Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Umas fotos ajudam
  2.  # 82

    Boas pessoal.
    Vou tentar desenterrar este topico uma vez que tenho um termoacumulador igual. A minha ideia é poder aquecer os radiadores que tenho em casa sem ter de acender a caldeira. É possível fazer esse aquecimento com o termoacumulador?
    • SrR
    • 19 fevereiro 2022

     # 83

    N
  3.  # 84

    Venho agora eu desenterrar o tópico.

    Instalei dois termoacumuladores em casa de amigos (2 modelos diferentes) e ambos estão amplamente satisfeitos.

    O primeiro foi um Ariston Velis 100L WiFi e o segundo foi um Ariston Lydos Hybrid 80L.
    O primeiro foi instalado para uma familia de 2 adultos e duas crianças, sendo que dá para os 4 tomarem banho sem grande stress (temperatura definida para 70ºC) - Ligado à rede publica (~2Bars) sem vaso de expansão).
    O segundo foi instalado num aumento que uns amigos fizeram e aquece a água apenas a 53ºC em modo bomba de calor, que é o que está definido. Reportaram que após 3 duches estava a 32ºC. Este está ligado à agua da sonda e com uma pressão de 3.2 Bars, sem vaso de expansão.

    Eu, como instalei um gestor de excedentes, queria um que fosse "burro", sem modernices nenhumas e acabei por comprar um Videira de 100L, pela cuba de cobre em vez de vitrificado, por ter maior espessura de isolamento na cuba e pela resistencia de 2000W.

    Acontece que tenho ficado um bocado desapontado com a queda de temperatura após 2 banhos normais (~10min). Tenho o termoestado definido para os 60ºC e depois de 2 banhos vou ver e já está a ~25ºC...

    Importante referir que não se nota a temperatura da água a ficar fria, mas quando vou verificar no termo dá-me esses valores baixos.

    Eu gosto de água pouco quente, por isso tenho a misturadora quase no frio, a minha esposa já gosta mais quente, mas nada de extremo..

    O meu ponto de consumo é algo distante, demora uns 30segs a chegar a água quente, acredito que seja esse buffer que faça com que não chegue a sentir a água fria...mas confesso que, com base no feedback que tive de outros, pensei que desse para os 3 banhos sem stress..claramente não é o caso.

    Dados da instalação:
    A pressão da rede é de 2Bars, pelo que não tem vaso de expansão nem redutora de pressão;
    A canalização é em inox de 1/2'' e tem as mangas de 20mm de isolamento, excepto na parede que tem de 9mm;
    Não tenho válvula termostática.

    Vou comprar redutor de caudal para colocar no chuveiro, conforme li aqui.
    Será necessário instalar uma válvula termoestática à saída do tanque? (considerando que a temperatura não afeta os canos).

    Obrigado!
 
0.0167 seg. NEW