Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    bom dia caros foristas,

    venho agora colocar uma questão, pois após pesquisa no fórum não encontrei nada que me responde-se à questão.

    Quais são os afastamentos minimos para se ter arvores de grande porte num jardim. Coloco esta questão por uma razão muito simples, um vizinho meu tem duas palmeiras, com cerca de 6 metros de altura, a cerca de 5 metros da minha casa, e está neste momento a provocar-me problemas de humidade na casa, dado que não permite a entrada de sol no meu espaço.

    Existe algum fundamento legal que obrigue ao corte das referidas arvores, ou pelo menos que o obrigue a baixar a altura das mesmas de forma a permitir a entrada de luz solar na minha casa?

    Desde já agradeço a vossa atenção para este assunto.
    • P+V
    • 10 fevereiro 2015

     # 2

    Colocado por: speedsteerneste momento a provocar-me problemas de humidade na casa, dado que não permite a entrada de sol no meu espaço
    Não vá por aí que não tem lógica. A "humidade" em casa ou advém de infiltração ou por deficiente ventilação.
  2.  # 3

    Colocado por: P+VNão vá por aí que não tem lógica. A "humidade" em casa ou advém de infiltração ou por deficiente ventilação.


    É apenas um dos problemas, mas não o mais grave. O mais grave é a questão de não ter luz solar, por causa das duas arvores, que não permitem a entrada de sol no lado da casa onde se encontram as árvores.

    Não falando claro numa sebe de 2,5 metros de Cedros, mas por aí sei que nada posso fazer. Gostaria de pelo menos que fossem retiradas os dois "monstros".
  3.  # 4

    Já falou amigavelmente com o vizinho? Pode ser que ele ceda, com uma boa conversa e até levando-o a ver como está a ficar com a casa para ele ficar sensibilizado com a sua situação
  4.  # 5

    Colocado por: Rodri12Já falou amigavelmente com o vizinho? Pode ser que ele ceda, com uma boa conversa e até levando-o a ver como está a ficar com a casa para ele ficar sensibilizado com a sua situação


    Caro Rodri12, já passamos essa parte à muito tempo. Agora só mesmo pela via litigiosa. Quando as pessoas não têm sensibilidade, e apenas olham para o seu umbigo, não existe mais conversa a ter.
    Concordam com este comentário: Rodri12
  5.  # 6

    Palmeiras com 6 metros... têm quantos anos?
    •  
      Tyrande
    • 10 fevereiro 2015 editado

     # 7

    Colocado por: Rodri12Já falou amigavelmente com o vizinho? Pode ser que ele ceda, com uma boa conversa e até levando-o a ver como está a ficar com a casa para ele ficar sensibilizado com a sua situação


    Sinceramente, posso estar a ser egoísta, mas...
    Já temos tantas regras e leis que nos proibem que tudo e mais alguma coisa...
    Se a árvore não entra dentro do seu terreno, se não lhe causa transtornos a nível de limpeza (ramos e folhas que caiam do seu lado), e tudo o que incomoda é o facto de a dia cuja fazer-lhe sombra...
    Sou das primeiras que defendo que devemos ser flexíveis e compreender os nossos limites para podermos viver em sociedade...mas honestamente acho esta questão um quanto exagerada.
    Quem diz que quer que a árvore venha abaixo porque faz-lhe sombra volta e meia aparece alguém que quer que o vizinho destrua as plantinhas dele porque não gosta do cheiro das flores!

