Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Desculpem a opinião, que é muito pessoal, mas optarem por colocação de relva sintética, nos tempos que correm, de um mundo cada vez mais degradado, poluído, assoberbado por plásticos, especialmente em soluções que nenhum benefício trazem e necessidade nenhuma têm (não servem para nada..), para além de, na opinião de alguns, uma suposta estética (o valor estético de uma relva artificial face a uma natural, ou outra solução natural que não seja relva até.. inexistente) e mais fácil manutenção (sim, a relva plástica não necessita, pois não é relva, nem planta, nem natural.. é, quanto muito, uma instalação de um material). Não as chamemos de relva pelo menos.
    E ponderem melhor as soluções, as mais valias que realmente trazem - ou não - à vossa arquitectura. Relva artificial demarca muito o estilo de uma casa, e não pela positiva. Estudem um pouco a respeito, que casas exemplos com relva artificial e que casas exemplos sem a tal recorrer, e a diferença que geralmente são, em tudo. Aí, escolhem, de que lado da arquitectura pretendem que a vossa casa se insira. Se tiver importância para si o aspecto da sua casa, claro. Será pelo menos, esta a escolha que estão a fazer, talvez sem o saber ou sem estarem devidamente informados, antes, cegos por um facilitismo muito questionável de ponta a ponta.
    Para que serve a relva artificial afinal ? Seja talvez uma boa pergunta que possa fazer-se.
    Concordam com este comentário: leandro_m
  2.  # 122

    Colocado por: CMartinDesculpem a opinião, que é muito pessoal, mas optarem por colocação de relva sintética, nos tempos que correm, de um mundo cada vez mais degradado, poluído, assoberbado por plásticos, especialmente em soluções que nenhum benefício trazem e necessidade nenhuma têm (não servem para nada..), para além de, na opinião de alguns, uma suposta estética (o valor estético de uma relva artificial face a uma natural, ou outra solução natural que não seja relva até.. inexistente) e mais fácil manutenção (sim, a relva plástica não necessita, pois não é relva, nem planta, nem natural.. é, quanto muito, uma instalação de um material). Não as chamemos de relva pelo menos.
    E ponderem melhor as soluções, as mais valias que realmente trazem - ou não - à vossa arquitectura. Relva artificial demarca muito o estilo de uma casa, e não pela positiva. Estudem um pouco a respeito, que casas exemplos com relva artificial e que casas exemplos sem a tal recorrer, e a diferença que geralmente são, em tudo. Aí, escolhem, de que lado da arquitectura pretendem que a vossa casa se insira. Se tiver importância para si o aspecto da sua casa, claro. Será pelo menos, esta a escolha que estão a fazer, talvez sem o saber ou sem estarem devidamente informados, antes, cegos por um facilitismo muito questionável de ponta a ponta.
    Para que serve a relva artificial afinal ? Seja talvez uma boa pergunta que possa fazer-se.


    Isso seria a discussão que daria aqui para uma mão cheia de páginas. Não percebo porque é que diz (por outras palavras) que a relva artificial põe até em causa a arquitetura de uma casa? Tudo depende do gosto e dos ideais de cada um. A meu ver trata-se disto:

    Relva Artificial (RA) - maior investimento inicial
    Relva Natural (RN) - baixo custo inicial

    RA - baixo custo de manutenção (só tem de regar esporádicamente)
    RN - elevado custo de manutenção (sistema de rega, corta-relva, água, gasolina, adubo)

    RA - usufrui do espaço em 99% do seu tempo
    RN - pelo menos uma vez por semana tem de dispender tempo para cortar e arranjar a relva antes de usufruir dela.

    Isto são só alguns pontos da minha visão. E quanto à questão da ecologia, quem sabe a relva artificial ao fim do seu tempo de vida até pode ser reciclada (não sei se é).
    Concordam com este comentário: ricat
  3.  # 123

    Para deixar um espaço mais bonito, que não seja um monte de terra e ervas mal amanhadas
    • SS1128
    • 13 julho 2020 editado

     # 124

    Quem quiser um manto verde fica barato o relvado "normal", agora quem tiver gosto naquilo é uma renda que até mete dó.
    No meu relvado (~400m2) tive até agora de despesa:
    - Aspersores RainBird 3504 ~ 90€
    - Tubos e acessórios ~ 45€
    - Electroválvulas (3) 63€
    - Controlador: 45€
    - Caixa de enterrar: 20€
    - Motor de balão 1.5cv: 150€
    - Semente ~ 18kg, 10 foram à borla: 32€
    - Adubo/Herbicida ~ 50€
    - Máquina Cortar Relva Eléctrica: 239€
    - Aparador Eléctrico: 35€

    ~ 770€

    Mão de obra não paguei porque fui eu fazer.
    Agora vou comprar um escarificador porque está a precisar e vou testar um herbicida novo para controlar a milhã que me infestou o relvado este ano.

