Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Se estiverem próximas e de copa volumosa acredito que até possam bloquear mais que isso. Mas tal apenas criará sombreamento e não será a causa de humidades no interior da habitação. Pode ser chato sim ter de andar a acender luzes a meio da tarde pela questão do sombreamento mas...pense que é devido à natureza e não ao betão.
    Concordam com este comentário: JPN761
    •  
      FD
    • 10 fevereiro 2015

     # 22

    •  
      Tyrande
    • 10 fevereiro 2015 editado

     # 23

    Bem, entretanto consultei o tio Google e, em termos legais, foi isto que apareceu:


    Secção V - Plantação de árvores e arbustos
    Artigo 1366

    - Termos em que pode ser feita
    1 -
    É lícita a plantação de árvores e arbustos até à linha divisória dos prédios; mas ao dono do prédio vizinho é permitido arrancar e cortar
    as raízes que se introduzirem no seu terreno e o tronco ou ramos que sobre ele propenderem, se o dono da árvore, sendo rogado
    judicialmente ou extrajudicialmente, o não fizer dentro de três dias.
    2 -
    O disposto no número antecedente não prejudica as restrições constantes de leis especiais relativas à plantação ou sementeira de
    eucaliptos, acácias ou outras árvores igualmente nocivas nas proximidades de terrenos cultivados, terras de regadio, nascentes de água
    ou prédios urbanos, nem quaisquer outras restrições impostas por motivos de interesse público.
    Artigo 1367

    - Apanha de frutos
    O proprietário de árvore ou arbusto contíguo a prédio de outrem ou com ele confinante pode exigir que o dono do prédio lhe permita fazer
    a apanha dos frutos, que não seja possível fazer do seu lado; mas é responsável pelo prejuízo que com a apanha vier a causar.
    Artigo 1368

    - Árvores ou arbustos situados na linha divisória
    As árvores ou arbustos nascidos na linha divisória de prédios pertencentes a donos diferentes presumem-se comuns; qualquer dos
    consortes tem a faculdade de os arrancar, mas o outro tem direito a haver metade do valor das árvores ou arbustos, ou metade da lenha
    ou madeira que produzirem, como mais lhe convier.
    Artigo 1369

    - Árvores ou arbustos que sirvam de marco divisório
    Servindo a árvore ou o arbusto de marco divisório, não pode ser cortado ou arrancado senão de comum acordo.
  2.  # 24

    A casa em questão não é a que remodelei, mas sim a casa dos meus pais.

    Relativamente á questão do sol e da sombra, posso dizer que as árvores têm cerca de 6 metros e estão a cerca de 5 metros da casa, e posso dizer que não tenho luz solar em nenhuma altura do dia na zona da casa que menciono, situação que não ocorria antes de lá estarem as árvores. Outro ponto é que as árvores tem uma copa enorme, com as folhas a caírem, dado que o vizinho, nem efectua a poda das referidas árvores.

    Se pelo menos poda-se as árvores, a situação podia ser suportável, mas da forma como as coisas estão, já não vai lá com falinhas mansas.
  3.  # 25

    Ofereça a poda ao vizinho!
    Concordam com este comentário: Rodri12
  4.  # 26

    Colocado por: LuisPereiraOfereça a poda ao vizinho!
    Concordam com este comentário:Rodri12


    Pode ser uma solução, sai-lhe do bolso mas pelo menos não se chateia mais
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ngandrade
  5.  # 27

    Caso não percebam do assunto, as podas devem ser feitas periodicamente, e não é um custo que deva ser suportado pelos meus pais. O civismo das pessoas deveria imperar antes de ter a brilhante ideia de colocarem árvores que não são adequadas ao meio onde se inserem.

    A minha questão inicial, e que ainda não respondida concretamente, é se existe algum suporte legal para obrigar ao abate ou à poda das árvores.

    Obrigado a todos pela atenção prestada.
  6.  # 28

    Eu tinha um vizinho que não cuidava bem da extrema do terreno e eu tinha constantemente silvas e eras a trepar a parede do meu palheiro e a danificar as paredes e telhas.
    Durante uns anos andei chateado com ele, sempre a insistir e a relembrar que tinha de cortar aquilo e ele resmungava sempre comigo, não eramos os melhores vizinhos.

    Um ano a minha esposa lembrou-se e fui lá e disse-lhe que as eras estavam novamente a levantar as nossas telhas e que precisavam de ser cortadas, se se importava que nós fossemos lá cortar... Remédio santo!

    Resolvemos o nosso problema de ter as paredes e telhas estragadas.
    Resolvemos o problema do vizinho, já de idade e que tinha de gastar dinheiro a mandar cortar.
    E ganhamso um vizinho novo, simpátigo e prestável... de vez em quando lá traz umas cebolas, umas nabiças, umas couves, uns ovos...
    Concordam com este comentário: aquapego, JPN761
    • P+V
    • 10 fevereiro 2015

     # 29

    Colocado por: speedsteerA minha questão inicial, e que ainda não respondida concretamente
    Já foi, pelo/a user Tyrande. No seu caso, não há.
  7.  # 30

    speedsteer

    penso que a não ser por qualquer lei que tenha a ver com incêndios, não tem como ao abrigo da lei, obrigar a cortar as árvores nessas condições.
  8.  # 31

    Não leu o meu post mais acima?