    Em todo o caso pode tentar falar amigavelmente com o seu vizinho e explicar-lhe a sua situação.. Pode ser que tenha sorte :)

    EDIT: ignore o último parágrafo... pelos vistos já tentou falar com o vizinho...
    Concordam com este comentário: treker666, JPN761, andrefjg
  6.  # 8

    As referidas Palmeiras tem cerca de 20 anos. Estou a colocar estas questões dado, que após anos e anos de tentar sensibilizar a pessoa em causa, para o problema de ter estas árvores da forma como estão, a mesma sempre ignorou os pedidos, dizendo apenas, que as retira logo que possa, e com isto passaram anos, e neste momento já não temos mais paciência para promessas que não não foram, nem serão cumpridas.
    Já tentamos através da EDP, pois o cabo de abastecimento de energia à minha habitação, já rebentou devido às palmeiras, pois atravessam uma delas (ter em atenção que a minha habitação tem cerca de 35 anos e as palmeiras cerca de 20. O que a EDP me disse, é que não podem obrigar ao aabte, apenas executar a reparação de cada vez que o cabo rebente.
  7.  # 9

    Já apareceu por aqui alguém que queria isso mesmo... mandar as arvores do vizinho abaixo porque o filho tinha alergia!
  8.  # 10

    Colocado por: LuisPereiraJá apareceu por aqui alguém que queria isso mesmo... mandar as arvores do vizinho abaixo porque o filho tinha alergia!


    Atenção que o caso nada tem a ver com o mencionado.
  9.  # 11

    Não me parece que o speedsteer vá ter muita sorte...

    Caso uma arvore invada a propriedade de um vizinho, o invadido por lei pode cortar o que lhe está a invadir o terreno... nunca mandar abaixo a árvore...

    Neste caso... uma árvore faz sombra... todas fazem sombra!
  10.  # 12

    Não sei os contornos da situação mas tendo em conta que uma palmeira não permite uma poda em altura, eu iria ficar muito chateado se alguém me viesse dizer que não queria ali as árvores. Compreendo também a falta de luz que lhe pode provocar mas o seu vizinho também lhe pode dizer que no verão lhe cria sombreamento gratuito, reduzindo assim o seu consumo energético para arrefecimento do espaço.

    Para além de que a 5 metros não acredito que a mesma vá afectar pelas raízes a sua propriedade pelo que também por esse facto não será possível agir em tribunal, acho.
  11.  # 13

    O que me chateia a mim é o galo do vizinho a cantar de madrugada... será que posso fazer um arroz de cabidela?
  12.  # 14

    Colocado por: LuisPereiraO que me chateia a mim é o galo do vizinho a cantar de madrugada... será que posso fazer um arroz de cabidela?

    Chame a polícia por excesso de ruído. Tem é de o fazer com antecedência para que eles cheguem no momento em que o galo cante. Se o galo for pontual pode ser que se safe :D
  13.  # 15

    Colocado por: treker666
    Chame a polícia por excesso de ruído. Tem é de o fazer com antecedência para que eles cheguem no momento em que o galo cante. Se o galo for pontual pode ser que se safe :D


    ainda levam o galo... e lá se vai a cabidela!
  14.  # 16

    Caro speedsteer, é a casa que renovou, aquela em pedra?
  15.  # 17

    Quando não há nada a fazer legalmente e se a outros parte não cede, o melhor é tentar ver o lado positivo da coisa, tal como disseram acima no verão tem aí uma boa sombra.

    Quanto à humidade acredito que a falta de sol num ou noutro momento do dia, não será o principal causador da mesma
  16.  # 18

    :-)
      carta.jpg
  17.  # 19

    Speedster, tem foto que possa ilustrar o seu problema?

    A palmeira é uam árvore que tem as suas ramificações no topo pelo que só numa ou outra hora do dia é que lhe deve bloquear a passagem do sol
    Concordam com este comentário: treker666, LuisPereira
  18.  # 20

    Colocado por: Rodri12Speedster, tem foto que possa ilustrar o seu problema?

    A palmeira é uam árvore que tem as suas ramificações no topo pelo que só numa ou outra hora do dia é que lhe deve bloquear a passagem do sol
    Concordam com este comentário:LuisPereira


    Concordo... uma arvore, em particular uma palmeira a 5m de distância com 6 metros de altura não deve fazer muita sombra por muito tempo.
 
0.0211 seg. NEW