    No Outono vai levar manutenção porque está frouxinho para o meu gosto, e nova semeteia para reforço do tapete.

    Acho mais bonito que relva artificial, mas a médio prazo é mais caro e dá imenso trabalho.

    Agua não conto porque é do poço, mas são mais ou menos 5m3 por dia, no Verão (terreno de areia não perdoa).
    Concordam com este comentário: skypt
  4.  # 125

    Colocado por: SS1128Quem quiser um manto verde fica barato o relvado "normal", agora quem tiver gosto naquilo é uma renda que até mete dó.
    No meu relvado (~400m2) tive até agora de despesa:
    - Aspersores RainBird 3504 ~ 90€
    - Tubos e acessórios ~ 45€
    - Electroválvulas (3) 63€
    - Controlador: 45€
    - Caixa de enterrar: 20€
    - Motor de balão 1.5cv: 150€
    - Semente ~ 18kg, 10 foram à borla: 32€
    - Adubo/Herbicida ~ 50€
    - Máquina Cortar Relva Eléctrica: 239€
    - Aparador Eléctrico: 35€

    ~ 770€

    Mão de obra não paguei porque fui eu fazer.
    Agora vou comprar um escarificador porque está a precisar e vou testar um herbicida novo para controlar a milhã que me infestou o relvado este ano.

    No Outono vai levar manutenção porque está frouxinho para o meu gosto, e nova semeteia para reforço do tapete.

    Acho mais bonito que relva artificial, mas a médio prazo é mais caro e dá imenso trabalho.

    Agua não conto porque é do poço, mas são mais ou menos 5m3 por dia, no Verão (terreno de areia não perdoa).


    Era a isso mesmo que me estava a referir. A médio/longo prazo acaba por sair mais cara a relva natural (para quem quiser ter uma coisa em condições). Mas lá está, depende da disponibilidade e do gosto de cada um.
    Concordam com este comentário: skypt
  5.  # 126

    Colocado por: NunoCruzIsso seria a discussão que daria aqui para uma mão cheia de páginas. Não percebo porque é que diz (por outras palavras) que a relva artificial põe até em causa a arquitetura de uma casa? Tudo depende do gosto e dos ideais de cada um. A meu ver trata-se disto:

    Relva Artificial (RA) - maior investimento inicial
    Relva Natural (RN) - baixo custo inicial

    RA - baixo custo de manutenção (só tem de regar esporádicamente)
    RN - elevado custo de manutenção (sistema de rega, corta-relva, água, gasolina, adubo)

    RA - usufrui do espaço em 99% do seu tempo
    RN - pelo menos uma vez por semana tem de dispender tempo para cortar e arranjar a relva antes de usufruir dela.

    Isto são só alguns pontos da minha visão. E quanto à questão da ecologia, quem sabe a relva artificial ao fim do seu tempo de vida até pode ser reciclada (não sei se é).

    Nuno, não retiro a sua razão em nenhum dos pontos que refere, se a comparação que fazemos é a dos benefícios de isenção manutenção da relva artificial face à relva natural.
    Atendendo a tal, ou face a isso, parece que nos resumimos a não ver na relva natural qualquer mais valia, mas que a tem. Tem-na no sentido da valorização da arquitectura, esse ponto que eu referi, que a relva artificial questiona até a arquitectura da casa, em que é, esteticamente, uma perda.
    A estética é um conjunto de propriedades que, juntos, perfazem um valor. E esse valor é ou de mais valia ou é de menos valia.
    Neste caso, a relva artificial é de menos valia para a arquitectura duma casa e a relva natural é, inquestionavelmente, uma mais valia. Podemos dizer isto assim com esta certeza porque, e penso que ninguém discordará ao eu dizer que: podendo, se a relva natural desse em iguais circunstâncias, a mesma despesa e a mesma necessidade de nula manutenção, para manter o aspecto impecável, todos poriam relva natural.
    A isto chama-se valor estético. O valor estático geralmente advém, entre outras características, de a genuinidade de uma solução. Em que uma imitação não tem nem terá alguma vez o mesmo valor que o elemento verdadeiro, em estética.
    Assim, a arquitectura é valorizada quando nela usamos ou recorremos a elementos de valor estético. E negativamente condicionada quando na arquitectura recorremos a elementos que, em vez de lhe trazerem valor estético, lho retiram.

