Iniciar sessão ou registar-se
  1. lol
    • eu
    • 22 fevereiro 2015
    Colocado por: ramos1999se fossem amigalhaços de Portugal

Os países do norte da Europa, para a próxima deviam ficar quietinhos.

"Portugal não tem dinheiro para pagar a dívida? Desenrasquem-se !"

"A Grécia não tem dinheiro para pagar as pensões? Desenrasquem-se!"

Pelo menos, assim não eram acusados de ganhar dinheiro com a dívida...
  2. Colocado por: euVamos lá a esclarecer algumas coisas:

1 - Ninguém quer mal aos gregos. Quem está contra o "conto de crianças" do Syriza, está contra porque sabe que aquele programa não vai resolver os problemas da grécia, só os vai piorar. Estar contra a ideologia do Syriza não é querer mal aos gregos, antes pelo contrário. Para quem pensa assim, na realidade, considera que quem está a favor do Syriza é que certamente deseja mal aos gregos. Como vê, é tudo uma questão de perspetiva.

2 - Quem é a favor da austeridade, não tem sentimentos maléficos e deseja a miséria, cortes, fome e desemprego. Quem é a favor da austeridade, vê a austeridade como a única forma de resolver os problemas de endividamento do País. A austeridade é uma solução, não é um castigo. E quem pensa que se resolve um problema de endividamento excessivo, gastando ainda mais, tem um problema sério de lógica matemática...

3 - Quem iniciou as políticas de austeridade em Portugal não foi a Troika nem este governo. Foi o PS e o senhor José Sócrates. Sim, a memória dos Portugueses é curta, é muito curta. Mas foi o PS que começou com os cortes nos salários dos FPs, com o aumento do IVA, aumento de taxas moderadoras e congelamento das pensões. Tudo isto antes de vir a Troika. É por isso que quando ouço o PS hoje a vociferar contra a austeridade só penso: "é pena que os Portugueses tenham memória curta e não vejam a hipocrisia e desonestidade intelectual destes senhores do PS"

Caro eu, desculpe que lhe diga que Passos Coelho e Paulo Portas não usariam melhores argumentos do que aqueles que aqui escreveu. Aliás, parece um decalque daquilo que lhes leio, ou ouço, através da comunicação social, falada e escrita. Só para lembrar - não faço elogios a nenhum governo, excepto ao governo de Maria de Lourdes Pintasilgo, que só pecou por ser curtíssimo -, que em 1987, quando o senhor Cavaco Silva foi primeiro-ministro, os nossos salários foram congelados durante quatro anos consecutivos - trabalhávamos no sector privado, sempre trabalhámos - e fazíamos 40 horas semanais . Portanto, a austeridade já é uma velha conhecida nossa e vem de longa data. Tem razão quando afirma que os portugueses têm a memória curta. Pois têm! Se assim não fosse jamais teríamos governos tão maus como o actual; nem precisamos de lembrar as promessas e os discursos de Pedro Passos Coelho durante a pré campanha e a campanha eleitoral. As suas contradições dariam um manual de más práticas e do que não se deve fazer ou prometer. É o governo mais medíocre, que tivemos nos últimos 40 anos, com o seu líder a apregoar, propagandisticamente aos quatro ventos, que «agora já estamos no bom caminho» numa escondida indiferença do que se passa realmente, alheado do desencanto dos portugueses porque, «noblesse oblige», estamos em ano eleitoral. Para mal dos nossos pecados, ninguém se perfila para ser uma alternativa consciente, com um programa sério, que nos faça acreditar que vamos sair do buraco sem recurso a mais e maiores sacrifícios. Sem dúvida que somos um povo de brandos costumes: às vezes fazemos um arremedo de indignação para logo cairmos na apatia. E não contemos com a Europa enquanto esta for «alinhada» com o clube dos ricos, com frau Merkel e o seu «todo poderoso» e encarniçado ministro das finanças, à cabeça!!
  3. A minha aposta é que no prazo de um ano a Grécia ou vai sair do Euro, ou vai a eleições novamente.
    Concordam com este comentário: eu
  4. Colocado por: eu
    Os países do norte da Europa, para a próxima deviam ficar quietinhos.

"Portugal não tem dinheiro para pagar a dívida? Desenrasquem-se !"