    ----

    Artigo 1366

    - Termos em que pode ser feita
    1 -
    É lícita a plantação de árvores e arbustos até à linha divisória dos prédios; mas ao dono do prédio vizinho é permitido arrancar e cortar
    as raízes que se introduzirem no seu terreno e o tronco ou ramos que sobre ele propenderem, se o dono da árvore, sendo rogado
    judicialmente ou extrajudicialmente, o não fizer dentro de três dias.

    Se não se consegue fazer a poda, nem o vizinho, nem você (e presumo que você também não vá deixar o vizinho entrar no seu jardim para ir apanhar as folhas que caiam lá...) agarre nelas e despeje no terreno dele!

    Colocado por: speedsteerO civismo das pessoas deveria imperar antes de ter a brilhante ideia de colocarem árvores que não são adequadas ao meio onde se inserem.


    Quanto a isto... ia dar pano para manga a definição de especificar árvores que não são adequadas ao meio que se inserem...Quem define isso? É você? Sou eu?
    Se não pertencerem àquele grupo descrito no post acima (ler antes de começar a dizer que se o vizinho quiser plantar um eucalipto à beira da sua casa, pode...)...tá de gesso!
  9.  # 32

    Colocado por: speedsteerA minha questão inicial, e que ainda não respondida concretamente, é se existe algum suporte legal para obrigar ao abate ou à poda das árvores.

    Para o seu caso acho que não, à luz do que nos descreveu. As folhas não caem para a sua propriedade pois por norma não podando, estas acabam por morrer e ao esgalhar caem à volta do tronco. As palmeiras não estão a perigar a sua propriedade, as raízes não deverão estar a afectar algo seu pois por norma estão entre 30cm a um metro e são fasciculadas...como tal acho que não se safa.
  10.  # 33

    Colocado por: speedsteerA casa em questão não é a que remodelei, mas sim a casa dos meus pais.

    Relativamente á questão do sol e da sombra, posso dizer que as árvores têm cerca de 6 metros e estão a cerca de 5 metros da casa, e posso dizer que não tenho luz solar em nenhuma altura do dia na zona da casa que menciono, situação que não ocorria antes de lá estarem as árvores. Outro ponto é que as árvores tem uma copa enorme, com as folhas a caírem, dado que o vizinho, nem efectua a poda das referidas árvores.

    Se pelo menos poda-se as árvores, a situação podia ser suportável, mas da forma como as coisas estão, já não vai lá com falinhas mansas.


    do ponto de vista legal nao tenho conhecimento de algo que o possa ajudar.


    nao teve a sorte dessas palmeiras apanharem escaravelho? foi pena..... a esta altura era so tronco!
  11.  # 34



    nao teve a sorte dessas palmeiras apanharem escaravelho? foi pena..... a esta altura era so tronco!


    Desejar o mau da coitada da árvore porque?
    Qual foi o crime que ela cometeu?
    Fazer sombra?
    Concordam com este comentário: treker666
  12.  # 35

    Colocado por: Tyrande

    Desejar o mau da coitada da árvore porque?
    Qual foi o crime que ela cometeu?
    Fazer sombra?


    isso agora dava muito que falar..... eu tenho um sobreiro no meu terreno, gosto muito dele ..... felizmente está a morrer!

    o sobreiro é maior que a casa, faz sombra, faz lixo, entope as caleiras de escoamento do telhado, tenho os muros e algumas paredes de casa que é vergonha.... nao dou o jardim limpo ora é folhas ora é bolotas.....

    em suma a arvore nao me faz mal nenhum nem cometeu nenhum crime.... mas que tou mortinho que seja feito o enterro la isso estou!
  13.  # 36

    Obrigado a todos pelos contributos.
  14.  # 37

    Caro Speedsteer,

    Também tenho uma moradia que nos lotes contiguos têm pinheiros e árvores, no verão tenho sombra(o q não é mau) e tenho o problema da caruma e das pinhas que caem, sim é uma chatice estar sempre a varrer e como é uma casa p ir aos fins de semana, acontece ás vezes ter os ralos tapados.Num dos lotes pedimos autorização ao vizinho e cortámos uma arvore que estava com ramos a cair para o nosso lado e um pinheiro, paguei do meu bolso e aproveitei e fiquei com lenha para a salamandra.Como se falou ai em galos/gailnhas um dos vizinhos também tem e muito sinceramente não incomoda, tendo em conta que só passo lá os fins de semana e férias, tem sempre a capoeira limpa e não cheira mal.
    Depois de ter dito isto, acho que temos de aprender a viver em sociedade e pensar que se calhar á coisas que o seu vizinho também não gosta e tem de as gramar.Falo por mim, tenho uma cadela que quando estamos lá está sempre a ladrar por causa da paranóia dos gatos(durante o dia), ou então, os meus filhos que quando jogam á bola vai sempre alguma para o lote do vizinho e eles também podem não gostar.
    Viver não custa, custa é saber viver.
    Concordam com este comentário: treker666, maria rodrigues
  15.  # 38

    Colocado por: patroaViver não custa, custa é saber viver.



    Infelizmente é a pura verdade!

    Mas por vezes é muito complicado.
 
0.0219 seg. NEW