    Este pensamento ou raciocínio é assim não apenas no sentido da escolha da relva, mas no sentido da escolha de todos os elementos para a casa : mais valor estético traz mais valia versus menos valor estético traz menos valia.

    O que eu costumo tentar opinar junto aos donos de obra, como estou a fazer aqui consigo e com os restantes que possam a estar a ler, e tenham o interesse em reflectir a questão de uma forma um pouco "maior", é para tentarem, dentro das suas possibilidades, e sempre, em todas as escolhas que façam para a sua arquitectura, enaltecer em vez de, mesmo sem possivelmente o saberem ou entenderem como tal, desvalorizar a sua arquitectura.

    Aqui, neste equação da arqueitectura entram também, claramente os gostos. Os gostos que são pessoais, sim, e, por isso são a equação (tal como é uma equação a estética) individual de vários factores. O gosto de cada um de nós não será tão subjectivo assim : podem ser cultivados, aprofundados, consolidados, através de - tendo em interesse em fazê-lo - leituras, estudar assuntos relacionados, ficar a conhecer mais, alternativas. Ou seja, o gosto é algo que pode ser informado, para além de ser, como diz e bem, pessoal - será sempre um gosto informado ou não informado. Tendo esta preocupação ou interesse, como sempre temos por algo que nos suscita ou que vejamos como fonte de motivação.

    Voltando à questão da relva sintética, em curto modo lhe digo que, se descarta a relva natural pelos gastos ou pelas manutenções exigidas, e que não lhe dão gosto (como referiu SS1128, e bem, há quem tenha o gosto de facto pela relva natural, de forma a que os gastos e os trabalhos inerentes, lhes façam sentir compensados pela alegria do retorno, acabando por ser um prazer e não um fardo), como apreciadora de estética e de arquitectura, sugiro que tente arranjar uma solução natural ou outra, que não seja a de imitar relva, Nuno, para a sua arquitectura.
  6.  # 127

    Colocado por: quim.betoPara deixar um espaço mais bonito, que não seja um monte de terra e ervas mal amanhadas

    Repare que a consideração de que, assim a seco, a relva artificial deixa um espaço mais bonito de que um monte de terra e ervas, sem darmos hipótese a estas últimas, ou a outras alternativas mais agradáveis é o "caminho mais trilhado". Ou seja, é aquele caminho que percorremos se não queremos dedicar mais tempo a explorar o assunto, a estética, a arquitectura e o valor destas. Por isso, o dono de obra tem tendência em comprar o mesmo, nas mesmas lojas, procurar as mesmas soluções que vê repetidas pelos media/mundo comercial/vizinhos/amigos, seja ou não o melhor para a sua arquitectura. E muitas vezes não é o melhor de todo para si. É no entanto o caminho mais fácil, talvez o único que conhece e que está ao seu alcance pessoal de informação, mas, nem por isso, o melhor para a sua arquitectura, ou para a sua estética. E isso, na minha opinião e experiência, é um peso que lhe fica, nem que mais ou menos adormecido, quando ao longo da vida se for confrontando com possibilidades tão mais interessantes, e que poderiam ter sido as dele, para a sua casa.
    Isto na suposição de que todos os donos de obra desejam dentro das suas possibilidades fazer as melhores escolhas que conseguirem, e acredito que sim, a não ser os que não têm de todo este interesse, para as suas casas.
  7.  # 128

    A minha relva não levou sílica.
    Porque motivo põe sílica na relva ?
    Não vejo utilidade nisso
  8.  # 129

    Colocado por: CMartin
    Nuno, não retiro a sua razão em nenhum dos pontos que refere, se a comparação que fazemos é a dos benefícios de isenção manutenção da relva artificial face à relva natural.
    Atendendo a tal, ou face a isso, parece que nos resumimos a não ver na relva natural qualquer mais valia, mas que a tem. Tem-na no sentido da valorização da arquitectura, esse ponto que eu referi, que a relva artificial questiona até a arquitectura da casa, em que é, esteticamente, uma perda.
    A estética é um conjunto de propriedades que, juntos, perfazem um valor. E esse valor é ou de mais valia ou é de menos valia.
    Neste caso, a relva artificial é de menos valia para a arquitectura duma casa e a relva natural é, inquestionavelmente, uma mais valia. Podemos dizer isto assim com esta certeza porque, e penso que ninguém discordará ao eu dizer que: podendo, se a relva natural desse em iguais circunstâncias, a mesma despesa e a mesma necessidade de nula manutenção, para manter o aspecto impecável, todos poriam relva natural.
    A isto chama-se valor estético. O valor estático geralmente advém, entre outras características, de a genuinidade de uma solução. Em que uma imitação não tem nem terá alguma vez o mesmo valor que o elemento verdadeiro, em estética.
    Assim, a arquitectura é valorizada quando nela usamos ou recorremos a elementos de valor estético. E negativamente condicionada quando na arquitectura recorremos a elementos que, em vez de lhe trazerem valor estético, lho retiram.