"A Grécia não tem dinheiro para pagar as pensões? Desenrasquem-se!"

Pelo menos, assim não eram acusados de ganhar dinheiro com a dívida...

Para que se esta na Europa?quando a Alemanha foi ajudada nos anos 2000 deviamos ter mandado tambem passear?estou de acordo que sera uma ajuda mas ajuda que enche os bolsos a alguns!estamos sempre a falar em ajuda

e esta noticia em que Portugal pagou 34 mil milhões de euros de juros num emprestimo de 78 mil milhões??onde vão parar esses 38?não se chama lucrar?

http://economico.sapo.pt/noticias/portugal-paga-344-mil-milhoes-em-juros-a-troika_132310.html

Portugal tera que pagar 116 mil milhões e fala-se em ajuda e lucro nada?

http://www.ionline.pt/artigos/dinheiro/portugal-ja-pagou-cinco-mil-milhoes-euros-juros-comissoes-troika

sabem porque se diz o bom aluno?porque ve-se bem que Portugal não tem camas nos hospitais,as crianças não tem professores que andam aos saltos,trabalho não ha,emigrantes não contam para os 14 por cento de desemprego que devia estar nos 30 por cento se não houvessem emigrantes nem em toda a minha geração nunca tinha visto colegas e familiares a partir,e ainda disssem bons alunos? então euma europa em que o salario misiravel em Portugal è aumentado e vem a Troika disser que è mau?acabar com os feriados e toca a trabalhar na vez descansar e gastar nos feriados?ca para mim a europa quer fazer de Portugal a China da Europa sem direitos com salarios de 300 euros sem contratos
    • eu
    • 22 fevereiro 2015
    Colocado por: ramos1999e esta noticia em que Portugal pagou 34 mil milhões de euros de juros num emprestimo de 78 mil milhões??onde vão parar esses 38?não se chama lucrar?

Se demorarmos muito tempo a pagar uma dívida, é óbvio que vamos pagar muito de juros. Você tem um crédito à habitação? Já algum dia tentou perceber quanto é que vai pagar de juros no total?

Mas isto só vem reforçar o que disse: para a próxima, a Europa e o FMI deviam fazer-nos um manguito.
    • eu
    • 22 fevereiro 2015
    Colocado por: maria rodriguesCaroeu,desculpe que lhe diga que Passos Coelho e Paulo Portas não usariam melhores argumentos do que aqueles que aqui escreveu.

E o que é que isso significa?

Sobre o ponto 3 - a austeridade iniciada pelo PS. Tem alguma coisa a dizer? Aquilo são factos comprovados, não é uma questão de opinião.
    • eu
    • 22 fevereiro 2015
    Colocado por: maria rodriguesÉ o governo mais medíocre, que tivemos nos últimos 40 anos

Permita-me que discorde.

O mais medíocre foi claramente o que lançou o País num espiral de dívida incontrolada, o que lançou dezenas de PPPs escandalosamente lesivas para o País, o que esgotou os cofres do estado, o que perdeu acesso aos mercados, o que foi obrigado a pedir ajuda.

Não, não foi este governo. Este governo teve a ingrata tarefa de resolver o caos deixado pelos anteriores.
    Concordam com este comentário: treker666, Carvai
  5. Colocado por: eu
    Permita-me que discorde.

O mais medíocre foi claramente o que lançou o País num espiral de dívida incontrolada, o que lançou dezenas de PPPs escandalosamente lesivas para o País, o que esgotou os cofres do estado, o que perdeu acesso aos mercados,o que foi obrigado a pedir ajuda.

Não, não foi este governo. Este governo teve a ingrata tarefa de resolver o caos deixado pelos anteriores.

olhe para mim o socrates foi o principal mas quando chega o pinoquio ao poder e faz tudo ao contrario do que prometeu mais valia estar quieto e calado!as contas estão boas?quem disse?a televisão?a divida continua alta depois da miseria que se vive em Portugal!! Portugal não tarda nada sera um Pais de passagem e mais nada!
    • eu
    • 22 fevereiro 2015
    Colocado por: ramos1999as contas estão boas?

O governo podia ter feito muito melhor, mas as contas até estão no bom caminho: o défice baixou, temos acesso aos mercados a juros baixos, os cofres do estado estão cheios de liquidez e não temos cá a Troika a definir as nossas políticas.

