Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos! :)

    Quero pintar um tecto em madeira, numa casa de campo, alentejana, daquelas antigas com o tecto bem alto e os barrotes em madeira.
    A minha questão é que tipo de tinta devo utilizar? Esmalte? O preço de tinta esmalte é muito elevado... devido a ser uma área muito grande... Será que existe uma outra solução?
    Não existindo, podem indicar-me que tipo de esmalte devo usar? Quero pintar de branco todo o tecto.
    A tinta de água é impossível, correcto?

    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: francisco bernardo
  2.  # 2

    Olá Artur
    Ha varios produtos para poder pintar esse tecto de madeira.

    Pode utilizar esmalte sintético ( com acabamentos mate, acetinado ou brilhante )! São optimos mas com um ligeiro cheiro durante a aplicação.
    Pode ainda utilizar esmaltes aquosos que têm a vantagem de secar muito rápido, não terem quase cheiro nenhum e limpeza muito facil (agua)

    Existe ainda a possibilidade das velaturas. No seu caso terá de ser uma velatura opaca branca com um toque bastante rustico. (base de agua tb)

    Se precisar de mais alguma ajuda, não hesite.

    Pedro
  3.  # 3

    Os esmaltes podem ter rendimentos de 10m2/litro (geralmente anunciam 15m2/litro) em cada demão. Não são, portanto, assim tããão caros.

    Mais importante que a tinta que vai aplicar, é o material com que vai preparar a madeira para levar essa tinta.
    E isto dependerá muito do estado em que a madeira está, e (da qualidade) do acabamento que pretende.

    Veja, por exemplo, o que diz a ficha técnica deste primário. Mas há muito mais a dizer sobre este assunto.
  4.  # 4

    Olá novamente. Muito obrigado pelas respostas.

    Algumas questões:
    Que material aconselham para preparar a madeira antes de aplicar o esmalte? Um simples primário? E de que tipo, ou qual? (Em anexo uma foto de uma parte do tecto. Em outras áreas, as madeiras não são novas mas estão em bom estado. Os barrotes maiores nesta foto, também não são novos, mas em bom estado também).
    Em relação ao acababamento, não pretendo nada em especial...simplesmente que fique branco.
    Já agora aconcelham a pintura a pistola ou rolo?
      DSCN7750.JPG
  5.  # 5

    ups...aconselham.... :)


    e mais uma vez obrigado :)
  6.  # 6

    Aconselho a pintura com rolo + trincha
    Aconselho que a tinta utilizada, de base aquosa, tenha acabamento mate.

    Aconselho que não aplique tinta "convencional" nessas paredes... presumo que estejam caiadas? aplique uma tinta à base de silicatos. permite boa respirabilidade desse suporte (paredes de alvenaria de pedra, taipa, adobe...) Posso aconselhar, da NITIN, o sistema de pintura de silicatos SILPAR.

    FICHA TÉCNICA da SILPAR
  7.  # 7

    Hiii!
    Aquilo são prumos redondos em eucalipto? E aquele pinho cheio de nós não tem nenhum tratamento?
    Você não precisa de um concelho, digo, conselho! Precisa é de um CURSO! :-)
    Mas, claro, há sempre a solução prática e «económica»: pinte tudo a tinta de água. Mas compre tinta extra... porque vai precisar de dar uns retoques quando a primeira aplicação começar a descolar. ;-)
  8.  # 8

    Olá
    Bem... Esta última resposta não posso dizer que tenha vindo ajudar... Está mais inclinada para o complicar...
    Já agora... Preciso de um curso de...?
  9.  # 9

    ...curso ...em pintura de madeiras! :-)
    É que, para aquilo ficar impecável, precisaria de ser lixado, raspado, isolado (os nós), betumado, barrado, lixado de novo, reparado, levar primário adequado (que até pode nem ser o mesmo para os barrotes, prumos e tábuas) e algumas demãos de tinta de esmalte.
    Como isto é capaz de ser um exagero para aquilo que pretende, há sempre a hipótese de pintar tudo a tinta de base aquosa com trincha e rolo (como o colega Pedro Barradas também preconiza).
  10.  # 10

    Tinta de base aquosa... Mas esmalte? Se não for aquosa nao pode ser?
    Eu simplesmente quero que fique com bom aspecto e tudo branco... Não basta limpar bem a madeira... e pintar somente? Ou no máximo aplicar algo, não sei o quê, primários e afins.... antes de aplicar o esmalte?
    Falam de aplicar com trincha e rolo? Aplicar com pistola está fora de questão? E se sim, porquê?
  11.  # 11

    Viva
    Digamos que para um amador o mais usual é rolo e trincha! Para um profissional a pistola "despacha" mais trabalho.
    Pode ser aplicado portanto das duas maneiras.