    Este pensamento ou raciocínio é assim não apenas no sentido da escolha da relva, mas no sentido da escolha de todos os elementos para a casa : mais valor estético traz mais valia versus menos valor estético traz menos valia.

    O que eu costumo tentar opinar junto aos donos de obra, como estou a fazer aqui consigo e com os restantes que possam a estar a ler, e tenham o interesse em reflectir a questão de uma forma um pouco "maior", é para tentarem, dentro das suas possibilidades, e sempre, em todas as escolhas que façam para a sua arquitectura, enaltecer em vez de, mesmo sem possivelmente o saberem ou entenderem como tal, desvalorizar a sua arquitectura.

    Aqui, neste equação da arqueitectura entram também, claramente os gostos. Os gostos que são pessoais, sim, e, por isso são a equação (tal como é uma equação a estética) individual de vários factores. O gosto de cada um de nós não será tão subjectivo assim : podem ser cultivados, aprofundados, consolidados, através de - tendo em interesse em fazê-lo - leituras, estudar assuntos relacionados, ficar a conhecer mais, alternativas. Ou seja, o gosto é algo que pode ser informado, para além de ser, como diz e bem, pessoal - será sempre um gosto informado ou não informado. Tendo esta preocupação ou interesse, como sempre temos por algo que nos suscita ou que vejamos como fonte de motivação.

    Voltando à questão da relva sintética, em curto modo lhe digo que, se descarta a relva natural pelos gastos ou pelas manutenções exigidas, e que não lhe dão gosto (como referiu SS1128, e bem, há quem tenha o gosto de facto pela relva natural, de forma a que os gastos e os trabalhos inerentes, lhes façam sentir compensados pela alegria do retorno, acabando por ser um prazer e não um fardo), como apreciadora de estética e de arquitectura, sugiro que tente arranjar uma solução natural ou outra, que não seja a de imitar relva, Nuno, para a sua arquitectura.


    Colocado por: CMartin
    Repare que a consideração de que, assim a seco, a relva artificial deixa um espaço mais bonito de que um monte de terra e ervas, sem darmos hipótese a estas últimas, ou a outras alternativas mais agradáveis é o "caminho mais trilhado". Ou seja, é aquele caminho que percorremos se não queremos dedicar mais tempo a explorar o assunto, a estética, a arquitectura e o valor destas. Por isso, o dono de obra tem tendência em comprar o mesmo, nas mesmas lojas, procurar as mesmas soluções que vê repetidas pelos media/mundo comercial/vizinhos/amigos, seja ou não o melhor para a sua arquitectura. E muitas vezes não é o melhor de todo para si. É no entanto o caminho mais fácil, talvez o único que conhece e que está ao seu alcance pessoal de informação, mas, nem por isso, o melhor para a sua arquitectura, ou para a sua estética. E isso, na minha opinião e experiência, é um peso que lhe fica, nem que mais ou menos adormecido, quando ao longo da vida se for confrontando com possibilidades tão mais interessantes, e que poderiam ter sido as dele, para a sua casa.
    Isto na suposição de que todos os donos de obra desejam dentro das suas possibilidades fazer as melhores escolhas que conseguirem, e acredito que sim, a não ser os que não têm de todo este interesse, para as suas casas.


    Alguma matéria de leitura :
    https://tudohusqvarna.com/blog/fichas/tipos-de-relvado/
  9.  # 130

    Colocado por: callinasA minha relva não levou sílica.
    Porque motivo põe sílica na relva ?
    Não vejo utilidade nisso


    Pelo que tenho lido, serve para deixar o pêlo da relva sempre direito, e para manter o "relvado" mais fresco quando é regado.
  10.  # 131

    A minha o pelo está sempre em pé. Mesmo depois de ter a piscina ou guarda sol vários dias , o pelo volta ficar de pé.
    Realmente de manter a relva mais fresca faz sentido .
    Falaram-me nisso quando coloquei a relva .
    Se fosse sobre cimento aquece mais, do que se for sobre areia
  11.  # 132

    Colocado por: callinasA minha o pelo está sempre em pé. Mesmo depois de ter a piscina ou guarda sol vários dias , o pelo volta ficar de pé.
    Realmente de manter a relva mais fresca faz sentido .
    Falaram-me nisso quando coloquei a relva .
    Se fosse sobre cimento aquece mais, do que se for sobre areia


    O que me "venderam" foi que se a relva tiver areia sílica, ao ser regada esta fica húmida, deixando a relva fresca.