Nos últimos anos o País empobreceu? Claro que sim, era inevitável. Nenhum país enriquece se tiver menos dinheiro (dos outros) para gastar.
  6. Colocado por: luisvvQuando a argumentação se resume a atribuir intenções malévolas a quem discorda de si, está tudo dito.

Ps: o que a torna a si mais representativa dos "portugueses"?

Estamos, o luisvv e eu própria, em igualde de circunstâncias, pelo que lhe devolvo a pergunta.
    Quanto à primeira observação, parece-me que o seu «argumento» contra a minha «argumentação» é muito pobre, rebuscado e não tem conteúdo; ou, se calhar, transcende-me e não sei como lhe retrucar, porque sou muito limitada de compreensão. Se ficou frustrado com a resposta desculpe, mas não o posso ajudar.
  7. Colocado por: euPermita-me que discorde.

Claro que permito, por quem sois?! Isto é um fórum, onde todas as opiniões poem ser debatidas. Por isso: Cada cabeça sua sentença. Umas vezes concorda-se, outras não! Cada um terá o seu ponto de vista para formar um juízo.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 22 fevereiro 2015
    Colocado por: maria rodriguesIsto é um fórum, onde todas as opiniões poem ser debatidas. Por isso:Cada cabeça sua sentença.Umas vezes concorda-se, outras não! Cada um terá o seu ponto de vista para formar um juízo.

Pelo menos nisto estamos 100% de acordo.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues

8. e em Portugal as lojas ja não estão abertas aos domingos? Epa esta ai uma medida do outro mundo se você assiste as notícias francesas ja devia ter visto que a dívida é abismal e esta medidas não servem de nada ipara a sua informação as lojas abertas so serão em locais super turisticos como champ de Elise ou torre eiffel os supermercados e lojinhas dos chineses continuarão fechadas

Sim, eu sei - mas era só um exemplo do que Hollande jurou não fazer. Mais importante ainda, é o corte no orçamento.

e desde quando é que a Alemanha so empresta 2 por cento??

Desde que o empréstimo foi concedido a Grécia. Um pouco mais no início, reduzido depois em 2012.

do mais o juro é. Relativo tanto aumenta como diminui conforme as propias pessoas que emprestam o capital especulam,,

Não misture alhos com bugalhos. Os juros do empréstimo da troika são fixos. E foram fixados a um nível muito baixo, que a Grécia não conseguiria nunca obter por si própria.
    E mais: alguns dos países que participaram no empréstimo Pedem emprestado a taxas mais elevadas.Sim, há vários países a ter prejuízo no empréstimo à Grécia.

isto é fácil uma pessoa rica ao lado de um pobre tera sempre mais facilidades para obter dinheiro mas o que não bate certo é dizerem ajudar,ajudar é igualdade para todos e não tentar tirar lucro aumentando os juros e fazendo com que tenham mais dificuldades a pagar!!

Isso não aconteceu e você claramente fala de algo que não domina.

se fossem amigalhaços de Portugal e como dizem que é o melhor e funcionou não digo perdoarem-lhe a dívida mas sim os juros que pagaram ou uma parte que foram absurdos para quem fala em amigos

Portugal pagou taxas razoáveis e bastante mais baixos do que os que conseguia obter no mercado. E agora, vai substituindo esses empréstimos por outros a taxas ainda melhores...

9. e esta noticia em que Portugal pagou 34 mil milhões de euros de juros num emprestimo de 78 mil milhões??onde vão parar esses 38?não se chama lucrar?

Trata-se de empréstimos a 20 e tal anos. Se somar juros de 20 e tal anos mesmo a taxas baixas, faz um grande volume.
    E daqui a 10 anos não sabemos qual a taxa de juro que a Alemanha pagará para se financiar...
  10. Colocado por: maria rodrigues
    Estamos, o luisvv e eu própria, em igualde de circunstâncias, pelo que lhe devolvo a pergunta.
    Quanto à primeira observação, parece-me que o seu «argumento» contra a minha «argumentação» é muito pobre, rebuscado e não tem conteúdo; ou, se calhar, transcende-me e não sei como lhe retrucar, porque sou muito limitada de compreensão. Se ficou frustrado com a resposta desculpe, mas não o posso ajudar.

