também não preciso de tanto alarido... Pior são os químicos utilizados para erradicar tudo o que mexe do que a lagarta detectada dentro do pacote, e isso já ninguém reclama.
    Só por curiosidade, essa lagarta é muitas vezes detectada em semente com muito teor em gordura, em especial no girassol.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, eu, A. Madeira, jorgealves
  12.  # 13

    Colocado por: ErdnaxelaO que acho ridiculo é que nem temos o direito de saber onde os produtos são processados ou fabricados, é sempre algures na CE.

    Em parte concordo consigo porque se soubermos a proveniência do produto- especialmente se for alimentar e perecível- poderemos sentirmo-nos mais tranquilos, ou não! Mas se não soubermos também não é motivo para desconfianças porque o distribuidor final é o responsável pelos artigos que estão na placa de vendas. Em caso de reclamação, devemos dirigirmo-nos ao ponto de venda e reclamar junto do responsável da loja. Desde o final de 2014 os produtos alimentares têm novas regras na rotulagem, que são muito importantes para os consumidores. Devemos estar mais atentos a bem da nossa saúde, embora não seja o ideal estamos a melhorar aos poucos.
    • eu
    • 17 janeiro 2015

     # 14

    Muito provavelmente, do ponto de vista da saúde, não há qualquer problema. Aliás, na Ásia comem larvas como nós comemos camarão, é um pitéu...

    No fundo, o nojo que sentimos é mais uma questão cultural do que um problema real de higiene.

    Quando era miúdo comia fruta de árvores não tratadas, e quase todas tinham lagartas lá dentro. Na altura, tanta lagarta que eu trinquei e comi por engano. E não me fez mal... ;)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, A. Madeira, treker666, jorgealves, Luis_Almeida
  13.  # 15

    hoje em dia, temos gana de impor o que pensamos, e tudo serve desculpa para fazer queixas, a autoridades,
    vivemos num momento cívico que é mais facil formalizar queixas, do que tentar perceber e falar com os verdadeiros interessados, sinceramente...

    vivemos num estado de medo, não sabemos se o nosso vizinho que por algum motivo se sente prejudicado por nós, em vez de vir falar com a gente, 1º, mas sim dirigi imediatamente uma queixa formal, hás autoridades.

    nao me diga se for ao mercado e comprar um alface no produtor e encontrar uma lagarta, vai imediatamente fazer queixa a ASAE?
    se sim nao se esqueça de pedir fatura ao agricultor,
    Concordam com este comentário: eu, jorgealves
  14.  # 16

    Quando encontra uma lagarta numa couve, também chama a asae? Tira-se a lagarta e come-se a couve. As lagartas não são venenosas ...
    Compra 1 quilo de castanhas, uma trás lagarta, faz queixa à asae?
    Precisamente por ser um produto não tratado a lagarta até pode ter crescido depois da embalagem.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, eu, Zegato, jorgealves, Luis_Almeida
  15.  # 17

    Sr. Pauloms,

    O título é "Os brindes...". Apresentou um (eu chamo brinde a outras coisas...). Onde é que estão os outros?

    Generalizar é muito feio. É como ser atendido por um funcionário público pouco simpático e escrever "Anda pelas ruas da amargura a simpatia do nosso funcionalismo público".

    E quem lê o título fica logo com uma ideia negativa sobre a cadeia Pingo Doce, o que não é verdade. Não confunda a parte pelo todo!!
  16.  # 18

    Colocado por: euQuando era miúdo comia fruta de árvores não tratadas, e quase todas tinham lagartas lá dentro. Na altura, tanta lagarta que eu trinquei e comi por engano. E não me fez mal... ;
    Essa fruta de árvores não tratadas é a melhor, tem bichos, tem!, mas não levou com os pesticidas. Também eu, na infância, comi muita fruta da árvore nessas condições e, alguma dela, na hora do calor....
    Dito isto, não era motivo para reclamar na Asae..
  17.  # 19

    Não concordo com a maioria das opiniões, mas respeito..
    Este animal que se vê, é conhecido como "asticô", é uma futura mosca varejeira, que deposita os ovos, em carne(ou peixe) morta, em queijos.. (http://hobby.carpe.free.fr/image/astico.gif)
    Acho muito bem em reclamar, mas com o pingo doce,de forma a trocarem o produto, erros acontecem, não deviam mas acontecem.. Também comi, e como fruta com bicho, simplesmente como a parte boa, e o resto vai para os animais.. A questão não é fazer mal, é o "meter nojo", e se comprou uma coisa em condições, só tem é de reclamar, por muita gente "esquecer" é que estamos onde estamos..! ;)
    Concordam com este comentário: pauloms
  18.  # 20

    Colocado por: pedromdfPrecisamente por ser um produto não tratado a lagarta até pode ter crescido depois da embalagem.


    Se o embalamento fosse em vácuo, a lagarta ter-se-ia desenvolvido?


    Seria interessante que alguns dos opinadores percebessem exactamente qual o intuito das coisas, nomeadamente as razões para se apresentarem queixas desta natureza. Podem começar por ler as regras do HACCP e depois unir essa informação a uma outra que vos forneço e de graça. As empresas, por norma, só investem no controlo da qualidade das linhas de embalagem quando são obrigadas a tal, nomeadamente pelos seus clientes ou pela regulamentação existente que assim o obrigue.

    Falo do que sei e mais não digo e cada um que pense o que quiser. E considero uma obrigação de todos fazer o mesmo para que a qualidade dos bens alimentares evolua. E não tem nada a ver com o uso ou desuso de pesticidas, etc. Há formas para evitar ou reduzir tais ocorrências sem o uso de químicos.

    A queixa que fiz voltava e voltarei sempre a fazer quando que me deparar com este tipo de casos.

    Não vou entrar em detalhes mas sei de casos perfeitamente evitáveis com a introdução de sistemas de controlo muito baratos e que nunca foram implementados e não é por isso que as grandes distribuidoras não continuam a trabalhar com esses fornecedores, mesmo tendo reclamações de tempos a tempos pela presença de mosquitos no interior, etc...
 
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