    Quanto a primários:
    Pode aplicar primários (subcapas) mas para falar a verdade e como disse já em cima uma boa velatura já Branca era o ideal ( e especifica para madeira, sem mais nada!)

    Pode também aplicar a simples tinta de água mas vai absorver muito. Tem um senão, se nao levar primario pode nao resistir por muito tempo.

    Cumps
    Pedro
  12.  # 12

    Ola e Obrigado Quicks :)

    Mais duas perguntinhas....qual é o preço medio da velatura branca e o que é mesmo uma velatura? O primario que usar no tecto pode ser o mesmo a aplicar nas paredes?

    Mais uma vez obrigado
  13.  # 13

    Olá
    Viva... não! O primário do tecto será um... das paredes, outro!
    Mas com a velatura opaca, não precisa de primário no tecto, apenas precisará nas paredes, se assim o desejar.
    O preço de 5Lt de velatura opaca ronda os 50 euros e cobre uma extensão de 50 m2 (1Lt/10m2) isto para uma demão.

    Veja do que falo:
    http://www.dyrup.pt/Consumidor/Interior/Madeiras/Acabamento/Bondex_Velatura_Opaca.aspx

    Cumprimentos
  14.  # 14

    artur é simples fazer o trabalho o gastar muito é relativo depende do que chamas muito
    na minha opinião é preciso saber se aquilo é para durar muito ou não
    se sim tens que tratar a madeira com Bondex Tratamento,de seguida dar uma demão de primário Multi-usos refª 1495-800, e depois aplica-lhe uma tinta de base aquosa ou sintetica por cima em 2 demãos
    para pintar as paredes que me parecem caiadas dás uma demão de fixador refª37031 diluida com dil. sintético refª 8003 na proporsão de 20 a 30% para que a tinta não queime depois de seco aplica tinta plástica
    um abraço
    qualquer duvida diga
    sucesso
  15.  # 15

    Colocado por: gordaspara pintar as paredes que me parecem caiadas dás uma demão de fixador refª37031 diluida com dil. sintético refª 8003 na proporsão de 20 a 30% para que a tinta não queime depois de seco aplica tinta plástica


    Não faça isto... ;)
  16.  # 16

    Não faça isto... ;)


    Porque não? !!!

    Conhece produto melhor para aplicar por cima de cal?

    Isto se quisermos que as tintas durem...
  17.  # 17

    Veja a minha resposta no post #6...
  18.  # 18

    Colocado por: ArturBoa tarde a todos! :)

    Quero pintar um tecto em madeira, numa casa de campo, alentejana, daquelas antigas com o tecto bem alto e os barrotes em madeira.
    A minha questão é que tipo de tinta devo utilizar? Esmalte? O preço de tinta esmalte é muito elevado... devido a ser uma área muito grande... Será que existe uma outra solução?
    Não existindo, podem indicar-me que tipo de esmalte devo usar? Quero pintar de branco todo o tecto.
    A tinta de água é impossível, correcto?

    Obrigado
    nada de esmaltes ,nada de primarios e outras coisas caras e de utilização complicada.eu pesoalmente fiz o mesmo trabalho á maneira antiga e autentica:pintura com cal hidraulica,diluida em agua,cola branca e umas colheres de oleo de linhaça.Muito barato e com aquele toque antigo e fresco das pinturas rusticas.No meu caso pintei os barrotes em azul e o resto em branco.para obter o azul basta aplicar na cal uns pozinhos a azul ultramarino...surpreendente efeito.
  19.  # 19

    Francisco,

    Garante que fica com bom aspecto e o tecto fica branquinho?
    Gostei da sua ideia...mas como nunca tinha ouvido falar nessa hipotese fiquei receoso..
    Nao tem umas fotos que possa mostrar?
    O cal agarra bem à madeira? Ou é por isso que usa cola branca?
    • jugo
    • 15 abril 2009

     # 20

    Muito cuidado com as mezinhas
    O resultado pode depois ser mais despendioso
    Se fosse a si seguia o conselho de gordas pois é o mais viável e seguro
 
0.0236 seg. NEW