Tem razão: a sua resposta foi profunda.e brilhante. Eu é que só consegui ler os insultos: mesquinhos, subservientes, etc.
    Nem lhe passa pela cabeça que haja quem tenha de facto a convicção de que as posições que defende são as adequadas. E até que haja quem não esteja disposto a sacrificar os seus cidadãos para ceder a exigências dos gregos - que insultam os credores enquanto lhes pedem mais €€€.

Os gregos, esses, são os novos Ulisses, em busca de quem lhes permita continuar a, com toda a dignidade, gastar o dinheiro dos outros.
    Concordam com este comentário: treker666

11. . Só para lembrar - não faço elogios a nenhum governo, excepto ao governo de Maria de Lourdes Pintasilgo, que só pecou por ser curtíssimo -, que em 1987, quando o senhor Cavaco Silva foi primeiro-ministro, os nossos salários foram congelados durante quatro anos consecutivos - trabalhávamos no sector privado, sempre trabalhámos - e fazíamos 40 horas semanais . Portanto, a austeridade já é uma velha conhecida nossa e vem de longa data.

Creio que está a confundir as datas. Pesem todos os erros de Cavaco, coube-lhe pegar no governo em 1985, a seguir à saída do FMI (tempo do Bloco Central), e em vias de aderir à UE.
    Foram anos de recuperação economica, e de abertura da economia. O salário mínimo, por exemplo, mais que duplicou entre 1985 e 1990 (embora não devamos esquecer a alta inflação).
  12. Colocado por: eu
    E o que é que isso significa?

Significa, no meu entendimento, que o eu leu, muito bem, o manual do governo.

Sobre o ponto 3 - a austeridade iniciada pelo PS. Tem alguma coisa a dizer? Aquilo são factos comprovados, não é uma questão de opinião.

Não se pense que vou contestar os seus argumentos, mesmo discordando. Claro que são factos comprovados, todos sem excepção. Só quero lembrar-lhe que a austeridade é uma velha conhecida nossa, desde os tempos de Cavaco Silva, primeiro-ministro; posso deduzir que não viveu esses tempos (com muitos fundos europeus, distribuídos a jorros, gastos à tripa-forra por amigos e afilhados; para eliminar a nossa agricultura, a pesca, comprar quintas no Alentejo, carros de alta cilindrada, jipes, etc.). Ao virar do século XXI veio mais dinheiro, mais governos com vontades perdulárias e assim se foi dissipando dinheiro, atrás de dinheiro, da «CEE», sem controlo nem supervisão. Depois chegou a factura, gorda, imensa, brutal. E eis-nos aqui chegados, ajoujados pelo peso dos impostos, pela severíssima austeridade, chamados a pagar os desmandos de quantos nos governaram, (desgovernaram, digo eu...) desde que aderimos ao Clube dos ricos, na qualidade de parentes pobres e muito obedientes à «trindade» que por cá andou nos últimos quatro anos. A maior diferença é que o(s) aluno(s), draconiano(s), com desculpas esfarrapadas, superou/superaram os mestres e levaram-nos - aos portugueses - ao limite e à exaustão. Parafraseando-o « são factos comprovados, não é uma questão de opinião». E os números aí estão, para o atestar!
  13. Colocado por: luisvvNão misture alhos com bugalhos. Os juros do empréstimo da troika são fixos. E foram fixados a um nível muito baixo, que a Grécia não conseguiria nunca obter por si própria.
    E mais: alguns dos países que participaram no empréstimoPedem emprestado a taxas mais elevadas.Sim, há vários países a ter prejuízo no empréstimo à Grécia.

onde esta o juro fixo?

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/instabilidade_politica_leva_juros_da_grecia_a_10_anos_para_proximo_dos_9.html

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/receios_em_torno_da_grecia_levam_juros_dos_perifericos_a_subir.html

e onde estão os 2 por cento que esta sempre a falar

http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1921930
    • eu
    • 22 fevereiro 2015
    Colocado por: maria rodriguesSignifica, no meu entendimento, que oeuleu, muito bem, o manual do governo.

Considero esta observação errada, sem fundamento e até ofensiva.

Se a maria rodrigues, sobre um assunto qualquer, tiver uma opinião semelhante ao PCP, gostava que eu lhe dissesse que a maria rodrigues estudou bem a cassete do partido comunista?

0.4142 seg. NEW