    E além disso, deve servir também para fixar melhor o tapete ao solo uma vez que (no caso da relva que vou colocar 40mm) leva 4kg de areia sílica por cada m2.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruipsm
  12.  # 133

    hum..
    no espaço temporal de meia duzia de anos, ponderando entre o impacto nocivo resultante da realização dos tapetes de relva artificial, vs os milhares de litros de agua consumidos na rega da relva natural, acompanhados dos fertilizantes pouco naturais que cada vez mais se usam, fico na duvida da melhor escolha ambiental...
    Concordam com este comentário: skypt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DMG
  13.  # 134

    smart. O plástico nunca será bom. Nem na sua produção nem no seu consumo (utilização). Sabe disso certamente em até larga escala que existe a informação ao público, até porque é um assunto e preocupação bastante actual, e cada vez mais, dadas as circunstâncias. É verdade que há elementos plásticos que não podemos descartar na construção. Em termos de acessorização, como é o caso da relva artificial, penso que seria de louvar dispensarmos, e optarmos por elementos naturais, seja a relva natural, sejam seixos, pedras, para fazermos jardins. Entre factores estéticos como referi acima. No entanto, como sabe, defendo a personalização das casas, aos gostos dos donos, apenas, como consultores em estética, damos as opiniões que nos parecem as mais acertadas, na expectativa de sermos ouvidos pelos donos de obra, e a seu interesse.
    Ainda, e apesar de referirmos a nula manutenção do plástico em formato de relva, sabemos que precisa de lavagens/limpezas e escovagens (o que ainda assim não se comparará aos trabalhos necessários para as relvas naturais), e que têm vidas de cerca de 10 anos, chegando-se a questionar se realmente o gasto na relva sintética será efectivamente menor ao longo do tempo. Não sei, pois não tenho a experiência, nem sinceramente faço intenção de vir a ter, até porque considero, lá está, a relva artificial um elemento pobre em estética, e como tal, não a proponho em projectos, em que procuramos realmente acrescentar valor.
    No fim, cada um toma a sua opção. Com opiniões que poderá ir recolhendo, e matérias que pode por si aprofundar, querendo.
    Sobre a sua observação, pergunto se o mundo natural estava melhor ou pior antes de termos os plásticos, e penso que fica respondida a pergunta, considerando, e apesar de tudo.
    No entanto, a vertente comercial da construção defenderá a relva artificial, com argumentos como esse, para continuar a vender e produzir relva sintética, apeziguando de certa forma consciências pelo recurso à solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
  14.  # 135

  15.  # 136

    hum..
    e nós que já tínhamos decidido a opção...
    de volta á estaca 0....
  16.  # 137

  17.  # 138

    Boa tarde,

    Por acaso alguém colocou relva da Alcatifex "Sildavia" ou "Versailles", que me possa dar um feedback? Obrigada
    Concordam com este comentário: SS1128
    • MHS
    • 10 agosto 2020

     # 139

    Colocado por: ANdiesel

    Apliquei a série Alhambra em Junho do ano passado, e está impecável. É pouco pisada, mas quando o é recupera logo a forma. Não sei como se comportará em locais onde tenha um uso mais intensivo. Continuo a recomendar, completamente satisfeito. Jardim sempre bonito, sem trabalho nem despesa.


    Bom dia,
    Usou silica?
    obrigado
  18.  # 140

    Após a discussão (de novo arroz) entre relva natural ou relva artificial, vejo aqui argumentos sem qualquer lógica:

    - relva natural dá mais "valor" à minha casa? É isso e um Ferrari na garagem, acrescentam tanto como zero, pois se alguém comprar a casa não fica nem com o Ferrari nem necessariamente com a solução por mim escolhida para o jardim;
    - já todos sabemos que uma relva natural bem tratada é mais bonita. No entanto, não quero ser o escravo da casa, não tenho tempo, nem disponibilidade, nem vontade, nem €€€, para andar todos os dias de volta da relva;
    - questão ambiental: um ponto muito discutível, pois gastar água em vão, adubos produzidos com forte impacto ambiental, gasolina para cortes...
    Concordam com este comentário: skypt
 
0.0476 seg. NEW