Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Neste momento surgiu a possibilidade de alugar um apartamento em Lisboa mas surgiram algumas dúvidas quando contactei o senhorio.

    O senhorio é um cidadão polaco, que comprou esta casa há alguns anos para a filha que estudava em Lisboa. Ora, a filha voltou para a Polónia e ele agora pretende alugar a casa. Isto levanta-me algumas dúvidas relativamente às declarações de irs. Se eu alugar a casa, tenho de declarar às finanças as rendas que pago. E o senhorio? Tem de declarar alguma coisa às finanças portuguesas sendo a sua morada fiscal na Polónia (e sendo cidadão polaco)?

    Fico até na dúvida da legalidade desta situaçao. Podem-me esclarecer por favor?

    Obrigado,

    Bruno Marques
  2.  # 2

    Claro que ele pode alugar a casa... desde quando um cidadão a viver no estranjeiro nao pode alugar uma casa em Portugal?
    Felizmente ainda nao somos a Venezuela :-)

    O que tem de pedir ao senhorio são os recibos, faça o pagamento por transferencia bancária e declare no seu IRS as rendas pagas.

    Tudo o resto não se preocupe, nada é consigo, é entre o estado portugues o o seu senhorio.
    Concordam com este comentário: JPN761, Brunosm
    •  
      FD
    • 3 fevereiro 2015

     # 3

    Quanto à situação hipotética em si, nada a dizer.

    No entanto, a história da filha, de ter comprado uma casa para a filha, é sem grande margem para dúvidas, o modus operandi de uma fraude/burla muito conhecida.

    O que escrevi há pouco tempo, troque o país, o site e tem exactamente o mesmo tipo de situação:

    Viu um apartamento, gostou do aspecto e do preço e contactou o anunciante.
    O anunciante disse-lhe que era de uma senhora do Reino Unido e que ia tratar de receber as chaves para lhas entregar a si.
    Entretanto, para que possa fazer isto, pediu um qualquer valor a título de caução (ou outra porcaria qualquer), certo?

    Ora, vejamos:
    - domínio www.hyperion-propertiesimb.com criado em Setembro de 2014, primeiro sinal vermelho
    - a morada é de um escritório virtual, segundo sinal vermelho
    - existem alojados no mesmo servidor, outros dois domínios "semelhantes" hermes-immogroup.com e olympus-realtyestates.com, terceiro sinal
    - uma pesquisa na internet sobre esses endereços mostra que já foram queimados, isto é, já alguém reportou esquemas feitos com os mesmos, quarto sinal
    - o apartamento é bestial e o preço também, quinto sinal
    - pedem-lhe dinheiro à cabeça, se calhar por Western Union, sexto sinal
    - o site está alojado em Singapura, sétimo sinal
    - o site é Hyperion Properties Imb mas, o copyright é Pallas Estates Imb, claramente, antes seria Pallas e foi copiado para Hyperion, oitavo sinal

    Se anda como um pato, grasna como um pato, tem penas como um pato e parece um pato, se calhar, é um pato.
    Fraude.
    Entrega-lhes dinheiro e nunca mais lhe respondem.

    https://forumdacasa.com/discussion/36908/aluguer-de-casa-atraves-de-hyperion-properties-imb-fiavel-ou-esquema/

    Por isso, avance com a conversa mas, assim que lhe peçam dinheiro já sabe: BURLA.
    Concordam com este comentário: Brunosm
  3.  # 4

    Eu vivo no estrangeiro e tenho casas arrendadas e declaro o IRS em Portugal, para tudo o que se relaciona com o arrendamento. No que diz respeiton às rendas, pagam-me por transferência bancária e no final do ano envio-lhes por correio o recibo a dizer que recebi um certo montante, relativo aos meses de Janeiro a Dezembro.
    Não se deve preocupar com o que o seu senhorio declara ou deixa de declarar. Deve preocupar-se com as suas declarações, que ele terá todo o interesse em fazer o mesmo no que lhe diz respeito.
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  4.  # 5

    Obrigado pelas respostas.

    Colocado por: FDQuanto à situação hipotética em si, nada a dizer.

    No entanto, a história da filha, de ter comprado uma casa para a filha, é sem grande margem para dúvidas, o modus operandi de uma fraude/burla muito conhecida.



    FD, também já tinha pensado nisto e é algo que ando a tentar perceber.

    Entretanto reparei neste site (https://www.trataoproprio.com/?task=doc&action=burla) e vi que o email que me enviou é exatamente este... é mesmo burla!!

    Obrigado
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  5.  # 6

    Já agora, onde posso denunciar isto?
    •  
      FD
    • 3 fevereiro 2015

     # 7

    Colocado por: BrunosmJá agora, onde posso denunciar isto?

    Pode denunciar na plataforma onde viu o anúncio para que o retirem, de resto, pouco mais há a fazer...
  6.  # 8

    Colocado por: FD
    Pode denunciar na plataforma onde viu o anúncio para que o retirem, de resto, pouco mais há a fazer...


    coloque aqui o anuncio... sempre ajuda a divulgar esses casos!!!
  7.  # 9

  8.  # 10

    E o nome do contacto era Pawel Milik
  9.  # 11

    Mais um que fica a dever um almoço ao FD
    Concordam com este comentário: electrao, mmgreg, ramos1999
    • mmgreg
    • 4 fevereiro 2015 editado

     # 12

    Eu tive uma situação parecida, mas com o recheio de uma casa. Supostamente compravam TUDO, faziam uma transferência, enviavam comprovativo. Enviavam um camião para vir buscar as coisas e quando se apanhavam com elas, anulavam a transferência. Ficaria sem as coisas e sem o dinheiro.

    Falei com PJ, ainda perguntei se queriam que desse conversa e chegar até à parte do camião, mas disseram que quem leva os bens nem sabe o que se passa, não valeria a pena.
  10.  # 13

    É possível anular uma transferência depois de feita?
    Não sabia disso...
  11.  # 14

    Colocado por: medicineengÉ possível anular uma transferência depois de feita?
    Não sabia disso...


    Também julgo que não, o que é fácil de fazer é falsificar comprovativos...
  12.  # 15

    Colocado por: medicineengÉ possível anular uma transferência depois de feita?
    Não sabia disso...


    nim.....
  13.  # 16

    Falsificar depois de executada? duvido muito que isso seja possivel
  14.  # 17

    Colocado por: de jesus mendesFalsificar depois de executada? duvido muito que isso seja possivel

    Agarra numa digitalização, ou numa foto do comprovativo, e altera os números, letras, nunca fez a transferência na realidade... É mais fácil do que pensa!
    Concordam com este comentário: Paramonte
  15.  # 18

    Mesmo efetuando a transferençia on-line?
  16.  # 19

    Colocado por: de jesus mendesMesmo efetuando a transferençia on-line?


    O truque é o seguinte: a transferência nunca é feita.

    O que eles fazem é falsificar uns comprovativos de transferência onde colocam o nosso NIB ou IBAN e enviam por email a fazer passar-se pelo banco.

    Como uma transferência l pode levar vários dias, quem recebe o email fica convencido que daí a dias vai receber a massa, mas isso nunca vai acontecer
    • mmgreg
    • 7 fevereiro 2015 editado

     # 20

    Desde que o dinheiro não seja processado, saia do banco inicial e entre na conta da outra pessoa, por que não seria anulável? Atenção que estamos a falar de transferências internacionais. Tenho ideia que também haveria um esquema com paypal envolvido, mas já não me lembro como era.
 
0.0254 seg. NEW